Provavelmente você já presenciou algum tipo de golpe relacionado à venda de iPhones na internet e nem se deu conta. Esses golpes normalmente acontecem pois o ser humano é muito ingênuo e ganancioso, quem nunca procurou “iPhone barato” no Google?

Os golpistas sabem que o povo cai fácil, pois a ganancia de conseguir um descontão pode fazer a vítima até se achar esperto na hora da compra: “todo mundo pagando caro e só eu encontrei essa oferta”… se identificou?

Abra o olho, nesses tempos de crise tá todo mundo querendo economizar sem deixar o luxo de lado. Dispositivos como o iPhone podem ser desejo de consumo de muita gente, mas você que anda quebrado, tentando economizar um trocado, pode terminar ainda mais sem dinheiro se não prestar atenção no que está fazendo.

Reunimos os 5 golpes mais comuns que andam rolando na net, para que você não caia numa cilada na hora de comprar seu iPhone pela rede mundial de computadores.

Sorteio de iPhone novo na caixa

c013ff771bf64d8e8fe8c418be84d641

Esse primeiro na verdade, é pra gente ir se aquecendo, pra ir entrando no clima. Fique ligado pra não passar vergonha acreditando em papai noel…

Esse é um truque mais velho que andar pra trás, tratam-se de páginas falsas que dizem ser oficiais da Apple (ou de outras marcas) e publicam um sorteio de várias unidades que “não podem ser vendidas” por A ou B motivo.

O motivo é sempre esfarrapado, é caixa amassada, é lacre furado, seja lá qual for a razão, pode ter certeza que é cilada. Esses golpes são feitos para ganhar seguidores, formar banco de dados e depois tentar fazer dinheiro a custa disso.

Não caia nessa roubada, além de fazer feio na rede social compartilhando essas mentiras, você estará entregando seus dados pessoais em troca de nada.

Como evitar? Use a cabeça, só isso. Nenhuma marca vai lhe sortear um iPhone novo porque a caixa está amassada (ou seja lá a mentirinha que for). Os caras vão trocar a caixa e pronto, não acha?

iPhone de pedra

caixa-preta

Já aconteceu várias vezes no Brasil e também no exterior, você compra um iPhone de vendedor desconhecido na internet, mas acaba recebendo um monte de pedras dentro da caixa.

Como evitar? Fácil, não compre de vendedores desconhecidos que não tenham boa reputação na internet. Sites como o Mercado Livre mantém um termômetro de confiança dos vendedores, indicando a qualificação e quantidade de vendas realizadas. Verifique a nota e se for comprar ali, tente utilizar o Mercado Pago, que é uma segurança a mais ao comprador.

iPhone falso da China

pear_phone

Tentando economizar uma grana tem gente comprando iPhone no Alibaba, ou sites similares. Tome cuidado para não comprar de um “alibabaca” que vai lhe mandar um iPhone com Android.

Muitos brasileiros tem caído nesse golpe ultimamente, até mandaram perguntas aqui no blog querendo saber como usar o aparelho, daí vimos que o aparelho era fake.

Como evitar? Leia as resenhas do vendedor, tenha uma compreensão correta do anúncio, tenha certeza que sabe ler em inglês. Tem vezes que o anúncio diz “iPhone like” ou qualquer coisa parecida, mas o comprador não sabe ler e compra gato por lebre.

iPhone roubado

Decrease-in-cell-phone-thefts-since-the-“kill-switch”

Um iPhone roubado dificilmente poderá ser utilizado novamente, é bem simples bloquear o aparelho pelo ID Apple e o dispositivo irá virar um peso morto. Tem muito bandidinho que vende iPhone roubado pela internet, oferecendo por um preço camarada.

Uns são tão cara de pau que até falam “só não tem o ID Apple”, o comprador ingênuo, maravilhado com a oferta que acabou de encontrar, nem sabe que raios é o negócio e cai feito um bobo.

Como evitar? Certifique-se que o iPhone usado está totalmente desbloqueado antes de comprá-lo. Ele precisa estar na tela da instalação do sistema, se estiver com o sistema instalado ESQUEÇA, já que ele poderá estar funcionando mas sem a possibilidade de baixar nada na loja e poderá ser bloqueado a distância pelo dono do aparelho.

Compradores desesperados

Shut-up-and-take-my-money

Olha, esse golpe é contra quem está tentando vender seu iPhone usado na internet. Se você está pensando em se desfazer de seu celular da maçã, saiba que esses espertinhos andam à solta.

O golpe consiste em entrar em contato com o vendedor, dizendo que está precisando urgente, muito rápido, já, pra ontem o aparelho. Eles pressionam, pedem para enviar o mais rápido possível e falam que já vão depositar.

Chegam a mandar até comprovante de depósito falso, o dinheiro não cai na conta e insistem que é demora do banco, demora no envelope do caixa eletrônico, etc.

Alguns vendedores caem no conto do vigário e na pressão até aceitam cheques, que mais tarde vão ser cancelados sem problema, pior ainda, podem ser cheques falsos.

Como evitar? Saiba analisar o perfil do comprador, veja sua reputação no site onde ele te encontrou e nunca, nunca venda para desconhecidos sem receber o pagamento por adiantado. Não caia na pressão do comprador e certifique-se que o dinheiro caiu na conta.

Por hoje é isso pessoal, um post para ajudar quem está pensando em comprar iPhone mais barato na internet, contando os golpes que estão rolando por aí.

Se você já presenciou algum destes casos, deixe seu comentário abaixo contando como foi.

Um abraço, até já.