iPad Air 2 ou iPad mini 3: qual modelo escolher?

Ontem presenciamos o evento de anúncio dos novos modelos iPad Air 2 e iPad mini 3 que chegaram para abastecer o mercado neste final de 2014 e que seguirão sendo modelos top de linha em 2015.

O evento ocorreu na sede da Apple em Cupertino, na Califórnia, com uma bela apresentação que surpreendeu a platéia mais uma vez, no evento a maçã apresentou as novidades correspondentes aos novos aparelhos, com a disponibilização de dois modelos de iPad, um de 9,7 polegadas e outro menor de 7,9 polegadas.

Com estas opções, surge uma dúvida comum entre os compradores:

  • Qual é o melhor tablet da Apple disponível na atualidade?

Comparamos as informações oficiais sobre os dois modelos e concluimos que sem dúvida o iPad Air 2 é o melhor modelo, considerando que foram mínimas as alterações sofridas pelo iPad mini 3 em relação ao iPad mini 2, lançado no ano passado.

10 benefícios do iPad Air 2 sobre o iPad mini 3

Abaixo citamos os recursos que o iPad Air 2 possui que não estão disponíveis no iPad mini 3, mostrando a superioridade do modelo de 9,7 polegadas perante seu irmão menor.

  • 1. Retina Display laminado: O iPad Air 2 agora conta com Tela Retina totalmente laminada, sendo assim o primeiro tablet da Apple com essa tecnologia. Falando da tecnologia, a mesma foi utilizada anteriormente no processo de fabricação dos novos iPhones. Ao ser totalmente laminada faz com que as imagens apareçam diretamente no vidro, não em uma camada mais baixa, como em modelos anteriores. A nova combinação entre vidro, sensor de toque e LCD, faz com que as 3 camadas transmitam cores mais ricas, de melhor contraste e mais nítidas.
  • 2. Revestimento anti-reflexo: A proteção anti-reflexo introduzida na tela do iPad Air 2 implica em redução do brilho em até 56%, tornando o tablet mais atrativo aos olhos dos consumidores.
  • 3. Design mais fino: Com apenas 6,1 milímetros, o iPad Air 2 chegou ao mercado para ser mais leve e fácil de transportar que os modelos anteriores, fato que sempre motiva os consumidores no momento da escolha. Mesmo que o iPad mini 3 seja menor, sua espessura de 7,5 milímetros é notavelmente maior que a do iPad Air 2.
  • 4. Processador A8X: O novo processador presente apenas no iPad Air 2 oferece 40% a mais de desempenho CPU e mais que o dobro da performance gráfica, ficando 2,5 vezes mais rápido neste quesito. Sendo assim, o chip A7 contido no iPad mini 3 (e iPad Air 1), oferece um desempenho um pouco inferior. Aplicativos, jogos e fotos poderão rodar de forma mais fluida no iPad Air 2 graças ao novo processador.
  • 5. Co-processador M8: O co-processador de movimentos existente nos novos iPhones 6 e 6 Plus, agora chegaram ao iPad Air 2. Eles adicionam, além dos sensores de acelerômetro, bússola e giroscópio, presentes no M7, um novo sensor barômetro que oferece melhor calibração e eficiência na economia de energia.

ipads-air

  • 6. Câmeras: A câmera traseira do modelo iPad Air 2 chega ao mercado com 8 megapixels, melhorando a qualidade e aproveitando os recursos extras do processador A8X, diferente do iPad mini 3, que permaneceu com seus 5 megapixels anteriores, sendo incapaz de tirar fotografias tão nítidas quanto o iPad Air 2. A câmera frontal também foi melhorada, com uma melhor captação de luz oferecendo melhor qualidade para o FaceTime e selfies.
  • 7. Burst mode: Como recurso exclusivo, o iPad Air 2 contará com o novo software que consegue disparar dez fotos por segundo e detectar sorrisos automaticamente para uma foto perfeita e bem capturada.
  • 8. Slo-mo: A gravação de vídeos com o novo modelo passa a ser mais divertida com a nova câmera que filma em slow-motion. A lente captura 120 quadros por segundo, permitindo que o usuário brinque e faça vídeos com qualidade quase profissional. Este recurso tornou o iPad Air 2 o primeiro do mercado com a tecnologia slow-motion.
  • 9. Maior velocidade Wi-Fi: Duas vezes mais rápida que a do iPad mini 3, a velocidade do wi-fi do iPad Air 2 passa a ser teoricamente de 866Mbps, o que torna a navegação web mais rápida e com menos esperas. Uma maior velocidade pode oferecer uma qualidade de streaming mais suave no Youtube, por exemplo. Lembrando que um roteador 802.11ac compatível é necessário para tirar o máximo proveito do Wi-Fi do iPad Air 2.
  • 10. Barômetro: Exclusivo no iPad Air 2 e novos iPhones, o novo sensor detecta a pressão de ar, para fornecer a elevação relativa, e assim, alimentar aplicativos que já utilizam desta tecnologia para fornecer informações mais precisas (como os de esporte por exemplo).

Considerações Finais

As melhoras presentes no novo iPad Air 2 são muitas, sendo assim ele se torna o melhor tablet do mercado nesse momento. Suas novidades vão desde os processadores até a nova qualidade de tela, com menor intensidade de reflexos, recursos que certamente fazem a lista de benefícios crescer mais e mais.

A maçã decidiu que, o iPad Air 2 além de maior, será também mais potente que o iPad mini 3, marcando claramente uma diferença entre as duas versões do tablet e tentando empurrar o modelo mais caro para as mãos dos compradores indecisos.

De fato, o iPad Air 2 é uma melhor escolha, principalmente pela diferença de preço nos Estados Unidos, somente 100 dólares.
  • E agora, vai ficar com o novo iPad Air 2 ou iPad mini 3?

Qualquer dúvida escreva nos comentários, estamos aqui para lhe ajudar no que for possível.

By |2016-12-01T16:12:09+00:0017/10/2014|Noticias|17 Comentários

Sobre o Autor:

Artigo publicado pela equipe editorial do blog.

17 Comments

  1. Bruno Bello 1 de maio de 2015 em 20:39 - Responder

    Caro amigo, para utilização como caderno de anotações de aula, e leitor de livros digitais, qual dos dois seria melhor? Eu amei a nova tela do air 2 e a nova função de divisão do teclado. O mini 3 tem uma tela agradável aos olhos e possui a mesma função para digitação? Obrigado!

  2. Ciça 19 de outubro de 2014 em 10:00 - Responder

    Obrigada pelas dicas.

  3. Gilmar 18 de outubro de 2014 em 9:04 - Responder

    André parabéns pelo site, queria saber quanto de memoria ram tem o ipad air2?

  4. Guilherme Primo 18 de outubro de 2014 em 8:55 - Responder

    Tenho um ipad2 e sou tb fã da Apple….e tenho sempre acompanhado a evolução dos tablets e ereaders…..E me permito discordar do texto acima que já rotula o IPad Air 2 (um tablet que nem sequer chegou ao Brasil) como o melhor tablet do mercado….Acho que os leitores deveriam antes conhecer os novos tablets da Samsung com processadores até 08 núcleos….super rápidos….e na minha opinião muito superiores qualquer iPad já lançado….óbvio que entre IOS e andróid cada um tem sua opinião….mas a qualidade dos Galaxys se impõe e não devemos ignorar isto….

    • Henrique A. 19 de outubro de 2014 em 9:23 - Responder

      Não adianta a Samsung fazer um hardware top de linha para rodar aquela tristeza do Android. O Android no smartphone ainda vai, mas no tablet é sofrível!! Não tem comparação com o iOS. Portanto, concordo com a matéria aqui do blog: melhor tablet do mercado disparado!!

      • Marco Pereira 19 de outubro de 2014 em 19:20 - Responder

        Lamento Henrique, mas é prematuro fazer um comentário como aquele que fez!

        Primeiro devemos saber realmente quais as características reais por detrás da aparência (fantástica) do aparelho. A concorrência é transparente na matéria, o novo tablet da Samsung vem com um processador octa-core a 1.9+1.3 GHz, vem também com 3Gb de memória Ram, o novo tablet da Sony, o Xperia Z3 compact (tristeza lançar apenas o compact) vem com um processador Quad-core a 2.5 GHz de velocidade e com 3 Gb de memória Ram, e para além disso vem ainda com uma câmera de 20 mpx, por isso, pode até ser um entusiasta da maçã, mas daí a ser o melhor do mundo…
        É necessário que sites como este, tragam a transparência que a apple tenta esconder, atrás de uma máquina de marketing que transforma os seus consumidores em colectores compulsivos!
        Ok, vem com um Processador A8X com arquitetura de 64 bits e coprocessador de movimento M8, mas isso que quer dizer realmente? qual a sua velocidade real? é superior à concorrência? vem com memória Ram dedicada? se sim quantos Gb?
        Depois de tudo bem explicado, aí sim poderemos dizer qual a melhor opção e qual o melhor aparelho do mercado. Se for como nos Smartphones, então o melhor aparelho ´do mercado (do mundo) será mesmo o Sony Xperia Z3 (Processador Quad-Core 2.5GHZ, 3GB memória Ram, Câmera de 20mpx, display de 5.2 polegadas), bastante superior ao Iphone 6 (Processador A8 Dual-Core a 1.4GHZ, com 1Gb memória Ram e Câmera de 8mpx).

        • André Darugna 19 de outubro de 2014 em 20:51 - Responder

          Pessoa, não adianta discutir números, núcleos e gigas de ram, temos que falar de experiência. O iPad é o único tablet que possui 675.000 aplicativos nativos, desenvolvidos pensadamente na experiência de uso no tablet.

          Esse é nosso argumento, experiência de uso, de nada serve nada mais, se não há aplicativos pensados para o tablet.

          No Android a coisa corre diferente, são apps esticados para caber na tela maior, não existe um trabalho focado na usabilidade, compreendem?

          Sim, há vida além do iOS, existem muitos smartphones com Android que são top, mas no quesito tablet, a Apple reina, isso é fato.

          Até já.

          • Henrique A. 20 de outubro de 2014 em 7:54 - Responder

            Concordo André! Não adianta ter uma Ferrari pra rodar em ruas esburacadas. Se alguns ainda acham que o melhor aparelho é aquele que tem o processador mais rápido, paciência…

          • Amilcar 20 de outubro de 2014 em 10:13 - Responder

            Concordo com o André e vou além. Não adianta oitenta núcleos, 120 megapixels na câmera, 20 de RAM se nos testes de hardware o desempenho não se mostra proporcional a todo esse “poderio”. A Samsung é a rainha de apresentar dispositivos em tese poderosíssimos, aí o pessoal faz os testes e o desempenho fica bem aquém do anunciado. Mais do que isso, a experiência de uso demonstra que todo esse hardware não traz uma experiência superior como alardeado. Pega qualquer usuário comum de Android; depois de um ano, seja o celular, seja o tablet, o sistema está um horror! trava, engasga, reinicia do nada…(tô falando de usuário comum) Agora pega um usuário comum (Apple), com seu iPad 2, por ex…tá lá, fazendo tudo com ele.
            Sinceramente, tablet é forçado comparar, é outra pegada…
            Daí passa para o quesito ecossistema entre dispositivos, que faz parte da experiência de uso, é muito diferente.

            • Marco Pereira 23 de outubro de 2014 em 3:30

              Na verdade, a informática é feita de números e de dados específicos! Eu posso aceitar que à falta de dados “robustos” se tente justificar a excelência com a paixão e o fanatismo.
              Em termos de experiência de uso, a diferença entre os dois sistemas (ios e android) é assumida pela crítica como inexistente, o critério de escolha é basicamente aquele que o utilizador gostar mais e se sentir mais confortável, o sistema android tem hoje em dia tantas app quanto o ios ou mais até!
              Eu sou um utilizador/comprador racional e por isso compro com a cabeça e não com o coração, a apple já foi pioneira e líder destacada, mas agora, está a perder terreno para a concorrência, e mais do que isso, está a ter dificuldade em acompanhar e por isso é que a marca nunca revela as características dos seus aparelhos (revela de forma muito genérica e com nomenclatura de marca).
              Eu tenho os dois sistemas e posso afirmar que ambos cumprem a sua função como desejado, lags tb o meu ipad os tem.
              Por isso eu creio que os utilizadores devem ser muito criteriosos e curiosos antes de comprar e nunca fazê-lo por coração, pois um ipad custa bem mais que um Samsung ou um sony… Porque?
              Mas voltando ao tema, agora que já foram libertados dados mais concisos, dados provenientes de benchmarks, sabe-se que o IPAd air 2 vem com uma velocidade de processador de 1.5 GHZ e três núcleos, com 2 gb de memória Ram dedicada, são números bem melhores que os do Iphone 6, e são números animadores sem dúvida, mas é o suficiente para justificar a diferença de preço para os rivais?
              Os outros têm ferraris para estradas esburacadas, mas a apple custa um rolls royce?

        • Marcelo T 27 de outubro de 2014 em 2:46 - Responder

          bom,na minha opinião,eles não divulgam tanto certas especificações,exatamente para não induzir ao erro,pois 2 gb de ram em um iPad,não é nada parecido com 2gb de ram nos androides ,assim como o processador de um macbook por exemplo,com muito menos Ghz consegue ter um desempenho muito melhor que outros notebooks com muiotos ghz a mais,talvez seja por isso

          • Marcelo T 27 de outubro de 2014 em 2:48 - Responder

            afinal o que importa de verdade é o desempenho e não a quantidade de potência em si,não adianta levar o titulo de maior em megas e gigas ,se na hora de usar rende menos

  5. Gustavo Sambati 18 de outubro de 2014 em 8:20 - Responder

    Oi marcelo. Eu instalei na minha rede de casa esse aqui http://goo.gl/Jpl0hO que é muito bom. É o modelo mais rápido no mercado da TP-link para uso doméstico.

    • Marcelo 18 de outubro de 2014 em 9:44 - Responder

      Obrigado Gustavo!

  6. marcelo 17 de outubro de 2014 em 18:36 - Responder

    Olá quais são os roteadores compatíveis? Quais as melhores marcas e quais devo evitar?Pretendo adquirir o ipad air2 e um bom roteador.Obrigado

    • José Carvalho 21 de outubro de 2014 em 18:13 - Responder

      Roteador tem que ser AC, nova tecnologia que trabalha com anterior 2,5 e tb 5GHz. Marcas tem linksys, tp-link(arc 7) e outras que não posso opinar pois não conheço . Faz uma busca no Google , no adrenalina fórum tem um tópico sobre os novos roteadores AC, pois tem varias configurações AC: 1200, 1750, 1900Mbps, USB 3.0, e por aí vai.