Nunca comprou nada na App Store porque não tem cartão internacional? Temos uma ótima notícia para você! Não é mais preciso ter um cartão de crédito internacional para realizar compras de aplicativos, jogos, filmes, livros ou músicas nas lojas online da Apple. Isso mesmo! A partir de hoje, a empresa resolveu permitir que a iTunes e App Store aceitem compras realizadas com cartões nacionais em nosso país – o que antes só era permitido com cartões de bandeira internacional.

Esta novidade só foi possível graças a aprovação de uma circular no Banco Central, que regulamenta os cartões nacionais:

 “Agora, a transferência bancária e o cartão de uso doméstico ou internacional podem ser usados para esse fim […] A adoção dessa sistemática está condicionada à oferta pelo emissor do cartão e à aceitação do cliente. A opção de pagamento pelo valor equivalente em reais na data do pagamento da fatura será mantida”, relata o site do próprio Banco Central em nota.

Resultado de imagem para cartoes de credito nacional

Isso significa que, além dessa grande mudança em relação aos cartões nacionais, a circular também permitirá que, nos casos de compra paga com moeda estrangeira, os clientes possam ser cobrados pelo valor equivalente no dia de cada compra e não apenas na conversão em relação a cotação do dia da fatura, como era feito antes. Ou seja, se você comprou algum item no dia que o dólar estava em baixa, será cobrado o valor equivalente em reais seguindo a variação baixa do dia, e não acumulado e multiplicado no dia do fechamento de fatura. Mais justo, não é mesmo?

Dólar mantido

Vale lembrar que, apesar de agora aceitar os cartões de crédito nacionais, a Apple continua exibindo os preços de todos os itens em dólar. A forma de cobrança é que pode variar dependendo do emissor do cartão de crédito, como vimos acima.

Sobre a novidade, vários usuários no Brasil já relataram ter conseguido comprar itens na App Store e iTunes Store usando seus cartões nacionais, emitidos no Brasil. Ou seja, a novidade já está em vigor e você já pode usufruir.

Gostou da novidade? Compartilhe! Abraço.