O WhatsApp atualizou seu sistema de segurança neste ano, seguindo as mesmas configurações já utilizadas pelo iMessage, com uso de criptografia end-to-end para suas mensagens.
Mas, um pesquisador de segurança afirma que ambos ainda têm uma falha de segurança que permite que as mensagens excluídas sejam recuperadas – seja a partir do dispositivo, ou remotamente pelo backup do iCloud.
Jonathan Zdziarski descobriu a falha na versão atual do WhatsApp:
O pesquisador deixa claro que o problema acontece independentemente da forma que as mensagens forem gerenciadas, e sugere que a mesma falha está presente no iMessage.
Os riscos para os usuários são muito baixos. Recuperar os dados exigiria o acesso a um de seus dispositivos ou o acesso ao seu backup iCloud. Na prática, a menos que você seja um suspeito criminal – quando uma ordem do tribunal pode obrigar a Apple a fornecer uma cópia do seu backup iCloud para algum órgão de aplicação da lei, o único risco seria o mesmo tipo de ataque phishing que levou ao vazamento de nudes das celebridades.
Backups do iCloud são criptografados, mas ainda não empregam a criptografia end-to- end – podendo assim ser decifrado pela Apple. Isto é algo que a empresa indicou que pretende mudar no futuro.
Enfim, quando se trata de dados e informações, todo cuidado é pouco!
Até a próxima!
Valeu Henrique! Ótimo você ter gostado!
Os próximos serão ainda melhores. =D
Arnóbio, muito bem redigidos os seus artigos. Parabéns!