Rumores da última semana apontam que a Sonder Design – estúdio de design localizado em Sidney, no Parque Tecnológico da Austrália – estava em negociação com a Apple para licenciar seu teclado dinâmico E-Ink.

Um novo artigo do Wall Street Journal (WSJ) confirma que a maçã pretende usar a tecnologia dos teclados Sonder em novas versões do MacBook, lançadas provavelmente em 2018. O jornal não revelou a fonte dessa informação.

Como funciona?

O teclado E-ink da Sonder Design foi projetado para ser totalmente personalizável. As teclas se ajustam automaticamente para exibir emojis, caracteres internacionais, diferentes idiomas, funções especiais de comando e, é claro, o mundialmente conhecido padrão QWERTY. Tudo isso a depender da configuração que o próprio usuário escolher, demais não é?!

O nome E-ink (“papel eletrônico” ou “tinta virtual”) é o termo utilizado para tecnologias que procuram imitar um papel convencional ou até mesmo uma impressão de textos e imagens que podem ser apagadas ou alteradas a qualquer momento sem que seja necessário substituir o papel. É a mesma tecnologia utilizada no leitor digital Kindle.

O Wall Street Journal diz que Tim Cook, CEO da Apple, discutiu seus planos com as empresas Sonder e Foxconn (fabricante Apple) em uma reunião no dia 11 de outubro, na China. Os novos teclados tornariam a outra metade dos laptops tão dinâmica quanto as telas.

O jornal afirma ainda que, futuramente, isso vai se tornar um “recurso padrão” de MacBooks, se espalhando em toda a linha da Apple. Os usuários de programas como Photoshop adoraram a novidade, uma vez que a maioria dos profissionais utiliza atalhos do teclado para agilizar suas criações. No mercado de hoje existem alguns acessórios com a finalidade de personalizar as teclas com ícones de programas específicos, mas a maioria não é muito eficiente, nada comparado com a tecnologia E-ink.

macbook-pro-concept

A Apple vai dar os primeiros passos, em relação a mudanças no teclado, já no novo MacBook, com lançamento previsto para 27 de outubro. A empresa deve lançar uma nova área de toque com iluminação OLED, em substituição a barra fixa de funções acima do teclado. A novidade pretende exibir informações de rede, bateria, calendário, assim como controles de busca, volume e música.

Enfim, o dia 27 de outubro se aproxima e vamos conferir o que a Apple pretende iniciar em relação a estas novidades. Recursos como touch ID e o teclado OLED que comentamos estão entre os rumores mais fortes. A maioria das novidades é prevista para a linha Pro, mas alguns incrementos também podem surgir para as outras versões.

Abraço!