Saiba tudo sobre o iTunes Match, o serviço da Apple que inclusive legaliza músicas baixadas da Internet!

Amigos do abcdoiphone.com, no ano passado foi lançado um serviço chamado iTunes Match, pouco falamos sobre ele aqui no blog, portanto hoje será o dia em que vamos contar tudo sobre como ele funciona, quanto custa, disponibilidade e também tirar a dúvida de tantos usuários: ele realmente legaliza as músicas piratas?

Acompanhe comigo este post que terá uma base meio perguntas e respostas, e saiba tudo o que sempre quis saber sobre o iTunes Match, o serviço de músicas na nuvem da Apple que possui custo acessível e mais de 20.000.000 músicas para cruzar informações.

Não perca estes posts sobre música:

Para que ele serve?

Bom, o principal uso do iTunes segundo a Apple é a de sincronizar informações de suas músicas importadas de CDs (ou baixadas da internet!) com dados dos servidores da Apple.

Alguns dos benefícios que você obtêm com o iTunes Match:

  • Capas e Descrições
  • Obtenção de faixas livre de direitos (DRM free)
  • Qualidade excelente (256kbps)
  • Abrir suas músicas (inclusive as compradas) em até 10 dispositivos
  • Manutenção dos arquivos atualizados mesmo sem renovar o contrato
  • Libera o espaço ocupado pelas músicas em seu dispositivo.

Uma vez que você contrate o serviço verá que suas músicas importadas de um CD ou compradas em outro lugar que não o iTunes receberão as capas, nomes corretos e até direitos autorais. O mais bacana é que você não tem seu arquivo atualizado, um arquivo novo vem completinho do servidor, como se você tivesse obtido a música na loja da Apple.

Ele foi projetado para as pessoas que possuem mais de um dispositivo da Apple, ou que ao menos utilizem o iTunes em seu computador. Ele permite acessar sua biblioteca de músicas na nuvem, ou seja, sem ter que fazer upload de cada música, ele cruza as informações de suas canções com as que o servidor já possui na web.

As músicas que você comprou na iTunes Store, ou que foram importadas de um CD, baixadas da internet, compartilhadas com pendrive de seus amigos, etc. ficam facilmente acessíveis em todos os seus dispositivos.

Um dos pontos mais fortes do uso do iTunes Match é que em seu iPad ou iPhone as músicas deixam de ocupar espaço interno, permitindo que você ouça elas diretamente da internet. Você somente precisa baixar a música se tiver intenção de ouvi-las offline.

Ele legaliza músicas piratas?

Ilustração de uma Caveira sobre fundo azul

Bom, digamos que sim, mas claro que a Apple não pensou assim, o pensamento da gigante de Cupertino foi de sincronizar as músicas ripadas de CDs ou até compradas em outras lojas digitais, crueldade do destino, suas músicas baixadas no Ares também entrarão na jogada. Suas músicas não adquiridas na iTunes Store serão cruzadas com a informação de mais de 20 milhões de canções disponíveis no sistema da Apple.

É muito provável que suas músicas sejam encontradas e você obtenha o benefício de ter ela atualizada já seja em qualidade sonora como em informações, mas se por ventura você possuir um autor / cantor não disponível sua música será subida ao servidor (upload) e você poderá armazenar lá até 25.000 músicas (sem contar as que a Apple já possui na iTunes Store).

Como fazer para enviar as músicas para o sistema?

Você não precisa se preocupar com uploads, você terá automaticamente acesso à uma cópia de 256Kbps AAC livre de DRM, mesmo que a música que você possui tiver qualidade inferior. É mágico!

Mesmo que você baixe novas músicas depois não precisará se preocupar, o iTunes Match fica funcionando o tempo todo e atualiza automaticamente sua biblioteca. Caso você seja insistente poderá clicar no menu Loja > Atualizar iTunes Match no iTunes.

Funciona via 3G?

Como a ideia é que você tenha acesso à sua biblioteca o tempo todo não poderia deixar de funcionar via 3G, para evitar gastos enormes principalmente para aqueles usuários que possuem planos de dados limitados essa função vem desativada e você precisa ativar para funcionar.

Abra o menu Ajustes, vá para Loja e então ative a opção de Dados de Celular, caso você prefira baixar somente via Wi-Fi desative essa opção quando quiser.

Funciona em Windows também ou só nos Macs?

O escaneamento da biblioteca pode ser feito em qualquer computador com iTunes, seja ele PC ou Mac, não importa, é necessário ter o iTunes 10.5.1 ou posterior no Mac ou PC.

Não atualizei ao iOS 5, posso usar mesmo assim?

Não! Você precisa atualizar seu sistema, não há motivos para não atualizar. O único motivo para não atualizar é o famoso Jailbreak, não fique nessa, você só tem a perder.

Saiba como adquirir o serviço, ele custa $25 por ano!

Ativar o iTunes Match é uma oportunidade única, suas músicas estarão todas como se tivessem sido compradas na iTunes Store, embora muito já se discutiu neste blog sobre pirataria eu não gostaria de entrar neste assunto, estaríamos desviando o foco principal do artigo. O fato é: A Apple criou a forma de legalizar suas músicas, aproveite e desfrute de todos os benefícios das músicas legalizadas, além de claro, ter suas músicas sincronizadas via internet com todos os seus dispositivos.

Em seu computador, seja ele PC ou Mac, abra o iTunes, vá ao menu Loja > Ativar iTunes Match.

Você pode assinar o iTunes Match utilizando sua Apple ID favorita, não precisa ser a do iCloud.

Em seu computador depois de ter aceitado os termos e feito o pagamento você receberá o aviso de que sua biblioteca agora está funcionando juntamente do iCloud. É nesse ponto que o escaneamento das músicas que serão cruzadas é feito (serão 3 etapas mostradas na tela).

Você não precisará mais se preocupar, mesmo que adicione uma nova música o iTunes vai cruzar elas automaticamente no futuro. (o processo inicial pode demorar, seja paciente)

Depois de ter feito tudo certo no computador você deverá ativar essa opção em todos os seus iDevices, abra o Ajustes, vá em Música e ative a biblioteca do iCloud.

Cancelando depois de 1 ano

Embora o serviço seja excelente e eu seguirei utilizando acredito que alguns usuários poderão ter a intenção de cancelar, como é uma assinatura é bom ficar bem atento para cancelar a renovação automática.

O interessante é que você não vai perder as capas, as músicas de alta qualidade sincronizadas nem as informações das faixas, cancelando o serviço você somente vai cancelar a sincronização das músicas entre os dispositivos. Você terá elas em seu computador e isso permitirá que você envie as canções para os dispositivos via iTunes (novos arquivos não serão atualizados, claro!).

[style_list style=”bullet_list”]

  • Abra o iTunes no computador
  • Faça seu login na ID que fez a assinatura
  • Clique menu Loja > Visualizar Minha Conta
  • Na parte que fala do “iTunes in the Cloud” clique para cancelar a renovação automática
  • [/style_list]

    Considerações Finais

    Queridos usuários, espero ter sido claro, embora há muita informação neste artigo peço que por favor faça a leitura completa dele pois sem ler é difícil entender todos os pontos.

    O iCloud revolucionou os dispositivos da Apple e o iTunes Match junto dele permitirá que você desfrute de suas canções favoritas, já sejam elas legais ou baixadas da internet, em todos os seus dispositivos com todas as informações e tudo o que um arquivo comprado na iTunes Store lhe daria.

    Recomendo muito a aquisição do serviço, creio que qualquer dono de iPad pode pagar R$45 para legalizar toda essa coleção que juntou desde o Napster até os dias de hoje, você só tem a ganhar.

    Debate:
    [style_list style=”bullet_list”]

  • Já conhecia o iTunes Match? Considera adquirir o serviço?
  • Já usa? Conte sua experiência, vale a pena ou não!?
  • [/style_list]

    Um abraço, até já.

    Leia também:

    Comentários: