Aprenda como lidar com falta de memória de armazenamento no iPad ou no iPhone.

Olá amigos, é muito comum que os usuários optem pelo iPad com somente 16GB, ele é sem sombra de dúvidas o modelo mais vendido entre todos os outros. Acontece que ele é mais econômico, sendo assim, muitas pessoas conseguem realizar seu sonho de comprar um iPad com este modelo.

Eu mesmo me enquadro neste grupo, pois acredito que o espaço pode ser muito bem gerenciado, em minha opinião, com todo respeito aos que pensam diferente, comprar um iPad com mais espaço de memória chega a ser um desperdício de dinheiro.

Mas, cedo ou tarde você perceberá seu iPad lento, receberá avisos de falta de espaço e precisará lidar com a situação. Com o lançamento do iPad com tela Retina o problema se agravou, é certo que os aplicativos agora pesam mais em razão da resolução e com isso conseguimos ter menos Apps instalados.

Então, no dia de hoje passarei algumas dicas para que você possa lidar melhor com o espaço da memória de seu iPad ou iPhone. Já falei anteriormente sobre como administrar o espaço da memória do iPad, recomendo também a leitura do artigo para complementar o conteúdo.

Ative o iTunes Match

Acredito que esta seja a melhor forma de uma pessoa ter músicas em seu dispositivo iPad ou iPhone, o iTunes Match é um serviço muito interessante que a Apple lançou juntamente do iOS 5. Com ele você inclusive irá legalizar aquelas músicas baixadas da internet ou ripadas de seus CDs.

O iTunes Match funciona em seu computador, no iTunes, você deve assiná-lo por uma taxa irrisória de U$24,99 por ano, são menos de 5 reais por mês para ter suas músicas disponíveis na nuvem, com capas corretas, nomes e artistas corrigidos praticamente como se estas canções tivessem sido adquiridas na iTunes Store.

iTunes Match economia de espaço.

Este serviço rastreia as músicas de sua biblioteca do iTunes, todas as correlativas com as canções vendidas na loja são automaticamente substituídas por versões em alta qualidade e com todos os detalhes oficiais da loja de músicas da Apple, caso alguma música não seja encontrada ela será enviada para armazenamento online.

Você tem um limite de 25.000 músicas mas o serviço é bastante interessante e útil para quem sofre com problema de espaço no iPad ou no iPhone, além de claro, ficar com as informações corretas e atualizadas depois disso.

Para ativar o iTunes Match abra o iTunes do computador, clique no menu Loja > Ativar iTunes Match, logo clique em Assine por USD 24.99 ao ano.

Vale muito a pena pessoal, depois de ter tudo funcionando bastará tocar no nome da canção para reproduzi-la, não será necessário baixá-la e por isto economizará espaço, não obstante você pode baixar a canção para ouvir offline sempre que desejar.

Como extra o iTunes Match leva todas as suas músicas para a Apple TV, quem assina o serviço pode ouvir sua trilha sonora quando quiser usando a caixinha preta da maçã.

Fotos e vídeos em Armazenamento na Nuvem

Bom, quais são os grandes culpados pelo uso da memória no tablet ou no smartphone? São as mídias, não é mesmo? Portanto uma bela forma de otimizar este espaço é a adoção de um bom sistema de armazenamento na nuvem.

Suas fotos antigas por exemplo, podem ser armazenadas no Dropbox, ou em qualquer similar, desta forma não ocuparão espaço no iPad ou no iPhone, somente serão baixadas quando você desejar, e logo, poderá apagá-las novamente da memória sem perdê-las de vista, pois sempre ficarão acessíveis via internet.

Dropbox

Dropbox (AppStore Link)
Desenvolvedor: Dropbox, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

SugarSync

SugarSync (AppStore Link)
Desenvolvedor: SugarSync, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Box for iPhone and iPad

Box for iPhone and iPad (AppStore Link)
Desenvolvedor: Box, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Negócios › Produtividade
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Todas estas soluções oferecem uma ponte entre o conteúdo de seu computador em seu dispositivo Apple, basta ser organizado, escolher os conteúdos que deseja sincronizar e grande parte do espaço ocupado pelas mídias será liberado.

Não abuse, sincronize somente o que precisa

Para todos os outros conteúdos que você decidiu não utilizar o sincronismo com o Dropbox ou similar, você deve somente ser cuidadoso para não abusar na quantidade.

Veja bem, você precisa de todas as fotos do verão passado ou somente as melhores estariam suficiente?

Faça o seguinte, é uma dica muito simples e rápida de ser aplicada, não tomará mais de 10 minutos fazer uma limpeza em suas fotos do iPad:

  • Crie uma “pasta mãe” no computador;
  • Envie todas as fotos que realmente quer ter no iPad para dentro dela;
  • Crie subpastas para poder organizar os eventos;
  • Sincronize o iPad com o computador via USB;
  • Clique no iPad na lista de dispositivos;
  • Vá em fotos (se não aparecer aumente o tamanho da janela do iTunes, é o último do lado direito no menu);
  • Escolha “Sincronizar fotos de:” e marque a pasta criada anteriormente;

Pronto dessa forma todas as suas fotos importantes serão enviadas para o iPad, você economizará espaço de todas as outras que não precisariam estar nele.

Já para os vídeos, pense se vai realmente assistir, um filme completo pode pesar mais de 1GB, se você somente tem 13GB disponíveis deve filtrar. Já assistiu? Apaga! Vai viajar? Pense em quantos filmes você realmente irá assistir, não adianta encher de conteúdos desnecessários.

Com as músicas acontece mais ou menos a mesma coisa, se você tem falta de espaço filtre as que mais ouve, todo artista tem músicas melhores e músicas que você não gosta tanto, só envie as que realmente gosta pois ao final das contas aquelas desnecessárias você vai “pular”.

Os jogos são grandes vilões, eles “sugam” todo o espaço de sua memória, um game de grande nível com gráficos em 3D e mais elaborados podem chegar a pesar mais de 1GB, pense em ter 3 jogos e um quarto da memória disponível (descontando o sistema) já foi consumido.

Está bem, você gosta de ter opções, mas lembre-se que tudo poderá ser baixado mais tarde abrindo a App Store, indo na aba Comprados e clicando no ícone da nuvem ao lado do nome do jogo.

Com os aplicativos a ‘coisa’ é praticamente a mesma, só que alguns a gente termina baixando e nunca utilizando, recomendo fazer uma limpeza, pense “quando foi a última vez que eu utilizei este App?”, se não se recorda é hora de apagá-lo de vez pois não lhe é de utilidade.

Considerações Finais

Bom pessoal, não se sintam arrependidos por haver escolhido o modelo com somente 16GB, estou certo de que é a melhor opção, o melhor custo benefício, eu somente compro dispositivos com esta quantidade de memória.

Minha escolha pelo produto com menor capacidade de armazenamento é simples, sei que posso ir gerenciando os conteúdos, no ano que vem quando você pensar em vender seu dispositivo para comprar a nova versão, será muito mais fácil encontrar um comprador para seu usado “mais barato”.

Basta sermos organizados e tudo funcionará, se vocês pensam em aproveitar todo o potencial do iPad ou do iPhone, lhes recomendo uma faxina mensal e também seguir outros conselhos que publiquei nesta lista de leitura:

Faça a leitura dos artigos acima, é muito importante para aprender mais sobre seu iPad.

Debate:

  • Você já sofreu com problema de falta de espaço no iPad?

  • Como você faz para otimizar a memória do iPad?
  • Tem alguma dúvida sobre o gasto de espaço de memória? Pergunte-nos!

Um abraço, até já.

Leia também:

Comentários: