Boas novidades no iOS 11 foram anunciadas esta semana durante a abertura do WWDC 2017. O grande protagonista do evento foi sem dúvidas o novo sistema do iPhone e iPad, com suas inúmeras inovações que certamente irão facilitar a vida dos usuários Apple.

Estamos confiantes de que o iOS 11 marcará a história dos sistemas da Apple como sendo a maior atualização jamais vista, trazendo recursos que usuários clamavam há muitos anos.

Um dos exemplos mais notáveis foi a implementação de um navegador de arquivos, recurso que comentaremos mais adiante, mas que por si só já merece nosso respeito.

Vamos lá para as 10 novidades mais interessantes do iOS 11?

1) Tela de bloqueio

A tela de bloqueio do iPhone com iOS 11 ficará ainda melhor, nela você poderá distinguir facilmente as notificações novas das descartadas (antigas).

Além disso, será possível continuar recebendo notificações quando reproduzindo músicas, algo que hoje não é permitido já que o widget do reprodutor toma conta da tela.

Mudaram alguns detalhes pequenos, você pode puxar as notificações mais antigas puxando de baixo para cima, algo que atualmente se perde logo após visualizá-las.

2) Retoques na aparência do sistema

Ao pegar um iPhone com iOS 11 na mão você notará pequenas, mas importantes mudanças na aparência do sistema. São detalhes, mínimos mas muito importantes.

Um exemplo é a animação de desbloqueio, atualmente a tela simplesmente pisca e o iPhone é desbloqueado, no iOS 11 a tela desliza para cima, revelando o conteúdo que está por baixo.

Outra boa forma de ver isso é a animação de abertura dos aplicativos, no sistema atual ela simplesmente pisca, mas no novo iOS 11 você verá uma animação muito parecida com como era até o iOS 6. Ao tocar no aplicativo a tela vem de dentro desse ícone crescendo até tomar a tela toda, já na hora de sair do mesmo, o aplicativo vai diminuindo até voltar para dentro do ícone. Show de bola.

Uma mudança interessante é que os ícones da Dock agora não possuem mais o nome do aplicativo por baixo, algo que está sendo herdado do Mac OS, e que ficou muito interessante já que otimizar o espaço na tela.

novidades-graficos

A calculadora recebeu novo (e feio) ícone, o aplicativo também foi modificado para uma aparência sofrível. Espero que a Apple volte atrás nessa mudança, tem muita gente comentando que ficou feio.

Outros ícones que foram redesenhados são os do iTunes Store e App Store, que ficaram muito bons por sinal, eliminando o círculo que envolvia o design do mesmo.

O seletor de aplicativos recentes também foi turbinado, agora ele desliza da esquerda para a direita, um detalhe pequeno de animação mas que faz toda a diferença. É nos pequenos detalhes que o iOS vai ficando cada vez melhor.

3) Central de Controle

Essa será uma grande novidade, a Central de Controle foi totalmente redesenhada ficando muito melhor. Novidades como o botão de ligar / desligar a rede móvel e compartir a internet, chegaram depois de muito tempo de espera, mas a maçã finalmente cumpriu o desejo de seus usuários e encaixou tudo numa tela só, sem precisar deslizar da direita para a esquerda para acessar o controle do áudio.

central

Pode ser que a maçã ainda melhore a aparência gráfica dessa tela, mas é um fato que a experiência melhorou. Você tem controles deslizantes para volume e brilho da tela, acesso rápido ao reprodutor de músicas e ainda, tudo pode ser customizável.

Ao acessar os Ajustes você tem total controle sobre os ícones que ficarão na Central de Controle, algo muito interessante que certamente vai agradar os usuários.

4) Siri renovada

É um fato que a assistente da Apple tem sido pouco utilizada por nós brasileiros, tem quem goste, tem quem nem sabe para que ela serve.

A maçã vem melhorando ela a cada dia, tornando ainda mais interessante para você que ainda não deu uma oportunidade para ela, começar a utilizá-la.

A Siri virá com novas vozes, em português por exemplo foi adicionada uma voz masculina, é um detalhe pequeno, mas o que realmente importa é que ela está ficando cada vez mais esperta.

iOS-11-Siri-Translation

Um recurso que muita gente pedia finalmente foi liberado, Siri por texto, isso mesmo, ao invés de perguntar falando você poderá escrever sua pergunta para que a assistente lhe responda. Esse recurso ainda não tem data para funcionar em português infelizmente.

Outro recurso inovador é a tradução de palavras, ainda disponível somente em poucos idiomas (como chinês e francês), logo logo estará disponível também para nós.

5) Apple Maps

Pouco difundido no Brasil, o Apple Maps vem ficando cada vez melhor. A maçã está dando uma turbinada nele com a inclusão de dois importantes recursos:

  • Durante navegação indica qual é a pista que você deve se manter
  • Inclusão de plantas de shoppings e locais públicos

maps

Falta confirmar quando essas novidades chegam ao nosso país, para poder tirar proveito delas, mas penso que as plantas de shoppings e locais públicos podem demorar um pouco.

6) Fotos e Câmera

Essa é quem sabe uma das novidades mais importantes do sistema iOS 11, a Apple anunciou que as fotos e vídeos receberão um novo codec de compressão que promete reduzir pela metade o peso dos arquivos.

Dentro do aplicativo foram incorporados filtros, um deles é chamado de Loop (que faz realmente um loop de repetição do Live Photo) e outro chamado Bounce, muito parecido com o Boomerang. Estes filtros são adaptações dos conhecidos efeitos do Instagram, presentes também em outros aplicativos.

Falando em Live Photo, agora é possível escolher qual será a foto que ficará na capa, o thumbnail, ou seja lá como você quiser chamar.

Antes de trocar de assunto é importante contar que ainda teremos um leitor de códigos QR integrado na câmera, algo extremamente útil que até hoje em dia foi pouco utilizado por usuários do iOS em razão da falta desta solução.

7) App Store redesenhada

A App Store, loja de aplicativos e jogos de iPhone e iPad, foi totalmente redesenhada, com um visual muito similar ao do aplicativo Apple Music, com excelente trabalho gráfico na página interna de cada aplicativo.

A Apple decidiu incluir novas abas dentro da App Store, com o objetivo de facilitar aos usuários encontrar aplicativos novos.

app-store

Foi assim que surgiu a aba Hoje, onde ela irá incluir seleções feitas pelos editores, com novidades em jogos e aplicativos, categorizados, com motivos especiais, datas comemorativas, etc.

Também separou os jogos dos aplicativos, por primeira vez existem duas abas, uma para cada tipo de conteúdo, o que permitirá chegar mais rápido ao que você procura.

8) HomeKit atualizado

Uma atualização muito interessante para o HomeKit agora permite que ele gestione mais de um alto-falante ao mesmo tempo em sua casa. Essa inovação chega para contemplar o novo HomePod, o alto-falante inteligente da maçã.

Pena mesmo que nem todos conseguem no Brasil utilizar o Home, já que os dispositivos inteligentes (focos, portões, tomadas, ventiladores, janelas e persianas, ar-condicionados, câmeras, campainhas, fechaduras, etc) custam muito caro por aqui.

9) Acesso aos arquivos

Finalmente depois de anos a Apple incluiu na atualização um navegador de arquivos para o iOS, no mesmo estilo que o Finder do Mac ou Windows Explorer dos PCs. Era tudo o que os usuários sempre sonharam, e isso facilitará a vida dos mesmos infinitamente.

Aplicativo Arquivos iOS 11

Não contentes em colocar o navegador de arquivos locais, decidiram de uma vez já implementar serviços de nuvem também, como o iCloud Drive, o Dropbox, o Box, ou até mesmo o Google Drive.

Não ficou claro se o usuário poderá renomear os arquivos, e como funcionará em detalhes, mas aparentemente será uma mão na roda.

10) iPad renovado

Obviamente que as novidades do iPad podem ser um post totalmente dedicado, mas não deixa de valer a pena citar que o tablet recebeu uma atenção especial nesta atualização.

Novidades como o dock, que agora ficou muito parecido ao Dock do Mac, podendo ser mostrado sobre os aplicativos abertos, sem o nome dos aplicativos e com Apps recentes no lado direito, e podendo adicionar muitos mais ícones, deixarão o tablet renovado.

Novidades iOS 11 no iPad

Recursos como Drag and Drop para abrir Apps na barra lateral, ou split view, deixarão o trabalho mais prático.

Nada se compara com o recurso de arrastar elementos entre aplicativos, que turbinará a performance do usuário, permitindo passar fotos, texto, urls e mais de um lado para o outro, facilitando muito a produção de conteúdo com o aparelho.

quicktype_endframe_large_2x

Outra grande novidade é o teclado, que recebeu atalhos para caracteres especiais, podendo deslizar as letras de cima para baixo para acessar estes caracteres.

Extra: Gravação da tela

Um recurso totalmente inesperado, mas que muitos usuários gostariam de ter. Agora será possível gravar a tela do iPhone ou iPad diretamente pelo iOS 11. O vídeo da gravação ficará no rolo da câmera, show!

Gravar tela do iPhone

Considerações Finais

Essas são somente algumas das tantas novidades que o iOS 11 vai trazer aos nossos dispositivos, estou particularmente muito confiante em que será uma grande atualização para o iPad.

Muitos de vocês sabem, este blog antes se chamava iPadDicas e era o tablet foco principal da nossa linha editorial, com o passar do tempo o interesse no iPad foi sendo perdido, o público diminuindo e então, por estar convencido que ele não duraria muito, fizemos essa manobra de trocar de nome.

Acredito que agora o iPad pode ganhar força novamente, após ter se mostrado uma decepção para muitos usuários que não encontravam a forma de trabalhar com ele, em detrimento do computador.

Para mim #agoravai.

Faltou alguma novidade que você tenha gostado? Comente abaixo!

Grande abraço, até já.