Conheça o iTunes Radio, o novo serviço de rádio streaming da Apple.

Bom, a poeira do WWDC 2013 já está baixando, certamente muitos usuários adoraram todas as novidades que o iOS 7 trará aos iPads e iPhones, incluindo seu novo sistema de multi-tarefas, porém, entendo a lamentação de alguns que não gostaram das mudanças.

Gosto não se discute não é mesmo? Vamos esperar o sistema ficar disponível e depois falaremos novamente sobre o assunto. Agora, quero falar sobre uma das novidades que a Apple anunciou no keynote de abertura do evento, quero abordar o iTunes Radio, uma grande novidade que já vinha sendo especulada nos rumores.

O iTunes Radio é um serviço de rádio streaming, ou seja, via internet, porém de entrada ele somente estará disponível nos Estados Unidos.

iTunes Radio, músicas grátis online das mãos da Apple

Então pessoal, a Apple há tempos vinha negociando com as gravadoras discográficas para poder oferecer um serviço de rádio online, via streaming, finalmente ela chegou num acordo e agora anunciou o novo serviço, infelizmente limitado ao público americano.

O motivo é claro, ela somente negociou naquele mercado, portanto nós usuários do iOS no Brasil e também outros países que falam nosso idioma, como Portugal e países africanos ficamos de fora.

O mesmo já ocorreu com outros serviços da gigante de Cupertino, não será difícil relembrar o tempo que demorou para que nós tivéssemos acesso a loja de músicas e aluguéis, como também ao iTunes Match. O fato é que uma negociação destas primeiramente é feita num mercado bem competitivo, como o americano, caso a fórmula seja de sucesso será mais fácil entrar posteriormente em outros mercados.

Realmente esta não era a notícia que todos vocês esperavam não é mesmo? Tanto se falou de iTunes Radio, ou como diziam os rumores iRadio, mas em momento algum pensei que nós ficaríamos fora desta.

itunes-radio-shots

Porém, como se trata de uma função estrela anunciada junto do iOS 7, é de se esperar que a Apple esteja acelerando o processo de entrada em outros mercados, como o da América Latina e também Europa. Existem mercados que caminham praticamente junto ao dos americanos, são os do Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, em breve ao menos estes países deverão ter novidades agradáveis sobre o novo serviço.

Como funciona o iTunes Radio

Bom, seja quando for a chegada do iTunes Radio ao mercado brasileiro, é hora de saber como ele funciona, ou ao menos, como deverá funcionar! Ele é um serviço de rádio online gratuito, patrocinado por meio de anúncios, porém, quem é assinante iTunes Match não será incomodado com as propagandas.

Ele estará disponível em todos os aparelhos da empresa e inclusive em PCs com Windows, segue a lista de compatibilidade:

  • iPads;
  • iPhones;
  • iPods touch;
  • Macs;
  • Windows;
  • Apple TV;

De momento, o iTunes Radio já está disponível no iOS 6 ou computadores com a versão do iTunes compatível, porém, como dito anteriormente você terá que morar lá nos Estados Unidos (ou estar virtualmente lá via VPN).

Considerações Finais

O iTunes Radio vem para bater de frente com os grandes do mercado de rádios online, como o Pandora e o Spotify. O Spotify por exemplo é de uso exclusivo nos Estados Unidos, porém, muitos usuários brasileiros conseguem acesso ao serviço graças ao uso de VPN, que pode ser utilizado inclusive em iPads e iPhones.

Quer uma recomendação de um VPN bom e barato com direito a teste grátis? Segue: Astrill VPN.

Não sei exatamente se o iTunes Radio funciona via VPN, mas quem é curioso e quer estar sempre à frente pode fazer seu teste, de passagem aproveite e baixe em seu Mac ou PC o Spotify, para ouvir rádios personalizadas sem custo algum.

O que achou do iTunes Radio? Não gostou de esperar? Já conhece todas as novidades do WWDC 2013 e o que o iOS 7 trará de novo? Leia nosso post: Resumão da abertura do WWDC 2013.

Comente o que pensa sobre este serviço, e também sobre a postura da Apple em lançar serviços exclusivos para os Estados Unidos.

Leia também:

Comentários: