O iPad invadiu as salas de aula, saiba como você professor ou aluno pode aproveitar melhor seu iDevice!

Olá amigos do abcdoiphone.com, hoje estou trazendo um texto interessante sobre as diversas possibilidades que um iPad traz para professores e alunos. Vamos falar sobre o grande diferencial dele e de como ele está conquistando espaço em grandes universidades e colégios do Brasil e do mundo!

Primeiramente os convido para uma leitura de outros artigos que já publicamos anteriormente sobre a utilização do iPad para o aprendizado, como por exemplo, nossa lista de 10 Apps para a Volta às Aulas, um post sobre um gerenciador da vida acadêmica, outro para ficar fera na matemática, enfim, temos muito conteúdo interessante que pode ser de muita utilidade tanto para professores como para alunos!

Leitura e portabilidade

Um dos recursos que mais prometem, mas ainda não é uma total realidade para nós brasileiros é o de leitor de livros digitais. O iBooks, sem uma quantidade substancial de livros em português limita muito a aplicação do iPad para a leitura, mas mesmo assim, é de suma utilidade para professores e alunos que desejam ler e compartilhar PDFs, de uma forma dinâmica e divertida. Veja o iBooks na AppStore

Projeção de aulas

Os professores atualmente precisam se apoiar em ferramentas tecnológicas para atrair a atenção dos mais jovens, que estão em constante contato com a tecnologia. Aulas convencionais são rotuladas de “chatas” e a gurizada está exigindo que os professores se atualizem. É pensando nisso que recomendo aos professores a aquisição de um aplicativo chamado Keynote, que é um similar ao Power Point, porém com muitos recursos gráficos diferenciados e um suporte incrível para a apresentação de aulas.

Keynote

Keynote (AppStore Link)
Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Acessório:
O Keynote é muito interessante mas para poder projetá-lo em sala de aula o professor vai necessitar um Adaptador VGA, que é conectado na saída de 32pinos do iPad. Do outro lado há um conector para projetores ou monitores (VGA).

Este produto pode ser adquirido no Brasil por R$109 na AppleStore Online.

Organização para Alunos e Professores

Não é de hoje que sabemos que o ser humano muitas vezes pode ser atrapalhado, e em ambos lados, tanto os professores como os alunos podem sofrer deste mal, acontece que a vida acadêmica é muito agitada, são muitos trabalhos para entregar, provas para corrigir, salas de aula diferentes… Dê um basta nisso, com o Calendário nativo do iPad sua vida ficará muito mais fácil.

Você pode adicionar seus compromissos, marcar intervalos de repetição, eventos e mais. Com ele ser organizado só depende de você.

Leia este post e aprenda como sincronizar seus diversos calendários do Google Calendar com seu iPad, assim além de estar organizado você terá um backup na nuvem e acessível em multiplataformas.

Anotações durante as classes

O caderno ficou anti-fashion, anti-eco, anti-tudo! Basta de desmatar árvores, a tendência é que a tecnologia entre nas salas de aula. Em uma primeira etapa tivemos a invasão dos Netbooks, porém, agora é cada vez mais freqüente vermos os tablets sobre as mesas dos alunos.

Fazer anotações, exercícios, tarefas. Tudo ficou mais legal depois do iPad!
Um excelente aplicativo para trabalhos de aula é o processador de texto Pages, compatível com arquivos de Microsoft Word. Você pode comprá-lo por $9,99 na AppStore.

Pages

Pages (AppStore Link)
Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Jogos Educativos

As possibilidades de entretenimento educacional com o iPad são quase intermináveis, professores e alunos se divertem juntos com os milhares de aplicativos desenvolvidos para este fim, os desenvolvedores estão enchendo a categoria Educacional da AppStore com aplicativos de qualidade.

Vale a pena dar uma conferida, abra a AppStore e busque pela categoria Educação.

Considerações Finais

Bom gente, essa foi uma pequena pincelada das possibilidades que professores e alunos podem aproveitar com seus iPads. As possibilidades são intermináveis, mas acredito que esse pode ser o pontapé inicial para incentivar professores a levar seus iPads para a sala de aula e começar a desbravar o que o mundo da tecnologia pode jogar à seu favor.

Os alunos, com foco e longe da distração que a web lhes oferece, podem aproveitar e muito a tecnologia em sala de aula. Existem muitos aplicativos para organização, realização de trabalhos e até mesmo aprender se divertindo.

Fica a dica para visitar a seção de Apps Educativos da AppStore e conhecer aplicativos ainda mais interessantes para essa finalidade.

Você utiliza seu iPad em sala de aula? É professor e usa o iPad à seu favor? Conte-nos sua experiência!

Leia também:

Comentários: