Desenvolvedor chinês instalou Windows 98 em seu iPhone 6 Plus

Essa notícia está mais para “mundo bizarro” do que para “curiosidade”, não consigo entender a real necessidade disto, porém, um desenvolvedor chinês conseguiu rodar Windows 98 no iPhone 6 Plus. Segundo ele, está trabalhando para criar uma solução que permita rodar Windows XP no mesmo telefone, através de uma “máquina virtual”.

A tecnologia avança, mas ainda vemos desenvolvedores presos ao passado, é o que podemos concluir. Este chinês investiu horas e horas para instalar em seu iPhone 6 Plus um sistema com quase 20 anos de vida, onde a moda era utilizar o navegador Netscape e jogar Paciência.

Na verdade, o hardware do iPhone 6 Plus supera amplamente os requisitos para a instalação desta versão do Windows.

iPhone 6 Plus com Windows 98

Claro que existe a capacidade de rodar em razão do hardware, mas a tarefa não é tão fácil assim, afinal, a compatibilidade dos componentes é quem decide se haverá a possibilidade da instalação.

windows-no-iphone-1

Após driblar as dificuldades, o desenvolvedor publicou em sua página da internet em detalhes todo o processo que ele teve que seguir, ainda, está publicando imagens do que será o Windows XP rodando perfeitamente no celular da Apple.

windows-no-iphone-4

É possível instalar Windows XP, mas não por iDOS, pois simplesmente emularia o DOS, isso não é uma verdadeira máquina virtual, por isso o sistema seria mais difícil de rodar. (…) Não é possível rodar certas exigências gráficas do Windows XP, mas talvez com algum plug-in, seja possível rodar por meio de uma máquina virtual.

windows-no-iphone-3

Segundo o desenvolvedor, o objetivo desta “maluquice” é somente o de demonstrar que no iPhone é possível rodar Windows 98 e Windows XP, tudo pela simples curiosidade de fazer funcionar.

Comenta-se que no iPhone e iPad seria também bastante real a possibilidade de instalar sistemas baseados no Linux.

Você, instalaria Windows em seu iPad ou iPhone?

By |2014-11-13T10:33:25-03:0013/11/2014|Noticias|

Sobre o Autor:

Possuo Mestrado em Jornalismo e Comunicação Digital pela EAE Business School de Madrid, como também Mestrado em Imagem, Publicidade e Identidade Corporativa pela Universidad Camilo José Cela de Madrid. Sou fã de tecnologia e amante de viagens, fundador do iPadDicas e Roteiros e Mais. Quer conhecer mais? Segue aí.

8 Comments

  1. Layson Dner 7 de fevereiro de 2016 em 14:31 - Responder

    Fato. Hoje qualquer desenvolvimento em vista de S.Os antigos é visto como retrocesso, a busca e o uso por emuladores e VM hoje é muito comum, eu inclusive, uso muito emuladores de consoles antigos e máquinas virtuais pro uso de sistemas que nunca tive acesso, como open indiana, solaris, linux antigos, etc. Sistemas que por mais que sejam ultrapassados valem a pena ser conhecidos, até pra assimilar a progressão do S.Os de hoje. O passado nunca morre, a Apple é um exemplo, fracassou no passado com produtos que hoje fazem parte das nossas vidas.

  2. Norton 15 de novembro de 2014 em 18:16 - Responder

    tsé, tsé, tsé…qual o motivo de alguns acreditarem que o cara fez isso por necessidade? É óbvio que não há nenhuma necessidade. O cara não tentou retroceder vinte anos, tampouco está preso ao passado, portanto, poupe-me dessa crítica infundada. Feliz do cara que é capaz, parabéns pra ele!

  3. Michel 15 de novembro de 2014 em 0:13 - Responder

    Digo, que essa de rodar windows em aparelho celular e furada… A nokia tentou e viu no que deu…

  4. iBoy 14 de novembro de 2014 em 13:09 - Responder

    Sistema baseado em Linux, no,no,no,no
    Querendo rodar Android no iPhone no,no,no
    Tipo o Windows 98 não compesa,
    Sou programador e o Linux é bom mais seus derivados não

  5. gustavo melo 14 de novembro de 2014 em 13:06 - Responder

    Achei muito interessante. Obviamente que ele só fez isso como passatempo e desafio intelectual.
    No meu caso, a única razão que me faz usar Iphone, é o IOS, e o ecossistema Apple no qual ele se encaixa, que supre completamente as minhas necessidades pessoasis e profissionais.

  6. Diego 13 de novembro de 2014 em 21:05 - Responder

    “Real necessidade disso”?
    É claro que necessidade não há.
    Obviamente o programador não prefere o Windows 98 ao iOS 8, ou acha que algum usuário comum terá interesse nessa modificação.

    Tratou-se, a meu ver, de mero desafio intelectual, algo lúdico.
    E confesso que achei bacana.

  7. Paulo H G Ramos Jr 13 de novembro de 2014 em 20:49 - Responder

    Ruindous? Deus me livre!

  8. André Reis 13 de novembro de 2014 em 12:49 - Responder

    Qual a real necessidade disso? Retroceder quase 20 anos?

Deixar Um Comentário