Comprar iPad mini ou iPad 4? Será a hora de atualizar seu tablet?

Olá amigos, a Apple acabou de anunciar dois novos modelos de iPads: o iPad mini, versão mais compacta do tablet que pretende roubar a cena dos tablets de 7 polegadas, e também o iPad 4, duas vezes mais rápido que seu antecessor, o iPad 3, que teve uma vida bastante curta, somente 7 meses.

O fato é que não precisamos sair correndo para as lojas para comprar um novo iPad, somente pois a Apple lançou um modelo atualizado. Muitos de vocês pensarão, que seus iPads estão obsoletos, mas lhes garanto que estão redondamente enganados.

É um pouco fora de sentido comum, que eu venha desencorajar a compra de um novo iPad, de fato não é minha principal intenção, neste post irei expor várias situações em que devemos ou não comprar um lançamento da Apple.

Venho lendo nos últimos dias um grande grupo de pessoas totalmente frustrados em relação ao lançamento do iPad 4, me custa entender o motivo. Amigos, nem sempre é necessário comprar o último modelo de todos os eletrônicos que possuímos, são poucas as pessoas que tem bolso para acompanhar todos os lançamentos.

Leitura recomendada antes de prosseguir:

A compra de seu primeiro tablet

Sem sombra de dúvidas se você nunca teve um tablet, compre seu iPad! A não ser que você seja um ‘hater’ (pessoa que odeia a Apple e muitas vezes nem sabe o motivo) ou necessite de algo totalmente específico que um iPad não possa lhe oferecer, estarás fazendo uma excelente compra, o tablet da Apple é sem dúvidas a melhor opção do mercado e oferece a melhor experiência de uso para a maioria dos usuários.

  • Se você não está disposto a aprender um novo sistema, quer rodar programas de Windows, certamente o seu será um Microsoft Surface;
  • Se é um forte usuário dos serviços Google e já possui um smartphone Android, não perca os lançamentos Nexus 7, Galaxy Tab e Kindle Fire;
  • Se é usuário Blackberry não esqueça que existe um tablet muito barato da RIM por somente U$150;
Não quero ser uma pessoa chata e dura com muitos de vocês, mas se estão em um site sobre iPads certamente querem um iPad e deveriam fazer isto, caso contrário jogarão dinheiro fora, vocês nunca estarão contentes com outro produto.

Leia o comparativo: iPad mini vs Nexus 7 vs Kindle Fire vs Galaxy Tab 2.

No caso do Surface, da Microsoft, você não terá surpresas, ele irá travar como todo Windows, isso aconteceu não uma, mas duas vezes no lançamento oficial dele aqui no Brasil.

Os Androids top de linha são excelentes smartphones, sim, smartphones, não há ainda um grande concorrente para o iPad que rode esse sistema operacional.

A RIM (Blackberry) é a mais estranha de todas, anunciou a retirada de seu fracassado tablet do mercado, fez uma promoção absurda e depois continuou vendendo ele. Eles estão mais perdidos do que a Apple sem Jobs, creia!

Aqui a opção é iPad mini ou iPad 4, isso depende de seu bolso e de suas intenções. O iPad mini é mais portátil, porém, muito inferior. O iPad 4 é o top de linha, ainda não chegou ao Brasil mais muitas pessoas já estão utilizando ele em terras tupiniquins, seja por viagem ou amigos, sempre há uma forma de comprar um iPad dos Estados Unidos.

Trocar um iPod touch por um iPad mini ou iPad 4

iPod touch 4g
Se você é um usuário de iPod touch e está buscando trocar seu velho aparelho, o iPad mini pode parecer uma excelente opção, ele possui uma tela ligeiramente maior, rodará os mesmos aplicativos que você já está acostumado e ainda oferece conexão 3G (4G só lá fora), isso é muito conveniente para muitas pessoas pois poderão acessar a internet seja lá onde estiver.

O iPad 4 é algo totalmente diferente, muito superior, possui uma tela enorme de 9,7 polegadas e também é mais potente. Ele pode ser uma melhor opção caso o iPod touch lhe resulta pequeno, ou já se tornou incômodo para escrever textos e utilizar o aparelho no trabalho. Ele não é um notebook portátil ultra-pequeno como o MacBook Air, mas se você não está procurando um computador, o iPad 4 é uma grande opção.

Trocar um iPad 1 por um iPad mini ou iPad 4

iPad 1, o primeiro tablet moderno da Apple.
O iPad 1 ainda funciona para muita gente, mas infelizmente ficou de fora da atualização ao iOS 6, isso tem forçado muitas pessoas a pensarem em uma atualização. Já são quase três anos do lançamento dele, três anos em tecnologia é muita coisa.

Se você optar pelo iPad mini terás um tablet um pouco menor e com um pequeno ganho em performance, além do mais, seu iPad mini terá uma belíssima câmera de 5 megapíxels atrás para fotos e uma câmera FaceTime HD para conversar por voz, duas vantagens significativas para você.

Mas, se você realmente quer fazer um belo investimento, o iPad 4 acabou de chegar e já conquistou muitos fãs, ele é muito mais rápido que o iPad 1, chega a ser duas vezes mais rápido inclusive que o iPad 3, possui câmeras excelentes, processador gráfico capaz de rodar jogos 3D muito complexos, tela Retina que faz com que sua leitura seja muito mais confortável e ainda é um excelente tablet para o trabalho.

Trocar um iPad 2 por um iPad mini ou iPad 4


iPad 2 da Apple.
O iPad de segunda geração com certeza continua sendo um excelente tablet, caso contrário a Apple não estaria mais vendendo ele. A Apple decidiu tirar o iPad 3 de linha, para manter somente um iPad top em venda (o iPad 4), porém, tomou a decisão de manter o iPad 2 para ser a opção barata de 10 polegadas, já o iPad mini que possui hardware muito similar ao do iPad 2 ficou como sendo o tablet de 7 polegadas.

Sendo assim, você não deveria nem pensar em trocar seu iPad 2 pelo iPad mini, eles são o mesmo produto, com tamanhos diferentes. Se deseja um tablet menor espere para ver o que a Apple lançará no ano que vem, o iPad mini não é uma boa escolha para você neste momento.

Mas, se a sua intenção é mudar para algo muito melhor, escolha um iPad 4, não ganharás somente uma tela Retina, mas também um chip A6X que lhe oferecerá muito mais potência, gráficos 3D excepcionais, Siri e muito mais. Se o iPad 3 não lhe havia convencido o iPad 4 poderá lhe surpreender.

Trocar um iPad 3 por um iPad mini ou iPad 4

iPad 3 da Apple.
Aqui está o ponto máximo da questão, como disse anteriormente, muitas pessoas que frequentam este blog estão indignadíssimas pois a Apple lançou em somente 7 meses uma atualização de seus tablets (iPad 3). O iPad 3 continua sendo um excelente tablet, não há razão alguma para que alguém o considere ultrapassado, ele não possui nenhum problema de fabricação e a Apple não o considerou um fracasso.

A Apple somente antecipou a data de lançamento do iPad, antes geralmente em março, mas agora todos juntos em outubro com o iPad mini. Só isso!

O iPad mini é mais lento que o iPad 3 e não possui uma tela Retina, trocar seria fora de sentido comum, a não ser que você valorize muito o tamanho menor.

Já o iPad 4 possui um novo processador A6X, que promete ser duas vezes mais rápido que o iPad 3, se você está conforme com o rendimento de seu iPad 3 não há motivo para pensar em troca. Acredito que todos os donos de iPad 3 deveriam esperar o iPad 5.

Trocar um tablet Android, Windows ou outra marca por um iPad mini ou iPad 4

Galaxy Tab, opção barata Android.
Se você já testou outra marca e não gostou, não era o que você pensava, sinto lhe informar que escolheu a marca ou sistema operacional errado. Você só vai se sentir cômodo utilizando um iPad, era um iPad que você queria não é mesmo?

Se optou por outro pelo preço, prepare-se, o iPad mini chegará ao Brasil com um preço muito interessante, mas se não foi o preço, é hora de parar de procurar, o iPad 4 lhe fará muito feliz.

Quais são as vantagens em relação aos concorrentes?

Já falei sobre isso aqui no blog, venho publicando várias informações úteis para quem está procurando comprar um tablet, e ajudando a fazerem a melhor escolha, se você é novo por aqui recomendo a leitura de:

Mas então, quais são as principais vantagens do iPad em relação aos outros tablets?

  • O iPad é um aparelho muito mais fácil de usar, as pessoas que nunca utilizaram um tablet são capazes de usá-lo a poucos minutos de tê-lo em suas mãos. Mas não é somente um tablet para usuários básicos não, ele oferece todo o suporte que alguém precisa para trabalhar e se divertir.
  • Ele funciona muito bem com o iTunes e o iCloud, isso permite sincronizar facilmente seus conteúdos já existentes, como músicas, séries, podcasts, fotos, filmes. Também tem acesso a maior loja de aplicativos da atualidade, com 700.000 aplicativos, sendo 275.000 somente para iPad.
  • Você tem acesso aos serviços exclusivos da Apple, como a loja iTunes, onde pode comprar músicas baratas, alugar filmes, comprar livros digitais, tem acesso ao iTunes Match que inclusive ‘branqueia’ suas músicas baixadas e também aos serviços de rastreio do aparelho (Buscar iPad).
  • O iPad recebe atualizações diretamente da Apple, é dizer, você não terá problemas com atualizações nem ficará na mão se o fabricante de seu tablet decidir não entrar na nova versão lançada pelo Google. Não é preciso que operadoras de celular nem terceiros fabricantes aprovem e editem a atualização antes da distribuição.
  • A garantia da Apple é justa, você não terá seu aparelho consertado, não haverá burocracia, não lhe pedirão sua nota fiscal, se o aparelho apresenta algum defeito é direito do usuário obter um novo sem quaisquer complicações. Isso você só encontra na Apple!
  • O ecossistema da Apple é maravilhoso, contar com todas as facilidades do iCloud em todos os seus aparelhos é incrível, a gigante de Cupertino possui vários programas para Mac e outros aplicativos para iPhone que fazem deles uma grande equipe. Lembretes, notas, calendários, e-mails, fotos, músicas, livros, filmes, tudo sincronizado sem complicação alguma.

Ficou claro? Qualquer dúvida que possa surgir, deixe seu comentário e poderá ser respondido!

Inspirado em iMore

Leia também:

Comentários: