O Safari é o navegador padrão do iPhone e do iPad, embora seja bastante normal as pessoas utilizarem ele, isso não significa que elas saibam tirar proveito de tudo o que o aplicativo tem a oferecer.

Pensando em lhes ajudar, elaborei um vídeo com 11 truques sobre o Safari, que lhe irão ensinar uma série de funções que você nem ao menos sabia que existiam. São onze, portanto certamente alguma delas você já conhece, mas fique até o final onde ensino as melhores e mais desconhecidas dicas sobre esse assunto.

Assista o vídeo:

Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique aqui) para não perder nossos tutoriais, resenhas e gameplays em primeira mão.

Pra você que não pode acompanhar em vídeo, seguem as dicas em texto:

1) Toque para exibir as ferramentas

Vamos tocar uma vez na barra superior, onde está o endereço do site e o relógio, esse comando fará com que todas as ferramentas sejam exibidas, para que você possa ir para outro site, compartilhar o site que está navegando, colocar nos favoritos, etc.

No iPhone você deve tocar na parte de baixo da janela, ao invés de tocar na barra superior.

2) Para o topo

Seguindo o passo anterior, agora você vai tocar mais uma vez na barra superior (ao lado do relógio), o Safari voltará para o topo da página. Isso também serve em outros aplicativos.

exibir-ferramentas

3) Baixar imagem / foto

Durante a navegação do site se você encontrar alguma imagem que deseja fazer download, bastará tocar sobre ela e manter o dedo até que o menu apareça, logo, toque em Salvar Imagem.

baixar-foto

As imagens baixadas ficarão dentro do aplicativo Fotos.

4) Histórico recente

Um truque muito útil se você abriu muitos sites e logo quiser voltar atrás, toque e segure no botão de Voltar do Safari, aparecerá um menu com os últimos sites visitados, bastará agora escolher qual você deseja abrir novamente.

historico-recente

O mesmo servirá se você tocar no botão de Avançar, no caso de que tenha voltado e deseje avançar para uma página aberta recentemente.

5) Organize os botões em Compartilhar

Você pode tocar, segurar e arrastar os ícones na tela de compartilhar, para poder organizar de acordo com sua preferência, deixando antes aqueles ícones que mais lhe interessam no dia a dia.

organizar-compartilhar

6) Favorite mais rapidamente

Se você adorou um site, como o iPadDicas por exemplo, e deseja adicioná-lo aos seus favoritos, ao invés de tocar no botão compartilhar e lá procurar o botão de favoritos, você pode fazer o seguinte: toque e segure no livro, logo aparecerá um menu para adicionar Novo Favorito.

favorite-rapidamente

7) Organize as janelas abertas

Não costumo usar esse truque, mas você pode encontrar utilidade, trata-se de organizar as janelas abertas, na ordem em que você desejar. Bastará tocar no botão das janelas, lá dentro deverá tocar e segurar numa miniatura, arrastar para baixo e depois colocar no lugar desejado.

8) Fechar janelas rapidamente

Vamos supor que você tenha muitas abas abertas no Safari e deseja fechar algumas delas. Toque no botão de janelas, lá dentro, deslize para a esquerda até que ela desapareça. Faça isso repetidas vezes até terminar de fechar as desejadas.

9) Fechou uma janela sem querer, abra rapidamente

Se você fechou por acidente uma página, não se preocupe, tem solução. Basta tocar no botão + e segurar, até aparecer a janelinha de Abas Fechadas Recentemente.

reabrir-abas

10) Busque na página

Se deseja fazer uma busca de alguma palavra dentro do conteúdo de uma página, bastará você fazer o seguinte: toque no botão de compartilhar, depois na opção Buscar na Página.

buscar-pagina

Pronto. Recomendo que você arraste esse ícone mais para a frente, para ficar mais fácil de localizá-lo depois (como ensinei na dica 5).

11) Salvar como PDF

Precisa imprimir mas não tem impressora compatível com o iPad? Bom, faça o seguinte, salve como PDF e depois envie por e-mail para imprimir no computador.

ibooks

Simples, toque no botão Compartilhar, logo em Salvar PDF no iBooks. Todos esses PDFs vão ficar guardados evidentemente no iBooks.

BONUS: Ouvir YouTube em background

Esse eu sempre gosto de repetir, tem muita gente que não conhece, para ouvir uma música do YouTube em plano de fundo, bastará abrir o site m.youtube.com depois escolher o clipe favorito.

Saia do Safari com o botão Home, depois deslize de baixo para cima para abrir a Central de Controle e toque no botão Play.

Pronto, música tocando em plano de fundo! Sim, tem aplicativos que fazem isso, mas essa é uma forma nativa, diretamente no Safari, sem precisar baixar nada.

Considerações finais

Bom pessoal, espero que lhes tenha sido de utilidade. Para aqueles que tiverem dificuldade em realizar os passos, por favor, assistam o vídeo, lá eu mostro tudo certinho ilustrado na tela do iPad.

Se gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais, isso ajuda muito a divulgar o conteúdo, e consequentemente para seguir produzindo novos tutoriais para vocês.

Um abraço, até já.

4 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado, o Safari do meu iPhone não está sincronizando os Favoritos. E o Safári já está ativado nas configurações do iCloud (Config. – iCloud – Safari). Sincroniza o Histórico mas não os Favoritos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here