Quem utiliza um iPad com 3G / 4G ou um plano de dados no iPhone, sempre está preocupado em economizar, o fato é que o alto custo dos planos ilimitados nos fazem contratar planos menores, precisando controlar o uso para poder chegar com conexão ao final do mês.

Para que você possa estar um pouco mais tranquilo ao utilizar seu plano de dados, recomendamos o uso do Google Chrome como navegador de internet no iPad e iPhone, já que sua nova versão possui uma função muito interessante: Redução no uso de dados.

Google Chrome para iPad e iPhone oferece redução de até 50% no uso de dados

chrome-logo
De acordo com a companhia a economia pode ser de até 50% no uso de dados móveis, ou seja, pacote de dados. Em nossos testes vimos uma redução de 45% ao carregar o iPadDicas e nosso site de viagens, o Viagens Dicas.

Estes são dois casos pontuais de sites que estão bem desenvolvidos, mas para um panorama mais real da internet a economia pode variar entre 10 e 25% por mês.

[pullquote align=right]A economia do pacote de dados pode chegar a 50%, segundo a empresa.[/pullquote]

A porcentagem por mais baixa que pode ser é bastante significativa, vamos supor, se você conta com um plano de 1Gb / mês, ao utilizar o Chrome estaria economizando uns 250MB, que lhe ajudaria a chegar mais facilmente com seu pacote até o dia da renovação.

O Google Chrome é um navegador gratuito que pode ser baixado hoje mesmo na App Store, segue abaixo o link de download direto.

Chrome: o navegador da Web do Google

Chrome: o navegador da Web do Google (AppStore Link)
Desenvolvedor: Google, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Utilidades ›
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Configure a função de redução de dados

Mas afinal, como ativamos esta funcionalidade, ela é automática?

Não, definitivamente o usuário precisa configurá-la, portanto, segue o passo-a-passo para a configuração da Redução no uso de dados do Google Chrome:

  • Abra o Google Chrome em seu iPad ou iPhone;
  • Toque no botão de Configurações do navegador;

configuracoes-chrome

  • Desça e toque em Largura de Banda;
  • Toque em Reduzir uso de dados;
  • Ative a opção;
  • Toque em Concluído;

chrome-economia

Pronto, agora você poderá navegar mais tranquilamente na internet, será genial voltar mais tarde neste mesmo lugar para acompanhar um gráfico dos dados economizados que lhe informa o período de uso, o tamanho original e o tamanho comprimido dos dados.

Vale lembrar que determinadas páginas não podem ser comprimidas, como as https (páginas seguras) que devem ir diretamente ao usuário sem passar pelo servidor do Google.

Não serão comprimidos os dados das páginas acessadas em Modo Anônimo, já que desta forma os dados não passam pelo servidor de compressão da empresa.

É bastante provável que a adoção do Google Chrome durante todo o mês não lhe faça economizar rios de dinheiro, mas lhe deixará mais tranquilo sabendo que dessa forma o pacote de dados durará mais sem a necessidade da contratação de um plano maior.

Testado e aprovado, recomendo para todos vocês. Além dessa interessante função o Google Chrome possui outras vantagens sobre o Safari, vantagens estas que mencionamos no artigo:

Já usa o Google Chrome no iPad? Qual seu navegador favorito no tablet?

Grande abraço, até já.

9 COMENTÁRIOS

  1. Desde que ganhei meu iPad em janeiro, só uso o Chrome, abro o Safari só quando preciso abrir um link rápido, e a velocidade das páginas ao carregar nem se compara (talvez seja pelos cokies).

  2. Olá André!
    Aqui no meu Ipad, primeira geração utilizando o IOS 5, não aparece a opção “largura de banda” no Google Chrome. Será por causa do sistema ser antigo?

    Grande abraço e muito obrigado.

  3. Não entendi como pago um plano MAIOR no 3 G ILIMITADO (?) e em média de 20 dias ainda tenho q pagar os adicionais. É CLARO q tem alguma coisa errada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here