A Apple recentemente retirou do ar uma útil ferramenta para verificar se um iPhone, iPad, iPod touch ou Apple Watch foi bloqueado. A funcionalidade permitia que, através de uma página no site da própria Apple, o usuário inserisse o IMEI ou número de série de determinado dispositivo e assim saberia se este havia sido bloqueado ou não. A empresa não deu nenhuma explicação sobre a mudança, como nos conta o iDownloadblog.

O link para a página que dava acesso ao recurso de verificação não funciona mais e o documento de suporte que detalha o serviço não contém nenhuma referência ao serviço na web desde o dia 24 de janeiro. Não está claro na última atualização do suporte se uma nova versão da ferramenta poderia estar retornando no futuro, de uma forma ou de outra.

Resultado de imagem para verificar bloqueio ativação apple

O documento de suporte atualizado agora diz que os usuários devem testar o status do bloqueio de ativação diretamente em um dispositivo usado antes de comprá-lo, aconselhando-os a pedir ao vendedor para desativar o recurso se ele estiver ativado. Porém o grande barato do serviço era justamente testar a situação do aparelho antes de comprá-lo, pelo site. Muitos comentários na internet dizem que a falta da ferramenta de verificação de bloqueio de ativação na internet provavelmente irá incentivar ladrões e usuários maldosos a revender dispositivos roubados online.

Aos que não conhecem o bloqueio de ativação ou não sabem do que se trata, é um recurso de segurança que impede que dispositivos roubados sejam usados, a menos que autorizados com a senha do ID do Apple do proprietário original.

E o que a Apple aconselha fazer se você comprou um dispositivo que ainda está ligado à conta do proprietário anterior? “Entre em contato com o proprietário anterior o mais rápido possível e peça para apagar o dispositivo e removê-lo de sua conta”, diz o documento de apoio. Ingênuo, não ? 😛

O bloqueio de ativação é ativado automaticamente quando Localizar Meu iPhone está ativado. Como falamos, com o bloqueio de ativação ativado, é necessário um nome de usuário e senha do ID da Apple para que qualquer pessoa possa desativar a opção e apagar o dispositivo ou reativá-lo.

Resultado de imagem para verificar bloqueio ativação apple

Com iOS 7 ou superior, o recurso funciona somente com iPhone, iPad ou iPod touch. Já no Apple Watch, com watchOS 2 ou superior. O bloqueio de ativação não está disponível para Mac e Apple TV.

Até que a Apple justifique a mudança, confesso que não entendi o motivo. E você? O que achou da novidade?

Abraço!