Cada vez mais os consumidores utilizam o smartphone para muito mais do que fazer ou receber chamadas, enviar sms ou tirar fotografias. Existe todo um mundo por detrás de um telefone e de forma a explorar essa questão, o ter um site responsivo tornou-se essencial.

Se não sabe muito bem do que se trata, não se preocupe, iremos explicar-lhe tudo de seguida.

Como ter uma loja virtual adaptada para dispositivos móveis

Existem diversas formas de criar loja virtual e permitir ao mesmo tempo que a mesma seja responsiva sem ter muito trabalho com o mesmo.

Se o seu site já for bastante antigo, o nosso concelho é que solicite a um informático (ou se tiver você a disponibilidade) que faça um site de raiz. Uma das opções que pode utilizar é o template padrão.

Algumas ferramentas como o Shopify, WordPress e o wix têm temas pré feitos que já são previamente concebidos a pensar na responsibilidade de um site. Assim sendo, apenas necessita de colar as informações e organizar os blocos da forma que mais achar conveniente.

Se o seu site já foi construído tendo por base uma destas plataformas, só necessita adquirir um novo template e fazer o upgrade do mesmo. Em menos de 2 horas terá o seu site responsivo e adaptado aos novos padrões de utilização por parte dos consumidores.

Estas são as principais bases para ter um site responsivo e conseguir aumentar a sua conversão de clientes através de smartphones ou qualquer outro tipo de dispositivos móveis.

Acredite que não vai ter muito com que se preocupar, uma vez que a grande maioria das plataformas que lhe permitem criar um site de forma gratuita, já se encontram adaptadas nesse sentido.

red2

Como criar um logotipo grátis para minha empresa

Para criar logo online terá de utilizar um programa de desenho profissional e ao contrário do que possa pensar não pode ser o Photoshop, pois o programa de desenho terá de produzir um logotipo em formato vetorial.
Uma das principais razões pela qual um logotipo deve de ser vetorial (em curvas) é para que possa ser redimensionado a qualquer tamanho sem nunca perder qualidade, caso contrário teria de redesenhar o logotipo cada vez que mudasse o tamanho do suporte.

Algumas dicas que deve seguir são:

  • Não siga tendências (as grandes marcas são intemporais);
  • Não use (nunca) imagens com direitos de autor (pois pode ver-se em algum processo judicial);
  • Não exagere no design do logotipo (ou seja, evite ao máximo colocar inúmeros pormenores que podem ficar desformados em formatos de pequenas dimensões);
  • Não use demasiadas cores;
  • Não use imagens com rasto ou pixeis;
  • Não deve depender das cores para passar uma imagem dos seus serviços ou produtos;
  • Utilize fontes apropriadas e evite as demasiado simples e as demasiado trabalhadas;

Como vê estas são apenas algumas das muitas dicas que lhe poderíamos dar sobre criar um logo e montar a sua loja online.
Contudo, esperemos que numa fase inicial do seu projeto as mesmas sejam úteis e que consiga dar seguimento ao seu projeto.