Apple contratou Paul Deneve, ex-CEO da Yves Saint Laurent, qual será a função dele?

Confirmando os rumores que circularam a web na semana passada, no dia de ontem a Apple confirmou sua mais nova contratação, ninguém menos que Paul Deneve, que ocupou durante bons anos a cabeça da marca francesa Yves Saint Laurent, ele chega a Cupertino cheio de moral, no cargo de vice-presidente.

Ninguém confirmou exatamente qual será sua função dentro da Apple, no comunicado enviado pela Apple para a imprensa se fala sobre “projetos especiais”. O que um executivo consagrado em uma das marcas mais luxuosas do mundo poderá realizar dentro da Apple?

Paul Deneve estará a cargo do lançamento de um relógio inteligente, popularmente chamado de iWatch?

Paul Deneve é o novo vice-presidente da Apple

As notícias são muito boas, ao menos para ele, ex-CEO da Yves Saint Laurent, que certamente destapou algumas champanhas para festejar seu novo trabalho, mas engana-se quem pensa que trabalhar com tecnologia é algo novo para Paul Deneve, vamos recordar seu histórico.

Paul Deneve fez parte da comissão diretiva da Exxon Mobile, e já trabalhou na Apple em outro momento, entre os anos 1990 e 1997, onde ocupou diversos cargos de marketing. Hoje, atua também como consultor de diversas startups instaladas no Vale do Silício.

Embora a função de Deneve seja um pouco incerta, sabemos que ele possui excelentes conhecimentos em marketing e vendas, principalmente por ter um passado de êxito na liderança de uma marca tão importante mundialmente como é a Yves Saint Laurent.

No comunicado enviado pela Apple para a imprensa somente se fez referência a ser “responsável por projetos especiais” e que estará trabalhando diretamente abaixo do Tim Cook, que será a única pessoa ao qual ele deve enviar informes.

Será ele o encarregado de projetos como o iWatch?

Não é algo tão sem sentido, Paul tem uma grande experiência dentro do mercado da moda, isso o faz o candidato certo para supervisionar um projeto como o iWatch, que da mesma forma que o Google Glass, será um acessório de vestir, a combinação entre vestuário e tecnologia.

iwatch-mockup

Pode ser que na Apple pensem em explorar o grande conhecimento de Paul Deneve no setor, mas também pode significar que a Apple esteja querendo investir num setor econômico mais elevado, seja por dar uma boa renovada nas Apple Store do mundo inteiro, graças ao conhecimento de excelência de Paul.

A função exata de Paul Deneve somente saberemos nos próximos meses, porém, uma coisa é certa, a Apple fez uma contratação de peso e podemos esperar brilhantes projetos vindo à tona. Neste momento, devemos esperar a próxima Keynote, onde poderemos saber mais sobre o trabalho de Deneve dentro da companhia.

Mais informação sobre o iWatch

O iWatch de momento não passa de um rumor, especula-se que a Apple esteja trabalhando num relógio de pulso inteligente, que possa interagir com dispositivos como o iPhone e o iPad, funcionando de forma independente para alguns recursos.

iWatch Mockup
Imagem gerada em computador do iWatch (rumor) – Créditos: 9to5Mac

Não há nenhuma confirmação oficial sobre este produto, mas a cada dia que passa os rumores parecem mais certeiros, principalmente com a contratação de Paul Deneve e também o registro da marca iWatch ao redor do mundo por parte da Apple.

Nesta semana, graças à publicação do 9to5mac, soubemos dos pedidos de registro da marca iWatch no Japão, Russia, México, Colômbia e Taiwan.

Registro do iWatch no méxico
Registro da marca iWatch no México – Créditos: 9to5Mac

Por agora, somente foi registrado o nome iWatch em alguns países, talvez para resguardar a marca, mas possivelmente por algum projeto relacionado ao nome, sabemos também que nos Estados Unidos, Reino Unido (consequentemente toda a comunidade europeia*) e no Brasil a marca já está registrada, a Apple tem duas opções neste caso, tentar comprar estas marcas nos países em que ela já existe, ou lançar o produto mesmo assim e depois brigar na justiça pelo direito de uso.

* Bélgica, Itália, Luxemburgo, França, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Irlanda, Grécia, Portugal e Espanha.

Debate:

  • Você aposta num projeto como o iWatch?
  • Gostaria de vestir tecnologias como o Google Glass e o iWatch?

Grande abraço, até já.

Leia também:

Comentários: