Foi neste 9 de setembro de 2015 que a Apple revelou ao mundo seus mais novos modelos de smartphone, com o anúncio dos novíssimos iPhone 6S e iPhone 6S Plus, com 4,7 e 5,5 polegadas respectivamente.

Antes de passar para as novas funcionalidades, quero explicar que estes dispositivos são idênticos às versões anteriores na aparência externa, mas possuem hardware imensamente superior que lhe oferecerão maior potência para realizar suas tarefas cotidianas ou de trabalho.

O que mudou no iPhone 6S e 6S Plus? Acompanhe o artigo.

Vídeo oficial de apresentação iPhone 6S

https://www.youtube.com/watch?v=cSTEB8cdQwo

iPhone 6S, nova tela: muda tudo!

Nova tela 3D Touch:

O ponto máximo do novo iPhone 6S é a novíssima tela com tecnologia 3D Touch, que identifica a pressão exercida pelo usuário na hora do toque, essa nova tecnologia abre um leque novas formas de interagir com o sistema.

Para compreender o quão interessante é essa implementação, lhe convido a assistir o vídeo acima, que demonstra a utilidade do recurso.

Basicamente funciona com os toques já conhecidos, somando novas interatividades como por exemplo:

  • Toque leve para abrir um conteúdo (foto, e-mail, página);
  • Toque forte para abrir uma janela de amostra do conteúdo (uma vista prévia);
  • Na tela inicial, toque forte para abrir os atalhos contidos dentro de cada ícone de aplicativo, para acesso rápido às funcionalidades oferecidas pelo App;

Certamente essa é a grande diferença entre o iPhone 6 e o iPhone 6S, porém, não somente de tela nova vive o novo modelo, a Apple melhorou o aparelho em diversos sentidos.

Câmera filmadora:

Uma das novidades mais notáveis é que agora a câmera filmadora poderá capturar vídeos em 4K, quem gosta de filmar utilizando o smartphone sabe que essa possibilidade é incrível, porém, temos que considerar que um iPhone de 16GB terá memória insuficiente para capturar muitos minutos.

Minha opinião pessoal é de que este iPhone não deve ser comprado na versão 16GB, considere minimamente um 64GB.

Câmera fotográfica:

Ainda na questão da câmera, o iPhone 6S passou a ter câmera de 12 megapixels para fotos, ao invés dos 8 megapixels anteriores.

A inovação neste sentido é o recurso chamado “Live Photos”, ou seja, além de tirar a foto solicitada pelo usuário, estes novos iPhones irão capturar alguns segundos em vídeo para acompanhar a imagem estática. Para visualizar na galeria bastará que o usuário toque forte e segure sobre a imagem, utilizando já um dos novos movimentos 3D Touch.

Câmera de selfie:

A câmera frontal passa de 1.2 para 5 megapixels para fotos e HD para vídeos, esta câmera geralmente é utilizada para realizar chamadas de vídeo no FaceTime, Skype, Facebook e tantos outros sistemas de comunicação com alta qualidade e ângulo de captura otimizado para este tipo de uso.

Retina Flash:

Falando em câmera frontal, não posso deixar de citar a inovação chamada Retina Flash, uma espécie de flash de tela para tirar selfies com melhor iluminação. A tela irá brilhar da forma mais intensa possível, com um tom ideal para não distorcer as cores, iluminando suas fotos selfie de forma impecável.

Processador A9:

O processador dos novos iPhones é o A9, a terceira geração de processadores 64-bits da Apple, que oferece uma velocidade 70% superior ao de seu antecessor em processamento e 90% melhor em gráficos.

Processador de movimentos integrado:

A novidade em processamento é que o co-processador de movimentos M9, agora está integrado ao A9, não são mais dois processadores separados, isso adicionou novas funcionalidades como por exemplo, permitir que a função “Hey Siri” possa ser utilizada mesmo sem que o iPhone esteja carregando.

Cores:

Por último, mas não menos importante, a Apple introduziu uma nova cor chamada de “Rose Gold”, um belíssimo acabamento em rosa que irá agradar um amplo público, entre homens e mulheres.

As outras três cores: Prata, Dourado e Cinza Espacial também foram mantidas.

Dados técnicos

Para deixar mais claro os avanços desta nova geração, quero citar alguns pontos fortes do aparelho que devem ser considerados:

  • Processador: A9 (70% mais rápido que o iPhone 6 e 90% melhores gráficos);
  • Memória RAM: 2GB;
  • Armazenamento: 16GB / 64GB / 128GB;
  • Cores: Rosa / Prata / Dourado / Cinza Espacial;
  • Bateria: 14 horas de fala / 10 horas de navegação (dependendo do uso);
  • Câmera: 12 megapixels;
  • Filmadora: 4K 30fps / 1080p 60fps / slo-mo 240fps;
  • Câmera frontal: 5MP / Filma em HD;

Preço e disponibilidade

Infelizmente ainda não sabemos quando os novos iPhones chegarão ao Brasil, mas espero que isso aconteça antes do final do ano, a Apple certamente vai tentar aproveitar a temporada de natal também em nosso país.

As vendas irão iniciar no dia 25 de setembro, com pré-venda a partir do dia 12, disponível na Alemanha, Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, França, Hong Kong, Inglaterra, Japão, Nova Zelândia, Porto Rico e Singapura.

  • Preço (EUA): U$649 para o iPhone 6S / U$749 para o iPhone 6S Plus – ambos de 16GB
  • Preço (UE): €739 / €849 (16GB)
  • Preço (BR): ainda não disponível

Considerações Finais

Os novos iPhones são sem dúvida os melhores smartphones do mercado, existe uma discussão interminável entre usuários de Android e iOS sobre qual é o melhor telefone, porém, não quero entrar neste mérito de sistema, estou falando de qualidade final.

Ao considerar a compra de um Android temos várias marcas e modelos à disposição, portanto, é muito difícil comparar, agora quando decidimos comprar um iPhone, sabemos que é um produto de altíssima qualidade com uma garantia sem comparação.

Câmera excelente, ainda melhor agora com fotos em 12 megapixels e filmagens em 4K. Veja bem, são 12 megapixels de qualidade, não 40 e tantos de foto ruim como alguns celulares fazem.

Tecnologia 3D Touch, que neste momento é interessante mas ainda não tão explorado em aplicativos, temos que ver o que isso poderá trazer de novidade quando os desenvolvedores colocarem as mãos no SDK e começarem a criar novos Apps.

Live Photos é um recurso de software, mas será exclusivo nos iPhone 6S e 6S Plus, pelo menos foi o que a Apple divulgou em primeira instância, um recurso muito bacana que irá registrar excelentes momentos sem que o usuário precise se preocupar em capturá-los.

Ainda, um processador que consegue ser 70% mais rápido que o anterior, com capacidade gráfica 90% superior, em somente um ano, deve ser considerado um grande avanço.

Não citei mas vale a pena considerar antes de fechar o artigo, o Touch ID foi melhorado e agora identifica muito mais rapidamente a impressão digital do usuário.

Esse é o resumo das prestações do iPhone 6S e 6S Plus, espero que vocês tenham gostado, eu adorei o novo modelo e provavelmente irei comprar. Vale ressaltar que meu iPhone é o 5, ou seja, estarei realmente obtendo boas novidades. Se você tem um iPhone 6 nem deveria estar preocupado com trocar de aparelho.

Grande abraço, até já.

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá, estou com um problema a com meu iPhone 6s. A câmera frontal quando tiro a foto ela sai invertida, e até ontem ela não tava assim. Queria saber se foi por causa da atualização e se isso vai passar a ser normal de agora em diante? Se não for normal, tem como fazer voltar ao normal? Já restaurei os ajustes mas não tá resolvendo! O que que eu faço?

  2. Oi Andre eu estava pensando em mandar pro meu filho ai no Brasil um iPhone 6 não o plus ou 5 o qual será o melhor minha amiga disse que melhor o 5.obrigado

  3. obrigado, vou continuar tentando….
    PS devo-lhe muitos cumprimentos pelo blog, vc superou-se a si mesmo e a toda a concorrência. Suas dicas e informações “humilham” e deixam longe todos os demais que cobrem a
    Maçã no Brasil. Parabéns, e não se afaste da linha atual

  4. Andre boa tarde, vc poderia me dizer qual a duração máxima de uma iMessage de voz?
    desde já agradeço a atenção
    sandroaserratine

  5. No texto diz que a câmera frontal continuará sendo de “5 megapixels”. Só que a do IPhone 6 é de “apenas” 1.2 megapixels, então houve um upgrade, e não uma continuação. Abraços

Comments are closed.