10 dicas essenciais para dominar seu novo iPad! (atualizado)

Sejam bem-vindos novos amigos do abcdoiphone.com, tendo em vista o lançamento do iPad 4 no Brasil estou atualizando um artigo para nossos amigos que acabaram de comprar o tablet.

Este será um artigo muito interessante para quem está iniciando no uso do iPad e servirá de base para todos aqueles que estão totalmente perdidos neste maravilhoso mundo novo. Quem já é nosso visitante frequente não deve deixar de ler, talvez exista algo que você perdeu e pode aprender agora!

Também convido vocês para participarem do debate e de incentivar os novos donos de iPads a persistirem e estudarem bastante, pois como vocês já sabem, sem leitura não há aprendizagem. Vamos lá?

Mais dicas para iniciantes:

1. Seu Novo iPad não está estragado! Ícone do iTunes e cabo USB, o que fazer?

Pessoal o primeiro grande susto de todo iniciante neste sistema é que quando ligamos nossos iPads por primeira vez aparece um símbolo redondo, azul e com um cabo USB. Essa tela quer dizer somente:

  • Preciso ser configurado antes de iniciar
  • Baixe e instale o iTunes no computador (clique aqui)
  • Conecte o cabo USB no iPad e no computador (tire a cabeça do carregador caso ela esteja plugada no cabo)
  • Siga os passos da tela para configurar seu novo iPad

É possível que seu novo iPad já venha com o iOS 5 ou iOS 6, o sistema novo que descarta a necessidade de se conectar ao computador para iniciar. Neste caso você poderá seguir os passos da tela do iPad para configurar sua região, fuso horário, conexão WiFi e tudo mais.

2. Aprenda a fazer downloads de Apps e Jogos

Claro, totalmente sem graça nossos iPads novinhos em folha e nem um joguinho pra gente se divertir não é mesmo? Correto! Primeiramente: a App Store (ícone azul) é onde você compra aplicativos e jogos, e a iTunes (ícone roxo) é onde você compra músicas e aluga filmes.

Mas você precisará de uma conta para poder iniciar, siga!

Crie uma Apple ID Brasileira

É muito fácil criar sua conta brasileira na App Store e você precisará de um cartão de crédito internacional.

Siga o passo-a-passo:
Crie sua conta brasileira Apple ID com ou sem o uso de cartão de crédito

Com essa conta você terá acesso à baixar Aplicativos, Jogos, Músicas, Filmes, Podcasts e muito mais (pagos e gratuitos).

Boas compras!

3. Envie suas Fotos, Músicas e Filmes ao iPad

Garota ouvindo música

Bom, vamos primeiro estabelecer um ponto de partida, o iTunes do computador, você vai precisar dele sempre! Com o iTunes aberto, sempre conecte seu iPad via cabo USB (é possível via WiFi, mas é mais fácil via USB).

É importante esclarecer que somente filmes em formato .MP4 são lidos no Videos do iPad, caso você tenha seus vídeos em outros formatos leia o ponto número 4.

Tudo conectado vamos lá, tudo o que você precisa saber já foi documentado neste blog, portanto seguem os links.

4. Envie seus arquivos de Office e Filmes de outros formatos ao iPad

Bom gente, é muito estranho esse iOS não é mesmo? Mentira! Só parece, você com o tempo vai começar a dar aulas aos seus amigos e influenciar pessoas para que comprem um iPad, iPhone ou qualquer iCoisa que exista!

Enviar seus documentos é uma tarefa bem simples mas você precisa entender a forma que o sistema de arquivos dos iDevices funciona, diferente dos computadores o iOS não possui pastas e você precisará enviar seus documentos diretamente ao aplicativo que vai abri-lo.

Escrevi um artigo sobre esse assunto usando justamente o OPlayer HD como exemplo, ele é um reprodutor de vídeos que aceita outros formatos que não o .MP4. Siga e aprenda a enviar arquivos:

Se você não tem um aplicativo que abra arquivos do Office leia:

Caso queira conhecer outras alternativas para abrir vídeos de outros formatos:

5. Configure o iCloud

O iCloud guarda suas fotos, aplicativos, calendários, documentos e muito mais na nuvem. Tudo via internet e sem fios, fazendo com que todos os seus dispositivos da Apple fiquem sincronizados automaticamente.

Você precisa configurar para que tudo funcione perfeito, também já temos esse conteúdo publicado aqui no iPadDicas, portanto não perca:

6. Proteja seu iPad contra Roubo ou Curiosos

Bom gente, como toda novidade muita gente vai se interessar por seu novo dispositivo, é muito comum acontecer de algum parente ou amigo querer colocar as mãos em seu iPad novinho em folha, que ciúmes não?!

Sem falar no perigo dele ser roubado, nossa desejo que isso não aconteça com vocês, mas se isso acontecer e você tiver seu iPad configurado, poderá rastreá-lo via internet, vendo a localização exata (ou muito aproximada) do local onde ele se encontra. Você poderá também enviar uma mensagem e bloqueá-lo a distância.

Isso tudo está documentado aqui no iPadDicas, leia:

É importantíssimo que você configure uma senha em seu iPad pois em caso de roubo se você não tiver senha será muito fácil o ladrão desativar o rastreamento, portanto, fique ligado!

7. Configure seus e-mails

Desista de usar o webmail, o iPad é fantástico para trocar mensagens de email, o Mail (aplicativo nativo) é super completo, só não suporta assinatura com imagens.

Vamos às configurações de e-mail que temos publicadas:

8. Use a internet 3G de seu Smartphone no iPad WiFi!

Um dos inconvenientes de termos optado (ou ganho) um iPad somente WiFi é justamente a falta de conexão quando estamos fora de casa, escritório, escolha, faculdade, enfim, longe de um Hot Spot WiFi.

Está certo, existem hoje muitos Shoppings e grandes centros comerciais e empresariais que oferecem esse serviço, mas quando o assunto é trabalhar não podemos depender deles.

Então, uma boa saída para estas pessoas que possuem um Smartphone como: iPhone, Android, Nokia, e outros mais é seguir o artigo abaixo para poder compartilhar sua internet no iPad, permitindo a navegação longe de um ponto de acesso WiFi.

Ah, a dica vale também para quem tem estes Modems portáteis (estilo Pen Drive), embora não consigamos ligar eles no iPad no artigo ofereço uma solução muito interessante.

9. Não existe Flash no iPad

Não chore, até a Adobe já desistiu dele! Ela anunciou o fim do Flash para tablets e celulares, que pena não?! Não, realmente é uma alegria imensa, você não vai sentir falta daqueles joguinhos mal feitos em Flash, o iOS é a maior plataforma de jogos do mundo, sabia?

Claro, existe um período de adaptação mas em breve você se acostuma e tudo ficará bem.

Mas se você for muito insistente (e brasileiro é assim mesmo, não desiste nunca), vou lhe contar que existe um App que funciona “mais ou menos”, pelo menos quebra um galho, leia:

10. A mais importante de todas!

Vários livros lado a lado numa estante

Leia, leia muito. Nós já temos mais de 750 artigos publicados neste blog e acredite, diferente dos outros todos os nossos textos são de ensinamentos, não escrevemos sobre rumores e novidades bobas, este blog está preocupado em ensinar, esse é nosso diferencial.

Não tenha medo de perguntar, mas tampouco seja incoerente, sempre faça suas perguntas quando elas estiverem dentro do contexto do conteúdo publicado, para todo o resto…

Entre em contato via Suporte (pago): http://abcdoiphone.com/suporte/
Para que possamos dar seguimento à sua pergunta.

Conheça nossa lista completa de artigos, separada por ordem alfabética e classificada por categorias:
http://abcdoiphone.com/arquivos/

Siga nossas recomendações, nós adoramos ajudar ao próximo e você verá que nos esforçamos muito para responder cada solicitação de ajuda, mas você deve respeitar as regras. Conheça elas e evite ficar sem resposta, você vai precisar da gente… é melhor fazer as coisas bem: http://abcdoiphone.com/termos-de-uso/

Considerações Finais

Mais uma vez, sejam todos muito bem-vindos, o iPadDicas é um blog jovem, com apenas 1 ano no ar, já conquistou muitos seguidores, hoje somos referência sobre iPads em língua portuguesa e fomos reconhecidos por isso, ganhamos recentemente 2 prêmios no Top Blog 2011.

Você veio ao lugar certo, sinta-se em casa e aproveite cada pedacinho de informação aqui compartilhada.

Debate:

  • Conte-nos a história de seu iPad. Ganhou? Comprou?
  • Alguma informação nova? Deixe uma dica que você considera importante para quem está iniciando!

Grande abraço!

Leia também:

Comentários: