App Store começará a exibir anúncios de aplicativos e jogos

A partir de 5 de outubro a App Store vai permitir anúncios pagos no resultado da busca de aplicativos. A novidade foi anunciada em junho, na WWDC, conferência anual de desenvolvedores Apple, e agora já tem data para início. Como dito no evento de lançamento do iPhone 7, a loja está lotada de apps, contando com mais de 140 bilhões de downloads. Isso faz com que a concorrência aumente e seja difícil destacar determinadas aplicações em meio a tantas opções.

Segundo a Apple, 65% dos downloads feitos na App Store são iniciados após os usuários utilizarem a barra de pesquisa. Em breve, ao pesquisar por algo na loja, os aplicativos que aderirem a publicidade aparecerão com a etiqueta “Ad” ao invés de “Essenciais”, como já é exibido hoje em dia nos destaques.

Como funciona?

unnamed-2

O anunciante precisa definir um orçamento, um gasto máximo diário e um custo máximo por toque, funcionando basicamente como um leilão. Você somente paga quando os usuários interagem com o anúncio. Por enquanto não existirá um valor mínimo de orçamento, sendo possível comprar anúncios gastando pouco.

unnamed-1

Segundo a Apple, os ads serão exibidos em uma combinação de valor e relevância de um aplicativo para a pesquisa. A empresa avisa que agora mais que nunca é essencial atualizar a descrição do aplicativo, para potencializar o alcance dos anúncios.

Os desenvolvedores poderão obter $100 para testar o serviço, da mesma forma que o Google oferece créditos para empresas testarem o Google AdWords. Em síntese funcionará de forma similar. O site da Apple afirma que esta promoção de lançamento é válida por tempo limitado: iniciou em 20 de setembro e termina em 31 de dezembro de 2016. Os interessados devem concordar com os termos e condições.

Vantagem para grandes empresas

É evidente que as grandes produtoras de aplicativos adoraram a novidade. Promover as aplicações com anúncios na App Store favorecerá as grandes desenvolvedoras, em detrimento dos desenvolvedores “indie”. O orçamento das empresas que fazem games e aplicativos para iOS e diversas outras plataformas é infinitamente maior do que a verba dos desenvolvedores independentes, que muitas das vezes fazem apps fantásticos e muito úteis.

Parece que a Apple resolveu virar mais uma página de sua história e de fato quebrar o paradigma da livre concorrência, fazendo com que grandes desenvolvedores tenham maiores chances de se destacar.

Por enquanto só será possível anunciar na App Store norte-americana. A novidade deve chegar em breve ao Brasil.

E você, também acha que a concorrência será desleal daqui pra frente? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Leia também:

Comentários: