O iPad Mini está cada dia mais próximo, confira todos os rumores sobre ele.

Olá amigos, não é de hoje que se vem falando sobre o possível lançamento de um iPad de menor tamanho, chamado pela mídia e blogs de tecnologia de iPad Mini, este rumor vem sendo publicado há anos, porém, nos últimos meses estão muito mais intensos.

Tudo indica que a Apple poderia lançar nas próximas semanas um iPad com tamanho entre 7 e 8 polegadas, para tentar conquistar a boa fatia de mercado que está sendo dominada hoje pelo Kindle Fire da Amazon, seguido pelo Nexus do Google. Os rumores que já eram fortes ficaram ainda mais intensos quando em meio ao processo contra a Samsung foi revelado que Steve Jobs estava aberto ao lançamento de um tablet de menor tamanho.

No dia de hoje falarei exatamente sobre isto, da possibilidade da gigante de Cupertino estar querendo se infiltrar neste mercado que se demonstra cada dia mais forte. O iPad Mini não será um aparelho para quem já tem um iPad, o vejo como uma opção, não como um aparelho a mais.

É justamente no setor educativo que o iPad Mini poderia funcionar muito bem, tendo em vista que até o momento nenhuma empresa conseguiu emplacar um sucesso, seja por falta de um bom hardware, combinado com um sistema fácil de usar, e claro, barato!

Esta será uma agrupação de boa parte dos rumores existentes para que possamos imaginar como será o hardware do possível iPad Mini da Apple, antes de sua apresentação oficial. Vale lembrar que este é o momento exato para falar sobre essa nova versão do iPad pois recentemente repercutiu na mídia internacional que a maçã distribuiria convites neste dia 10 de outubro para um evento a ser realizado no dia 17 deste mês, onde supostamente se apresentaria o novo tablet (que inclusive já estaria sendo produzido em Jundiaí).

Apple já encomendou 10 milhões de unidades

Este é o rumor mais fresco, foi lançado no dia de hoje por ninguém menos que The Wall Street Journal. O jornal informa que suas fontes confiáveis comentaram que a Apple já encomendou cerca de 10 milhões de unidades de um tablet de tamanho menor para o quarto trimestre. Isto representaria mais do dobro das unidades encomendadas para o Kindle Fire da Amazon no mesmo período.

A Apple estaria apostando no enorme sucesso de seu novo produto somado com a proximidade das festas de fim de ano, seria este natal o Natal do iPad Mini?

Nome

Ainda não se sabe o nome oficial do dispositivo citado nos rumores, nem mesmo foi filtrada alguma informação relevante. Por se tratar de um novo produto não sabemos sequer se ele se chamará “iPad algo”, poderá receber um nome completamente novo e que identifique a nova estratégia da empresa com aquele produto. iPad Mini é somente uma denominação outorgada pelos meios de comunicação e blogs especializados.

Design Exterior

Acredito que até o momento seja a maior fonte dos rumores, se olharmos para trás no tempo veremos que já circularam centenas de carcaças que dizem ser do iPad Mini, todas elas possuem um ponto em comum: são parecidíssimas ao design do iPad 2 / Novo iPad mas com tamanho diferente.

Mockup do iPad Mini ao lado do Google Nexus.

Dizem ainda que o iPad Mini será um equipamento bastante fino, até mais fino que o iPad 3, com aproximadamente 7.96 milímetros de espessura (o Novo iPad possui 9,91). Além do mais também seria mais fino que seus concorrentes (Kindle Fire e Google Nexus). O material continuaria sendo o mesmo, com base de alumínio.

Seria basicamente uma versão minimizada do iPad 2 e 3, nenhuma mudança radical seria apresentada no que se refere ao design do produto, somente seriam aplicadas melhorias nos alto-falantes e incorporado o novo conector do iPhone 5 (Lightning).

Câmeras

É bastante comum que a Apple melhore em cada novo dispositivo as câmeras do modelo anterior. Podemos observar isto analisando os modelos anteriores, o iPad 1 sem câmeras, o iPad 2 com câmeras de qualidade muito baixa e as câmeras do Novo iPad que realmente são excelentes.

O que se espera é que no iPad Mini a câmera frontal seja levemente melhor que a do iPad 3, tendo 1.2 megapíxels e gravação de vídeo em HD (720p). Se especula que a câmera traseira ainda não trará flash LED, mas seria de 8 megapíxels e uma ótica similar a do iPhone 5.

Tela

Além do design exterior, o mais comentado até o momento é a tela. Aparentemente a Apple gostaria de entrar no mercado dos tablets de 7 polegadas mas com um modelo um pouco maior, se fala muito de 7,85 polegadas, isto representa quase uma polegada a mais do que os concorrentes, e duas a menos do que os iPads anteriores. A boa notícia para os desenvolvedores de aplicativos é que ela é totalmente compatível (mesma proporção) e não seria necessário redesenhar os Apps existentes. A proporção da tela continuaria sendo 4:3, diferente dos concorrentes que utilizam 17:10 e 16:10.

Comparação do tamanho do iPad Mini com outros tablets do mercado.

A resolução ficaria em 1024×768 píxels, ideal para ver vídeos, ler livros, usar aplicativos e email, este tamanho somente não seria ideal caso o usuário queira realizar trabalhos de escritório nele, a redução dele com certeza influenciaria na usabilidade do teclado. O próprio Steve Jobs esteve confundido sobre um tablet deste tamanho.

Mas, meses antes de morrer ele comentou várias vezes com Eddy Cue:

Acredito que existirá um produto de 7 polegadas no mercado, nós precisamos fazer um. Estive conversando sobre isto várias vezes com Steve Jobs depois de Ação de Graças, ele se mostrou muito interessado na última vez. Acredito que o correio eletrônico, os ebooks, Facebook e os vídeos ficarão muito bem numa tela de 7 polegadas, mas o navegador de internet sem dúvidas será o ponto mais fraco, mesmo assim continuaria sendo algo funcional. – Email de Eddy Cue à Tim Cook

Mockup do iPad Mini ao lado do Kindle Fire e Google Nexus.

Então surge uma grande dúvida: Com ou sem tela retina? Para uma experiência realmente impactante a Apple não poderia duvidar nem um segundo em integrar neste dispositivo uma tela retina da mesma tecnologia do iPhone 5, tendo uma densidade de 326 píxels por polegada. Claro que isto aumentaria o custo do aparelho, por isto quase todas as fontes descartam essa tela e falam em uma similar à do iPad 2 (com 132 píxels por polegada).

Processador

Neste aspecto os rumores se contradizem, uns falam que ele será dotado de um A5, similar ao iPad 2, outros dizem que ele virá com um A5X do Novo iPad, ainda outros sonham com o A6 do novo iPhone 5. O último (A6) é o chip mais avançado da Apple até o momento, ele trabalha com 1,3 Ghz e 1Gb de memória RAM, é um hardware muito potente, mas talvez seja muita potência para o foco do modelo diminuto iPad Mini, que estaria focado ao setor educativo. Estranho mesmo seria ver a Apple tendo um retrocesso na evolução de seus dispositivos ao lançar um iPad com processador inferior e já obsoleto no mercado.

Conector Lightning

É claro que o novo dispositivo da Apple contará com o novo conector, que substituiu o conhecido Dock de 30 pinos por um menor de 8 pinos. Ele é muito menor que o anterior, somente um terço de seu tamanho e a possibilidade de ser engatado em ambos lados.

Infelizmente este novo tipo de conector inclui um chip de autenticação único da Apple, o que obriga o resto dos fabricantes utilizarem soluções sem fio para conexão para reproduzir, por exemplo, música em alto-falantes externos.

Conectividade

Igual ao Novo iPad e o iPhone 5 o suposto iPad Mini contaria com conexão Wi-Fi 802.11a/b/g/n (802.11n a 2,4 e 5GHz) e Bluetooth 4.0. Como aconteceu com os outros iPads, os rumores indicam a existência de dois modelos, um somente Wi-Fi e outro com conexão LTE (4G) para velocidades de até 100 Mb/s. Esta tecnologia infelizmente ainda não foi implantada no resto do mundo (muito menos no Brasil), somente os Estados Unidos e México já possuem dita tecnologia, mas outros países já estão se preparando para implementar toda a infraestrutura.

Armazenamento e Preços

Qual seria o motivo da Apple lançar um produto menor? Reduzir os preços, hoje o Novo iPad possui um valor de mercado a partir de $499 nos Estados Unidos, melhorar este preço será fundamental para o sucesso do irmão menor do iPad que já conhecemos. Se fala muito em preços a partir de $249 ou $299 para o modelo básico com 16GB e somente Wi-Fi. O preço iria subindo de acordo com o armazenamento e a disponibilidade do 4G/3G.

Data de Lançamento

Conforme já havíamos publicado no iPadDicas o The Wall Street Journal, Fortune e outros meios de comunicação de massa já colocaram a data para o suposto lançamento do iPad Mini: 17 de Outubro (falta muito pouco!), a data do envio das cartas com os convites para o evento seriam enviadas amanhã 10 de outubro.

Isto tudo quebra completamente o calendário que a Apple costuma praticar (isso é estranho!), ela costuma separar por mais tempo os lançamentos, mas justificam isto com um evento focado na educação, com melhoras sendo apresentadas ao iBooks e também novos conteúdos para o iTunes U.

Considerações Finais

Se tudo isto é verdade ninguém sabe, somente posso afirmar que trazer este conteúdo ao blog no dia de hoje não poderia ser melhor, se os jornais tão famosos não estiverem errados no dia de amanhã começaremos a saber sobre os convites do tal evento, veremos imagens e poderemos tirar conclusões sobre tudo isto.

No dia 17 (falta somente 1 semana) será o dia da verdade e veremos se tudo isso é verdade ou se não passou de uma brincadeira de mal gosto.

Agora peço a participação de vocês:

  • Comprariam um iPad Mini?
  • Acham que 7 polegadas é ideal para um tablet?
  • Possuem alguma outra informação relevante para o debate?

Um abraço, até já.

* Fonte: Appleweblog

Leia também:

Comentários: