Tim Cook, CEO da Apple Inc., fala durante entrevista para Bloomberg Technology television, na Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) em San Jose, California, U.S. Fotógrafo: David Paul Morris/Bloomberg

Estamos presenciando uma nova disputa no ramo da tecnologia, onde gigantes estão brigando para ver quem emplaca primeiro um carro de condução autônoma que poderá revolucionar o mercado. Empresas como Google, Volkswagen e Mercedes estão trabalhando a todo vapor para que essa realidade chegue o mais rápido possível.

De acordo com o CEO da Apple, Tim Cook, a maçã também está participando desse cenário, trabalhando no desenvolvimento de um software relacionado à condução autônoma. A revelação do chamado “Project Titan” foi feita durante entrevista para o Bloomberg durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017.

Tim Cook confirma projeto Titan durante entrevista

O vídeo publicado esta semana no canal da Bloomberg mostra uma conversa descontraída que marca a confirmação oficial de que o projeto secreto no qual a Apple está trabalhando é realmente relacionado com a indústria automobilística, mais precisamente concentrado na tecnologia de auto-condução.

Eis a declaração de Tim Cook (tradução livre):
Nós estamos focados em sistemas autônomos. É uma tecnologia fundamental que nós acreditamos ser muito importante e provavelmente um dos projetos de inteligência artificial mais difíceis de se trabalhar. Existe uma grande ruptura nesse tipo de tecnologia, você tem basicamente três fatores que geralmente ocorrem ao mesmo tempo. Se você já dirigiu um carro elétrico, essa é realmente uma experiência maravilhosa.

Os três fatores dos quais se refere Tim Cook são:

  • Tecnologia de condução autônoma;
  • Carros elétricos;
  • Serviços de transporte estilo Uber;

Como você deve ter percebido no trecho que comentei da entrevista, Tim está esquivando responder se a Apple está trabalhando na fabricação de seu próprio carro.

Ao ser consultado ele respondeu: “Vamos ver onde isso nos leva”, e agregou: “Não estamos comentando do ponto de vista de produto o que faremos”.

Esse projeto não é nada pequeno dentro da empresa, se fala de mais de 1.000 engenheiros trabalhando exclusivamente nele, com um sentido de secretismo muito protegido, com a possibilidade de revolucionar uma das indústrias mais rentáveis mundialmente, quem der o passo mais acertado certamente se consagrará como líder do mercado.

Assista o vídeo:

Desde que surgiram os rumores sobre se o Project Titan envolvia um carro autônomo não vimos nenhum analista comentando se a Apple deveria ou não fabricar o próprio carro, ou se formaria uma aliança com uma grande montadora.

No final do ano passado, a mesma Bloomberg havia comentado que o Project Titan teria sofrido uma reviravolta transformando o projeto de um carro autônomo em um “software” para essa finalidade.

Seja lá qual for o objetivo final deste projeto, sem sombra de dúvidas é interessante ver uma empresa perfeccionista como a maçã fazendo parte do jogo.

O que você pensa sobre o assunto? Teria interesse em adquirir um carro da Apple?