Olá amigos, hoje trarei uma lista diferente, não será sobre aplicativos nem jogos, serão 10 dicas e truques muito interessantes para você que deseja aprender a trabalhar ainda melhor com seu iPad, iPhone ou iPod Touch.

Dicas básicas, dicas para iniciantes e intermediários que farão você mudar completamente a forma que usa seu tablet, elas com certeza lhe darão mais produtividade, ajudarão a resolver problemas e farão você economizar tempo em várias tarefas.

Acompanhe comigo esta grande lista de dicas essenciais.

Mais truques imperdíveis:

1. Seis ícones no Dock

Você sabia que pode deixar até 6 ícones na barra da tela inicial? Isso é ótimo para agilizar a abertura dos aplicativos mais utilizados.

Eu no caso tenho:

  • Safari
  • Mail
  • Calendário
  • iPadDicas
  • App Store
  • Ajustes

Para adicionar mais ícones basta tocar e manter o dedo sobre o aplicativo desejado, quando começar a tremer solte, toque novamente e arraste para o Dock.

Faça isso com os desejados, poderá tirar os pré-determinados tocando e arrastando eles para fora do Dock.

2. Controle rapidamente a Música

Existem duas formas de ter controle rápido das músicas, sem ter que utilizar o aplicativo Música, uma delas é o acesso rápido da barra de multi-tarefas e outra é na tela bloqueada.

Barra multi-tarefas:
Toque 2x no botão HOME (ou deslize 4 dedos de baixo pra cima da tela), depois deslize a barra da esquerda para a direita. Lá estarão os comandos “Anterior”, “Play/pausa” e “Seguinte”.

Tela bloqueada:
Com o iPad na tela de bloqueio toque duas vezes no botão HOME, aparecerão os comandos citados acima: “Anterior”, “Play/pausa” e “Seguinte”.

3. Finalizando um aplicativo que não funciona

As vezes um ou outro aplicativo resolve empacar, não funciona, abre e fecha sozinho… em alguns casos você pode resolver finalizando (forçando encerrar) o aplicativo.

Como? Vá para a tela inicial, Toque 2x no botão HOME, Toque no aplicativo e mantenha o dedo sobre ele, depois toque no (-) para finalizar.

4. Suba a rolagem rapidamente

Quando você navega em sites com textos muito longos voltar ao topo para encontrar o menu pode se tornar bem “chato”, mas utilizando esta dica simples você poderá voltar ao topo sem esforço.

Basta tocar na barrinha preta do relógio, a página voltará automaticamente para o topo.

5. Desfazer, control + Z

Muitas vezes quando estamos escrevendo um texto nos enganamos, tocamos onde não devia e apagamos parte daquilo que tínhamos já digitado, e aí? Tem control + Z no iPad? Tem sim, basta você tocar no botão .?123 e logo no botão Desfazer.

6. Problemas no Wi-Fi?

Grande parte deles pode ser resolvido com somente colocar o iPad no Modo Avião e depois desligar este modo. É super simples, essa tarefa reseta a rede do iPad e resolve na maioria das vezes.

Se você como eu utiliza várias redes Wi-Fi com o mesmo nome, exemplo:

  • Casa: Darugna
  • Escritório: Darugna
  • Casa dos irmãos: Darugna
  • Casa dos pais: Darugna

Você certamente terá dores de cabeça, uma dica é abrir Ajustes > Wi-Fi > Selecione a bolinha azul do nome da rede ativa (>) > Esquecer Rede.

Isso apagará a configuração atual, você poderá digitar a senha da outra rede, que coincidentemente tem o mesmo nome e por esta razão não funciona.

7. Troque rapidamente entre Apps abertos

O iOS 5 trouxe os gestos ao iPad, uma das formas de otimizar o tempo e trocar rapidamente entre aplicativos é deslizar com 4 dedos da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita a fim de mudar de aplicativo.

Será uma experiência completamente nova para os que não utilizam.

Outros gestos são:

  • Deslizar 4 dedos de baixo pra cima
  • Fechar os 5 dedos na tela (pinça)

8. Adicione uma página favorita à tela inicial

Muitos me perguntam se há um aplicativo do blog, realmente não há, o que nós fizemos foi adicionar o iPadDicas à tela inicial, faça o mesmo com nosso blog e com outros também.

No Safari toque no botão Compartilhar (caixa com flecha saindo dele) e depois Adic. à Tela Inicial.

Depois dê um nome e toque em OK.

9. Reinicie seu iPad

Algumas vezes você precisará reiniciar seu iPad para solucionar problemas. Lentidão, Apps que não funcionam… enfim, são vários os casos que reiniciar seu iPad poderá resolver.

Para fazer isso segure juntos HOME e POWER (o redondo do meio e o de cima) por aproximadamente 10 segundos, você forçará o reinicio do sistema e se beneficiará com isso.

10. Formate e recupere seu backup

Seu iPad está lento, desorganizado, Apps falham ou fecham constantemente, algumas funções apresentam problemas? Talvez seja hora de começar novamente.

Cada vez que você sincroniza seu iPad com o iTunes ele realiza um backup funcional com tudo o que você precisará para formatar.

Com isso feito você precisará somente clicar no nome de seu iPad na barra lateral esquerda, depois no lado direito clique em Restaurar.

Depois do processo realizado seu iPad certamente funcionará melhor, essa não é uma tarefa que deve ser realizada constantemente, faça somente em últimos casos.

Considerações Finais

Pessoal espero ter lhes ajudado com estas dicas para usuários básicos e intermediários, cada dia que passa novos usuários adquirem o iPad, iPhone e iPod Touch, é por isso que esse tipo de dica é cada vez mais útil e necessária.

Um abraço, até já.

127 COMENTÁRIOS

  1. Adorei! Estava com tantas dúvidas quanto ao abrir e fechar aplicativos e passar de uns para outros. Fiquei fã do seu site. Foi muito elucidativo e eficaz. Tem uma explicação simples que qualquer leigo consiga entender. Muitos parabéns e muito sucesso como os eu site que é bem merecido.
    Um Bem Haja de Lisboa, Portugal.

  2. Boa noite André. A barra que sobe quando posiciono o dedo na base o iPad e subo o dedo, sumiu.
    Ela é muito útil para controlar a intensidade de luz, ligar e desligar Wi-Fi, modo avião, etc.
    O que faço. Obrigado

  3. André, eu atualizei meu ios para o 6 depois disso eu não consigo baixar mais nada. O ícone de baixar está cinza mais ele fica verde quando aperto em instalar, mas em seguida ele diz que precisa de perguntas e repostas para poder permitir o download. Eu já fiz isso várias vezes mais ele diz que está indisponível. ME AJUDA!!!

  4. Parabéns, muito interessante seu blog.
    Vi suas dicas e gostaria de saber se reiniciar o meu I-pad posso perder algo dele com este processo?
    Obrigado.

  5. André, primeiramente meus parabéns pelo seu blog.
    Por favor, me ajude. Tenho um ipad e quando entro em um site e este site tem aquelas sub telas (tipo no da receita federal) onde encontro e quero andar entre as opções, não consigo. Se arrasto ele arrasta a tela todo. Por favor, vc pode me ajudar??

    desde já obrigado.

  6. Fui apresentado ao iPad Dicas há uma semana e já li muita coisa interessante que me ajudou. Tenho minha lista de contatos com nomes e telefones. Se quiser pesquisar pelo nome é fácil achar o contato, mas se quiser pesquisar pelo telefone ou por qualquer informação adicionada dos contatos, não consigo essa pesquisa. Não consigo isso no aplicativo Contatos e nem na pesquisa do Buscar no iPad que aparece quando aperto 2x o botão home. Tem alguma dica para essa pesquisa?

  7. boa noite ..primeiramente gostariavde agradeçer o que sei hoje aprendi aqui . bom gostaria de saber qual melhor aplicativo para ver videos em sites a maioria não consigo desde ja agradeço

    • Sueli no truque número 8 ele explica como fazer isto:

      “8. Adicione uma página favorita à tela inicial

      Muitos me perguntam se há um aplicativo do blog, realmente não há, o que nós fizemos foi adicionar o iPadDicas à tela inicial, faça o mesmo com nosso blog e com outros também.

      No Safari toque no botão Compartilhar (caixa com flecha saindo dele) e depois Adic. à Tela Inicial.

      Depois dê um nome e toque em OK.”

  8. Outra dica para desfazer mais rapidamente é sacudir o iPad/iPhone e ira aparecer uma caixa perguntado se quer “desfazer”. E, vale lembrar que esse desfazer nao é exatamente te igual ao crtl +z pois esse apaga tudo que escreveu.

    Abs

  9. Parabéns pelo blog! Muitas dicas já conhecia.
    Outro “gesto” que eu utilizo no iPad é separar o teclado com os dois dedões: Quando o teclado aparecer simplesmente separe do centro para os lados com os dedões, me facilita muito a digitação.

  10. Bom dia… Por favor, poderia me ajudar… Não consigo enviar para meu ipad, os meus videos gravados em meu pc (formatos mpg / thm). Já tentei varias vezes através do itunes e não consigo, devo estar fazendo algo errado, com certeza. Poderia me ajudar??? Obrigado!!!

  11. Moro em Cuiabá MT. O meu fuso é de 1hr a menos em relação ao horário oficial. Tudo ia maravilhosamente bem até seguir sua dica de colocar em modo avião para tentar resolver um problema de conexão com minha rede que o iPad encontra mas não conecta, fica só carregando. Ao retornar no modo normal, o meu iPad adiantou em 1hr o meu fuso e não consigo deixa-lo no fuso anterior em busca automática.

  12. Olá André td bem?

    Te acompanho sempre e gostaria de saber se vc poderia tirar uma dúvida minha, se estiver fora do contexto me desculpe…

    É sobre a foto do iPad que aparece nesse post. Na tela aparece albuns de fotos, diferente do que aperece qdo abre as fotos aqui no meu iPad (iPad 3), eu gostaria de saber se é algum programa específico, pq no meu iPad os albuns de fotos não aparecem dessa forma…

    Obrigada
    Parabens pelo blog, é simplesmente excelente

  13. OLÁ!NÃO SEI SE ESTA PERGUNTA JA FOI FEITA MAIS VOU TENTAR RSRS.
    SINCRONIZEI MEU IPAD2 NA LOJA DE UM AMIGO, QUANDO ENTRO NA MINHA LOJA E QUERO SINCRONIZAR O IPAD ELE DIZ QUE NÃO ACEITA E QUER APAGAR TUDO O QUE ESTÁ NELE…E AGORA O QUE FAÇO PRA NÃO PERDER MEUS JOGOS E APLICATIVOS QUE BAIXEI …….. ME AJUDEM….

    BJIINHUSSSSS………..

    • Olá Franciele, um iPad somente sincronizar com 1 iTunes, ao conectar com outro você perderá os dados.
      Para recuperar vai precisar da senha de seu amigo, faça login com a conta dele na App Store do iPad mesmo e clique na aba comprados, lá estarão os Apps dele pra você baixar novamente.

      Abraço.

  14. Já comentado aqui, mas não custa repetir de forma sumária para quem não vai ler tantos comentários, tanto o desfazer chacoalhando o iPad quanto usando o teclado só são eficientes quando se quer apagar TODO o texto. Ou seja, uma ou duas vezes na vida.

  15. André,
    Parabéns pelo blog… É meu pão nosso de cada dia… Excelente.
    Poderias comentar sobre como fazer a atualização de iOS sem perdas de aplicativos e demais arquivos? Obrigado pelas excelentes dicas.

  16. Galera estou com um problema que anda me dando muita dor de cabeça, estou com vários contas Apple pelo caso da mudança de Store pelos jogos e tudo mais e agora com qualquer conta que eu faço login e tento atualizar apps pagos dá o erro “Your Apple ID has been disabled”. Gostaria de saber como arrumar esse problema, sei que esse não é o melhor local para perguntar isso, mas não consigo acessar outro site ou fórum que me ajude, Obrigado !

  17. Ótima dica a opção “desfazer”, isso era realmente chato. O problema é que ele não desfaz palavras por palavras, mas tudo o que você digitou!

    Outra dica que descobrir consequente disso é que apertando o botão .?123 e depois o botão #+= é possível refazer o que você desfez.

  18. Olá André!

    Parabens pelo post, como sempre, muito prático e interessante.

    Já conhecia todas as dicas… acho que já posso me considerar um usuário avançado, rs…

    Acrescentaria ainda que não uso “Seis ícones no Dock”, mas sim Seis pastas no Dock… explico, não consegui escolher somente seis apps, dai teste criar pastas no Dock e deu certo!! então tenho seis pastas com os apps relacionados aos assuntos que mais uso: Navegação (Email, Safari, Opera e apps de GPS), Bíblicos (apps da Bíblia – uso mais o OliveTree , hinários e alguns links de sites cristãos), Revistas (apps de revistas diversas, tais como HSM, Info, Super interessante e links para sites como iPadDicas e iPhonesDicas), Notícias (apps e links de notícias), Escritório (Pages, Numbers, Keynote, iAnnotate – excelente leitor e anotador de PDF, dicionários, BoxNet e o Keeper – para guardar minhas senhas) e uma última pasta Social (Twitter, Face, FourSquare, Contatos, Latitude, Amigos e outros)… Ufa, tem coisa no meu Dock, viu e olhe que uso quaso tudo diariamente…

    Um abraço!!

  19. Parabéns novamente pelo trabalho tenho feito vários comentários mais nenhum foi respondido,sei que seu trabalho exige muito tempo, mas tirando isso :/ adoro o blog e meus parabéns denovo cada vez maior o blog
    abraços
    🙂

  20. Andre,
    Otimas dicas!!! Quanto à do Wi-Fi faço isso de ter várias redes com o mesmo nome, mas coloco também o mesmo tipo de autenticação, o mesmo canal de wi-fi, e a mesma senha.
    Não só funciona bem como fica totalmente transparente…se estava em uma rede, quando ativo o wifi novamente embaixo da cobertura de outra o ipad já se conecta automaticamente…
    Abraço
    Luiz

  21. Olá andré, suas dicas são bem interessantes e úteis, sempre entro aqui para aprender algo novo. Gostaria de te pedir um favor, estou tendo problemas com o meu “calendário”, quando adiciono um evento nele e peço o “alerta” aí q vem o problema, em “alerta” se eu coloco “1 hora antes” e em 2º alerta eu coloco “5 minutos antes” por exemplo, é muito comum de se inverterem os alertas, o segundo alerta passa a ser de 1 hora antes e o primeiro 5 minutos antes do evento,isso dps q eu fecho o aplicativo, e acabo perdendo os lembretes. Vc sabe o q pode ser isso? é normal? obrigado desde já e abraço.

  22. Caro Daniel, boa tarde. Escrevo para parabenizá-lo pela iniciativa e amplitude do seu trabalho. Hoje as inúmeras possibilidades e funcionalidades dos recursos tecnologicos que temos disponiveis e a ausencia de manual para a maioria delas nos torna reféns apenas de modismos. o iPAD, sem um apoio como o que você oferece, torna-se um desses modismos, uma forma “bacana” de enviar emails e outras coisas simples, e perde-se a noção das possibilidades que tais ferramentas nos trazem. Com o apoio do site meu iPAD é hoje uma ferramenta de trabalho e entretenimento. Muito obrigado por isso e continue com o belo trabalho.
    Atenciosamente,
    Vinicius Brum.

  23. André, quando coloco para deixar a pagina do blog na página injcial, a imagem não fica legal, como “faz” para deixar o logo do blog sem precisar conectar ao pc?
    Grato!

  24. Uma coisa absurdamente simples que falta ao iPad é um icone de um “botãozinho X” no canto superior da tela de um aplicativo para simplesmente fechá-lo. Como os engenheiros e designers da Apple são craques em simplificação, não sei porque esqueceram algo tão básico e necessário, ter de fechar um app pelo modo conhecido não é mais simples.

    • Abdre, o Home não fecha o app, simplesmente o minimiza.

      Em algum momento depois precisaremos fechá-lo, abrindo a barra dos apps, segynrando um deles, e depois clicando no sinal de menos de cada um, isso não é prático nem minimalista, é arcaico, nos acostumamos com o design da Apple que vai pelo mais simples.

      Ah, não precisa fechar? Claro que sim, apps abertos não usados aos montes consomem memória e carga da bateria. Mais, é absolutamente comum sairmos de um app para outro e não voltarmos ao primeiro tão cedo, seria muito mais prático um botãozinho X em cada app.

      Inclusive, enviei uma sugestão a Apple nsssa semana sobre isso, se eles toparem vou querer royalties.. ahaha… (brincadeira).

  25. Amigo olha eu tenho um ipad e quero restaurar ele , e dps como eu faço pra passar os arquivos do backup pra ele? e parabens pelo site muito informativo…

  26. quando conectado o ipad2 no hdmi do datashow a imagem fica pequena, mesmo verificando a resolução do equipamento, ainda assim a imagem não amplia na tela, ou seja, a imagem do datashow sim, mas a imagem gerada pelo ipad não. da mesma forma quando vc utiliza do ipad a tv via hdmi a imagem ocupa metade da tela, não ocupa todo espaço, mesmo alterando configurações de ambos, apresentações em Ppt por exemplo utilizam metade da tela seja usando tv ou datashow independe da configuração que vc utilize. existe algum programa específico para alterar isso?

    • Olá Juliano, sua pergunta está fora de contexto, deverias usar o suporte para isso:
      http://abcdoiphone.com/suporte/

      Mas vou abrir uma exceção:
      – O iPad tem proporção 4:3
      – A TV tem proporção 16:9

      É técnicamente impossível encaixar um quadrado dentro de um retângulo sem que sobrem bordas, é por isso que a projeção fica com as beiradas pretas.

      Não há erro aí, é pura matemática.

      Um abraço.

  27. Nossa, parecem coisas tão básicas mas são imprescindíveis!
    Essa da rolagem eu não sabia e a do Desfazer foi pra lá de importante para mim.
    Obrigada

  28. Bom dia IpadDicas!

    Valeu André pelas dicas.
    Fico com as dicas 5 e 8 e a do Marcelo Stamzani. Nossa como eu queria essa tecla ctrl+z (desfazer) e ela bem ali na minha frente todo esse tempo, nem pra me dar uma tremedera e eu balançar o ipad enquanto teclo srsrsrsrs…Gostei.

  29. André Quando quero visualizar meu meus aplicativos abertos ou selecionar música eu NÃO pressiono o botão home duas vezes e SIM posiciono meus quatros dedos na base da tela e subo, não sei se fui clara, é do multigestos, assim não sobrecarrego a função do botão home!

  30. Olá, André!!

    Gostaria de saber como baixar musicas, de uma forma simples no ipad 2, sem o itunes do PC.
    já vi musicas para baixar, mas… são musicas estranhas nada a ver! inclusive segui a dica da app de seu amigo… mas não gostei muito!
    como fazer?

    • Olá Sonia tudo bem?
      Baixar músicas é muito fácil, abra o iTunes do iPad (ícone roxo), use a busca pelo nome do artista e depois compre o álbum ou somente a faixa desejada.

      Mais fácil impossível.
      Um abraço.

  31. Oi André, muito bom o site como sempre.

    Na tela inicial do IPAD eu deixo mais de 6 íconos. Isso é possível porque você pode criar a pasta com mais íconos. Eu tenho a minha somente com o que mais uso, Skype, Facebook, Twitter, etc…

    Abs

    Guilherme

  32. Oi André. Muito bom o post, apesar de que eu já utilizava esses “macetes” que agilizam a utilização do ipad. Vai ajudar bastante os novos proprietários de ipad, pois essas dicas são fundamentais!!!! Passei do 1 para o New Ipad e estou aguardando suas novidades. Obrigada pelo blog maravilhoso! Parabéns!

  33. Ola, como muitos troquei meu desktop e consequentemente instalei de novo o ITunes, porem ele não reconhece meu IPAD como computador padrão. Como faço para que o novo Desktop seja o computador padrão do meu IPAD? Parabéns pelo site!

  34. André, parabéns! Todo dia a gente aprende com você…E isso me deixa mais feliz com o Ipad2. Continue com esta energia e ótimos ensinamentos.

  35. Andre, tenho uma dúvida sobre o truque 9. Após o procedimento, logo após reiniciar, cliquei duas vezes no botão home e todos os aplicativos ainda estavam “rodando”. Ele reiniciou mesmo?
    Parabéns, dicas muito boas!

  36. a apple store SAIU DO AR? to tentando entrar e tem a seguinte mensagem: “We’ll be back. We’re busy updating the Apple Store for you and will back soon.”
    aaf, serio?

    • Pela mensagem, trata-se apenas de uma atualização do site. Isso não me assustaria. Isso acontece diariamente no Itaú. Se você tentar executar qualquer operação de pagamento, transferência etc entre 0:00 e 1:00 provavelmente não vai conseguir.

      Se você entrar agora, já está tudo ok!

      Abraço
      Giancarlo

  37. Ola Andre!
    Na dica 10 vc fala sobre o backup no Ipad, mas e quando formato o PC, como faço o backup do itunes? Tem algum artigo explicando isso? Obrigado

    • Eu faço assim:
      1- antes de formatar atualizo o itunes, se não estiver atualizado
      2- baixo a versão atual do itunes para instalar no comp. após a formatação
      3- copio a pasta completa do itunes do meu comp. que no meu caso fica em Músicas- Itunes
      4- depois do comp. formatado, instalo o itunes. Recoloco a pasta copiada do itunes no mesmo lugar de antes e pronto. Tá feito. Espero ter ajudado!

    • Olá Takeshi, pois então isso já passa a ser uma dica bem avançada.
      Poderei tratar em um novo post, realmente não é algo simples e exige um tutorial somente para o assunto.

      Futuramente publico ok? É um excelente post, obrigado por contatar.
      Um abraço.

  38. Andre, pelo prova que fiz (levei esse artigo como prova bimestral) consegui tirar nove, só não sabia o control Z. Tenho sido um bom aluno com um bom professor. Obrigado.

  39. Ola,estou cursando gestao imobiliaria,no cesumar,ensino a distancia,a transmissao das aulas,sao feitas por WEBCLASS(webcasting),como eu fasso pra assistir as aulas no meu ipad,pois viajo muito e tenho que levar meu not.

  40. Andre, ótimas dicas muito obrigado. Gostei bastante da dica sobre, obter até 6 íconos na barra da tela inicial e reiniciar o Ipad. Valeu.. Grande abraço.

  41. Oi André.
    Em qualquer momento toque duasvezes ,com Dois dedos na tela e a ultima coisa que estava reproduzindo ,Volta de onde parou. Musicas ou YouTube.
    Um recurso que USO e que meus amigos tambem gosta e utilizar o voice over para ler livros no IBook.
    Passando Dois dedos de cima para baixo e muda as paginas so zinho .
    Grande abraço.
    Mr Magoo

  42. Oi André!
    Na dica “Tela bloqueada: Com o iPad na tela de bloqueio toque uma vez no botão HOME, aparecerão os comandos citados acima: “Anterior”, “Play/pausa” e “Seguinte”.” tem um errinho.
    É preciso clicar 2x no HOME pra aparecer os comandos do player.

    Para as demais dicas com uso de gestos multitarefas é importante lembrar de acioná-lo em Ajustes -> Geral -> Gestos Multitarefas.

    Valeu pelas dicas.

  43. Tem uma dica para utilizar o Ctrl+Z (desfazer) … Ao digitar um texto balance rapidamente o iPad para os lados (chacoalhe msm) que o desfazer aparece… Mto facil…
    Parabéns pelo blog… Sou fã…
    Queria pedir mais atualizações no iphonedicas.com que tmb é ótimo…

    • Sim boa a dica Marcelo, mas acho que não é tão prático, chacoalhar no iPhone tem mais sentido, do mesmo jeito boa dica.

      O iPhoneDicas e o iPadDicas são administrados por pessoas diferentes, eu adoraria que ele tivesse mais atualizações, mas o dono daquele blog ao parecer não tem intenção de seguir com o projeto, uma enorme pena, eu sinto muito também pois ajudei a lançar e apostei que daria certo. Sinto tanto quanto vocês.

      Um abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here