Truques e funções interessantes do recém-chegado iTunes 11.

Olá amigos, o iTunes 11 chegou há sete dias, após um atraso considerável de um mês, acredito que é o tempo correto para poder voltar a falar dele, agora trazendo algumas dicas, truques e funcionalidades bacanas que estamos descobrindo nestes dias.

A nova versão do gerenciador de dispositivos e mídia da Apple para computadores PC e Mac chegou com um visual totalmente novo que apesar de mais simples e mais harmonioso, dificultou um pouco as tarefas para quem já estava acostumado com a versão anterior.

Vamos repassar algumas dicas para desvendar um pouco das novidades do iTunes 11.

Leia também:

Reative a barra lateral

Uma das novidades mais impactantes do iTunes 11 foi a retirada da barra lateral esquerda onde conseguíamos acesso rápido por meio de atalhos para quase tudo o que quiséssemos realizar no programa, mas, felizmente é possível reativá-la, dessa forma você recuperará parte da aparência antiga, com acesso aos dispositivos e bibliotecas de forma descomplicada.

Reative a barra lateral

Para ativar a barra lateral:

  • Clique no menu Visualizar;
  • Clique na opção Mostrar Barra Lateral;

Voilà, você acabou de recuperar os atalhos que ficavam no lado esquerdo do iTunes 10 ou anterior, agora em seu iTunes 11. Para mim foi um grande alívio poder reencontrar essa barra, além de estar muito acostumado com ela boa parte dos tutoriais do blog usam estes atalhos para poder ensinar determinadas tarefas.

Seguintes…

A novíssima função para quem gosta de escutar músicas utilizando o iTunes do PC ou Mac é “Seguintes”, uma aba que fica integrada no display do reprodutor e mostra quais as músicas serão reproduzidas na sequência.

Para adicionar uma música à reprodução você deve arrastá-la para o display, uma ótima alternativa, antes tínhamos que criar listas para poder ter um pouco mais de controle de nossas sequências.

Essa função também está disponível no modo MiniPlayer, se você gosta de ter total controle da reprodução mas não quer ficar pendente do final de cada música vale a pena levar a dica a sério e colocar em prática.

Seguintes e Extended View
Acima você aprende como usar as “Seguintes”, abaixo, a Vista Extendida.

Vista Expandida

Tem mais músicas do mesmo artista ou banda? Veja elas em uma bonita lista com direito a capa de álbum e tudo mais, você pode ver as músicas presentes em seu computador como também encontrar músicas similares na Loja iTunes Store.

É uma pena que eles tenham eliminado a visualização “Cover Flow” para incluir esta, mas realmente é mais prática, você consegue visualizar alguns detalhes interessantes de sua biblioteca. O destaque é para a cor que se adapta ao fundo do álbum, depois, consegue comprar rapidamente músicas ou álbuns do mesmo artista fazendo 1 clique.

Mini Reprodutor

Quem ouve músicas o tempo todo vai gostar da nova interface do MiniPlayer, que está cheia de recursos embora o espaço tenha diminuido, mais funções e mais simples, legal não?!

Mini Reprodutor cheio de recursos.

Você poderá realizar buscas clicando na lupa, encontrar rapidamente a música que deseja ouvir, pode também enviar o som para outro dispositivo via AirPlay, ali mesmo consegue ajustar o volume dos alto falantes conectados à rede.

Se você quer deixar esta janela sempre no topo, basta acessar as opções do programa, no Mac clique no menu iTunes, Preferências, Avançado e ative a opção “Minirreprodutor no topo”.

Outros truques interessantes

Ejetar um dispositivo conectado: quando conectamos um dispositivo (iPad, iPhone, iPod touch ou outro) via USB em nossos computadores (PC ou Mac) vamos ver um botão de atalho em nossa biblioteca, ele fica ao lado do botão iTunes Store (no topo do lado direito). Clique neste botão e você verá a lista de dispositivos e também um botão para ejetar cada um deles.

Neste iPad: quando você está visualizando as informações de um dispositivo encontrará por último na barrinha do topo um botão chamado “Neste iPad” ou “Neste iPhone”, se você não o está vendo deixe sua janela maior (ele não aparece se a janela não for suficientemente grande). Lá você poderá ver todos os conteúdos sincronizados com dito dispositivo.

Arrastar conteúdos: agora, que a vista padrão não inclui a barra lateral esquerda, a forma mais fácil de enviar conteúdos como músicas e filmes para nossos dispositivos é a de selecionar e arrastar para que depois apareça uma nova barra do lado direito, onde veremos os dispositivos conectados, para soltar o conteúdo. Ficou fácil, mas confuso sem estas dicas.

Busca completa: na versão 11 do iTunes a busca incorpora todos os conteúdos, não somente as músicas e vídeos, dessa forma você poderá encontrar qualquer coisa que tenha sido baixada pelo programa.

Sincronização extra: finalmente quando você está assistindo um vídeo, audio-livro ou podcast no iTunes ou em outro dispositivo a informação de onde você parou fica registrada, então, ao assumir o controle em qualquer outro produto Apple que você tiver a reprodução continuará de onde parou.

Bom, estas foram algumas das novidades, dicas e truques que posso lhes passar com esta primeira semana de experiência com o iTunes 11.

Conhece algum truque extra? Compartilhe conosco!

* Inspirado em Appleweblog

Leia também:

Comentários: