10 Truques do iOS para aproveitar ainda mais seu iPad.

Olá amigos, hoje trarei uma lista diferente, não será sobre aplicativos nem jogos, serão 10 dicas e truques muito interessantes para você que deseja aprender a trabalhar ainda melhor com seu iPad, iPhone ou iPod Touch.

Dicas básicas, dicas para iniciantes e intermediários que farão você mudar completamente a forma que usa seu tablet, elas com certeza lhe darão mais produtividade, ajudarão a resolver problemas e farão você economizar tempo em várias tarefas.

Acompanhe comigo esta grande lista de dicas essenciais.

Mais truques imperdíveis:

1. Seis ícones no Dock

Você sabia que pode deixar até 6 ícones na barra da tela inicial? Isso é ótimo para agilizar a abertura dos aplicativos mais utilizados.

Eu no caso tenho:

  • Safari
  • Mail
  • Calendário
  • iPadDicas
  • App Store
  • Ajustes

Para adicionar mais ícones basta tocar e manter o dedo sobre o aplicativo desejado, quando começar a tremer solte, toque novamente e arraste para o Dock.

Faça isso com os desejados, poderá tirar os pré-determinados tocando e arrastando eles para fora do Dock.

2. Controle rapidamente a Música

Existem duas formas de ter controle rápido das músicas, sem ter que utilizar o aplicativo Música, uma delas é o acesso rápido da barra de multi-tarefas e outra é na tela bloqueada.

Barra multi-tarefas:
Toque 2x no botão HOME (ou deslize 4 dedos de baixo pra cima da tela), depois deslize a barra da esquerda para a direita. Lá estarão os comandos “Anterior”, “Play/pausa” e “Seguinte”.

Tela bloqueada:
Com o iPad na tela de bloqueio toque duas vezes no botão HOME, aparecerão os comandos citados acima: “Anterior”, “Play/pausa” e “Seguinte”.

3. Finalizando um aplicativo que não funciona

As vezes um ou outro aplicativo resolve empacar, não funciona, abre e fecha sozinho… em alguns casos você pode resolver finalizando (forçando encerrar) o aplicativo.

Como? Vá para a tela inicial, Toque 2x no botão HOME, Toque no aplicativo e mantenha o dedo sobre ele, depois toque no (-) para finalizar.

4. Suba a rolagem rapidamente

Quando você navega em sites com textos muito longos voltar ao topo para encontrar o menu pode se tornar bem “chato”, mas utilizando esta dica simples você poderá voltar ao topo sem esforço.

Basta tocar na barrinha preta do relógio, a página voltará automaticamente para o topo.

5. Desfazer, control + Z

Muitas vezes quando estamos escrevendo um texto nos enganamos, tocamos onde não devia e apagamos parte daquilo que tínhamos já digitado, e aí? Tem control + Z no iPad? Tem sim, basta você tocar no botão .?123 e logo no botão Desfazer.

6. Problemas no Wi-Fi?

Grande parte deles pode ser resolvido com somente colocar o iPad no Modo Avião e depois desligar este modo. É super simples, essa tarefa reseta a rede do iPad e resolve na maioria das vezes.

Se você como eu utiliza várias redes Wi-Fi com o mesmo nome, exemplo:

  • Casa: Darugna
  • Escritório: Darugna
  • Casa dos irmãos: Darugna
  • Casa dos pais: Darugna

Você certamente terá dores de cabeça, uma dica é abrir Ajustes > Wi-Fi > Selecione a bolinha azul do nome da rede ativa (>) > Esquecer Rede.

Isso apagará a configuração atual, você poderá digitar a senha da outra rede, que coincidentemente tem o mesmo nome e por esta razão não funciona.

7. Troque rapidamente entre Apps abertos

O iOS 5 trouxe os gestos ao iPad, uma das formas de otimizar o tempo e trocar rapidamente entre aplicativos é deslizar com 4 dedos da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita a fim de mudar de aplicativo.

Será uma experiência completamente nova para os que não utilizam.

Outros gestos são:

  • Deslizar 4 dedos de baixo pra cima
  • Fechar os 5 dedos na tela (pinça)

8. Adicione uma página favorita à tela inicial

Muitos me perguntam se há um aplicativo do blog, realmente não há, o que nós fizemos foi adicionar o iPadDicas à tela inicial, faça o mesmo com nosso blog e com outros também.

No Safari toque no botão Compartilhar (caixa com flecha saindo dele) e depois Adic. à Tela Inicial.

Depois dê um nome e toque em OK.

9. Reinicie seu iPad

Algumas vezes você precisará reiniciar seu iPad para solucionar problemas. Lentidão, Apps que não funcionam… enfim, são vários os casos que reiniciar seu iPad poderá resolver.

Para fazer isso segure juntos HOME e POWER (o redondo do meio e o de cima) por aproximadamente 10 segundos, você forçará o reinicio do sistema e se beneficiará com isso.

10. Formate e recupere seu backup

Seu iPad está lento, desorganizado, Apps falham ou fecham constantemente, algumas funções apresentam problemas? Talvez seja hora de começar novamente.

Cada vez que você sincroniza seu iPad com o iTunes ele realiza um backup funcional com tudo o que você precisará para formatar.

Com isso feito você precisará somente clicar no nome de seu iPad na barra lateral esquerda, depois no lado direito clique em Restaurar.

Depois do processo realizado seu iPad certamente funcionará melhor, essa não é uma tarefa que deve ser realizada constantemente, faça somente em últimos casos.

Considerações Finais

Pessoal espero ter lhes ajudado com estas dicas para usuários básicos e intermediários, cada dia que passa novos usuários adquirem o iPad, iPhone e iPod Touch, é por isso que esse tipo de dica é cada vez mais útil e necessária.

Um abraço, até já.

Leia também:

Comentários: