Gangstar Rio: City of Saints – Finalmente o GTA veio para o iPad?

Olá Amigos do abcdoiphone.com. Chegamos a mais uma sexta feira, e como vocês já sabem, dia de jogo.

Descobri um jogo no domingo, e já tinha tudo planejado para falar dele aqui hoje, mas fui obrigado a mudar de planos na última hora. Aconte que a Gameloft (sim, a mesma responsável pelo incrível Modern Combat 3, que falamos aqui semana passada) resolveu fazer mais um lançamento ontem. O furor foi tamanho que recebi pedidos de review até em meu e-mail pessoal. Bom, a essa altura acho que todos já sabem que eu estou falando do Gangstar Rio: City of Saints.

Gangstar Rio: City of Saints é o terceiro jogo de sua série. Seus antecessores são Gangstar: Miami Vindication e Gangstar: West Coast Hustle. Muita gente está chamando do Gangstar Rio: City of Saints de “o GTA para iPad” e se querem saber a minha opinião: Acho que isso é uma ofensa ao pessoal da Rockstar Games. Eu chamaria o Gangstar Rio de, no máximo, algo que tentou ser o GTA e falhou amargamente.

As mancadas do Gangstar Rio:

  • Realismo zero. Fiquei realmente impressionado como um jogo de 6,99 obamas pode ter uma física tão precariamente irreal. Quer um exemplo simples? Derrube um poste a 10 km/h. O poste vai sair girando no ar como se não houvesse gravidade, subindo lentamente no ar. Ah, ele nunca mais vai cair no chão. Entre outros detalhes, as sombras são horríveis e não é possível cair da moto. Não importa como você bata ou de que altura caia.
  • Desconhecimento total do Brasil. É de doer como os gringos não tiveram a menor noção na hora de criar esta cidade virtual, e dizer que é parecidíssima com a cidade do Rio de Janeiro. Duvida? Baixe o jogo, e logo nas primeiras missões você deve ir ao “Sambódromo”. Vá até o local e entre em depressão.
  • A tentativa de abrasileirar o game vai bem enquanto temos André, Marcelo. Mas quando entram personagens como o Senador Peralta, frases completamente em inglês com “boladão”, “bródi” e palavrões em português, o resultado é péssimo. A cereja do bolo é uma bola de futebol granada.
  • Efeitos sonoros. Alguns carrinhos de brinquedo do meu filho de 1 ano tem sons mais realistas do que os carros do jogo. A mesma qualidade segue para a maioria dos efeitos e para as músicas.
  • Cidade mal assombrada. Os carros e pessoas aparecem como fantasmas. O efeito é intensificado quando você anda em alta velocidade. Ainda sobre os gráficos, é comum encontrar bugs como carros que entram em objetos, cabeça do personagem atravessando o teto do carro, etc.

Ok, sejamos justos, o jogo também têm seus acertos:

  • Quando você está dentro de um veículo é possível controlá-lo através do acelerômetro.
  • Grande variedade de armas. Da pistola até a Bazuca.
  • Dezenas de veículos que vão dos carros e motos até avião, helicóptero e tanque de guerra.
  • 60 missões que renderão horas de jogo. E ainda é posível realizar tarefas específicas em veículos especiais como ambulância, taxi, moto de entrega de pizza, assim como no GTA.
  • Possibilidade de personalizar o seu personagem com diversas opções de calças, camisas, chapéus e óculos.
  • Suporte a 10 idiomas incluindo o português.

Veja o trailer oficial do game:

Veja o gameplay:


*Poste flutuante aos 7:47

Compre agora, só $6,99!

Esta foi a minha opinião. Leia bem, assista aos vídeos e forme a sua. Se você é realmente aficcionado pelo estilo, e conseguir entender os pontos negativos como limitações naturais do sistema, boa sorte. Afinal, este ainda é o mais perto que você pode chegar de jogar GTA no iPad.

Considerações Finais

Acho que existe um motivo para que os criadores do GTA não tenham feito uma versão semelhante para o iPad. Acredito que até mesmo o iPad 2 ainda não possui processamento para rodar com qualidade um jogo desta magnitude. A impressão que me dá ao jogar Gangstar Rio: City of Saints é a mesma de jogar em um desktop que não tem capacidade suficiente para rodar determinado jogo. Ainda não foi dessa vez que o GTA veio para o iPad.

Debate:
O que você achou do Gangstar Rio: City of Saints?
Já jogou o Gangstar Rio ou algum dos seus antecessores? Conte-nos a sua experiência.

Grande abraço e um ótimo fim de semana!

Leia também:

Comentários: