E quem pensou que a briga tecnológica do momento se resumia a Apple e Samsung, se enganou. Essa semana foi a vez da Nokia tomar os noticiários e também entrar em conflito com a Apple. A empresa finlandesa anunciou hoje que apresentou uma série de queixas contra a Apple na Alemanha e nos Estados Unidos, alegando que os produtos da maçã infringem as patentes da Nokia.

Segundo a própria Nokia, a situação do embate chegou a este ponto depois da empresa tentar por vários anos um acordo com a Apple para cobrir o uso de sua propriedade intelectual. Confira um trecho da reclamação, postada pelo iDownloadBlog:

“Através do nosso investimento sustentado em pesquisa e desenvolvimento, a Nokia criou ou contribuiu para o desenvolvimento de muitas das tecnologias fundamentais utilizadas nos dispositivos móveis de hoje, incluindo produtos Apple. Depois de vários anos de negociações tentando chegar a um acordo para cobrir o uso da Apple dessas patentes, estamos agora tomando medidas para defender os nossos direitos.”

Essas ações foram arquivadas junto aos Tribunais Regionais de Düsseldorf, Mannheim e Munique, na Alemanha, e ao Tribunal Distrital dos Estados Unidos – Distrito Leste do Texas, com 32 patentes em processo em todas as ações, abrangendo tecnologias como display, interface de usuário, software, antena, chipsets e codificação de vídeo. A Nokia está em processo para apresentar outras ações em outras jurisdições.”

Para os mais jovens que não sabem, a Nokia já foi uma vez a maior fabricante de celulares do mundo, mas acabou ficando para trás durante a revolução do iPhone e smartphones com Android. Ela saiu do mercado de telefones por um tempo, depois de vender este setor à Microsoft, mas prometeu voltar em 2017 com novos dispositivos. A Nokia também é co-proprietária da NSN, grupo que integra a Siemens e a Alcatel Lucent, incrementando seu grande portfólio de patente.

A Apple e a Nokia já estiveram envolvidas em outras batalhas de patentes, mas dado o acordo da Nokia com a Microsoft e sua saída da briga tecnológica, as duas empresas têm tido pouca discussão nos últimos anos, ficando tudo para o confronto Apple x Samsung. Nokia e Apple têm também um acordo de licenciamento que permite à maçã usar determinadas invenções patenteadas da Nokia em seus dispositivos, que está prestes a expirar ainda este ano.

Será que 2017 reserva um confronto entre Apple, Samsung e Nokia? Deixe sua opinião nos comentários!