Quem nunca escutou as famosas frases “nunca use o telefone enquanto ele está carregando”, “não deixe o telefone carregando durante a noite toda”, ou talvez, “espere a bateria terminar 100% para carregar novamente”.

A única coisa certa destas frases é que elas são mitos, isso mesmo, os mais populares, os que mais circulam pela internet, mas definitivamente não condizem com a realidade. Hoje quero tratar com vocês de um assunto bem interessante, os mitos de bateria, para lhe ajudar a cuidar melhor da vida da bateria de seu iPhone ou iPad, independente do modelo.

Quando falamos de vida de bateria, evidentemente existem pequenas regras que podem nos ajudar a melhorar a duração, mas hoje em dia elas são tão inteligentes que pouco ou nada precisamos nos preocupar na hora de realizar um carregamento.

As baterias atuais são de íons de lítio, um material utilizado pelos grandes fabricantes, seja Apple, como Samsung, HTC, Motorola, LG e muitas outras, de acordo com as especificações delas, podem durar entre 2 e 5 anos sem problema algum, para que então deixem de funcionar como deveriam.

Vamos à lista de mitos, que lhe ajudará a compreender melhor como realizar a carga das bateria de seu iPhone ou iPad.

Mito 1: Carregadores genéricos estragam a bateria

Claro que devemos evitar comprar o carregador mais barato do camelô, mas nem mesmo por isso precisamos gastar tanto dinheiro nos caríssimos carregadores originais, que em razão do dólar e impostos brasileiros, se tornam praticamente incompráveis.

O risco dos carregadores genéricos está realmente em sua construção, podem derreter, queimar, mas não irão oferecer grande risco ao aparelho, segundo o site americano Lifehacker, que realizou uma série de testes onde os genéricos de alta qualidade se mostraram bastante fiáveis.

A verdade: os carregadores genéricos, quando de boa qualidade, podem ser utilizados sem problema algum. Pode ser que não carreguem tão rápido quanto o original, mas não oferecem risco ao aparelho.

Mito 2: Não podemos usar o dispositivo enquanto carrega

Existem pessoas que acreditam que usar um iPhone ou iPad enquanto carrega pode causar alguma explosão, ou estragar a vida útil da bateria. Isso não procede.

Anos atrás houve inclusive um relato de um tripulante de vôo que sofreu um acidente em razão de estar utilizando o telefone com ele ligado na tomada, o problema foi investigado e se constatou que o carregador genérico que ele utilizava era de péssima qualidade.

A verdade: podemos utilizar o dispositivo enquanto carrega, seja o carregador original ou genérico, sempre quando o mesmo for de boa qualidade.

Mito 3: Carregar o telefone a noite toda estraga a bateria

Como falei anteriormente, as baterias de hoje em dia são muito mais inteligentes do que podemos imaginar, quando o telefone ou tablet alcança a carga total, a bateria para de ser carregada automaticamente, portanto, não precisamos nos preocupar com isso.

A verdade: baterias atuais de íon de litio não sofrem com este problema, podendo ser carregadas durante toda a noite sem problema algum.

Detalhe da bateria interna do iPad.
Detalhe interno da bateria do iPad.

Mito 4: Não precisamos desligar o telefone nunca

Os funcionários da Apple recomendam que os usuários desliguem seus iPhones e iPads pelo menos uma vez por semana, com a finalidade de preservar a vida útil da bateria. Estes aparelhos são pequenos computadores e precisam ser reiniciados para que tudo funcione de forma correta, inclusive os dispositivos iOS.

A verdade: Um descanso semanal vem muito bem para os dispositivos Apple, um funcionário da Genius Bar recomenda uma noite por semana, totalmente desligado.

Mito 5: Não recarregue o telefone até que a bateria esgote 100%

Eu lembro-me muito bem desta, antigamente as pessoas ficavam usando o telefone para que a bateria termine, para somente então começar a recarregar. Estes dias passaram e hoje em dia isso é totalmente inútil.

A verdade: Você pode recarregar o iPhone ou iPad sempre que desejar, sem medo de estragar a bateria por ainda ter carga nela. Os sistemas atuais protegem as baterias e você certamente precisará de carga, portanto, recarregue sem medo.

[BONUS] Verdade: o calor estraga a bateria

Sim, isso mesmo, segundo o pessoal do Mashable, isso é absolutamente correto. Calor e tecnologia não caminham de mãos dadas, você pode ver isso principalmente nos computadores, que possuem o chamado “Cooler”, que se encarrega de resfriar o dispositivo.

Bom, com o iPhone e iPad acontece a mesma coisa, tanto processador quanto bateria podem ser prejudicados com o calor excessivo.

Não se preocupe com o iPad ou iPhone esquentar a parte de trás da bateria, isto é normal, o que você tem que se preocupar mesmo é com não deixá-los no sol, ou no carro, quando o dia estiver muito quente.

Uma temperatura segura para seus dispostivos é manter o calor abaixo dos 45º C, não esquecendo que o frio também pode ser prejudicial, portanto, evite que o dispositivo se mantenha ligado abaixo dos 0º C.

Para finalizar, um dispositivo sem uma bateria funcionando corretamente não nos serve de muita coisa, já que afeta todo o resto. Neste artigo lhe mostro como identificar a vida útil da bateria, contando os ciclos de carga do iPhone e iPad. Leia e saiba quanto ela ainda irá durar.

Um abraço, até já.

25 COMENTÁRIOS

  1. Uma dúvida relacionada com os carregadores, André: Os cabos que vieram com os meus iPhone 5 e iPad Air começaram a falhar e na altura não havia estoque para eles na loja da minha cidade, então acabei optando por comprar um adaptador mini-USB/Lightning original da Apple e usar um cabo mini-USB da (heresia!) Samsung. A verdade é que tem funcionado tão bem ou melhor que o cabo original (tanto em termos de velocidade de sincronização no iTunes quanto em tempo de carregamento) e acabei comprando um outro adaptador, pois cabos mini-USB de qualidade é o que não faltam em casa (além da Samsung, tenho da Nokia, da Microsoft e da Huawei). Qual sua opinião acerca do assunto? Teve alguma experiência parecida?

  2. Tenho um iPhone 5 há 4 anos e sinto que a bateria já não é a mesma. É possível comprar a bateria interna? onde? Fui à Loja da Apple e eles me falaram que eu tinha que comprar um iPhone novo. Meu é o 5. Não quero trocar agora.

    • Há baterias para iPhone a venda na internet, principalmente no Mercado Livre, eBay e similares. Um local confiável é o iFixit, e especificamente para o seu caso uma bateria de iPhone 5 custa 25 dólares (só a bateria) ou 30 dólares (o kit completo com bateria e instrumental necessário para a operação).

  3. Faaala André… boas dicas…
    Aliás, meu ipad 3 esta semana descarregou todo e não carrega mais, ou seja, nem responde ao ligar na tomada. Já troquei de carregador, fios, tomada e pc… Nada! Tem alguma dica? Perdi o aparelho mesmo?
    Um abraço,
    Fabio

  4. Olá André,
    Uma dúvida, no mito 4, quando você fala em desligar o iPhone ou o iPad, está se referindo em apenas apertar o botão desligar ou devemos reiniciar, apertando o home e o desligar simultaneamente?

  5. André. excelentes dicas. Por gentileza gostaria de saber porque o Iphone 4S descarrega tão rápido? O que fazer para melhorar.

    Atenciosamente.

    José Tarcísio de Sales
    Campina Grande, 18/5/2016

    • Olá José,
      Talvez seja simplesmente pois a bateria já alcançou os ciclos de carga, ou seja, já deu o que tinha pra dar.
      No artigo coloquei um link para ver quantos ciclos a bateria já fez, dê uma olhada.
      Um abraço.

  6. André gostaria de saber pq os cabos usb genéricos, não carregam o iPad mini? Obs a fonte serve só o cabo q não carrega o iPad, e pq o iPad não carrega via usb no computador?

    • Olá Bruno, como vai?
      O conector da Apple é inteligente e ele detecta cabos de má qualidade.
      Quando comprar um cabo genérico, certifique-se de que seja de boa qualidade, como os da Belkin, por exemplo.

      Um abraço.

  7. Caro André,
    Só um esclarecimento:
    Essas baterias Apple são/ficaram inteligentes, a partir de que modelos de iPad e de iPhone??
    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho de nos informar!!!!
    Grato.

      • Valeu, caro André!!!!
        A propósito, uma dica de matéria para o iPadDicas:
        Como o preço dos iPads (outros produtos Apple também) no Brasil estão custando o dobro do que nos EUA, por exemplo, quais seriam as desvantagens ou cuidados que devem ter quem compra iDevices no exterior??? Qual o melhor país para se comprar? Ou vale a pena pagar o dobro do equipamento na Apple brasileira??? etc…
        Abs

        • Qualquer pessoa que puder deveria comprar no exterior, Estados Unidos ou Paraguai, até mesmo na Europa, mas a vantagem é menor pelo preço do euro e impostos. Não tem vantagem nenhuma comprar no Brasil, a garantia é mundial. Abraço

  8. André, um comentário que acontece mais nos cabos USB nos Androids, mas que pode acontecer nos carregadores genéricos dos Apples: o metal dos contatos podem ser muito abrasivos, fazendo que haja desgaste no revestimento (que tem ouro como um de seus componentes), fazendo com com o uso (colocar e retirar o plug do carregador) gere desgaste nos contatos podendo, com o tempo, não carregar mais o aparelho.

    Abs
    Eduleite

  9. bom artigo,André….tenho uma dúvida, no caso dou algumas cargas pequenas no celular durante o dia para não precisar deixar ele direto carregando, tem problema ? e se colocar ele pra carregar e tirar antes de chegar aos 100% ?

    • Não tem problema, as baterias de hoje em dia são inteligentes. Por costume eu deixo o iPhone carregando até a hora de sair de casa, quando volto, coloco na carga novamente, sem importar a quantidade de carga, para se precisar sair novamente ter bateria suficiente.

      Um abraço.

Comments are closed.