Com o anúncio do iOS 11 surge uma dúvida entre os usuários de dispositivos mais antigos, será que meu iPhone/iPad vai ser compatível?

É inevitável que com o avanço da tecnologia e o lançamento de novas funcionalidades alguns dispositivos fiquem para trás em razão da falta de recursos para rodá-los, infelizmente existe o ciclo da vida útil destes aparelhos.

Após o evento de abertura da WWDC 2017, ficamos muito contentes em conhecer inúmeras novidades que a Apple preparou para a gente, com uma das atualizações mais marcantes da história do iOS.

Lista de dispositivos que suportam o iOS 11

Resumidamente todos os dispositivos com processadores de 64 bits serao compatíveis, porém, nem todos os recursos estarão presentes em todos os aparelhos.

iPhones

iPads

iPod

Restrições de recursos

O iPad Pro 12,9″ de primera geração não terá a função chamada “key flicks”, que são os caracteres extras nas teclas, ativados quando deslizar de cima para baixo. Muito estranho já que essa restrição não se justifica com hardware, me parece algo muito mais estratégico que outra coisa.

Os iPhones e iPod touch não possuem as funções de Drag & Drop, o Dock reestilizado, as funções multi-tarefas (Slide Over, Split View, App Spaces e App Switcher renovado).

Quais dispositivos se tornam obsoletos com iOS 11?

Não sou muito fã de dizer “obsoleto” a um dispositivo, ele passa a não receber atualização mas está funcionando por um bom tempo ainda.

Aparelhos como o iPhone 5, o iPhone 5C, iPad de terceira e quarta geração, que foram compatíveis com o iOS 10, infelizmente ficaram de fora desta atualização.

Qual a razão?

A Apple decidiu priorizar os dispositivos com processadores de 64 bits, arquitetura que favorece as novas funções, e tratão benefícios diretos aos usuários logo da atualização dos Apps.

Isso sim, todos os desenvolvedores terão que atualizar seus aplicativos, já que Apps 32 bits deixarão de funcionar no iOS 11.

Considerações Finais

Cada vez que a Apple anuncia uma nova versão do sistema vejo muitos usuários que se sentem lesados. É natural, ninguém gosta de perceber que o tempo passa e que é hora de renovar um dispositivo tão caro como o iPhone ou iPad.

A tecnologia avança rapidamente, devemos sempre nos lembrar que o ciclo de vida útil de um aparelho hoje em dia é de 3 anos, se você por vontade própria decidir comprar um dispostivo de geração anterior, saiba que esse tempo também diminui, pelo menos no quesito atualizações.

Curtiu o iOS 11? Conte-nos sua opinião sobre as novidades.