Com o passar do tempo, os usuários de iPhones e iPads acompanham o surgimento de alguns bugs no sistema iOS. A Apple trabalha duro para manter a plataforma funcionando perfeitamente, sem falhas, mas ainda assim é possível detectar erros. Historicamente já vimos casos de bugs no calendário, tela de bloqueio, safari e até mesmo uma sequência de caracteres que trava o Whatsapp e iMessage.

Mas o que relataremos hoje é totalmente inusitado. Um simples vídeo de formato MP4, com aparência inofensiva, quando executado, faz o iPhone ficar lento e congelar completamente em seguida. Tom Warren do site The Verge e o canal EverythingApplePro tocaram o vídeo e este último comprovou a evidência do bug em diversas versões do iPhone e iOS.

Confira os vídeos:

O problema é verificado a partir de um link da rede social russa VK e enviado pelo iMessage. Ao clicar no endereço um vídeo é executado normalmente, não apresentando nenhum indício de que algo esteja errado. O conteúdo é bem pequeno, tem apenas 5 segundos. Após a finalização do vídeo, o aparelho começa a ficar lento ao alternar aplicativos, até o ponto de travar tudo, desabilitando todos os comandos do iPhone. Usuários de iPhone 4s, 6, 6s, 7 e iPod touch 6ª geração disseram que o congelamento ocorreu até após 30 segundos da execução.

O mais curioso é que este problema não afeta apenas os novos dispositivos Apple, mas também os antigos. O YouTuber do Canal EverythingApplePro testou o vídeo em devices com iOS 5, 6, 7, 8 e 9 e em todos eles o iPhone foi congelado. Os primeiros relatos da imprensa afirmam que o erro também é visto no iOS 10.1 e 10.2, versões que geralmente trazem correções de bugs.

O que fazer?

Recebeu o link do vídeo e está com seu telefone travado? Calma, existe uma solução para isso. Segundo os relatos, a única maneira de solucionar o problema é efetuando um procedimento conhecido como Hard Reset. Confira como executá-lo e salvar seu iPhone:

1 – Pressione os botões Power (liga/desliga) e Home ao mesmo tempo (ou Power e Diminuir Volume, uma vez que o botão Home também deve travar);

2 – Espere a maçã da Apple aparecer na tela e solte os botões;

3 – Aguarde a reinicialização.

 

A empresa ainda não falou absolutamente nada sobre o vídeo.  Não se sabe se a falha é em algum determinado arquivo corrompido ou qualquer outra informação. A dica é não abrir links desconhecidos por enquanto, ainda mais se o acesso levar a arquivos de vídeo (mp4).

Cuidem-se! Até a próxima.