10 dicas e truques básicos do iOS 7 do iPad

Muitos novos usuários estão comprando seus primeiros iPads, agora com o iOS 7, algumas coisas mudaram e os usuários antigos também precisam de ajuda para se adaptar. Este blog sempre se preocupou em ajudar os usuários iniciantes, no dia de hoje não será diferente, passarei 10 dicas e truques atualizados aos novos recursos do iOS 7.

Alguns destes truques também podem ser aproveitados no iPhone, uns são novos, outros são adaptados para a nova interface do sistema, sendo usuário iniciante ou intermediário, acredito que todos podem aprender algo novo.

Que tal aprender truques novos no dia de hoje?

1. Entenda as notificações do iOS 7

Nova central de notificações - totalmente renovada no iOS 7. Nova central de notificações – totalmente renovada no iOS 7.

A central de notificações do iOS 7 recebeu uma renovada visual, agora passou a ter três abas que podem ser acessadas com deslizar seu dedo de um lado para outro na tela.

Quem não conhece a central de notificações, ela fica localizada no topo da tela, para abri-la você precisa deslizar o dedo de cima para baixo, tocando na extremidade superior para iniciar o movimento. Ao deslizar aparecerão os recursos ali armazenados, como visualizar as últimas notificações, um resumo diário, todas as notificações e as perdidas (que não foram lidas ainda).

Ao tocar em um item, o iPad abrirá o aplicativo responsável pela notificação e lhe levará diretamente para a página onde ocorreu o aviso.

Além da central de notificações, existem outras formas que as notificações podem ser apresentadas no sistema, elas incluem:

  • Avisos na tela bloqueada;
  • Banners de notificação enquanto usa o iPad;

Os avisos na tela bloqueada aparecem quando você recebe alguma interação, seja um e-mail novo, uma mensagem do WhatsApp (no iPhone), uma notificação de aplicativo, etc. Você pode interagir diretamente com o aviso deslizando da esquerda para a direita, o mesmo movimento de desbloqueio, porém, sobre a notificação.

Banners de notificações aparecem durante o uso do iPad. Banners de notificações aparecem durante o uso do iPad.

Já os banners de notificação aparecem quando você está usando o iPad, eles são do mesmo tipo, seja uma nova mensagem no iMessage, um novo e-mail, ou qualquer outro tipo de aviso que o iOS pode chegar a lhe mostrar, para interagir e abrir diretamente o aplicativo que originou o aviso você precisa somente tocar na notificação.

Existem várias formas de configurar as notificações, com o objetivo de resguardar sua privacidade, ou até mesmo escolher o tipo de notificação preferida, para isso você deve acessar os Ajustes > Central de Notificações, lá você terá primeiramente as opções de configuração da central e mais abaixo os aplicativos que possuem interatividade por meio de notificações, para configurar a forma que cada aplicativo lhe notificará de suas atividades individualmente você deverá tocar no nome dele na lista.

As opções básicas serão:

  • Estilo de alerta (nenhum, banners, alertas);
  • Avisos nos aplicativos (se aparece quando usa outro aplicativo ou somente na tela inicial);
  • Sons (se você quer ativar ou desativar os sons de alertas);
  • Na Central de Notificações (se você deseja incluir este aplicativo na central);
  • Incluir (quantos itens irão compor a lista da central);
  • Mostrar na Tela Bloqueada (desligando você aumenta sua privacidade);
  • Mostrar Alertas de Todos ou Mostrar Alertas dos Contatos;
  • Pré-visualização (ao desligar você aumenta sua privacidade);

* Algumas opções não estão disponíveis para todos os aplicativos.

2. Entenda a central de controle do iOS 7

Novidade no iOS 7 a Central de Controle oferece acesso rápido à funções. Novidade no iOS 7 a Central de Controle oferece acesso rápido à funções.

A central de controle é uma das novidades do iOS 7, ela chegou para lhe ajudar a realizar tarefas básicas de forma mais ágil. Veja bem, para acessar a Central de Controle você deve fazer o mesmo movimento que de acesso à Central de Notificações, porém, de baixo para cima.

É através dela que você irá realizar as seguintes tarefas:

  • Colocar no modo avião;
  • Ligar / desligar Wi-Fi;
  • Ligar / desligar Bluetooth;
  • Ligar / desligar Não Perturbe;
  • Ligar / desligar Bloqueio de rotação;
  • Aumentar / diminuir o Brilho de Tela;
  • Música em reprodução;
  • Controles de reprodução (play, pausa, seguinte, anterior);
  • Controle de volume;
  • Acesso rápido à câmera de fotos;
  • Acesso rápido à calculadora;
  • Acesso rápido ao relógio;

Cada uma das atividades que podem ser realizadas na Central de Controle é praticamente auto-explicada, não tenha medo de testar cada uma delas, toque e teste o que acontece para que aprenda na prática.

3. Use os gestos multi-tarefas

Os gestos já chegaram no iPad há muito tempo, não é nenhuma novidade mas é incrível a quantidade de usuários que ainda não sabe usar e não aproveita estes recursos, os gestos podem ajudar a controlar o sistema para:

  • Navegar entre aplicativos;
  • Fechar aplicativos;
  • Acessar a barra de multi-tarefas;

Para navegar entre aplicativos utilizando os gestos, você deverá deslizar 4 dedos da direita para a esquerda (ou vice-versa) de modo a trocar entre os aplicativos abertos. Esse gesto precisa ser feito dentro de um aplicativo aberto, não na tela inicial.

Passe quatro dedos de um lado para o outro para alternar entre os aplicativos abertos. Passe quatro dedos de um lado para o outro para alternar entre os aplicativos abertos.

Você pode fechar um aplicativo sem utilizar o botão home, para isso, deverá fechar seus 5 dedos tocando na tela.

Feche os cinco dedos na tela para fechar um aplicativo. Feche os cinco dedos na tela para fechar um aplicativo.

Para acessar a barra de multi-tarefas você deve deslizar 4 dedos na tela de baixo para cima, não necessariamente da extremidade inferior, pode ser de qualquer parte.

Passe quatro dedos de baixo para cima para abrir a barra de multi-tarefas. Passe quatro dedos de baixo para cima para abrir a barra de multi-tarefas.

Estes gestos são facilitadores das tarefas e ainda economizam o toque nos botões físicos, que podem se desgastar com o tempo.

4. Aprenda a acentuar palavras

Aprenda a acentuar palavras no iPad. Aprenda a acentuar palavras no iPad.

Sistema vai, sistema vem e muitos usuários do iPad ainda não sabem utilizar corretamente os acentos do teclado. Usar estes acentos é extremamente fácil, você precisa seguir os passos:

  • Toque na letra que deseja acentuar;
  • Mantenha o dedo até aparecer um menu de opções;
  • Deslize o dedo até a opção desejada;
  • Solte o dedo da tela;

Existe um segredo importante, você pode ao invés de tocar e esperar o menu aparecer, tocar e deslizar para cima, dessa forma o menu que irá aparecer irá conter somente as opções mais utilizadas, assim, será ainda mais rápido escolher a opção desejada.

5. Novo Spotlight (busca)

Deslizando a tela de cima para baixo você abre a busca de conteúdos do iPad. Deslizando a tela de cima para baixo você abre a busca de conteúdos do iPad.

A busca no iPad é um dos recursos menos utilizados, são poucos os usuários que tiram proveito dela. Ao invés de usar o recurso nativo do sistema, as pessoas terminam por navegar entre as diferentes páginas da tela inicial para procurar um aplicativo, abrem aplicativos como o de música para procurar uma canção, perdendo muito tempo, abrem o aplicativo de contatos e deslizam a lista para procurar um número telefônico, etc.

Na verdade a partir do momento que você começa a utilizar a busca do sistema (Spotlight) tudo se torna extremamente mais rápido, seja abrir um aplicativo como encontrar qualquer conteúdo dentro do iPad.

Para acessar o Spotlight (busca) você precisa deslizar de cima para baixo na tela inicial do iPad, não importando qual é a página que você se encontra, o deslizamento do dedo não deve ser feito da extremidade superior, pode ser do meio da tela para baixo, para não confundir com a abertura da central de notificações.

6. Tire print-screen (fotos de tela)

Como tirar foto tela iPad Para tirar uma foto de tela aperte primeiro o POWER (segure) e então o HOME.

Tirar fotos da tela é muito útil em muitos casos, seja para mostrar um logro a um amigo, guardar uma informação de uma página web, ou até mesmo para pedir ajuda, pedir socorro.

É super importante aprender a tirar fotos da tela para poder ser ajudado inclusive aqui pelo pessoal do blog, então, vamos aos passos básicos que conformam a tirada de fotos da tela.

  • Toque no botão POWER;
  • Rapidamente toque no botão HOME (sem soltar o POWER);
  • Um som lhe avisará da tomada da foto;

Agora que você já tirou a foto é hora de localizá-la, ela fica guardada no Rolo da Câmera, dentro do aplicativo fotos, é por lá que você poderá compartilhar via e-mail, iMessage, ou copiar para colar dentro de algum aplicativo.

7. Tire fotos com os botões de volume

Os botões de volume do iPad e do iPhone são botões de disparo. Os botões de volume do iPad e do iPhone são botões de disparo.

Este é outro dos truques não tão novos, porém, há uma boa novidade, agora qualquer um dos dois botões de volume tiram fotos, seja o de aumentar ou de diminuir, dessa forma você consegue segurar melhor o tablet na hora de fotografar, podendo usar o botão físico localizado na lateral do iPad.

A dica é rápida, mas você poderá se beneficiar enormemente ao começar a fotografar utilizando os botões de volume, tanto no iPad quanto no iPhone.

8. Crie um Slideshow com suas fotos

Aprenda a criar um slideshow de fotos no iPad. Aprenda a criar um slideshow de fotos no iPad.

No iOS 6 ou inferior, era possível criar um slideshow diretamente na tela bloqueada do iPad, ele era chamado de Modo Retrato, uma opção que foi retirada no iOS 7 sem muitas explicações, dessa forma alguns usuários que gostavam muito desse recurso ficaram “na mão”.

Para você que gosta muito desse recurso para mostrar suas fotos aos amigos ou visualizar e recordar bons momentos, fica a dica:

  • Abra o aplicativo Fotos;
  • Abra uma foto do “evento” que deseja exibir;
  • Toque no ícone de compartilhar (canto inferior esquerdo);
  • Escolha Apresentação;
  • Escolha as opções desejadas, como o tipo de transição e música;
  • Toque em Iniciar apresentação;

Ficou mais complicado, sim, mas de todas formas a opção de criar uma apresentação de slides com suas fotos para mostrar aos amigos e parentes continua existindo, siga os passos e compartilhe seus momentos.

Você poderá visualizar todas as fotos de um “evento” em especial, ou se preferir, pode exibir todas as fotos abrindo o Rolo da Câmera ao invés de um evento. Se desejar selecionar as fotos a serem exibidas, deverá criar um álbum:

  • No App Fotos toque em Selecionar;
  • Escolha as fotos que deseja colocar no álbum;
  • Toque em Adicionar a…;
  • Novo álbum;

Então, em Álbuns toque numa foto e inicie o processo como descrito acima.

9. Bloquear rotação ou colocar em Mudo

Ao escolher esta opção a chave lateral acima do volume bloqueará a rotação do iPad. Ao escolher esta opção a chave lateral acima do volume bloqueará a rotação do iPad.

Este recurso é confuso, muitas pessoas pensam que o som de seus iPads parou de funcionar, porém, o que ocorre é que a chave lateral está com a opção de silenciar, e está deslizada ao lado. Agora, quero fazer uma recomendação, que é exatamente a forma que eu uso em meu iPad desde muito tempo atrás:

  • Abra os Ajustes;
  • Toque em Geral;
  • Em Usar Interruptor Lateral para selecione Bloquear Rotação;

Dessa forma teremos o botão lateral para bloquear e desbloquear a rotação, uma função bacana para leitura na cama por exemplo, onde ao mover-se o iPad gira e gira a tela sem querer.

Agora o volume será controlado somente pelo botão para cima ou para baixo, se você deseja silenciar o iPad (mudo) rapidamente bastará tocar no volume para baixo e segurar, em 1 segundo o iPad ficará mudo.

Você também usa assim? Faça o teste, você vai gostar.

10. Suba ao topo com somente um toque

subir-ao-topo
Outro dos truques que quero compartilhar, que não é novo, porém pouco utilizado entre os usuários do iPad e iPhone que facilita muito nosso dia-a-dia, o que fazer quando você está lendo uma página da internet, vai deslizando até chegar o final, agora, quer voltar ao topo para selecionar outro item do menu?

Muitos infelizmente sobem tudo novamente, da mesma forma que baixaram, desperdiçando tempo e realizando uma tarefa cansativa, porém, há uma solução rápida que é tocar uma vez ao lado do relógio no topo do iPad.

Ao realizar este “toque único” você levará o conteúdo ao topo, isso serve também para qualquer aplicativo, pode ser nos ajustes, pode ser no iMessage, no Facebook, enfim, em qualquer App do iOS.

Considerações Finais

Certamente muitos de vocês já conhecem algumas destas dicas, mas, sempre nos preocupamos com os usuários iniciantes, agora com o lnaçamento dos novos iPad Air e iPad mini Retina, muitas pessoas terão seus primeiros iPads e estou seguro de que estas dicas irão ajudar.

Se você está chegando agora, ainda não conhecia alguma destas dicas, deixe seu recado, compartilhe com seus amigos, eles podem estar precisando de uma ajudinha também.

Fico muito contente de poder ajudar e fico à disposição sobre qualquer questão relacionada aos pontos tratados neste artigo. Se você precisa de ajuda personalizada para usar seu iPad, não deixe de entrar em contato pelo Suporte do blog.

  • Qual outra dica você pode compartilhar com nossos visitantes?
  • Você que se considera um usuário intermediário, aprendeu algo novo hoje?

Grande abraço, até já.

By |2016-11-16T17:13:08+00:0004/11/2013|Dicas|54 Comentários

Sobre o Autor:

Possuo Mestrado em Jornalismo e Comunicação Digital pela EAE Business School de Madrid, como também Mestrado em Imagem, Publicidade e Identidade Corporativa pela Universidad Camilo José Cela de Madrid. Sou fã de tecnologia e amante de viagens, fundador do iPadDicas e Roteiros e Mais. Quer conhecer mais? Segue aí.

54 Comments

  1. Helaine 16 de novembro de 2015 em 10:57 - Responder

    Bom dia!

    Meu ipad parou de responder ao comando de fechar com as mãos?
    O que pode ter acontecido?
    desde já obrigada pela atenção

  2. Israel Farias 31 de outubro de 2015 em 14:05 - Responder

    Acontecendo o mesmo comigo. Resolveu?

  3. Mike 18 de novembro de 2013 em 12:11 - Responder

    Kennedy,

    Eu tive o mesmo problema, procurei num monte de fóruns e só achei a resposta concreta num fórum de discussões americano da Apple. Por mais idiota que pareça, é só ir em configurações, e mudar o interruptor lateral de rotação para volume. Liga e desliga o modo “mudo” e pronto! Os sons de jogos e outros aplicativos que estavam sem som voltam a funcionar normalmente. Se quiser continuar usando o interruptor para rotação, pode fazê-lo e o som continuará lá!
    Espero ter ajudado…

  4. Remi Barros 15 de novembro de 2013 em 9:24 - Responder

    André,

    Certa vez lhe mandei um e-mail ensinado a colocar exponenciais, números em potência. Acho que você recebe tanto e-mail que não chegou a ler o meu. Segue a dica:

    Basta copiar (daqui, mesmo) esse números elevados ¹ ² ³ e adicionar no teclado (ajuste, teclado, atalho, novo atalho etc.), atribuindo um caractere para que os números apareçam. No meu caso, por exemplo, eu escolhi o sinal negativo (-) seguido do número que desejo elevar à potência. Automaticamente o iPad faz o resto… ¹, ³, ² etc.

    Remi Barros.

    • André Darugna 15 de novembro de 2013 em 17:11 - Responder

      Olá Remi, agradeço a insistência, realmente recebo tantos e-mails que fica impossível responder todos eles.
      Vou adicionar na lista de futuros artigos.
      Excelente contribuição.

      Grande abraço.

    • Wilson 4 de maio de 2016 em 10:19 - Responder

      nao achei essa opção no ipad air 2

  5. Tiburfi 8 de novembro de 2013 em 18:47 - Responder

    Olá, curti muito o site, foi pro meus favoritos.
    No meu iPad 2, não funciona o comando do Spotlight, no meu abre o calendário, precisa alterar alguma configuração?

    • André Darugna 10 de novembro de 2013 em 20:09 - Responder

      Olá Tiburfi, tudo bem?
      Obrigado por colocar-nos em seus favoritos.
      Não sei o que pode ocorrer, aqui no iPad 2 o Spotlight funciona perfeito.

      Tem certeza que está rodando iOS 7?
      Até já.

  6. Juan Coto 8 de novembro de 2013 em 9:40 - Responder

    Poxa, atualizei o sistema operacional e agora meu IPad 4 não aceita mais meus adaptadores “alternativos”… tinha acabado de comprar um adaptador USB e leitor de cartão… No IOS6 aparecei uma mensagem mas funcionava… agora aparece mensagem e não aceita mais… alguma dica a respeito?

  7. marinildac 8 de novembro de 2013 em 0:07 - Responder

    Impressionante como depois de um ano de iPad ainda aprendo coisas! Excelente!
    André, confirmo o que você disse, meu iPad 2 também ficou mais rápido e a bateria dura mais de verdade.
    Mas vou trocar meu queridão (beijo todo dia!) por um Air, quando chegar. Sua informação de que é 80 veses mais rápido foi mortal pra elezinho, tadinho…
    abs

  8. Sebastiao 7 de novembro de 2013 em 22:22 - Responder

    Continuo não achando as fotos que tiro com ipad , o rolo da câmara fica vazio

  9. Sandro de Sá Alves 6 de novembro de 2013 em 17:00 - Responder

    Parabéns! Informações uteis para o dia a dia e que relamente muitos não sabem! Eu mesmo ainda não me familiarizei com iOS 7, e você me ajudou muito! Obrigado! Excelente conteúdo! Abraço,

  10. Leo 6 de novembro de 2013 em 0:03 - Responder

    Olá! Muito legal o artigo e como sempre, possibilitando aperfeiçoar nossa utilização.

    Eu gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer busca de palavras dentro do Safari, na versão anterior isso era fácil, porém nesta ainda não consegui.

    Vlw.

  11. Welliton Mendes 5 de novembro de 2013 em 23:20 - Responder

    Boa noite Andre, desde que atualizei o meu ipad 2 vem apresentando uma tela maluca. Quando aperto uma letra ela fica digitando sozinha, ela fica mudando de maior para menor sem tocar na tela, você vai ler uma reportagem e vai baixando derrepente ela volta para o início se, vc tocar na tela. O que faço?

  12. Gigi 5 de novembro de 2013 em 17:34 - Responder

    Boas dicas como sempre, André. Também adorei o IOS 7 e não bugou nenhum device por aqui. O probleminha que ocorre no IPad 2 também está acontecendo com o mini do meu irmão, mas é no app do Facebook, lentidão, fechamento repentino, travamentos. Só. No mais, gostaria somente de lembrar que no IPhone há, também, a opção utilíssima, “lanterna”.

    • André Darugna 5 de novembro de 2013 em 19:55 - Responder

      Obrigado pelos comentários Gigi, fico contente em receber sua contribuição.
      Abraço.

  13. Katia Freitas 5 de novembro de 2013 em 16:23 - Responder

    Adoreiii as dicas!!!

    Acompanho sempre o site. Também sou novada no iOS e o que a Nelma postou.. sobre economizar espaço no ICloud, é de interesse geral!!! rsss

    Por que para lotar um iPad é fácil, fácil.

    Gostaria de saber, como conectar um pendrive e até quanto GB o iPad Mini lê!!!
    Tentei com aquele adaptador(amigo meu) de maquina e disse que não era compatível…
    No dele funciona…

    Abraços.

    • André Darugna 5 de novembro de 2013 em 17:07 - Responder

      Olá Katia, tudo bem?
      Bom, primeiramente mete prometo aqui que verei uma forma de ensinar tudo a respeito do iCloud, acredite é um assunto complexo mas quero publicar em breve.

      Em segundo lugar, o iPad só lê pendrive se tiver “jailbreak”, algo que não recomendo a nenhum iniciante. Quem se considerar “expert” e quiser provar, que se aventure sozinho, tem várias fontes na internet que se dedica a ensinar essas coisas. O iPadDicas não inclui em sua linha editorial esse assunto nem qualquer tipo de modificação que possa danificar o aparelho.

      Obrigado por comentar, grande abraço.

  14. Rafaella 5 de novembro de 2013 em 11:02 - Responder

    Não consegui fazer os gestos multi tarefas

  15. Patrícia 5 de novembro de 2013 em 10:10 - Responder

    E o recurso de buscar palavras em um site no safari? Aquela barrinha q ficava em cima do teclado. Sumiu??
    Por favor me fale como utilizá-lo no ios7 pq ele é mto útil para mim
    Grata

    • André Darugna 5 de novembro de 2013 em 17:09 - Responder

      Olá Patrícia, tudo bem?
      Está tudo integrado na barra de endereços, ao navegar no site para buscar uma palavra toque na barra, escreva o que quer procurar e deslize os resultados até a parte mais baixa onde diz: “Nesta página”.

  16. Jorge Luiz 5 de novembro de 2013 em 9:03 - Responder

    No meu teclado não tem aquele globinho que fica entre os números e a tecla de espaço, existe alguma configuração em especial?

    • André Darugna 5 de novembro de 2013 em 17:10 - Responder

      Sim Jorge, você precisa adicionar novos teclados.
      Vá aos Ajustes > Geral > Internacional.

      Até já.

  17. Kátia 5 de novembro de 2013 em 8:22 - Responder

    André
    Mais uma vez super esclarecedoras suas dicas!!!!Obrigado ! Não sei se aconteceu com mais alguém mas apesar de ter atualizado o IOS 7 ele mantem no quadro geral que devo atualizar, mas ao buscar atualização diz que encontrou erro… Só notei que o iwork não mudou o ícone….os demais mudaram…mas tudo está funcionando há algum problema?

    • André Darugna 5 de novembro de 2013 em 17:11 - Responder

      Olá Kátia, tudo bem?
      Você precisa atualizar os aplicativos do iWork para que o ícone mude.
      Até já.

  18. Igor Thiago 5 de novembro de 2013 em 8:16 - Responder

    André, bom dia. Acompanho seu blog desde que me interessei pelo mundo Apple. Gostaria de saber mais a respeito de sua experiência pessoal com o IOS 7, talvez até em um post específico. Leio muitos outros blogs e fóruns a respeito do sistema/Apple e, em quase todos, boa parte dos usuários reclama que, depois que atualizaram seus iDevices para o IOS 7, o gadget piorou, ficou mais lento, menos fluído, bugado, etc… Já cheguei a ler um tópico inteiro em um fórum SÓ DE RECLAMAÇÕES! Por isso, ainda resisto a atualizar meu iPad 4, posto que o IOS 6 nele roda lindamente! Se não puder escrever uma postagem inteira para o blog a respeito, pode ser somente uma resposta a essa pergunta. Grato e sucesso!

    • André Darugna 5 de novembro de 2013 em 17:13 - Responder

      Olá amigão, tudo bem?
      Já falei sobre isso, inclusive tendo como foco principal o iPad 2, que tantos questionam se vai ficar lento ou pior:
      http://abcdoiphone.com/noticias/vale-a-pena-instalar-ios-7-no-ipad-2/

      Na verdade, para falar mal tá cheio de gente por aí, ganhar maior “audiência”, mas eu particularmente gosto muito do iOS 7 no iPad 2. Não vejo lentidão, não sinto problema algum, muito pelo contrário, a vida da bateria tem durado mais, o iPad não trava, aos Apps em geral não fecham (a não ser aqueles que ainda não foram atualizados para o iOS 7).

      Enfim, eu recomendo, eu curti. Se no iPad 2 roda perfeitamente, imagine no iPad 4. Relaxa!
      Até já.

    • Igor Thiago 6 de novembro de 2013 em 0:38 - Responder

      André, agradeço a atenção. Foi mal, nem lembrava desse post, mas li quando você o publicou. Bem, aguardarei mais um pouco e instalarei o novo iOS… Até pq tô me coçando de vontade de jogar Ravensword: Shadowlands, que comprei recentemente em promoção…
      Fica o agradecimento e a dica: esse jogaço de RPG está por 0.99, mas só roda no iOS 7 agora… Abraço!

  19. Kennedy 5 de novembro de 2013 em 6:17 - Responder

    André, bom dia!
    Gostaria de receber uma dica para corrigir um problema:
    Depois que atualizei meu IPAD os jogos ficaram sem som.
    Quando coloco o fone de ouvido o som aparece.
    O que preciso fazer para que o som retorne durante a execução dos jogos sem a necessidade de colocar o fone de ouvido?
    Muito obrigado!

  20. Maria Fausta Ruedell 4 de novembro de 2013 em 22:19 - Responder

    Sempre tem dicas ótimas…adoro! Abraço

  21. Andreia Naim 4 de novembro de 2013 em 21:00 - Responder

    Meu iPad 2 ficou muito lento depois da atualização. Fora isso , quando estou navegando no Safari ele volta pra tela de início sozinho. Mais isso já acontecia antes de atualizar.
    Eu adorei o IOS 7, mas tá lento demais. Já o iPhone 5 vai que é uma beleza.
    Parabéns pelas dicas … Leio todas, mesmo quando já sei o assunto.
    Abraços!

  22. Patricia 4 de novembro de 2013 em 20:37 - Responder

    Gostei bastante, mesmo sendo novata algumas coisas já havia descobridor! Valeu, vou ler mais!

  23. Gustavo Melo 4 de novembro de 2013 em 17:04 - Responder

    Oi André. O recurso do modo de leitura, que tem no Safari, eu acho muito bom. No entanto, no IOS 7, me parece que a possibilidade de alterar o tamanho da fonte, que antes era possível, foi suprimida, o que me entristeceu! Há outra forma de usar este recurso? Obrigado, Gustavo.

    • André Darugna 4 de novembro de 2013 em 21:26 - Responder

      Olá, tudo bem? Vá em Ajustes > Geral > Tamanho do texto.
      Até já.

  24. Luiz Maurício 4 de novembro de 2013 em 15:56 - Responder

    Já descobri como usar os botões!

  25. Luiz Maurício 4 de novembro de 2013 em 15:51 - Responder

    Não entendi como usar os botões laterais de som para tirar fotos.

    • Gigi 5 de novembro de 2013 em 17:27 - Responder

      A câmera deve estar ativada para que os botões funcionem como disparadores. Qualquer um vai acionar o disparo.

  26. Nelma 4 de novembro de 2013 em 15:26 - Responder

    André tudo bem? Ótimas dicas, não sabia a de deslizar o dedo acima para acentuar as palavras, ficava apertando a tecla, muito mais rápiido agora! Gosto do Assistive Touch, acho que vale a pena também. E as dicas sobre economizar espaço no ICloud, que falei com vc outro dia e vc respondeu que já estava pensando em escrever a respeito. Tenho muitas dúvidas se guardando emails em pastas, conversas antigas no whatsapp, posts no Facebook e outras coisas que eu possa desconhecer, estaria sobrecarregando o ICloud desnecessariamente. Conto muito com sua ajuda, nós iniciantes no IOS precisamos muito de seu “help” rsrs. Abs

    • André Darugna 4 de novembro de 2013 em 15:39 - Responder

      Olá Nelma, tudo bem?
      Prometo ver isso com prioridade, a verdade é que não é fácil escrever sobre iCloud, um assunto complexo e amplo.

      Agora, acredito que WhatsApp e Facebook não ocupem espaço do iCloud.
      Grande abraço.

  27. Lucas Keller 4 de novembro de 2013 em 14:41 - Responder

    André eu não consigo fazer a transissão de slide aparecer da forma desejada, faço tudo igual mas aparece todas as imagens que tenho, mesmo marcando somente algumas. Pode me ajudar?

    • André Darugna 4 de novembro de 2013 em 15:34 - Responder

      Vou corrigir Lucas, realmente não está mais funcionando da forma descrita. Você irá ver a apresentação do “evento completo”.

      Obrigado por relatar.
      Até já.

    • André Darugna 4 de novembro de 2013 em 15:38 - Responder

      Olá Lucas, já atualizei o artigo informando inclusive como escolher as fotos a serem mostradas.
      Abraço.

  28. Lucas 4 de novembro de 2013 em 12:19 - Responder

    Andrè,a animaçāo ao fechar um app com os dedos està desconfigurada.. È normal?

    • André Darugna 4 de novembro de 2013 em 15:31 - Responder

      Olá Lucas, poderia ser mais específico contando o que ocorre?
      Obrigado.

  29. Fernando 4 de novembro de 2013 em 10:46 - Responder

    André, uma função que acho muito bacana é o Assistive Touch, que concentra um monte de comandos do iPad e ainda economiza os botões físicos.

    • André Darugna 4 de novembro de 2013 em 10:50 - Responder

      É verdade, muito bem lembrado. Eu não uso, mas entendo sua utilidade.

  30. André 4 de novembro de 2013 em 10:26 - Responder

    Old

  31. André Reis 4 de novembro de 2013 em 9:08 - Responder

    André, no item 6 (tirar foto da tela (print-screen) você inverteu a sequência.
    É isso:
    Toque no botão HOME;
    Rapidamente toque no botão POWER (sem soltar o HOME);
    Um som lhe avisará da tomada da foto (se o Ipad estiver no Silencioso, o som não sairá mas a foto estará no Rolo da Câmera).
    É isso.
    Abraço.

    • André Darugna 4 de novembro de 2013 em 10:10 - Responder

      Olá amigão, seu nome é quase igual ao meu: André Regis.
      Enfim, funciona dos dois jeitos, a ordem dos fatores nesse caso não altera o produto.
      Sim, sobre o som se estiver no silêncio não vai sair mesmo, mas do mesmo jeito vai aparecer o flash branco.

      Grande abraço, obrigado pelas considerações.

    • Doutor Estranho 4 de novembro de 2013 em 11:31 - Responder

      Não precisa segurar um primeiro e depois o outro botão. Aperte-os ao mesmo tempo.

    • André Darugna 4 de novembro de 2013 em 11:42 - Responder

      Olá Doutor Estranho, tudo bem?
      Sim, pode ser feito das três formas.
      Grande abraço.

Deixar Um Comentário