O iOS 11 foi anunciado nesta segunda-feira durante a abertura do WWDC 2017, com grandes novidades, principalmente no que diz respeito ao iPad, que certamente ganhará vida nova após essa atualização.

Um dos recursos inesperados, mas que provavelmente fará toda a diferença, é o novo sistema de compressão de fotos e vídeos, que promete diminuir o tamanho dos arquivos pela metade.

HECV e HEIF – nova compressão do iOS 11

A Apple anunciou dois novos codecs de compressão durante a apresentação de abertura da conferência anual de desenvolvedores.

Um deles é o HEVC (High Efficiency Video Codec) para vídeos, já o outro é chamado HEIF (High Efficiency Image Format) para fotos.

Ambos são muito interessantes, a maçã promete reduzir o peso dos vídeos pela metade com esse novo codec, sem perda de qualidade.

Essa novidade é perfeita para quem vive brigando por espaço em seus dispositivos, ainda mais com a chegada das Live Photos, que torna os arquivos ainda mais pesados.

Falando em Live Photos, também foi anunciado que os usuários poderão escolher a imagem de amostra que fica na galeria de fotos, algo simples mas que faz toda a diferença.

Por que a Apple mudará para HEVC e HEIF?

A resposta é bem simples na verdade, pois a empresa quer continuar inovando. Trazendo esses novos formatos para a câmera do dispositivo, os usuários serão extremamente beneficiados ao economizar banda de internet para serviços de nuvem e publicação em redes sociais, como também poderão aproveitar melhor o armazenamento interno de seus dispositivos.

O benefício imediato para o usuário é 50% a menos de espaço ocupado por estes arquivos, quando você utilizar o dispositivo com iOS 11.

Em testes realizados pelo 9to5 Mac, uma foto que no formato antigo pesa 2 MB, ficou pesando 1.2 MB ao ser fotografada no formato HEIF.JPG vs HEIF

Clique para baixar o teste em resolução original.

Um vídeo filmado no padrão atual pesa 61.2 MB, enquanto o mesmo vídeo fica pesando somente 33 MB no formato HEVC (h.265).

Outro dos benefícios será na hora de utilizar o FaceTime, por exemplo, com um peso menor sem perder qualidade, os usuários poderão desfrutar de uma melhor qualidade de conversa em vídeo, usando a mesma velocidade de conexão.

Show de bola essa novidade, apenas uma das tantas que o iOS 11 trará aos nossos dispositivos, em breve voltaremos com novidades e detalhes.

Grande abraço.