Saiba qual é a melhor forma de lidar com várias contas na AppStore: Brasileira, Argentina e Americana!

Olá amigos do abcdoiphone.com, hoje vou dar minha sugestão de uso para as diversas contas da AppStore que nós brasileiros somos obrigados a criar para baixar aplicativos e jogos em nossos iPads.

Este post é muito útil para que os usuários entendam como e porquê devem criar várias contas, tendo em vista que não temos oficialmente acesso aos jogos, devido à legislação brasileira que não permite que os games da AppStore sejam comercializados em solo nacional em razão das exigências que não são cumpridas pela Apple (exigências das quais não tenho conhecimento jurídico adequado para argumentar).

ATENÇÃO: Post defasado, o procedimento não é mais necessário pois na loja brasileira já temos jogos. Crie sua conta brasileira, é a única 100% confiável pois não infringe nenhum dos termos da App Store.

Nós aqui do iPadDicas sugerimos a criação de três contas, chegou o momento de conhecer o motivo e quando vamos utilizar cada uma delas. Acontece que em nenhum momento havíamos deixado explícito o motivo da criação de cada uma delas e qual a melhor forma de utilizá-las.

Realmente para um usuário leigo é um pouco complicado aprender a lidar com várias contas e saber como trocar de uma para outra, alguns não sabem nem sequer que sim é possível utilizar várias contas ao mesmo tempo.

Primeiramente devo contar-lhes um fator “chato” na hora de ter várias contas:
Você vai ter de trocar regularmente entre todas elas para poder atualizar os aplicativos que foram baixados.
Explico: Somente quando você estiver logado com a conta brasileira, por exemplo, você poderá atualizar os aplicativos baixados na AppStore brasileira. E assim por diante. Será necessária a troca de contas para poder atualizar os aplicativos que receberam updates.

Vamos falar de cada uma e qual o uso que devemos dar à elas?

Qual conta é a mais importante?

Bom a conta mais importante que um usuário deve ter é a brasileira, o motivo desta importância é que ela é a única com a qual estaremos seguros e cumprindo o acordo de utilização da loja.
Não sei se todos, e acredito que muito poucos, leram o acordo de utilização antes de aceitá-lo, é uma coisa natural pra gente, todos saltamos e aceitamos diretamente pois ao final de contas só poderemos utilizar se aceitarmos e não há nada que possamos fazer, a Apple não mudará as regras.
Então, uma das regras principais é que um usuário brasileiro deve utilizar somente a loja do Brasil. Entendeu?
Portanto todos devemos criar a conta brasileira e somente baixar aplicativos ou comprá-los nesta loja. É a única conta da qual nunca a Apple poderá fazer o cancelamento. Ela é autêntica e cumprimos todos os requisitos.

RESUMO: Devemos baixar todos os aplicativos, pagos e gratuitos com a conta brasileira!

Por que devo criar uma Conta Argentina?

Como mencionado anteriormente, na loja do Brasil não há games, então se quisermos comprar jogos teremos que criar uma conta em um país que vende jogos e que não faz a verificação do endereço do titular do cartão de crédito. A mais usada, sem motivo aparente é a da Argentina, funciona também com a loja do Paraguai e de outros países.

ALERTA: O sonho acabou a loja argentina depois do dia 13/12/11 começou a barrar nossos cartões. Você não poderá mais criar uma conta lá usando seu cartão de crédito brasileiro. Saiba porquê a loja argentina não aceita mais cartões brasileiros (clique aqui).
Solução: Temos uma solução para os usuários que usavam a conta argentina e não querem perder seus jogos, com esta solução os usuários poderão continuar atualizando suas compras e baixando também jogos grátis, sem prejuízo nem riscos. Aprenda agora!

Por que devo criar uma Conta Americana?

A única razão para criar uma conta americana é a de baixar jogos gratuitos sem cartão de crédito.
Se você já criou sua conta argentina esqueça a americana, ela não lhe será útil, tendo em vista que a argentina lhe permitirá baixar os jogos pagos e grátis!

RESUMO: Se você não pensa em comprar jogos ou não possui cartão de crédito mas mesmo assim quer baixar jogos grátis, você deve criar uma conta americana.

Aprenda a criar sua conta americana aqui.

Como faço para trocar as contas?

É bastante fácil, basta você abrir o App Ajustes, ir em Loja, tocar na Apple ID que está na tela (é um endereço de email) e depois escolher Finalizar Sessão.
Após realizar essa etapa você deverá tocar em Iniciar Sessão, para insertar os dados da outra conta.

Dessa forma você estará trocando de país, o sistema identifica automaticamente qual é o país vinculado à esta conta e te transfere pra lá!

Qual é a AppStore que possui mais aplicativos?

Essa é uma resposta bastante difícil, em síntese os aplicativos e jogos são os mesmos, tanto na AppStore Argentina quanto na Americana, já no Brasil teremos os mesmos aplicativos (com exceção dos jogos).

Quer saber por que então existem várias lojas?
O motivo é fácil de entender, a Apple coloca em todas as lojas alguns aplicativos em destaque, também possui uma lista de Top Downloads pagos e grátis, essas listas são diferentes em cada país.
Existem aplicativos que são mais ‘interessantes’ para um determinado nicho de mercado, se você observar, quando estiver logado com a conta brasileira receberá várias indicações de aplicativos nacionais, mas se estiver com a americana eles serão substituidos por outros aplicativos.
É uma questão de gosto de cada um dos habitantes de determinado território.

Um exemplo: Suponhamos que a cafeteria Starbucks tenha lançado um aplicativo que localiza todas as lojas de sua rede num mapa, mostrando qual é a loja mais perto de você.
No Brasil temos Starbucks, mas essa cafeteria está longe de ser tão popular e estar presente em tantas cidades como nos Estados Unidos. Sendo assim é possível que o aplicativo do Starbucks esteja algum dia nos Top Downloads da loja americana, mas este aplicativo muito provavelmente não estará nos Tops da loja brasileira.

Deu para entender?

Considerações Finais

Espero que vocês entendam como devem agir de hoje pra frente, é importante priorizar a conta brasileira em todos os sentidos, ela sempre será sua!
Nunca recebi relatos de usuários que tiveram suas contas estrangeiras canceladas, mas já li boatos. Minhas contas de outros países continuam funcionando, mas não há garantia alguma de que um dia a Apple não possa cancelá-las.

Sendo assim evite baixar aplicativos com as contas de outros países.
Meu conselho é: utilize somente para baixar jogos!

Assuntos para debate:

Você tem quantas contas da AppStore?
Quantos jogos pagos você já comprou na loja argentina?

Um abraço, qualquer dúvida que vocês possam ter sobre a utilização das contas podem ser perguntadas aqui e serão respondidas com muito esmero, como sempre!

Leia também:

Comentários: