O futuro é a realidade aumentada, cada vez mais vemos avanços no uso desta tecnologia. Um dos pontos mais fortes do iOS 11 será justamente isso, e uma parceria recente da Apple com a Ikea mostra como será implementado no mundo real.

A Ikea para quem não conhece é uma loja de móveis com forte presença na Europa e Estados Unidos, se destaca por seus preços imbatíveis e design moderno.

O que a Apple e a Ikea estão desenvolvendo juntas é de cair o queixo, acompanhe no artigo.

Comprar móveis nunca foi tão fácil com AR

Tim Cook revelou em entrevista recente que está enormemente entusiasmado com o que a realidade aumentada pode oferecer, deu como exemplo a indústria dos móveis, e referenciou a Ikea como uma das precursoras nessa tecnologia, destacada na abertura do WWDC 2017.

Nós estivemos em contacto com a Ikea, eles têm imagens em 3D de seus produtos. Conversamos sobre uma mundança completa na experiência de compra de seus clientes, nesse caso, móveis e objetos de decoração para toda a casa. –
Tim Cook, CEO da Apple

Ikea revelou recentemente a um site suéco um pouquinho de seus planos.

Michael Valdsgaard, gerente de transformação digital da Ikea contou ao portal Digital.di que estão trabalhando no primeiro aplicativo de realidade aumentada deste tipo.

Este será o primeiro aplicativo de realidade aumentada que permitirá ao cliente uma tomada de decisão de compra confiável […] Quando lançarmos novos productos, eles estarão disponíveis primeiro no aplicativo de realidade aumentada.

O plano é que os clientes possam tirar fotos de suas próprias casas e utilizar o aplicativo para posicionar os móveis em 3D com qualidade foto realística seja onde eles quiserem. Os clientes poderão ver como um sofá ficará em sua sala, por exemplo, posicionando o móvel na posição desejada.


Demonstração de realidade aumentada durante a WWDC 2017

Valdsgaard disse que a tecnologia de realidade aumentada da Apple é tão boa, que o posicionamento dos objetos será com precisão milimétrica, com tamanhos e iluminação apropriada para o ambiente. Eles esperam lançar o aplicativo com 500 a 600 produtos já no primeiro dia.

A Ikea certamente despertará o interesse de outras empresas do ramo, ela utiliza modelos 3D com render foto realístico há um bom tempo, e estes modelos poderão ser facilmente implementados no aplicativo.

Em princípio, a empresa deu a entender que o aplicativo de realidade aumentada ficará disponível para ser testado dentro da loja, mas os planos são de ir mais além.

Idealmente você poderá posicionar um sofá na sua sala usando o aplicativo, então, clicar para adicionar o produto no carrinho. – Comentou Valdsgaard

Valdsgaard disse que embora a empresa gostasse dessa opção antes do lançamento do iOS 11, os tempos são muito ajustados e não permitirão isso.

Temos um tempo muito apertado. – Justificou

Não é o máximo?

Muito em breve a Ikea irá liberar essa funcionalidade para seus clientes e nós poderemos testar para ver como fica. Infelizmente não temos Ikea no Brasil, mas nossos leitores de Portugal serão imensamente beneficiados com o avanço da realidade aumentada, e a implementação dos novos recursos do iOS 11 em aplicativos similares.

O que achou? Será um prazer conhecer sua opinião sobre o assunto.

Fonte: 9to5Mac