Na última sexta-feira, numa rara entrevista com o CEO da Apple, Tim Cook revelou seu pensamento sobre realidade aumentada. Os comentários de Cook foram feitos durante uma sessão de entrevista no Utah Tech Tour, feito pelo senador Orrin Hatch em Salt Lake City.

Embora Cook não tenha revelado quaisquer detalhes sobre os próximos produtos da Apple, é agora ainda mais óbvio que a empresa está trabalhando para trazer, como alguns rumores indicam, a realidade virtual.

Eu acho que a realidade aumentada vai se tornar realmente grande

Sobre a realidade virtual, penso eu, não vai ser tão grande quando em comparação com a realidade aumentada… Quanto tempo vai demorar? A realidade aumentada vai demorar um pouco porque há alguns desafios tecnológicos realmente difíceis lá. Mas isso vai acontecer. Isso vai acontecer em um grande caminho. E nós iremos saber quando nos perguntarmos como vivemos sem isso. Da mesma forma que queremos saber como vivemos sem os nossos smartphones hoje.“, completou Cook, confira o vídeo:

Os comentários foram em resposta a uma pergunta de um membro da platéia que perguntou sobre o futuro próximo das realidades aumentada e virtual. E, pela maneira que Cook respondeu, a Apple pode estar desenvolvendo uma versão móvel da realidade aumentada.

Em termos do produto ser escalável, digamos que todos aqui tenham uma experiência com realidade aumentada“, disse Cook, imaginando um cenário futuro. “A realidade aumentada tem que ser algo que todo mundo veja como aceitável. Mas poucas pessoas aqui vão pensar que é aceitável ser amarrado a um computador aqui e sentar-se. E poucas pessoas aqui vão aceitar ficar presas em algo [faz um gesto em volta da cabeça], porque nós pessoas sociais, de coração.

Embora Cook indique que vai levar algum tempo antes de vermos um produto de realidade aumentada da Apple, patentes de 2013 não negam o interesse inicial da empresa na tecnologia. Além disso, no ano passado a empresa adquiriu um software de realidade aumentada chamado Metaio.

Eu acho que uma parte significativa da população, dos países desenvolvidos e, eventualmente, todos os países, terão experiências de realidade aumentada todos os dias”, disse Cook. “Será quase como comer três refeições por dia, porque se tornará uma parte sua.

Diante desses fatos, é válido esperar que a Apple em um futuro bem próximo tente ser uma das primeiras empresas a disponibilizar produtos com realidade aumentada e usá-los como mainstream (popular, acessível). A concorrência até já desenvolveu itens nessa linha, como o óculos Hololens da Microsoft, mas nenhum deles “caiu no gosto” dos consumidores, não popularizaram. E isso sabemos que a Apple faz muito bem. Resta esperar!

Abraço!