Aprenda compartilhar a internet do seu celular com seu iPad.

O assunto que vou tratar hoje é importantíssimo para todos os que optaram por comprar iPads de modelos somente WiFi, ficando assim limitados à cobertura de rede sem fios local, mas que possuem um Smartphone, independente da marca ou sistema operacional.

Vou abordar o tema compartilhamento da internet 3G/4G destes aparelhos via WiFi com seus iPads, possibilitando assim acessar à internet em seu iDevice mesmo longe de casa, escritório ou hotspots espalhados pelo mundo, sempre que se tenha acesso a rede de telefonia móvel 3G.

Quero deixar claro que minha especialidade é o iOS, sou usuário de iPhone e iPad, porém, me esforcei ao máximo para levantar a informação adequada sobre o uso da técnica em outros sistemas, como o Android, Blackberry e Symbian.

Muita atenção, sem atenção nada vai funcionar!
Bom, é importante já abrir o paraquedas para que muitas pessoas não se iludam por falta de conhecimento.
O caso é que somente alguns telefones conseguem compartilhar sua Internet com o iPad via Bluetooth, na maioria dos casos você somente poderá compartilhar via WiFi.

Os dispositivos englobados neste artigo são:

  • iPhone com iOS 8 ou superior
  • Nokia / Symbian
  • Android
  • Blackberry
  • Windows Phone
  • Sony Ericsson
  • Modems 3G (internet móvel)

Siga a leitura e saiba como fazer para compartilhar o sinal de Internet 3G de seu celular com o melhor e mais popular tablet do mercado!

Compartilhando a Internet de um iPhone

É a forma mais fácil de compartilhar sua internet de um celular ao iPad pois é nativa, seu iPhone oferece essa funcionalidade, basta você seguir os passos a seguir:

  • Abra o Ajustes
  • Toque em Acesso Pessoal e ative-o
  • Você pode configurar a senha do WiFi se desejar

configuracao-iphone-compartilhar-internet

Com a rede criada, abra os Ajustes em seu iPad > Wi-Fi > Conecte na rede criada.

No iPhone é muito simples, mesmo sistema, mesmo mundo!

Compartilhando a Internet de um celular Android

Embora eu seja usuário de iPhone gosto muito dos Androids, acredito que os usuários que decidiram pela compra de um fizeram uma excelente compra.

É claro que é possível compartilhar a internet de um celular com Android via WiFi, mas existem alguns poréns:
Seu celular precisará ter a tecnologia PA (Access Point) para que o procedimento funcione.

configuracao-android-compartilhar-internet

Android 5.0 (Lollipop) ou superior:

  • Abra o aplicativo Configurar;
  • Toque no botão Mais…;
  • Toque em Tethering e acesso portátil;
  • Ative o Ponto de acesso Wi-Fi portátil;

No iPad deverá abrir os Ajustes, ir em Wi-Fi e encontrar o ponto de acesso AndroidAP.

Android 2.1 ou inferior:
* Exige acesso Root!

  • Baixe o aplicativo chamado Wireless Tether for Root Users
  • Instale o App e vá em Menu / Setup
  • Desligue a opção Bluetooth e habilite “WiFi Encryption”
  • Escolha a senha que deseja utilizar
  • Volte à tela inicial do aplicativo e toque no botão Verde
  • Você estará compartilhando o sinal via WiFi

Android 2.2 (Froyo) ou superior:
No Froyo tudo ficou mais fácil, você poderá compartilhar a internet diretamente do sistema, basta você seguir os passos a seguir:

  • Vá em Menu / Configurações
  • Escolha Conexões sem fio e rede
  • Vá em Configurações Wi-Fi
  • Marque a caixa que diz: Roteador Wi-Fi
  • Confirme que deseja desconectar a conexão atual Wi-Fi para utilizar como Roteador
  • Pronto você está compartilhando a Internet 3G via Wi-Fi
  • Poderá trocar a senha indo em Configurações de Roteador Wi-Fi

Fiz este resumo das configurações mas nada melhor que deixar que os mestres falem sobre o assunto, não acham?
Não entendeu? Acesse o site Mestre Android para ajuda sobre o assunto:

Uma pena que eu não tenha um Android para testar, se depois de testar conseguir por favor deixe seu depoimento nos comentários!

Compartilhando a Internet de um celular Nokia (Symbian)

Você usuário do bom e velho Nokia não ficou na mão, muito pelo contrário, tive a oportunidade de testar e utilizar durante um verão inteiro e posso lhes garantir, funciona muito bem e além de tudo é grátis!

O Aplicativo que vocês terão que baixar se chama JoikuSpot, ele tem versão grátis com algumas limitações (como por exemplo: não permite configurar senha, deixando a conexão aberta para todos) e também versão paga, muito mais completa.

Procure por JoikuSpot na loja de aplicativos da Nokia.

Compartilhando a Internet de um celular Blackberry

Posso lhes afirmar que revirei a Internet em 3 idiomas, português, espanhol e inglês procurando a solução para os donos de Blackberry.

Quem diz que o iOS é fechado não conhece o Blackberry, Deus do céu… é simplesmente impossível compartilhar a Internet 3G do BB para o iPad pois ele não compartilha internet via WiFi, somente via Bluetooth.

Troque de celular, iPhone ou Android, tanto faz… mas o Blackberry é um celular do passado que só sobrevive graças ao BBPin! O que sai mais caro? Plano empresarial Blackberry somente pelo BBPin ou pagar mensagens SMS?! Creia: SMS sai mais barato!

* Se eu estiver enganado e existir uma possibilidade de compartilhar a internet de um Blackberry via WiFi, não me crucifique, procurei muito até dar-me por vencido e aceitar que não há como fazê-lo, envie sua dica, ajude o blog informando como fazer. Daremos os devidos créditos!

Atualização: Novos Blackberry como o Z10, que rodam o Blackberry OS v10 já permitem o compartilhamento da internet 3G, de forma muito similar ao Android.

Compartilhando a Internet de um celular Windows Phone

Da mesma forma que nos Symbians o JoikuSpot brinda o compartilhamento da Internet 3G via WiFi, o WMWiFiRouter oferece esse serviço aos donos de celulares com Windows Phone.

As empresas são parceiras e colaboram entre si para oferecer às duas plataformas o melhor serviço de compartilhamento de conexão WiFi.

Se você é usuário de Windows Phone, baixe a versão de testes diretamente do site do desenvolvedor:

Uma pena que eu não tenha um Windows Phone para testar, se depois de testar conseguir por favor deixe seu depoimento nos comentários!

Compartilhando a Internet de um celular Sony Ericsson

Os Sony Ericsson não ficaram fora dessa possibilidade, e o mais interessante, eles compartilham a Internet via Bluetooth, algo que quase nenhum modelo consegue fazer, compartilhar via Bluetooth com os iPads.

Siga a recomendação abaixo e compartilhe seu 3G com o iPad agora mesmo:

  • Ative o Bluetooth do celular
  • Ative o Bluetooth do iPad
  • Vá em Ajustes / Geral / Bluetooth
  • Selecione o celular na lista de dispositivos
  • Digite o código no celular caso seja solicitado
  • No iPad autorize o uso do celular
  • E no celular autorize o compartilhamento do sinal
  • Voilà!

* Esta dica foi adicionada graças aos comentários dos seguidores Silvio França e Cristian Neitzke, que informaram como compartilhar o sinal de seus Sony Ericsson com o iPad via Bluetooth.

Compartilhando a Internet de um Modem 3G

Agora vem a parte mais legal, porque sei que muitos já fizeram planos mirabolantes para conseguir conectar seus Modems Pen Drive 3G no iPad.

Já recebi centenas de emails perguntando se podem fazer via Jailbreak, que um amigo contou que dessa forma reconhece Pen Drive, e que gostariam de saber se vai reconhecer, etc, etc.

Esqueça: Conectar seu Pen Drive Modem 3G no iPad não resultará em nada!

Existe uma forma efetiva de compartilhar seu sinal de Modem 3G, e essa forma é muito simples, comprar um modem novo!

Se você quer compartilhar e considera que lhe trará benefício, não deixe de conhecer as ofertas que existem no mercado de Roteadores 3G/WiFi, também conhecidos como MiFi.

Um deles é o Huawei E5 ou também o ZTE MF30, encontrados no Mercado Livre por valores aproximados a R$200.

Estes modems são realmente fantásticos e vão possibilitar compartilhar a Internet via WiFi para até 5 dispositivos, independente de marca e modelo, basta que o dispositivo permita acessar a Internet via WiFi.

* Vale a pena esclarecer, estes vendedores de Modems 3G do Mercado Livre não patrocinaram este post, não estamos cobrando nem um centavo para indicar seus produtos e quero ressaltar que não nos responsabilizamos caso a venda não se concretize, eles foram escolhidos ao azar, fazendo uma busca pelo produto no site mencionado.

Outros posts sobre conexão no iPad e iPhone:

Considerações Finais

Amigos, espero ter esclarecido sobre o assunto e que esse post possa ajudar todos os usuários de iPads WiFi que possuem em seu poder também um Smartphone e até hoje não conseguem compartilhar o sinal de internet com seus iDevices.

Gostaria de deixar claro que as configurações marcadas em amarelo não foram testadas pelo simples fato de não termos um aparelho deste tipo para testar, mas que são funcionais.

Somente o Blackberry não permite compartilhar internet via WiFi, uma pena realmente pois estes aparelhos foram muito populares no Brasil em razão dos planos corporativos / empresariais.

Gostaria de agradecer a iniciativa de nosso seguidor Rafael Diogo Amancio que nos enviou um texto que explicava como compartilhar a conexão dos smartphones Nokia via WiFi, o texto dele me motivou à buscar informação sobre como compartilhar o sinal de Internet dos telefones celulares mais populares do mercado e publicar hoje aqui no blog.

Se você tem um assunto que considera interessante não deixe de nos enviar um email, seu texto poderá ser publicado ou servirá de base para um artigo novo!

Gostaria de pedir também o apoio dos usuários destes celulares que mencionamos acima, que testem as alternativas e nos enviem feedback para que novos usuários confirmem que as configurações funcionam e se sintam mais a vontade em seguir os passos indicados.

Comente:

  • Funcionou para você?
  • Qual é seu Smartphone e como você compartilha o sinal de Internet com seu iPad?
  • Conhece uma forma de compartilhar o sinal dos Blackberrys, por favor, colabore!

Grande abraço!

* Artigo original publicado em 09/11/11, atualizado com novas informações em 30/03/2015
By |2017-11-02T16:27:24+00:0031/03/2015|Dicas|351 Comentários

Sobre o Autor:

Possuo Mestrado em Jornalismo e Comunicação Digital pela EAE Business School de Madrid, como também Mestrado em Imagem, Publicidade e Identidade Corporativa pela Universidad Camilo José Cela de Madrid. Sou fã de tecnologia e amante de viagens, fundador do iPadDicas e Roteiros e Mais. Quer conhecer mais? Segue aí.

351 Comments

  1. logios 30 de setembro de 2015 em 2:30 - Responder

    Boa noite. Alguém ai saber dizer se funciona compartilhar a internet do meu Windows Phone 8.1 pro Ipad Mini Wifi ? Aguardando resposta. Abraços

  2. Toninho 9 de setembro de 2015 em 11:32 - Responder

    Bom dia amigos,
    Eu tenho notado que o wi-fi do meu ipad tem estado meio maluco nos ultimos tempos, ele demora para encontrar uma rede wi-fi que um celular “chinh-ling” consegue encontrar rapidamente, e quando ele consegue encontrar a internet fica terrivelmente lenta, os jogos quase não funcionam, alguem ja teve ou tem esse tipo de problemas com o wi-fi do ipad? preciso realmente de ajuda.
    Obrigado a todos
    Toninho

  3. ROMANTICA 25 de julho de 2015 em 15:01 - Responder

    OBRIGADA.
    PAREEI FACILMENTE IPHONE E IPAD QUE SE CONECTOU MUITO BEM AO 3G E NAVEGAMOS BEM, NUNCA IMAGINEI

  4. Adriana 3 de junho de 2015 em 17:51 - Responder

    Olá, tenho um ipad 2 3g e gostaria de saber se tem como usar o 3g como roteador, pois ja procurei e não acho o caminho.
    Obrigado

  5. Marcos 13 de maio de 2015 em 12:02 - Responder

    Uma dúvida, a operadora de celular consegue bloquear o compartilhamento dos dados do celular, ou consigo fazer isso com todas as operadoras?

    obrigado.

    • André Darugna 13 de maio de 2015 em 16:03 - Responder

      Alguma operadora pode bloquear sim, não sei dizer quais estão aceitando ou não. Depende do tipo de plano também.

  6. sackljunior 19 de abril de 2015 em 15:25 - Responder

    Eu nao consigo fazer o joikuspot no symbian compartilhar c o android. Tem outra soluçao??

  7. Rafael 14 de abril de 2015 em 23:55 - Responder

    Muito legal essa dica, é muito bom saber que a internet do celular pode ser transferida para o smartphone, aqui em casa é rede do meu celular que pega melhor, já a da linha telefônica toda hora cai, por isso para mim, é muito bom que tablet possa pega o sinal do celular.

  8. Luciano 10 de abril de 2015 em 8:18 - Responder

    André,

    Estou tentando fazer o contrário, rotear do meu iPad 3 para meu Sony Xperia X3. Tem como?

    Abraços!

    • André Darugna 12 de abril de 2015 em 18:36 - Responder

      Tem, habilite o acesso pessoal nos ajustes.

    • Luciano 13 de abril de 2015 em 9:58 - Responder

      Não permite, avisa que tem que entrar em contato com a operadora, já fui na loja e não resolveu, mas valeu pelo retorno, vou continuar tentando!

  9. Axly Floyd 31 de março de 2015 em 3:29 - Responder

    Boa noite André,
    Sou usuária BlackBerry e posso afirmar que você deve atualizar seu conceito sobre a marca.
    Além de rodar aplicativos feitos para a plataforma BlackBerry OS, que está na sua versão 10, também é possível instalar aplicativos nativos do Android.
    Tenho o BlackBerry Z10 a quase um ano e não o uso corporativamente, confesso que existem algumas travas, não uso todos os aplicativos de um Android, mas me sinto satisfeita com o aparelho e mais satisfeita ainda pelo recurso chamado BlackBerry Hub, que reúne todos os avisos de novas mensagens do WhatsApp, e-mail, SMS, ligações perdidas, avisos do sistema e outros em um só lugar, sinto falta disso em outros sistemas.
    A empresa passou por uma grande reformulação nos últimos anos exatamente para perder esse estigma de possuir aparelhos estritamente corporativos.
    Quanto ao tema do post, é sim possível rotear o sinal 3G do smartphone para o iPad por Wi-Fi, de modo parecido com o Android.
    Pelo menos meu aparelho BlackBerry Z10 com o BlackBerry OS 10 faz.
    Parabéns pelo post^^
    Até mais!

    • André Darugna 31 de março de 2015 em 10:39 - Responder

      Obrigado pelo comentário, atualizei o artigo.

    • Axly Floyd 2 de abril de 2015 em 1:14 - Responder

      Imagina, de nada! Eu que agradeço ^^

  10. Laíse Luemmy 29 de setembro de 2012 em 19:25 - Responder

    Ótimo post,adorei!

  11. lucilene ramalho silva 26 de setembro de 2012 em 15:06 - Responder

    Fiquei sabendo que dá pra configurar o lg shine com o ipad para usar internet.É possivel poderia me ajudar obrigada.

  12. Bento 26 de setembro de 2012 em 10:53 - Responder

    Amor… Entre nesse site

  13. Diana Rodrigues 24 de setembro de 2012 em 13:55 - Responder

    estou tentando usar a internet do sony xperia 10, mas ele emparelha mas não conecta, o meu ipad diz que é incompatível. O que faço?

  14. Loran Elias 20 de setembro de 2012 em 22:40 - Responder

    Amigo eu queria saber de um app para rotear meu ipad ou seja quero usar a internete 3G do iPad para notbuc….

  15. Thalyta Simionatto 20 de setembro de 2012 em 21:10 - Responder

    Ola boa noite, gostaria de uma ajuda pois estou tentando compartilhar a internet 3G do meu iphone 4S com o meu ipad mais nele nao tem a opção acesso pessoal por favor me ajude se tem outra opçao para realiza-la
    obrigada

  16. Alexandre 20 de setembro de 2012 em 20:00 - Responder

    Alguém tem ou tentou conectar o novo iPad com iOS 6 ao Sony Ericsson C510??

    Estou tentando mas depois de tudo pronto (o telefone até indica que está acessando a Internet), a conexão caiu sem nenhuma explicação….

    Se alguém puder me ajudar, agradeço. Quem tiver outro modelo de Sony Ericsson e tiver algo a comentar também ficaria satisfeito! Vlw.

  17. Michelle 20 de setembro de 2012 em 16:25 - Responder

    Boa tarde, André

    Você sabe me dizer se o telefone da LG o modelo LG310 dá para compartilhar a internet com meu ipad wi fi?

    Obrigada.

  18. rogermonteiro 9 de setembro de 2012 em 2:12 - Responder

    Amigo,instalei o joikuspot no Nokia e63 pra servir de roteador pra eu compartilhar para um Xperia,sendo que o Sony não encontra o hotspot na busca Wifi,ele detecta outras conexões mas a que tá no Nokia não…a versão que baixei foi a grátis,a light…mas mesmo assim era pro Sony Xperia detectar.

  19. darlene 4 de setembro de 2012 em 12:18 - Responder

    Gostei muito do post, me ajudou com o iphone 4s, devia escrever um tutorial sobre ele das funcionalidades do aparelho pros desavisados como eu otimizarmos o aparelho que é tão bom´ne. Abcs

  20. Luiz Cavalcanti 2 de setembro de 2012 em 12:28 - Responder

    Bom dia! Andre, tudo bem.

    Amigo, tenho um Ipad 3G com serviço da VIVO e conecção WIFI em minha residência, quero saber se quando estiver utilizando o Ipad em casa ou em lugares com rede local qual a conecção que vai predominar a 3G ou WIFI.

    E oque preciso fazer para sempre que existir uma rede local a mesma se tornar preferencial no Ipad.

    Muito Obrigado!

  21. valdir 28 de agosto de 2012 em 2:48 - Responder

    Andre, tudo bem? eu uso Bluetooth do meu simples nokia 6125 para usar no pc, vou adquirir um tablet com android 4,0, e gostaria de saber, se é possivel usar este mesmo nokia 6125 para transmitir a internet para o tablet android 4,0?

    desde ja agradeço

    sucessos
    valdir

  22. Hamza 23 de agosto de 2012 em 9:08 - Responder

    A nova versão do software do Blackberry já aparece a função hotspot e só actualizar o software ele aparecera a nova função

  23. Jonas 22 de agosto de 2012 em 0:02 - Responder

    você precisa se atualizar melhor sobre bbm , e dizer que blackberry é coisa do passado ? você deveria estudar mais antes de dar informação errada para um público que lhe dá crédito .

  24. Rita 28 de julho de 2012 em 0:29 - Responder

    Ola André, eu tenho um iPad 2 com chip , eu gostaria de saber se é possivel utiliza-lo como celular, ou seja, fazer ligações, eu coloquei o micro chip e apareceu a palavra vivo no canto, mais não aparece o icone do fone pra utilizar.

  25. julimar 22 de julho de 2012 em 13:47 - Responder

    ola André tudo bom? então eu preciso saber se os mouden wifi fuciona no ipad 2 da apple

  26. juliana 17 de julho de 2012 em 0:54 - Responder

    Tenho um Nokia 710 com Windows Phone..tentei instalar o wmwifi router trial, mas não consigo. Diz q o Windows Phone não suporta esse arquivo…como faço? Obrigada

  27. Thayanna 16 de julho de 2012 em 17:40 - Responder

    Olá André!

    Achei super interessante essa possibilidade.
    Quando li o artigo adquiri um Mini Modem Zte Mf30.
    Acontece que para configurar o Wi-fi para o iPad eu preciso conectar o cabo USB.
    E agora, André?! Me AJUDAAA, por favor!!!!

    Espero desesperadamente por sua ajuda!

    Obrigada. Thayanna.

    • André Darugna 16 de julho de 2012 em 18:34 - Responder

      Olá Thayanna, conecte no computador primeiro, configure o modem zte e depois ele estará pronto para ser usado com o iPad sem cabos.
      Não me pergunte como fazer a configuração pois eu não sei, somente sei que funciona e já vi ele em ação.
      Um abraço.

  28. Andre 15 de julho de 2012 em 13:26 - Responder

    antes desta versao funcionava perfeitamente.. este recurso o iphone … despois de instalar versao 5.1 nele.. em aparece mais a funcao… como faço?

  29. Ronei 15 de julho de 2012 em 8:14 - Responder

    Pensei que eu nao conseguia fazer isso com meu E72. Eu pensava que pra HotSpot existia algum requisito de hardware. Vc me ajudou MUITO ! Obrigado !!!

  30. Christian martins 7 de julho de 2012 em 20:02 - Responder

    Me desculpe se estou sendo ignorante mas, seria possivel fazer ao contrario, dispondo a internet do meu Ipad 2 pro meu galaxy s 3? Por favor me ajudem sou iniciante neste mundo da tecnologia.

  31. Rdbr 7 de julho de 2012 em 0:12 - Responder

    Compartilhe qualquer internet do seu note, 3g ou rede, com todos por perto usando o software Conectify, excelente!

  32. Jose 29 de junho de 2012 em 22:38 - Responder

    Boa noite parabéns pelo site…
    Vc deu a dica do rateador , eles vem com a possibilidade de inserir um micro Sd para compartilhar arquivos no iPad funciona, consigo compartilhar sem nenhum App ou tem algum para esse tipo de serviço?

    Grato e parabéns novamente ….
    Jose

  33. pedro 29 de junho de 2012 em 22:11 - Responder

    Boa noite André,
    Tenho um celular nokia E5 e gostaria de saber se ao colocar um pacote de dados no meu celular, vou conseguir compartilhar a internet com o ipad.

    Aguardo uma resposta

    Abraço
    Pedro

  34. Gustavo 26 de junho de 2012 em 0:27 - Responder

    Ola! Tentei fazer a conexão pelo meu iPad com um celular andróide. Ele ateh conectou, mas quando tento entrar em uma pagina da internet, ele fala que a conexão está offline. O que pode ter acontecido?
    Abraços!

    • André Darugna 26 de junho de 2012 em 0:33 - Responder

      Olá Gustavo, no seu caso o problema é o celular, deveria funcionar corretamente pois conectou. Acredito que o aparelho que não está compartilhando a internet é o celular, ele está criando a rede Wi-Fi mas isso não significa conectividade.
      Um abraço.

    • Gustavo 27 de junho de 2012 em 16:35 - Responder

      Hum, entendi! Obrigado, André! Vou testar com outro celular.
      Abraço!

    • Gustavo 27 de junho de 2012 em 16:36 - Responder

      Ah, e parabéns pelo blog! Comprei meu Ipad há pouco tempo e agora sou leitor fiel daqui. Qualquer dúvida, já sei onde procurar 😉

  35. Mariana 23 de junho de 2012 em 19:18 - Responder

    Bah, não acredito.. tinha internet 3g com modem. Comprei um iPad com 3G justamente para facilitar, e perdi o acesso ao note com 3G, e agora descubro que não precisava nem ter comprar o iPad 3G e nem transferido o plano pro microchip. 🙁 Drogaaa

  36. Josimar 20 de junho de 2012 em 15:01 - Responder

    Não li todos os Comentários, mas no meu caso “exataMente agora” sem nenhum programa, Abilito o bluetooth no meu Nokia C3 “tim” e Abilito o Bluetooth no iPad, sincronizo os dois e já Esta conectado… E outra pagando r$ 0,50 por dia de conexão…

    Att.

  37. Eduardo 11 de janeiro de 2012 em 12:46 - Responder

    Galera, estou querendo comprar um celular não muito caro, pra usar também de router pro iPad…como Nokia 500 dá?
    Se não, qual outro na faixa de 300~500 reais vocês me indicariam?

    • André Darugna 11 de janeiro de 2012 em 23:31 - Responder

      Eduardo, não sei se este Nokia dá… sei que existem uns Androids baratos, como o Galaxy 551.
      Um abraço.

  38. Alan Fagnani 10 de janeiro de 2012 em 11:12 - Responder

    Consigo compartilhar o gps do meu iPhone com meu iPad wifi??? Pois o gps em uma rela maior seria agradável….. Hehehr

    • Alan Fagnani 10 de janeiro de 2012 em 12:33 - Responder

      Escrevi errado… Rela = Tela

    • André Darugna 12 de janeiro de 2012 em 0:56 - Responder

      Não Alan, desconheço a possibilidade.

  39. Ana 6 de janeiro de 2012 em 5:17 - Responder

    Olá André, nao quero ser repetitiva, mas vou compartilhar minhas tentativas de conexão:
    Pouco uso meu IPhone 3G, depois que comprei meu IPad 1, quando foi lançado..
    Viajei e esqueci de comprar um modem, etc… Fiz do meu IPhone como roteados para o meu notebook através do cabo USB , tenho um chip pre pago da TIM ( liguei para a TIM e pedi para aumentar a velocidade) vc paga 1,90 no dia que usar e é de 1MG, mas se ultrapassar 300MG a velocidade diminui radicalmente.
    E com o meu IPad só consigo conexão através do bluethoot, e fica muito lento, não consigo navegar.
    Adorei suas dicas, mas o local que estou não tem cobertura 3G, então vou ter que comprar um modem móvel, nem sei como estou conseguindo utilizar. Fico por aqui e agradeço os seus post, são muito interessantes. Obrigado, Ana Paula.

    • André Darugna 9 de janeiro de 2012 em 13:33 - Responder

      Obrigado por comentar Ana, recomendo que compres um MiFi conforme a última dica do post, eles são muito úteis.

  40. Lourdes 6 de janeiro de 2012 em 0:52 - Responder

    Pessoal tenho o SANSUNG WAVE que já vem com a função Roteador que é excelente!!!!
    Pago 0,50 centavos por dia na Tim, ou 9,90 mensais pelo Vivo, ou seja, posso atender as ligações e navegar e ainda uso quando meu esposo não está viajando à trabalho o 3G da Claro.
    Com isto, vou a qualquer lugar com meu iPad 2 sem problemas!!!!!

  41. helena 5 de janeiro de 2012 em 23:28 - Responder

    Oi, André, o meu celular é o Xperia mini, Sony Ericsson, realizei o passo-a-passo, descrito acima, e o celular indica que o IPad está “pareado, mas não conectado”.
    Pulei alguma etapa?
    Como autorizo no IPad o uso do celular e no celular, o compartilhamento do sinal?
    Obrigada.

    • André Darugna 9 de janeiro de 2012 em 13:48 - Responder

      Ele possui Android?
      Siga as dicas para Android, vai funcionar.

    • Mariana 17 de julho de 2012 em 13:26 - Responder

      Olá Helena, olá André!

      O Xperia mini não só é Sony Ericsson, como também é Android. Tentei os dois procedimentos e ainda baixei um programa pra tentar compartilhar a internet.

      Depois de muito tempo fuçando meu celular, finalmente descobri como fazer isso!

      Não precisa baixar programa nenhum pra compartilhar a internet do Xperia mini. Basta clicar em:
      1- Menu
      2- Configurações
      3- Redes sem fio e outras
      4- Vínculo e p. de acesso port.
      5- Ponto aces. Wi-fi portát.
      6- Inserir o SSID (nome que você escolher para a rede, assim como no Bluetooth)
      7- Escolher uma senha
      8- Ativar o Ponto aces. Wi-fi portát

      Pronto, sua internet já pode ser usada por outros computadores, tablets, etc!

      Espero que tenha ajudado!

      Abraço!

  42. Napoleão Filho 5 de janeiro de 2012 em 13:26 - Responder

    André, pelo que percebi o Galaxy 5 não se encaixa em nenhuma das possibilidade de Android, pois já é versão 2.2, mas não tem PA, correto? Ou estou enganado?
    Abraços!

    • André Darugna 5 de janeiro de 2012 em 16:53 - Responder

      Não sou conhecedor de Androids 🙁 não saberei lhe responder com propriedade.

  43. Lilian 5 de janeiro de 2012 em 12:02 - Responder

    Mais uma vez o iPadDicas me ajudando!
    Tenho um Nokia, apenas baixei o app mencionado, instalei e pronto! Só foi preciso selecionar a rede no meu iPad para poder acessar a internet.

    Valeu pela dica André!

  44. Andrea 5 de janeiro de 2012 em 8:39 - Responder

    Eu uso meu nokia 2630 (super básico) para acessar a internet via bluetooth com meu iTouch 4.
    Sem instalação de programas, sem configurações.
    Apenas habilitar o bluetooth nos dois aparelhos, efetuar o pareamento e pronto!

  45. Eder 2 de janeiro de 2012 em 13:29 - Responder

    Saudações pessoal..

    Tenho o celular Samsung Star e o iPad não reconhece pelo bluetooth..há algum app para isso!?

    • André Darugna 2 de janeiro de 2012 em 13:34 - Responder

      Olá Eder, infelizmente não conheço seu celular. Ele funciona com Android?
      Recomendo que no caso de seu celular não estar incluso em nenhuma das opções apresentadas que você busque ajuda em um fórum especializado em seu tipo de aparelho.

      Nós não somos usuários de Samsung e muito dificilmente saberemos lhe ajudar.

      Este post foi feito em base à uma pesquisa, mas não temos intenção de ampliá-la, acreditamos termos englobado quase todos os aparelhos populares no mercado.
      Um abraço, espero que você realmente encontre uma resposta para sua dúvida.

  46. Tatiana 28 de dezembro de 2011 em 11:20 - Responder

    Ola acabei de comprar um ipad 2 wi fi preciso de ajuda para saber qual celular mais em conta viraria um modem wi-fi para usar a internet do celular no ipad, se souber sua informação me ajudará muito. Desde já obrigado.

    • André Darugna 28 de dezembro de 2011 em 11:33 - Responder

      Tatiana nós infelizmente não somos conhecedores do mercado de celulares.
      Faça sua busca, faça sua decisão. Nós aqui tratamos do iPad e você está no lugar certo caso tenhas dúvidas sobre o uso dele.
      Um abraço.

    • Adriana 30 de dezembro de 2011 em 0:27 - Responder

      Existem alguns modelos de Android que valem bastante a pena…

  47. Magno 28 de dezembro de 2011 em 9:02 - Responder

    Valeu pela dica. Tenho o Ipad 2 somente com WiFI pois sempre achei que a opção com 3G nao fosse tão ideal para mim visto que algumas operadoras não operam bem em alguns lugares ou países. hoje mesmo vou procurar um mini roteador (ZTE).

    Abs e continuem com o excelente trabalho !!!
    Um bom ano novo a todos
    Magno

  48. Adriana 28 de dezembro de 2011 em 0:40 - Responder

    Não poderia deixar de agradecer ao blog…..as dicas são demais!!!!! Nem acredito que deu certo….compartilho o wifi do meu galaxy 5 sem problemas….o sinal eh ótimo e a conexão não fica caindo!!!! Agora posso usar o iPad em qualquer lugar…aprovadissimo!!!!!!! Bjs a todos e feliz ano novooooo

    • André Darugna 28 de dezembro de 2011 em 10:25 - Responder

      Que bom Adriana, fico imensamente feliz com seu depoimento.
      Feliz ano novo!

  49. Adriana 28 de dezembro de 2011 em 0:21 - Responder

    Olá pessoal do iPad dicas…..eu testei e aprovei o compartilhamento usando um android!!!! Estou neste momento usando meu iPad compartilhando o sinal do Wi fi do meu samsung galaxy 5 e nem to acreditando que deu certo….serio, achei que não ia dar certo e deu rsrs….e o melhor…o sinal eh ótimo, já to um tempão conectada e não cai a conexão e o sinalzinho do Wi fi ta cheinho…..rs Enfim…APROVADOOO Muito obrigada pelas dicas!!!!! E Feliz ano novooo

    • André Darugna 28 de dezembro de 2011 em 10:29 - Responder

      Obrigado pelo comentário Adriana, fico feliz que tenhas tido sucesso!

  50. Andrezza 27 de dezembro de 2011 em 13:21 - Responder

    existe uma maneira de acessar a internet do meu iPad pelo notebook?

    • André Darugna 27 de dezembro de 2011 em 13:26 - Responder

      Não Andrezza, o iPad não compartilha seu sinal com outros aparelhos.
      Abraço.

  51. Francier Talles 27 de dezembro de 2011 em 11:49 - Responder

    Galera,nunca achei q seria tão facil conectar meu ipad q SÓ TEM WIFI com uma rede 3G,procurei roteadores e varias formas ate encontrar esse blog!!!Super simples com um programinha q é baba de instalar e funciona perfeitamente, td bem q a velocidade nao eh das melhores mas isso é outro assunto, mas consigo acessar meus emails,face etc..td isso usando meu nokia 5530 q nem é um celular tão avançado.
    Queria agradeçer o responsavelpelo blog ANDRÉ DARUGNA pelo empenho e boa vontade de ajudar pessoas q estão começando a fuçar nos seus Tablets.
    Valew garoto e novamente obrigado, continue com essa sua boa vontade sempre…

    • André Darugna 27 de dezembro de 2011 em 12:52 - Responder

      Muito obrigado pelo carinho Francier.
      Fico feliz que esteja aproveitando minhas dicas.
      Abraço.

  52. Edson 27 de dezembro de 2011 em 8:37 - Responder

    Andre,

    Comprei um iPad 2 com 3G (pois é a única forma de acessar a internet onde moro). Já sou assinante de um plano 3G “ilimitado” (com redução de velocidade após 5Gb de consumo).

    Quando vou baixar apps ou o jornal do dia no aplicativo da Folha, sou Obrigado a tirar o chip do iPad e colocá-lo no modem, plugando no meu roteador (que eu já tinha antes do iPad), pra poder “enganar” o iPad que deixa de reconhecer a conexão como sendo 3G.

    Mas tenho medo de danificar o gadget de tanto tirar e colocar o chip nele. Existe alguma maneira (sem JB é claro) de baixar os conteúdos que necessito sem o uso desse artifício e sem ter que gastar num modem wi-fi? (comprar o iPad me deixou completamente quebrado. Hehehe).

    Um abraço!!!

    • André Darugna 27 de dezembro de 2011 em 10:07 - Responder

      Não, realmente ele só baixa Apps de até 20MB pelo 3G.
      Abraço.

  53. eloy 26 de dezembro de 2011 em 2:36 - Responder

    André como vc faço para compartilhar a net 3g do meu nokia via bluetooth? tenho um nokia n82 mas ñ consigo compartilhar meu 3g via wi-fi com o meu tablet motorola xoom
    desde já obrigado!

    • André Darugna 26 de dezembro de 2011 em 10:08 - Responder

      Olá Eloy, toda a informação que disponibilizo está escrita neste artigo, leia por favor.
      Mas gostaria de lhe recordar também que este é um blog sobre iPads, não conheço o Xoom, minha experiência com esse tablet é de poucos minutos, que usei por curiosidade em uma loja.
      Aqui nós falamos sobre o iPad e o post indicando como compartilhar internet foi baseado em fontes externas.
      Abraço.

  54. leonardo 23 de dezembro de 2011 em 12:33 - Responder

    oi,é que comprei um samsung galaxy 5 já faz um tempinho…e não tem esse negócio de roteador wi-fi,me ajuda por favor por que meu Ipad2 só tem wi-fi e as vezes saio de casa e não tem como eu entrar na internet(e o unico jeito é com o galaxy)

    • André Darugna 24 de dezembro de 2011 em 3:26 - Responder

      Leonardo, nós não conhecemos celulares da Samsung. Procure em um blog especializado de Android.
      Nosso blog fala sobre iPads somente.
      Abraço.

  55. Rodrigo Dias Pimentel 21 de dezembro de 2011 em 11:53 - Responder

    André! bom dia!

    E para compartilhar internet 3g do Ipad para o Iphone?

    sei que não tem mta lógica, mas a operadora do meu iphone me oferece uma internet péssima… e o meu ipad com 3g me oferece uma internet super rapida. tendeu?

    Abs

  56. Ivo Neeto 17 de dezembro de 2011 em 21:20 - Responder

    Pode ser qualquer nokia?

  57. Diogo 17 de dezembro de 2011 em 10:33 - Responder

    Parabens pelo tutorial! É de uma facilidade impar!

  58. Pedro Sardou 15 de dezembro de 2011 em 11:49 - Responder

    muito boa esta dica!

    rodou facil no Nokia E72.

  59. Lincoln 15 de dezembro de 2011 em 11:07 - Responder

    Eu preciso de uma ajuda… Eu queria geral internet do iPad para o pc!!!!! Será que teria como????

    Valeuuuu

  60. Cleyton 15 de dezembro de 2011 em 3:13 - Responder

    Ola, gostaria de saber se é possivel compartilhar minha internet 3G do ipad com meu computador wifi ou bluetooth? por algum aplicativo? Obrigado

  61. Fátima 14 de dezembro de 2011 em 14:28 - Responder

    Olá! Estou adorando as dicas, já aprendi bastante aqui…tenho um iPad 2 sendo apenas Wi-Fi e como não tem 3G estou pensando em comprar um cel p qd precisar usar internet fora de casa poder usar. Gostaria de ajuda na escolha do mesmo. Estou entre o Samsung Ace ou Samsung W…e (olhei o iPhone 4)… Obrigada

    • André Darugna 16 de dezembro de 2011 em 1:08 - Responder

      Legal Fátima, fico feliz que esteja gostando.
      Acredito que se você quer manter uma coerência e uma comunicação entre os aparelhos a melhor compra é a do iPhone.
      Estes Samsung são uma cópia dele…
      Se não escolhesse um iPhone iria por um Samsung Galaxy S II ou um Motorola Atrix…

  62. Waldemar 14 de dezembro de 2011 em 2:14 - Responder

    Ola amigos do iPaddicas, moro em Los Angeles, tenho um iPad2 e um colega de trabalho tem um Windows Phone (HTC) 3G/4G. Minha pergunta é se posso usar a rede do Windows Phone do meu amigo para usar o iPad fora da minha casa?
    Antes que me esqueça, gostei muito do site de voces e estou recomendando aos meus amigos brasileiros.

    Abraços,

    Waldemar

    • André Darugna 14 de dezembro de 2011 em 10:35 - Responder

      Olá Waldemar, obrigado pelo apreço e indicação.
      Peço por favor que você leia novamente o artigo, ali tem uma parte que fala sobre Windows Phone e exatamente tem uma foto do HTC.
      Abraço.

  63. viviane 13 de dezembro de 2011 em 11:49 - Responder

    Olá boa tarde!
    Eu tenho uma internet 3G, e gostaria de bloquear ela, pois acredito que outras pessoas estão usando ela via WAFI. você poderia me ajudar?
    Obrigada!!

    • André Darugna 13 de dezembro de 2011 em 12:45 - Responder

      Olá Viviane o iPad, que é o objeto deste blog não compartilha a internet dele, ou seja, ninguém estará usando sua internet.
      Certamente você precisa ajuda para um celular, mas não é o foco do blog.

      Procure ajuda em um site especializado sobre seu modelo ou sistema operacional do celular.
      Um abraço.

  64. Eduardo Biserra 11 de dezembro de 2011 em 19:05 - Responder

    Alguém poderia me ajudar???

    Atualizei meu milestone para o android 2.2.1 , nesta versão tem nativo o aplicativo de compartilhar dados 3G, através da APP PONTO DE REDE 3G, acontece que quanto tento habilitar , retornar a msg, “Não é possível configurar link de dados”.

    Tenho um amigo que tem um milestone também, fez o mesmo procedimento e funciona no dele!

    Alguém teria alguma sugestão?

    Abs.

    • André Darugna 11 de dezembro de 2011 em 20:35 - Responder

      Eduardo não sou usuário de Android, não tenho nem ideia.
      Peça ajuda no MestreAndroid.com.br

  65. Thiago 5 de dezembro de 2011 em 19:55 - Responder

    Ou tambem mais facil do que compartilhar a internet do celular e cortar um chip normal e adaptar para o ipad 3g poderiam fazer um tutorial sobre isso tem muita gente que nao sabe.

    • André Darugna 5 de dezembro de 2011 em 20:27 - Responder

      Olá Thiago, o caso é pagar somente um plano de dados e também enviar sinal de 3G para iPads WiFi.
      O cortar o chip para mim é algo perigoso, sei de pessoas que tiveram que enviar seus iPads à Apple por culpa disso, o chip cortado ficou trancado e aí!?
      Sempre evito me envolver em modificações e dicas perigosas, tudo o que não vai causar nenhum problema ao usuário é publicado.

      Se alguém quiser cortar o chip, vai no YouTube digita “cortar chip para iPad” pronto, vai ter milhares de respostas.
      Mesmo assim, obrigado pela sugestão.

  66. Junior 3 de dezembro de 2011 em 18:01 - Responder

    Fala André,

    Estou nesse dilema, ganhei um TAB só com WI-FI e tenho um smartphone samsung (samsung jet). É possivel esse procedimento com o samsung?

    Valeu!

    • André Darugna 3 de dezembro de 2011 em 21:00 - Responder

      Se o Samsung é Android sim, não conheço seu celular.

      • Junior 3 de dezembro de 2011 em 21:20 - Responder

        O sistema operacional é o “TouchWiz” (uma interface cruzada de Symbian, Windows Mobile e Android). Tem jeito não né?

  67. Vinicius 1 de dezembro de 2011 em 18:20 - Responder

    Gostaria de saber se este processo de compartilhar a internet tbm da certo com ipod 4g….
    desde ja,grato…

    ótimo Blog…

  68. jose pecegueiro 1 de dezembro de 2011 em 16:58 - Responder

    O meu smartphone é NOKIA E6 e seguindo as orientações, instalei o JoikuSpot depois de abilitado, consegui de primeira conectar meu IPAD 2 via WIFI.
    Parabéns pelo tópico, muito obrigado.

    • André Darugna 1 de dezembro de 2011 em 17:32 - Responder

      Obrigado José pelo feedback, é importante saber que em seu modelo funciona!

  69. Lucas 1 de dezembro de 2011 em 10:52 - Responder

    Oi, eu tenho um nokia 5230 e um iPod touch 4G, gostaria de compartilhar a conexão do nokia via bluetooth com o iPod tem como ? Obrigado

    • André Darugna 1 de dezembro de 2011 em 18:54 - Responder

      Olá Lucas, está explicado no post como compartilhar a internet do Nokia.
      Já o iPod recebe o sinal da mesma forma que o iPad.
      Sendo assim, faça seu teste.

      Um abraço!

      • Nairan 28 de dezembro de 2011 em 15:22 - Responder

        Infelizmente não funciona, o 5230 não aceita o aplicativo.

        • André Darugna 28 de dezembro de 2011 em 15:51 - Responder

          Ele provavelmente não roda Symbian ou não sei o motivo de ele não ser compatível.
          Procure ajuda em um blog de Nokias, você terá mais sucesso, nós sabemos o básico de Nokias, nosso foco são os iPads 🙁
          Perdão.

  70. Eduardo 30 de novembro de 2011 em 23:22 - Responder

    Boa noite André Darugna, Graças a sua dica pretendo comprar um Mini Modem E Roteador 3g Wi-fi Wireless Portátil Huawei Mifi. Depois preciso comprar qual chip tim ou qual chip aconselha que eu compre, ele funciona em sp no rj? Como funciona mudando de cidade/estado? Meu ipad2 e note “ambos apenas Wifi” precisam estar em qual distancia maxima para sinal? Ex. deixo o modem no carro e vou ao cliente com o note/ipad, posso? Obrigado e aguardo suas respostas às minha perguntas leigas.

    • André Darugna 30 de novembro de 2011 em 23:28 - Responder

      Olá Eduardo, sobre conselho prefiro que você leia o que o público diz a respeito das operadoras:
      http://abcdoiphone.com/noticias/analise-das-provedoras-brasileiras-de-internet-3g-qual-a-melhor-para-seu-ipad/

      Sobre a mudança, talvez sua operadora cobre ROAMING de dados. Você deve consultar sobre isso com ela.
      A distância aceita é considerável, mas também vai de acordo com o modelo, eu indiquei o “tipo de modem” mas não poderia lhe indicar as funções técnicas deles, não sou expert nisso, sou usuário normal e vejo que alcança com pelo menos 15 metros.

      Como ele é portátil considero levar sempre consigo.

      Acho que deixar no carro é pedir muito, leve no bolso, ele é pequeno como um pendrive.
      Abraço.

  71. Rainer 30 de novembro de 2011 em 17:30 - Responder

    Ah tá, então vc nos encoraja a ler o artigo para aprender a compartilhar a rede 3g de um modem, dizendo sobre ter uma solução bem legal, e esta é COMPRAR um Modem 3g? Vc estava brincando, né. Perda de tempo danada vir aqui.

    • André Darugna 30 de novembro de 2011 em 19:43 - Responder

      Rainer ela não é uma “solução bem legal” é a única solução.

  72. Glauber 29 de novembro de 2011 em 18:44 - Responder

    Oi André,

    Primeiramente, parabéns pelo EXCELENTE site que você mantém. Realmente muito bom!

    Tenho uma duvida sobre esse tópico. Quero comprtilhar a internet do meu iphone 4 com meu ipad 2, só que estou morendo de medo que meu consumo exceda. Eu tinha um plano da claro para meu iphone de 1 Gb por mês e resolvi fazer um upgrade para um plano de 3 Gb. Para uma conexão baseada em e-mails e navegação na internet, você acha que eu compartilhar essa minha internet com o Ipad vai passar do meu limite de dados? Estou realmente morrendo de medo disso!

    Qual é a melhor forma de compartilhar a internet: Via bluetooth ou wi-fi?

    Mis uma pergunta: Não tenho wi-fi em casa. Se eu compartilhar a internet do meu iphone com o ipad 2 e a Apple e TV, funciona?

    Se puder me ajudar eu te agradeço!

    • André Darugna 30 de novembro de 2011 em 10:57 - Responder

      Glauber, não há como mensurar, cada pessoa usa de uma forma.
      Eu nunca passo os 300MB via 3G, mas meu caso é um caso, tenho WiFi em todos os lugares que vou (casa, escritório, casa de parentes, etc, etc).

      Eu acredito que a melhor forma é WiFi.

      A Apple TV precisa estar na mesma rede local que os outros, não creio que funcione.
      Abraço.

  73. walber santos 28 de novembro de 2011 em 14:02 - Responder

    meu celular é um samsung corby, sem android, meu iPad 2, consegui ver o meu celular pelo Bluetooth mais diz ser não compativel. me ajuda ?

    • André Darugna 28 de novembro de 2011 em 16:16 - Responder

      Se diz que não é compatível não é… não há nada que se possa fazer.

      • walber santos 30 de novembro de 2011 em 13:51 - Responder

        não ha nenhum app para ver essa compatibilidade ?

  74. Marcelo 25 de novembro de 2011 em 11:57 - Responder

    Tem como compartilhar a internet através do iphone 3Gs na versão 3.1.2? Não atualizei o sistema porque ele tá no jailbreak (comprado nos EUA). Não entendo muito, mas acho que não posso atualizar o sistema…

    Valeu!

    • André Darugna 25 de novembro de 2011 em 12:09 - Responder

      Nativamente não.
      Mas, há um App do lado negro que permite compartilhar via WiFi, se chama MyWi se não me engano.
      Também não entendo de Jailbreak, mas a gente sempre lê dessas coisas…

      Abraço

  75. Carioca Malcriado 23 de novembro de 2011 em 17:23 - Responder

    André (e demais comentaristas), obrigado.

    Graças às dicas valiosas de vocês, sou o feliz proprietário de um ZTE MF30. Comprei um chip da TIM, já conectei e desconectei algumas vezes hoje e…tarifou apenas 50 centavos!

    Porém, achei importante falar duas coisas que ninguém mencionou ainda:

    1. Quem for do RJ, como eu, compra mais barato no Boadica. Comprei o meu por R$ 169,00. Segue o link: http://www.boadica.com.br/pesquisa/precos/precos?ClasseProdutoX=9&CodCategoriaX=50&modelo=ZTE%7CMF30+3G+Router+Wi-Fi+&regiao=&preco_min=&preco_max=

    2. Este modem/roteador esquenta, e muito! Quando o peguei, depois de uns 10 minutos navegando, o bichinho tava muito quente. Com o de vocês também é assim?

    Abraços a todos, e mais uma vez obrigado.

    • André Darugna 23 de novembro de 2011 em 17:42 - Responder

      Olá Carioca Malcriado, você foi bem educado por sinal em seu comentário.
      Agradeço o comentário de feedback, agradeço a dica da loja. Normalmente não publicamos links nos comentários, mas dessa vez vai passar pois sei que sua intenção é somente ajudar ao próximo não fazer spam ou publicidade gratuita.

      Enfim, o roteador esquenta, é normal… nunca está demais você manter seu certificado de garantia e nota fiscal em mãos para no caso de que ele queime você possa realizar a troca.
      Abraço!

  76. Monica Iorio Fernandes 22 de novembro de 2011 em 15:32 - Responder

    Boa tarde André.
    Já fiz um comentário anterior, (tenho um Blakyberry), mas tenho também um Nokia N 95. Gostaria de saber se ele também é Symbiam e se posso compartilhar com o IPad, mesmo sendo pos pago.
    Agradeço desde já pela gentileza.
    Monica.

    • André Darugna 22 de novembro de 2011 em 18:21 - Responder

      Olá Monica, o N95 é symbian sim.
      Vai poder compartilhar sim.

      Abraço.

      • Monica Iorio Fernandes 22 de novembro de 2011 em 20:01 - Responder

        Muito obrigada, André! Valeu mesmo…
        Um abraço.

  77. Claudia Tavares 21 de novembro de 2011 em 0:08 - Responder

    Boa noite, Andre.
    Gostaria de um esclarecimento, tenho o ipad 2 com 3g porem ele e CDMA, logo nao consigo usar no Brasil, vou comprar um iphone 4s, e quero saber se colocar um plano 3g no telefone consigo usar meu ipad em qq lugar. E como devo proceder. Muito obrigada.

    • André Darugna 21 de novembro de 2011 em 0:24 - Responder

      Você está lendo justamente o post que explica como usar.
      Abraço.

  78. Ticyana Banzato 20 de novembro de 2011 em 2:40 - Responder

    já salvei seu site nos favoritos!!! Parabéns!!

    meu iPhone 4 é a versão 4.1 .. eu não conseguirei emparelhar com o iPad? pq eu não consigo achar a opção “Acesso Pessoal” no menu “Ajustes” .. e o pior é que eu não posso atualizar pq o meu é desbloqueado com o gevey card =/

    Obrigada.

    • André Darugna 20 de novembro de 2011 em 4:09 - Responder

      Olá Ticyana, infelizmente não existe no 4.1 o Acesso Pessoal.
      Tente compartilhar o sinal via Bluetooth.
      Não saberia dizer como fazer pois não tenho o iPhone 4 com seu sistema.
      Abraço.

  79. Katiuce 20 de novembro de 2011 em 0:54 - Responder

    Instalei o ios 5.1 no meu ipad 2 wi-fi e 3G so que agora nao consigo mais conectar via 3G, posso ter feito algo errado? e parabens pelos post’s estao ajudando mto mta gte com certeza!

  80. Juan C. Labastidas 17 de novembro de 2011 em 11:53 - Responder

    O router é mais barato no dealextreme http://www.dealextreme.com só tem que esperar 4 semanas para chegar.

    Para configurar:
    http://rafaelccorrea.wordpress.com/2011/03/10/roteador-3g-huawei-d100/

    • André Darugna 17 de novembro de 2011 em 12:17 - Responder

      Diga-se de passagem, tempo estimado 4 semanas e pode ficar retido na Receita Federal para pagar os impostos correspondentes.
      Abraço.

  81. Luiz Mauricio 17 de novembro de 2011 em 10:30 - Responder

    Gostei da dica. Parece ser bem fácil agora é a mais econômica?

  82. Elias júnior 16 de novembro de 2011 em 12:17 - Responder

    Ah esqueci de um detalhe….o celular tem que estar com a configuraçao correta No minimo gprs (wap nao funfa, e quando funfa sempre da problema por ser muito lenta), Relembrando: nao é por que seu celular conecta a net normal que ele pode estar configurado corretamente pro compartilhamento, tem que fazer a configuraçao correta de pacote de dados, usuario, senha , etc, etc, etc,….issso varia de modelo pra modelo, geralmente é essa configuraçao que fazem muitos acharem que seu celular nao funciona pra compartilhar pelo bluetooth ou por hotspotwifi….abraço….

  83. Leandro novaes 16 de novembro de 2011 em 4:40 - Responder

    Tem como compartilhar internet de um celular nokia que nao tem symbiam com o ipad via bluetooth?

    • André Darugna 16 de novembro de 2011 em 9:10 - Responder

      Nao saberei lhe informar.

    • Elias júnior 16 de novembro de 2011 em 12:09 - Responder

      Sim… Ligue o bluetooth do nokia, pesquise por dispositivos bluetooth no ipad, antes da conxão o ipad pedirá um pin, digite o pin (quaisquer números, mas nao os esqueça) no ipad, depois digite o mesmo pin no nokia pois a conexao precisa ser certificada, \o/, conectado! Pra ver se deu certo no canto superior esquerdo do ipad aparecerao dois circulos um em cima do outro, isso significa que voce esta numa rede por reenvio de dados por ciclos, aproveite ehhehe…..valew….

      • Elias júnior 16 de novembro de 2011 em 12:12 - Responder

        Ah só pra lembrar serve com os modelos antigoes do nokia tbm hehe…funfa que é uma beleza…so nao pode esquecer da parada do pin, senao nao rola……valew….

  84. João Victor 15 de novembro de 2011 em 19:49 - Responder

    André discordo com vc em alguns ponto. O blackberry está longe de ser ultrapassado, por exemplo o torch acho muito melhor do que qualquer iphone. Não consigo me acostumar com teclado touch screen, para digitar longos textos é mt chato. Já no blackberry digito sem nem olhar pro teclado, sem falar no sistema de email integrado as mensagens, muito melhor que no iphone. O que realmente me desagrada nele é que não se integra de jeito nenhum com o ipad e com o macbook, o que talvez me leve a comprar esse tal iphone, frágil como quase todos produtos da apple, mas diferentes dos outros, preciso andar com ele pra cima e pra baixo.

    • André Darugna 15 de novembro de 2011 em 20:28 - Responder

      João, achar melhor é uma opinião pessoal, você tem seu gosto mas todos as autoridades (jornalistas e críticos) no assunto tecnologia dizem o contrário.
      Frágil o iPhone? O meu já caiu do carro em movimento e não quebrou a tela…

      Faça o seguinte, use um iPhone por um tempo e depois reveja seus conceitos sobre o Blackberry.

      Abraço!

      • João Victor 16 de novembro de 2011 em 2:04 - Responder

        É opinião pessoal mesmo. Pra mim o teclado do torch supera o iphone em praticidade. Mas po tinha um iPhone 3g, a tela trincou no meu bolso. Meu humilde blackberry curve ja caiu até num rio e continua vivo. Depois me diz qual o case que vc usa no iPhone pra recomendar pra uns amigos que já perderam a conta de quantas vezes trincaram a tela do mesmo.

        • André Darugna 16 de novembro de 2011 em 9:51 - Responder

          Não uso case, nem película nem nada, uso meus iPads e meu iPhone totalmente como saíram da fábrica.
          Enfim, esse é um site sobre iOS, é natural que não conheçamos nem tenhamos o mesmo apreço que você pelos BBs.
          Abraço.

  85. Flávia Ribeiro 14 de novembro de 2011 em 14:57 - Responder

    Gente, já falei no twitter que eu não saberia de tantas utilidades do Ipad sem vocês e essa foi maravilhosa. Em casa eu já usava o roteador do PC tranquilamente. Mas agora usei o meu prosaico Nokia E63 e funcionou perfeitamente. Só não baixei a versão paga do aplicativo porque estou pensando em trocar de aparelho no final do ano. Parabéns pelo trabalho de vocês!

    • André Darugna 14 de novembro de 2011 em 15:47 - Responder

      Obrigado Flávia, fico feliz que esteja gostando de nosso conteúdo.
      Abraço.

  86. Belmiro 14 de novembro de 2011 em 8:31 - Responder

    Para o iPhone 4 existe algum aplicativo que faz o mesmo serviço do “acesso pessoal” ? Tenho um iPhone 4 e um iPad 2, moro no japao e minha operadora nao liberou o acesso pessoal. Me disseram que quando vc faz jailbreak vc pode comprar um aplicativo que faz o mesmo serviço do acesso pessoal. Será que na AppStore teria um aplicativo pago para fazer isso?
    Desde já obrigado.

    • Vitor Fogassa 14 de novembro de 2011 em 8:56 - Responder

      Olá Belmiro.

      Não somos a favor do Jaillbreak. Sendo assim, se a sua operadora não libera, não tem como.

      Abraço!

      • Belmiro 17 de novembro de 2011 em 9:25 - Responder

        Olha Vítor acho que não me falei corretamente, por eu também nao ser a favor do jailbreak, será que na AppStore nao teria um aplicativo que faz o mesmo serviço do acesso pessoal?

        • André Darugna 17 de novembro de 2011 em 9:57 - Responder

          Olá Belmiro, realmente não há.
          Se sua operadora permite estará nativo, não precisará de App.

          Abraço.

  87. Rafael Oliveira 14 de novembro de 2011 em 0:55 - Responder

    Olá pessoal,

    Primeiramente, parabéns pelo trabalho de vcs aqui o blog! Um do melhores blogs sobre iPads e e o universo da família “i” da Apple. Desde que entrei pro mundo iPad acompanho quase que diariamente diariamente.

    Comprei meu iPad (versão 2) apenas wifi exatamente pq já sabia que dava para receber o sinal 3G do smartphone, no meu caso plataforma Android 2.1 ainda (maldita hora que inventei de comprar um Motorola). Antes de fazer a compra do iPad testei o sinal de compartilhamento com um iPhone e tbm deu certo.

    Dou uma dica para quem possui celular Android 2.1 ou inferior e esta com dificuldades de usar o Wireless Tether (o mesmo indicado no post): baixem o aplicativo Barnacle Wifi Tether (free e esta disponível no Android Market – requer ter acesso Root). Uso esse e roda perfeitamente. Não tranca. O Wirefess Tether após a atualização começou a dar erro para alguns aparelhos Android 2.1 (no meu, por exemplo, nem completa a instalação).

  88. Manuel 13 de novembro de 2011 em 17:50 - Responder

    Boa tarde, se puder me responder, agradeceria imenso.

    Estou a pensar comprar um ipad 2, mas, não sei se compre o 3G ou o simples.

    A questão é a seguinte:

    Com um ipad 2, 3G, eu posso utilizar o aplicativo hotspot para por exemplo ligar o meu notebook à internet?

    Pesquisei aqui na net, e encontrei diversas respostas, contraditórias, uns dizem que sim, outros que não.

    Muito agradecido.

    Manuel

    • Vitor Fogassa 13 de novembro de 2011 em 21:13 - Responder

      Olá Manuel. Não é possível. Apenas o iPhone possui esta função. E se o celular já faz isso, não existe motivo pro iPad fazer também.

      Abraço!

      • Manuel 14 de novembro de 2011 em 19:17 - Responder

        Prezado Victor,

        Antes de mais, muito agradecido pela resposta!

        A minha intenção era a seguinte, comprar um plano de internet para o ipad e com isso prescindir da internet que tenho em casa para o notebook!

        A internet do iphone não serve para isso, pois é muito lenta, e está limitada a 500mb por mês!!

        Tem alguma sugestão?

        Muito obrigado,

        Manuel

        • André Darugna 14 de novembro de 2011 em 19:53 - Responder

          Olá Manuel, sua internet no iPad será da mesma velocidade que a do iPhone, lembre-se será o mesmo tipo de conexão: 3G em aparelhos Apple.

          Recomendo a compra do MiFi, último da lista… vai ser de melhor proveito.
          Também lhe lembro que conexões 3G podem até ser rápidas mas tudo depende da região, operadora, etc. etc. etc…
          Abraço.

  89. Ricardo 13 de novembro de 2011 em 10:51 - Responder

    Acho que deveria toar cuidado quando falar do Blackbery ele não é tão ruim o quanto você diz assim, e sinceramente não há como comparar com iPhone ou com algum andróide, pois são concepções diferentes de telefone !!!!!

    • Vitor Fogassa 14 de novembro de 2011 em 10:18 - Responder

      Olá Ricardo.

      Não lembro de ter dito que o Blackbery é ruim.

      De qualquer forma, não vejo qual é o benefício do BB sobre o Android ou iPhone.

      Abraço.

  90. Jeferson santos 13 de novembro de 2011 em 9:30 - Responder

    Po. primeiramente parabens pelo blog, e ele vem me ajudando muito….

    Mas vim seco aqui todo feliz achando que ia conseguir compartilhar a internet com meu blackberry, já que tenho o pacote de dados ilimitado, ia ficar na internet direto com o ipad…

    Mas veio a notícia catastrófica…. hahaha tudo bem.
    Mas tenho esperança, eles lançaram agora o Tablet deles, será que eles não fazem um programa pra sincronizar entre o Tablet e o Celular, e nós poderemos nos aproveitar disso ?

    Bom esperança é a última que morre, até pq tenho blackerry a 3 meses apenas e só vou poder trocá-lo ano que vem.

    • Vitor Fogassa 14 de novembro de 2011 em 9:29 - Responder

      Olá Jeferson.

      Não quero te desanimar nem nada mas o tablet da RIM tem sido um fracasso.

      Acho mais fácil trocar seu BB por um iPhone logo de uma vez, hehe.

      Abraço.

  91. Carlos Lacerda 13 de novembro de 2011 em 2:03 - Responder

    Gostei das dicas sobre as fotos, mais vocês sabem como deletar foto do álbum compartilhar fotos. Agradeço deste já a atenção.

    • André Darugna 14 de novembro de 2011 em 13:43 - Responder

      Não há como deletar um álbum de lá.
      Só apagando tudo, vai em iCloud.com e escolhe redefinir.

      Abraço

  92. Anderson 12 de novembro de 2011 em 17:30 - Responder

    Olá pessoal como já disse antes,ganhei um iPad wifi.
    Então,,,, com fazer se não tenho 3G, simples ,,,,
    Você gastara 220.00 no mercado livre
    Comprei um moden 3G e Wifi ZTE. MF30. Excelente pelo menos aqui Campinas funciona muito bem.
    Ok abraço,..

  93. Clarissa 12 de novembro de 2011 em 9:06 - Responder

    Muito Bom. Meu ipad2 é 3G, mas nunca fiz um plano 3G só para ele… isso duplicaria meus gastos de internet. Desde sempre uso MIFI HUAWEI da Vivo e meu próprio iphone. Hoje me arrependo de ter comprado um 3G… perde-se um pouco em mobilidade, mas o bolso agradece

    • Vitor Fogassa 12 de novembro de 2011 em 9:49 - Responder

      Olá Clarissa.

      Para os custos que temos no Brasil, realmente não compensa a versão 3G.

      Abraço.

  94. Fabio Mendes 12 de novembro de 2011 em 8:18 - Responder

    Ola! Tenho um iPhone 4 com a versão 5.0.1 mas no meu nem sequer tem essa opção de “acesso pessoal”. O Que eu faço? Grato

    • Vitor Fogassa 12 de novembro de 2011 em 9:08 - Responder

      Veja se não está desabilidade em restrições. Em todo caso, esta opção só fica ativada quando você está acessando a internet via 3G.

      Abraço!

  95. Adriano 11 de novembro de 2011 em 18:37 - Responder

    Esses modens Mifi aceitam somente planos 3G? Posso colocar no aparelho meu chip pre pago tim e compartilhar a internet via modem?
    Abs

  96. Rafael Moura 11 de novembro de 2011 em 1:04 - Responder

    Vlw pelo post. E o que eu estava precisando, pois meu ipad e so Wi-fi. Engraçado e q pensei nisso a poucos dias e quando entro no site vejo esse post. Vlw mesmo!!!

    • Vitor Fogassa 11 de novembro de 2011 em 1:10 - Responder

      Que legal Rafael.

      Espero que os novos posts sigam lhe agradando.

      Abraço!

  97. Mauro Assis Brasil 10 de novembro de 2011 em 21:08 - Responder

    Mais uma dica fantástica, parabéns!
    Meu iphone virou roteador. A pergunta é: meu ipad2 3G pode ser tb um roteador do seu sinal tim 3G para ipod e iphone?Algum app? Conheci o mundo da apple há um mes e nunca mais vivo sem isso, praticidade e tecnologia diferenciada.Adeus windows.

  98. Gabriel Medeiros 10 de novembro de 2011 em 20:59 - Responder

    Tenho um iPad com 3G, mas como ele é novo ainda estava procurando um plano.. Esse post me ajudou muito! Seu site tem sido sempre muito útil pra mim. Parabéns pelo trabalho!

  99. Diego Oliveira Vieira 10 de novembro de 2011 em 19:49 - Responder

    Andre, é o Diego que postou mais acima.

    Atualizei o Galaxy pra Android 2.2 e funcionou perfeitamente.

    Uso o chip da Tim Infinity Pré e não consumiu créditos alem dos 50 centavos por dia.

    Pode atualizar o tópico se quiser informando que funciona com Android 2.2, mas com 2.1 não.

    print:

    http://imageshack.us/photo/my-images/828/andreb.jpg/

    • Diego Oliveira Vieira 10 de novembro de 2011 em 19:50 - Responder

      Obrigado demais!

      Agora posso usar a internet no iPad em qualquer lugar haahahah

    • André Darugna 10 de novembro de 2011 em 20:17 - Responder

      Que bom que conseguiu e que vai poder levar o iPad com internet pra lá e pra cá.

    • André Darugna 10 de novembro de 2011 em 20:17 - Responder

      Ah forma de fazer via 2.1 é diferente, tem duas instruções ali Diego.
      Abraço

      • Diego Oliveira Vieira 10 de novembro de 2011 em 20:42 - Responder

        Testei pra 2.1 e não funcionou no Galaxy 5. Foi por isso que atualizei pro 2.2.

        Quando chegar em casa tiro print no ipad e posto aqui pq não estou com ele agora haha.

        Mas se funciona no PC tambem funciona nele é claro!

        • André Darugna 10 de novembro de 2011 em 20:45 - Responder

          hehehe.. legal.
          Obrigado por ajudar.

          • Sergio 10 de novembro de 2011 em 20:54 - Responder

            Cara, você é muito simpático com o seu público. Parabéns.

            • André Darugna 10 de novembro de 2011 em 20:57

              Obrigado Sergio, vocês são todos bem-vindos.

          • Diego Oliveira Vieira 11 de novembro de 2011 em 5:33 - Responder

            Testei no iPad e funcionou perfeitamente.

            http://imageshack.us/photo/my-images/833/img0154xa.jpg/

            André, esse é o primeiro blog que ja tive contato na minha vida em que todos os comentários são de elogios e agradecimentos. O seu Blog tem 100% de aprovação e é único na rede.

            Você comentou num outro post que o ipaddicas é o melhor blog sobre iPads em lingua portuguesa. Eu discordo. É o melhor em qualquer idioma usado na internet.

            Parabens e muito obrigado por tudo que você já postou. Me ajudou muito.

            • André Darugna 11 de novembro de 2011 em 9:37

              Muito obrigado Diego, ontem mesmo havia um cidadão que estava me criticando pois não falo sobre Jailbreak.
              Que meus assuntos são desinteressantes (todo mundo já sabe) e para iniciantes…
              Vejo que é justamente o contrário, as pessoas são carentes não só de informação, mas de serem bem tratadas.
              Agradeço o reconhecimento, com certeza me esforço muito para agradar a todos.

  100. Jef 10 de novembro de 2011 em 18:41 - Responder

    Acho q nao me entendeu o iPhone nas versões anteriores iOS 4.3.5 tem opção q vc esta dizendo neste post agora a versao nova iOS 5 a Apple retirou este acesso pessoal no iOS 5 isto nao aparece. Entao acho que para iOS 5 nao tem jeito mesmo só esperar atualizacao

    • André Darugna 10 de novembro de 2011 em 19:18 - Responder

      Tem sim Jef, é só ativar:

      – Ajustes / Geral / Rede / Ative o compartilhamento via Wifi

      Se não funcionar:
      – Ajustes / Geral / Redefinir / Selecione Redefinir Rede.

      Abraço!

  101. Jef 10 de novembro de 2011 em 18:01 - Responder

    Rsrs agora q percebi que nao escrevi iPhone 4 com ios5

    • André Darugna 10 de novembro de 2011 em 18:08 - Responder

      Não saberei lhe ajudar Jef, este blog presta ajuda para iPads, este post ocasionalmente mostra uma configuração de iPhone 4 que realmente é funcional pois testamos.
      Seu iPhone tem problemas, infelizmente não poderei lhe ajudar.
      Abraço!

  102. Jef 10 de novembro de 2011 em 16:28 - Responder

    Oi bom dia, parabéns pelo post.
    Antes de atualizar para ios5 conseguia compartilhar me 3G com iPad agora nao tem mais esta opção que esta descrita no post na ios5.
    Alguem sabe outra forma?

    • André Darugna 10 de novembro de 2011 em 16:57 - Responder

      Você está tentando compartilhar de onde pro iPad? De qual aparelho?

      • Rodrigo 10 de novembro de 2011 em 17:14 - Responder

        Cara é o seguinte, eu desligo a rede corporativa (que corta o acesso a varios sites) do meu computador e conecto o iphone que me possibilita navegar com o PC usando a conexao compartilhado do iphone. Oq eu queria fazer é extamamente a mesma coisa porém usando o ipad.

        • André Darugna 10 de novembro de 2011 em 18:07 - Responder

          Você quer compartilhar a conexão do iPad com o PC? Não dá.
          A do iPhone com o iPad? Siga o tutorial deste artigo.

  103. Rodrigo 10 de novembro de 2011 em 16:28 - Responder

    No iphone é possivel conecta-lo a um computador e acessar a internet como se fosse um hub 3g. Eu gostaria de fazer o mesmo usando o ipad… mas o ipad nao compartilha conexao igual o iphone… alguem ahi sabe como fazer? é possivel? abs..

  104. Gabriel Alves 10 de novembro de 2011 em 16:22 - Responder

    Outro jeito é pegar um modem conectar no notebook ou computador com placa sem fio e fazer uma conexao ad-hoc

    • André Darugna 10 de novembro de 2011 em 16:52 - Responder

      É verdade, mas aí você terá que levar o notebook sempre contigo, eu nesse caso levaria somente o notebook, peso em dobro, tô fora!

  105. Monica Iorio Fernandes 10 de novembro de 2011 em 14:43 - Responder

    Boa tarde e parabéns pelas dicas. Acompanho toda semana.
    Infelizmente o meu cel é BlackBerry. Tenho um Modem 3 G (pen drive), e vi na casa de uma amiga o roteador D Link wireless para o modem. Todos estavam compartilhando a rede, com notebook e tb com IPad. Esta poderia ser uma solução? Só não sei se tem adaptador para carro, mas em casa funciona muito bem.
    Grande abraço.

    • Vitor Fogassa 10 de novembro de 2011 em 15:32 - Responder

      Olá Monica. Este roteador que você disse funciona com o seu Modem 3g(pen drive)? Se sim, é muito provável que funcione. Mas se você for pensar bem, não é nada prático depender de uma fonte de energia para isso. A melhor coisa é comprar um roteador 3g mesmo.

      Abraço

      • Mônica 10 de novembro de 2011 em 22:49 - Responder

        Sim. O modem funciona com Roteador wireless D-Link 3 G 150 mbps DIR412. Vi no Mercado Livre o modem informado pelo André e eles informam que para carregar precisa de uma porta USB. como vou carrega-lo no IPad? Obrigada, abraços.

        • André Darugna 10 de novembro de 2011 em 22:57 - Responder

          Olá Mônica, acho que você entendeu mal, pode carregar na porta USB, mas pode carregar na tomada com um plug como o iPad possui, cabo USB + carregador.

          Abraço

          • Mônica 11 de novembro de 2011 em 10:25 - Responder

            Obrigada André. Eu não sabia. Vi nas perguntas feitas ao vendedor que precisava de porta USB. Obrigada pela atenção e paciência. eles tb tem carregador veicular. Eu posso utilizar o chip do meu modem USB, ou eh preciso ser o chip do cel? Abs.

            • André Darugna 11 de novembro de 2011 em 10:32

              Olha Mônica, na verdade não sei muito sobre seu modem, a gente se limita a falar sobre iPads, não conheço seu modem.
              Eu abri o site do fabricante e li a informação que lhe passei.

              Estes modems aceitam chips 3G, você deveria contratar um pacote de dados especialmente para ele e poderia cancelar o do celular…
              Mas isso é muito pessoal já.

  106. Diego 10 de novembro de 2011 em 8:13 - Responder

    Poxa, nao funcionou no galaxy 5 com Android 2.1 uso o chip Tim infinity pré, alguem com mesma configuracao conseguiu?

  107. Anderson Oliver 9 de novembro de 2011 em 22:53 - Responder

    Meu velhinho iphone 3G, más, companheiro inseparável rsrsrs, não tem a opção acesso pessoal. Porque?
    A versão do meu IOS é a 4.2.1.
    Me ajudem aí meus caros companheiros, preciso compartilhar a net dele com meu Ipad..
    Obrigado!

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 23:03 - Responder

      Abriu o vídeo indicado que mostra como fazer?
      Abraço.

      • Anderson Oliver 9 de novembro de 2011 em 23:12 - Responder

        Sim, meu caro André.
        Não tem no meu iphone a opção acesso pessoal.
        Eu realmente não endendo o pq, já que o meu é o 3G.

        • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 23:29 - Responder

          Provavelmente sua operadora não permite isso então.
          Existe essa limitação da operadora também… qual você usa?

          • Anderson Oliver 9 de novembro de 2011 em 23:52 - Responder

            Uso a vivo.

            • André Darugna 10 de novembro de 2011 em 0:11

              Ah.. bom vamos pedir ajuda aos nossos usuários pois eu nem sequer moro no Brasil para saber se a Vivo limita ou não o compartilhamento da internet.

              Abraço.

  108. Frederik Cardoso 9 de novembro de 2011 em 22:27 - Responder

    Tenho um iPhone 4 e faço conexão com um iPad 2 wifi, pela rede 3G da Tim, porém noto que após pouco tempo o iPhone começa esquentar. Mais alguém percebe isso? Existe alguma forma de fazer com que ele nao esquente?
    Abraço.

  109. Liliane 9 de novembro de 2011 em 18:57 - Responder

    André,o compartilhamento da internet por symbian é feito por bluetooth ou por wiFi?

    • Liliane 9 de novembro de 2011 em 18:59 - Responder

      Ah,meu simbian não pega sinais wiFi,será que vai funcionar?
      Outras perguntinhas:o iPad de 16 gigas da pra muita coisa?

      • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 19:13 - Responder

        Sim dá sim, 16GB é suficiente se você não piratear músicas, é pouco provável que alguém encha seu iPad com conteúdos pagos… custa caro comprar músicas e filmes!
        Agora se você tem a bibliografia baixada no torrent de Deus e o Mundo, daí vai rapidinho.
        Abraço.

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 19:12 - Responder

      WiFi, ele não tem que pegar WiFi, ele tem que compartilhar via WiFi.
      Abraço.

      • Liliane 9 de novembro de 2011 em 19:26 - Responder

        Obrigadaa 🙂

  110. Catherine 9 de novembro de 2011 em 18:55 - Responder

    Qdo fui comprar meu ipad ha 2 meses atras, fiquei nesse dilema. Mas, como estou sempre fuçando na net, eu ja tinha visto esse modem wifi por ceca de 260,00 reais. O ipad so com wifi era 1300,00 (promocao relampago), ou seja, ficava 1560,00 enquanto que ipad com 3g saía por 2000,00. Nao tive duvidas. Comprei so com wifi e tb o modem 3g pq assim, eu posso usar a internet com ate 5 dispositivos enqto que se eu comprasse o ipad 3g, ia ter q usar o chip da internet so com ele. Tb tentei conectar meu nokia n8 com joikuspot mas a conexao é mto lenta. A diferenca entre a internet do cel com o plano tablet da tim é grande. E olha que meu cel é pos-pago! Por isso acho que vale mais a pena comprar o modem 3g do que comprar o ipad 3g.

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 19:21 - Responder

      Que legal seu depoimento Catherine, vai ajudar muitos indecisos com certeza.
      Abraço.

  111. Aron 9 de novembro de 2011 em 18:32 - Responder

    Oi, eu tenho um smart symbian nokia 5235 e não consigo ativar o JoikuSpot com meu ipad… não é sempre que o ipad encontra meu celular pelo bluetooth e quando encontra diz que não é possível conectar, creio eu que de algum modo tem que conectar pra passar o 3G do meu celular pro ipad… se alguem tiver um smart da nokia e puder me ajudar eu agradeço. Vlw!

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 18:42 - Responder

      Olá Aron, conforme dito no post, a maioria dos celulares não pode compartilhar via Bluetooth com o iPad.
      Tente o compartilhamento via WiFi utilizando o JoikuSpot, esse eu garanto que funciona!
      Abraço.

      • Aron 9 de novembro de 2011 em 19:06 - Responder

        Ah sim! No caso como que eu compartilharia a rede 3G do meu celular com o iPad via Wifi? Já tenho o aplicativo JoikuSpot no meu celular mas não consigo compartilhar com o iPad, não faço a mínima ideia de como “sincronizar” os dois. Você poderia me ajudar me mostrando algum tutorial? Dei uma pesquisada aqui mas não encontrei nada específico. Me desculpe, sou meio novo com essas coisas. Hehe

        • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 19:15 - Responder

          Aron, não teremos tutorial sobre isso, não posso fazer um tutorial sobre o Symbian, este blog é de iPad, infelizmente nem tenho um Symbian em mãos para fazer.
          Minha recomendação é que você abra o aplicativo JoikuSpot e leia o que diz a tela, é muito básico compartilhar a internet, e depois que estiver compartilhando vá no iPad, em Ajustes / WiFi e encontre a rede que você criou, selecione conectar e Voilà internet no iPad.

          Abraço.

  112. Guilherme 9 de novembro de 2011 em 15:53 - Responder

    Olá pessoal. Apenas para reforçar, tenho um iPhone 3G com iOS 4.2.1 e compartilho a internet tranquilamente. Pelo menos com meu notebook sim.. hehehe! Abs

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 16:14 - Responder

      Legal Guilherme, atualizamos o post com essa informação.
      Obrigado por reforçar.
      Abraço

      • Eduardo 4 de dezembro de 2011 em 7:32 - Responder

        Caro André, tenho um IPhone 3G com 4.2.1 e não consegui compartilhar, não aparece a opção acesso pessoal para ativa-la. Onde será que estou errando?
        Desde já Mt obrigado!!!

  113. Bruno 9 de novembro de 2011 em 15:02 - Responder

    Olá pessoas! Primeiramente parabéns sempre pelo site e pelos posts, melhor site de iPad da net, passagem obrigatória para os usuários.
    Bom, eu tenho um motorola atrix e com ele foi mole conectar tb, até pq ja vem nativo nele, venho usando essa conexão dês de que comprei ele e estava até pensando mesmo em mandar um email com essa dica…
    Quanto aos BBs…, eu trabalho no sac PME da claro e empresa já viu né… Chove BB lá… E muitos empresários ligam com essa duvida de como usar o BB pra compartilhar a net, e até onde a gente sabe lá, não da mesmo. Não q isso seja um problema da claro, PQ quem bloqueia é a BB mesmo, mas nem na assistência técnica eles sabem resolver isso… Se um dia surgir uma solução eu aviso aqui.

  114. Douglas Sette 9 de novembro de 2011 em 14:18 - Responder

    esse Mifi que coloca o chip e transforma o sinal em Wi-Fi funciona Legal?
    Tava pesando em trocar meu Ipad por um 3g, mas essa solução me pareceu bem mais economica

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 16:05 - Responder

      Sim, é muito útil, principalmente pois funciona em até 5 dispositivos, ou seja, a família inteira coberta de WiFi, na fazenda ou em qualquer lugar longe de casa.

  115. flavia 9 de novembro de 2011 em 14:09 - Responder

    No Milestone2 já existe um ícone específico: Pontos de acesso 3G. Bem auto explicativo e funciona mto bem!!

  116. Jeferson 9 de novembro de 2011 em 14:01 - Responder

    Tenho um Galaxy 5 e um iPod touch 4G… Casamento perfeito pra quem não pode/quer gastar muito com iGadgets caros… Uso a internet do galaxy (froyo 2.2) perfeitamente! 😀
    Se alguém estiver com dificuldade com este aparelho e quiser ajuda… Já que o André não conhece muito de android 🙂

    Abraços!

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 16:06 - Responder

      Legal Jef, obrigado por te colocar à disposição aí pro pessoal.
      Abraço.

    • Napoleão Filho 5 de janeiro de 2012 em 13:34 - Responder

      Jeferson, tenho um Galaxy 5 e não consegui realizar os procedimentos. Pelo que sei, minha versão é 2.2, mas não tem opção do “roteador” nas configurações. Baixei o aplicativo para versões 2.1 do Android e tbm não dá certo, diz que o “kernel” não possui todas propriedades necessárias para rodar esta aplicação.
      Se puder me ajudar, te agradeço
      Abraços,

  117. Diego Soares 9 de novembro de 2011 em 13:42 - Responder

    Agradeço pela referência e aproveito para parabenizar esse ótimo artigo.

    Abraços,

    Diego Soares

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 13:54 - Responder

      Olá Diego, eu que agradeço.
      Lhe parabenizo pelo maravilhoso site.

      Se precisar de algo referente ao iPad ou até mesmo iOS, estaremos sempre dispostos à colaborar.

      Grande abraço.

  118. Gustavo 9 de novembro de 2011 em 13:03 - Responder

    Ja vi uma app que diz compartilhar a internet do Blackberry. Mas não pude testar:

    http://tether.com

    Espero que você tenha como testar e nos trazer a sua opinião.

    Gustavo

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 13:13 - Responder

      Olá Gustavo, estive lendo sobre o assunto no site oficial e a verdade é que somente consegue-se compartilhar a conexão do Blackberry com um PC ou Mac, não é possível com iPads.

      Abraço.

  119. Eduardo Ibañez 9 de novembro de 2011 em 12:49 - Responder

    Tenho um telefone com android 2.2 e descobri essa função por acaso, mas quando fui comprar o meu iPad só tinha o modelo 3G, então atualmente internet 3G não é problema.
    Abraço.

  120. leonardo brusamolin 9 de novembro de 2011 em 12:37 - Responder

    Eu possuo um Ipad2 wi-fi e adquiri recentemente um roteador 3g ZTE MF30. Funciona muito bem permitindo acessar fora de casa ou do escritório.
    Parabéns pelas dicas, eu havia pesquisado muito até chegar nesta solução pois possuo um BlackBarry e não havia encontrado como rotear o sinal 3g, penso em trocar para o Iphone como solução futura. .

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 12:44 - Responder

      Que legal Leonardo, fico feliz que as pessoas tenham encontrado essa maravilhosa solução.
      Muito boa troca o BB pelo iPhone, você vai adorar.

  121. Thyago 9 de novembro de 2011 em 12:31 - Responder

    Cara, comprei meu Ipad ontem na loja da apple. E a versão que é peguei foi a Wifi. Tava precisando disso ae mesmo. Muito obrigado pelo post. Muito bom o seu site/blog. Vlws cara. Estou acompanhando sempre vcs. Espero mais e mais posts e muito sucesso pro blog. Vlws.

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 12:44 - Responder

      Obrigado Thyago, estamos aqui para servir, precisando peça ajuda.

      • Thyago 9 de novembro de 2011 em 20:33 - Responder

        Testei o programa JoikuSpot no meu Nokia e funciona perfeitamente. Muito obrigado iPadDicas.

  122. Edison vannuchi 9 de novembro de 2011 em 11:56 - Responder

    Acabei de comprar ipda2 e não estou conseguindo atalizar o sistema operacional para o ios5′ já fiz tudo que disseram , ele baixa o arquivo mas na hora de atualizar o iPad da msg que não e possível devido a rede,mas máas já fiz o teste no próprio iTunes e ele não detecta nenhum erro, inclusive faz o sincronismo e backup sem problema.ainda não tentei a maneira de baixar diretamente no pc e depois shit+reparar, estou receoso de fazer isso. E aproveito para parabeniza-ló pelas ótimas e importantes dicas,etc.etc
    Obrigado

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 12:39 - Responder

      Infelizmente Edison vai ser sua única forma, baixar a instalação e fazer manualmente conforme indicamos no post.
      Abraço.

  123. Renata 9 de novembro de 2011 em 11:34 - Responder

    Vc comentou no texto do Nokia que o sistema é grátis. Nos outros não é? Abraço,

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 12:41 - Responder

      Depende, o da Nokia tem um grátis mas que é limitado e recomendo a versão paga.
      No Windows Phone tem que pagar 14,99 Euros, nos Androids é nativo, não paga nada…

      Abraço.

  124. Eduardo 9 de novembro de 2011 em 10:47 - Responder

    Olá André, no caso do modem 3g, para usuários de notebook ( ou pc com placa de rede wireless) com windows seven, é possível compartilhar a internet 3g usando o próprio windows e o wifi do notebook / pc. É só ir em Painel de Controle > Central de Rede e Compartilhamento > Configurar uma nova conexão ou Rede > Configurar rede ad hoc sem fio (Computador a Computador). Vai aparecer a opção de colocar uma senha na rede, e se deseja compartilhar a internet. Pronto! Ja usei o método pra compartilhar internet 3g e funciona na boa. Bem melhor que gastar com modem : )

    Abraços..

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 10:54 - Responder

      Olá Eduardo, muito interessante e válido seu comentário.
      Somente tratei de levar independência aos aparelhos, estes Modems que indiquei são do tamanho de um Pen Drive e podem ser levados para onde quer que você vá, tem autonomia de bateria de até 6 horas.

      Mas claro, seu comentário vai ajudar muita gente com certeza.
      Abraço.

  125. Valcir 9 de novembro de 2011 em 10:44 - Responder

    Oi pessoal, eu uso o Nokia n95 8gb, funciona muito bem, já faço isso a dois meses.
    Pra mim não tem chance de eu usar um iPad 3G mais.

    Valeu abraços a todos, sou seguidor assíduo do site.

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 10:56 - Responder

      Legal muito obrigado por confirmar que funciona em seu Nokia.
      Abraço!

  126. Carlos Maciel 9 de novembro de 2011 em 9:59 - Responder

    Bom dia pessoal.

    Eu tenho uma dúvida que nunca foi respondida. O meu iPad 2 Wi-Fi mostra sempre a frase ‘Sem Serviço’ no canto superior esquerdo da tela. Pelo fato de não ser 3G, acho perfeitamente normal.

    Mas as vezes, em viagens aéreas, especialmente internacionais, ele costuma mostrar ‘Verizon’ nesse lugar, que é uma operadora americana de telefonia.

    A pergunta é? Por que?

    Abraços,
    Carlos

    • Cristian 9 de novembro de 2011 em 10:12 - Responder

      Eu não acho “normal” aparecer “Sem serviço” no seu iPad, ele sendo apenas Wi Fi. O meu também não tem 3G, e o que aparece no canto superior esquerdo, é “iPad”, assim como todos os outros que já vi até hoje, mesmo os que possuem 3G. Conhece mais alguém que tenha comentado que está escrito “Sem serviço”? Primeira vez que vejo alguém comentando isso.

      • Carlos Maciel 9 de novembro de 2011 em 10:57 - Responder

        Pior que não. Não conheço outras pessoas que têm iPad, então nunca pude confirmar isso. O meu nunca aparece ‘iPad’, apenas ‘Sem Serviço’. Salvo nesses casos em que mencionei.

        Valeu!

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 10:52 - Responder

      É simples Carlos, seu iPad é 3G da Verizon, não possui chip, ele é CDMA não GSM.

      A verdade é que no Brasil ele não funcionará como 3G, somente nos EUA com um plano de dados da Verizon.

      Abraço.

      • Carlos Maciel 9 de novembro de 2011 em 10:59 - Responder

        Nossa André, nunca havia pensado nisso! Mas pode ser mesmo. Da última vez que estive por lá não tinha o iPad ainda, então não pude testar. Mas no início do ano eu tenho uma viagem pra lá, então vou confirmar isso.

        Na verdade eu nem sabia que havia iPad CDMA.

        VAleu!

        • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 11:14 - Responder

          Ahh, pode estar certo disso.
          Não precisa nem testar, é certeza mesmo.

          Abraço.

  127. Andrey 9 de novembro de 2011 em 9:53 - Responder

    Pow galera, mandaram muito bem na dica de hj…
    Agora posso levar meu iPad pra todos os lugares sem medo !

    Eu imaginava que a Apple travava toda e qualquer possibilidade de o iPad conversar com outros produtos que não fossem deles… Só não me liguei que o Android virava um roteador !!!

    As configs aqui foram um pouco diferentes, mas acho que o pessoal já mostrou nos comentários.

    Grande Abraço !

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 10:51 - Responder

      Pois é Andrey, que dica ein!?
      Bom, o Android varia de modelo pra modelo, até mesmo na mesma versão do Software, é que ele é livre e se uma empresa quer mudar uma ou outra coisa tem permissão para fazer.

      Como é o caso dos Motorolas, que tem MotoBlur, que acho bastante interessante pro pessoal que gosta de redes sociais, enfim…

      Acho que igual da forma que expliquei são só os que tem o sistema nativo do Google, chamados de puros.

      Abraço.

      • Andrey 9 de novembro de 2011 em 13:36 - Responder

        Acabei de testar, tenho o infinity da TIM compartilhei sem problemas no meu iPad.

        O melhor que não ficou lento, a navegação no Safari ficou ótima e os APPs de redes sociais funcionaram sem lentidão !

        Tb funcionou em um note e no PC.

        Estava meio arrependido de não ter comprado a versão com 3G, pois não tinha muita grana sobrando na época… Agora fiquei mais feliz em saber que economizei esse dinheiro.

  128. Liana 9 de novembro de 2011 em 9:38 - Responder

    Saber desse recurso foi fundamental para comprar o modelo apenas WiFi. Todos nós sabemos da realidade da internet 3G no Brasil, então optei por comprar o iPad, 64gb, WiFi e investir nos acessórios. Para mim, a maior parte do tempo de uso do ipad são em ambientes WiFi e quando nao tem recorro sempre a internet (via Bluetooth) do meu iPhone 3Gs. É lenta, mas quebra o galho sempre. Não me arrependo da escolha.

  129. WASHINGTON 9 de novembro de 2011 em 9:37 - Responder

    Bom dia a Todos!!!
    muito bom o Post!

    mas a minha duvida ou problema é a seguinte:
    Possuo um iPhone 4 e um netbook…depois que atualizei para o iOS5! nao consigo compartilhar via WI-FI meu 3G do iPhone para meu net…somente via Cabo….ele simplismente nao conecta…

    com meu iPad eu consigo compartilhar o 3G sem problema algum,,,
    alguem sabe como solucionar esse problema..??

    Obrigado desde Já!

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 10:48 - Responder

      Olá Washington, infelizmente não saberei lhe ajudar, seu problema é com o iPhone + Netbook.
      Como você mesmo disse, iPhone + iPad funcionam OK.

      Talvez o Vitor Fogassa possa te ajudar, ele tem um iPhone 4, o meu é 3GS.
      Vou pedir à ele que faça um teste e te avise.

      Abraço.

    • Leandro Aparecido Perussi 12 de novembro de 2011 em 9:19 - Responder

      A recomendação da própria Apple para resolver problemas relacionados à conexão é redefinir os ajustes de redes no iPhone após a atualização para um novo iOS!

  130. Luiz Fortunato 9 de novembro de 2011 em 9:32 - Responder

    Tenho uma duvida. No caso do IPad 2 3G, ele consegue rotear a própria internet dele via wifi?? Exemplo: tenho o iPad 2 wifi, e minha namorada vai comprar um iPad 2 3G, eu conseguiria rotear o 3G do iPad dela pra usar no meu wifi??

    O Post caiu como uma luva, pois já ia mandar um email com essa duvida!!

    Valeu…..

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 10:47 - Responder

      Olá Luiz, não o iPad não compartilha sua internet com demais aparelhos de forma nativa (sem JB).

      É uma restrição chata da Apple, na verdade o hardware dele é capaz.
      Existe um problema grande de contratos e interesses comerciais, com o intuito de vender novos planos de internet estas limitações são impostas via Software…

      Enfim, não recomendo fazer JB, alguns benefícios vão fazer teu equipamento ficar ultra vulnerável à ataques, Apps maliciosos e vírus.
      Abraço.

      • Luiz Fortunato 9 de novembro de 2011 em 22:46 - Responder

        Andre, valeu!!! Também não gosto de JB não, só tinha essa duvida.

        Pretendo comprar o iPhone mesmo, ae não terei essa necessidade. E acabei de comprar o da namorada, mas optei pelo 3G, devido a flexibilidade.

        Também estou a espera do iphonedicas.com, é mais um incentivo pra eu comprar meu iPhone…..só quero saber quando o 4S chegara por aqui…..

        Aproveitando o comentt…..Andre, manda ae o endereço do site que vende aquelas canetas pro iPad da China…….as canetas brindes do Workshop vieram de lá, não é mesmo?? Fica a dica também de um post sobre este tipo de acessório, ou seja, qual a caneta ,mais adequada..

        Abraço

        • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 23:05 - Responder

          Olá Luiz, nós não indicamos acessórios pois não temos recursos para fazer um comparativo.
          Mandamos fabricar canetas personalizadas na China, não compramos de um site, infelizmente até o momento elas não chegaram, estarão certamente na alfândega pois compramos muitas unidades.

          Pois é estou mais ansioso que todos vocês pelo iPhoneDicas.
          Abraço!

  131. Felipe 9 de novembro de 2011 em 9:09 - Responder

    Olá,

    Tenho um iPad 2 WiFi e conecto ele à rede 3G de me iPhone via Bluetooth sem problemas. A informação do post está errada.

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 11:22 - Responder

      Já foi corrigida a informação Felipe, obrigado por tentar ajudar.
      De um iPhone tem como compartilhar via Bluetooth, mas só de iPhones.
      Abraço.

  132. Ana cristaldi 9 de novembro de 2011 em 8:58 - Responder

    O meu ipad é wifi 3g, mas como a bandeja suporta só os chips pequenos e o meu é do tamanho comum tipo de um celular gsm msm, ao invés de cortar o chip como alguns fazem, preferi utilizar esa opção. Utilizo o joiku spot a algum tempo já no nokia n8 e funciona, a minha única ressalva (não sei se é do pacote de dados ou do proprio joiku) é que alguns sites não carregam bem, nem rápido, como o próprio ipad dicas. Tem que ter paciencia, mas é uma boa pedida pra só ler uma ou outra noticia e no máximo acessar o email…

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 10:44 - Responder

      Bom, acho que há uma restrição de velocidade na versão grátis do Joiku, você tem a grátis ou a paga?

      Abraço!

  133. Marcio Pacheco 9 de novembro de 2011 em 8:25 - Responder

    Tenho um Android Froyo e a opção nativa nele não funciona de maneira nenhuma, já fiz de tudo e a opção com Wireless Tether for Root Users funcionou beleza já uso faz um tempo e me ajuda muito….Hasta

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 10:43 - Responder

      Que bom que conseguiu da outra forma.
      Pois então, eu não tenho Android, embora gostaria de testar um dia um para poder falar com propriedade sobre o assunto, ao invés de falar como dono de iPhone…
      Mas o que vejo é que nem na mesma versão de sistema as coisas funcionam iguais, muda a marca do aparelho, muda tudo…
      Enfim, o importante é que com uma das duas formas que exemplifiquei dá certo pra você.

      Abraço.

      • Márcio 10 de novembro de 2011 em 20:17 - Responder

        Bom, sou usuário das duas plataformas, tudo é uma questão de necessidade, não sou bitolado, mas uso o iPad para apresentar layouts e projetos para clientes (e jogar muito kkkkkkk), e o BlackBerry para comunicação em geral, tanto email quanto BBM ou atualizar as redes sociais, muito agil e pratico, vou dar um upgrade no meu aparelho adquirindo um mais moderno com a nova plataforma 7.0 e tela touch, porém como escrevo muito não fico sem o teclado Qwerty.

        Bem como eu disse tudo é uma questão de necessidade mas só um dado que pesa, o Governo Americano tem mais de 60mil aparelhos devido ao sistema de segurança.

        Em relação a fornecer 3G eu já consegui mas precisei de um aplicativo para o BB e infelizmente fazer o jailbreak para instalar um compartilhados de Bluetooth para o iPad, pois o mesmo só compartilha com os membros da família.

        Para transferir arquivos entre os mesmos uso o Dropbox e Evernote.

        Grande abraço a todos

        Ps: parabéns pelo site, acompanho diariamente!

        • André Darugna 10 de novembro de 2011 em 20:24 - Responder

          Falou e disse Márcio! Gostei.

        • Silvia 27 de dezembro de 2011 em 13:23 - Responder

          Ola Márcio,

          Você comentou acima que foi necessário um aplicativo BB… Poderia me passar qual aplicativo??
          Também tenho um BB e um IPad e gostaria de compartilhar internet.

          Obrigada.

          • Jose Pinto 7 de janeiro de 2012 em 15:29 - Responder

            Ola,
            BlackBerry PlayBook Internet Tethering over Bluetooth.
            If you don’t have internet access on your PlayBook tablet then you can use internet connection of other devices (BlackBerry smart phone or other devices that have internet access) on your PlayBook table. Follow the steps below to setup Internet Tethering on your PlayBook tablet.
            help://www.*******************/

            Essa é uma maneira (gratis), outra é voce comprar um utilitario neste site:

            help://*****************.com/

            lembrem-se de trocar o help por Http.
            Bone chance!!!
            Enjoy!!!!

            • André Darugna 9 de janeiro de 2012 em 11:34

              Jose, você está ensinando como compartilhar internet num PlayBook. Este site é sobre iPad.

  134. Carlos 9 de novembro de 2011 em 8:24 - Responder

    André,
    Sou usuário de um BlackBerry Bold 9000 há +/- 02 anos…
    Concordo 200%com teu comentário. O BB era uma maravilha, até eu conhecer o iPad e me convencer que o iPhone é mais do que fantástico.
    Estou juntando grana para trocar p/ o iPhone, pois não dá mais. Paguei uma grana preta pelo meu BB e me arrependo muito, e uma das coisas que me fez tanto trocar de idéia é exatamente o compartilhamento de internet. Comprei um iPad Wi-fi pensando em compartilhamento: já que era possível com o iPhone imaginei que com o BB também seria… MAS NÃO É!
    Eu já perguntei em fóruns brasileiros, americanos e canadenses e ninguém me respondeu se é possível, e ainda ficam bravos por saber que eu eu não sou um usuário do PlayBook!!!
    No mais, parabéns pelo post.

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 10:41 - Responder

      Pois é, triste isso.
      Sabe o que mais me dá pena?
      As pessoas que compram Blackberry novos, pagam mais caro que o iPhone em razão do BBPin (que é o único benefício que esta linha tem) e depois ficam cheios de restrição.
      E olha que o pessoalzinho do Android vive falando que o iPhone é cheio de picuinhas, mas veja bem, acho que andaram esquecendo do Blackberry.

      Abraço.

  135. Glaucio Grottoli 9 de novembro de 2011 em 8:10 - Responder

    Quando comprei meu iPad 1 acabei fazendo um plano de dados para ele até que a apple mudou o IOS e permitiu o compartilhamento via WiFi.

    Santo Jobs.

    Abraços
    http://www.ipadappsbr.wordpress.com/

  136. Michel 9 de novembro de 2011 em 7:49 - Responder

    Bom dia! Tenho esse último ítem, o modem 3g wi-fi e funciona perfeitamente. Meu plano é da vivo internet de 250mb e após o consumo baixa a velocidade para 64kbps. Funciona perfeitamente em todos os lugares. Recomendo! Abraço, parabéns pelo Site.

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 11:23 - Responder

      Que ótimo depoimento Michel, fico feliz que esteja utilizando e gostando dessa alternativa.

  137. Bruno 9 de novembro de 2011 em 7:46 - Responder

    Cara, eu tenho um Nokia X2 meio velhinho já, hahaha. O meu funciona só ligando o Bluetooth do celular e do iPad… nem precisa nada especial! 😀

    • Cristian 9 de novembro de 2011 em 8:46 - Responder

      Tenho um Sony Ericsson W580i, será que funciona deste modo também? Você apenas liga o bluetooth neles, e entra na internet do celular, é isso?

      • Silvio França 9 de novembro de 2011 em 9:28 - Responder

        Ola Cristian,
        Faço isso há alguns meses com um Sony Ericsson w810i, entao acho que no seu tb deve funcionar. Apenas ativo o bluetooth do celular e conecto com o iPad em Ajustes/Geral/Bluetooth, pode ser que ele peça para digitar um código no celular e no iPad para permitir a conexão entre os dois, depois disso o celular devera perguntar se deseja permitir que o iPad use o celular como modem e pronto.
        Já estava frustrado com a dependência de hotspots quando descobri isso sem querer em algumas horas de ócio num aeroporto! Rs… A navegação é bem mais lenta mas quebra um galho com email, noticias e navegação em apps de gps ou qq outro que exija sua localização.
        Abs!

        • Cristian 9 de novembro de 2011 em 11:22 - Responder

          Olá Silvio, obrigado pela ajuda, vou tentar e ver se dá certo.

          Mas sobre esse código que terá que ser digitado, é um que eu escolherei?

          • Silvio França 9 de novembro de 2011 em 12:38 - Responder

            Sim! Vc mesmo escolhe e digite uma vez em cada aparelho.
            O único problema de usar o Bluetooth do celular por muito tempo é o consumo da bateria que aumenta bastante!
            Boa sorte! Abs!

          • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 13:15 - Responder

            Obrigado Cris, o post foi atualizado graças à conversa de vocês.

            Grande abraço!

        • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 13:14 - Responder

          Graças à seu comentário o post foi atualizado, muito útil sua informação.
          Agradeço imensamente!

          • Silvio França 9 de novembro de 2011 em 13:50 - Responder

            Que bom, André!
            Fico feliz que ajudamos a atualizar o post!
            Parabéns pelo blog!

            Grande abraço!

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 10:38 - Responder

      Olá Bruno você diz que pode fazer isso sem Jailbreak?

      • Bruno 10 de novembro de 2011 em 13:07 - Responder

        Fala, André! Poxa, desculpa mas só vi agora sua pergunta, parece que o pessoal já te ajudou.

        Mas é assim mesmo: descobri meio por acaso que só ligando o Bluetooth do Nokia e do iPad eu consigo compartilhar o sinal de Internet. Sem Jailbreak nem nenhum aplicativo. Não é nenhuma maravilha de velocidade, mas já me quebrou muito galho, haha

        Aproveitando… parabéns pelo blog e muito obrigado por todas as informações que você divide com a gente! Abraço!

        • André Darugna 10 de novembro de 2011 em 13:14 - Responder

          Que interessante Bruno, muito bom saber destas possibilidades.
          A Apple infelizmente não é clara em seus anúncios, segundo as especificações internet pro iPad somente via WiFi, pelo menos é o que publica…
          Agora graças à este post sabemos que existem outras formas e que muitos aparelhos podem compartilhar o sinal com o iPad.

          Obrigado!

        • Kal 4 de janeiro de 2012 em 18:15 - Responder

          Oi Bruno, como vc fez para conseguir emparelhar o Nokia com o iPad? Tenho um Nokia E5 e o iPad diz que não é compatível na hora de emparelhar. Pode me dizer como conseguiu? Obrigada.

    • eloy 26 de dezembro de 2011 em 2:33 - Responder

      Bruno como vc fez para compartilhar a net 3g do seu nokia via bluetooth? tenho um nokia n82 mas ñ consigo compartilhar meu 3g via wi-fi com o meu tablet motorola xoom

  138. Felipe Caldas 9 de novembro de 2011 em 7:34 - Responder

    Nao sei se é o lugar certo para perguntar mas… da para fazer isso com o galaxy ace ? android 2.2

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 10:32 - Responder

      Olá Felipe, infelizmente não saberei lhe responder.
      É interessante sua pergunta, e vou responder geral, para que todos que puderem ler saibam:

      Não é minha proposta falar sobre modelos de Android, falei do sistema em si, se formos abarcar cada modelo específico do Android deveríamos abrir um site sobre o assunto.

      Cada modelo independente de ser 2.1 ou 2.2 tem suas particularidades extras e isso dificulta muito na hora de entender os aparelhos.

      Mas enfim, acredito que funcione pois a dica é para Froyo (2.2).

      Grande abraço.

  139. Davidrozwod 9 de novembro de 2011 em 7:24 - Responder

    Ha algum modo(mesmo com jailbreak) que compartilhe a 3G do ipad?

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 10:28 - Responder

      Sem Jailbreak não dá, caso queiras informação sobre JB deverias procurar um site especializado.
      Aqui não tratamos desse assunto.
      Abraço.

      • Davidrozwod 9 de novembro de 2011 em 18:25 - Responder

        Você pode, por gentileza, me passar algum site?

        • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 18:43 - Responder

          Sobre Jailbreak? Jamais… vai contra meus princípios, não apoio o Jailbreak pois ele permite a pirataria de aplicativos.
          Abraço.

  140. Leonardo de Sousa 9 de novembro de 2011 em 5:49 - Responder

    Post fantástico.

    Estão se superando cada vez mais. Parabéns.

    Abraços..!

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 10:27 - Responder

      Obrigado Leo, estou sempre tentando dar o melhor de mim.
      Abraço.

  141. Gustavo 9 de novembro de 2011 em 1:51 - Responder

    Andre, cara… Nao custa perguntar… Certeza q nao funciona no iphone 3gs ( ainda tenho fé qua funciona !!! Esperanca é a ultima q morre hahahahaah ) desde ja obrigado. Abraco

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 1:53 - Responder

      Que eu saiba sem JB não.
      Como não recomendo fazer Jailbreak, não dá.

      Abraço

    • Cristian 9 de novembro de 2011 em 7:53 - Responder

      Gustavo, é possível sim compartilhar no seu 3GS, mas por “Bluetooth”, faça o seguinte:

      1º Ative o Acesso Pessoal;

      2º Ative o bluetooth no iPhone, e no iPad;

      3º Selecione o dispositivo na lista, para conectá-los, ou seja, no iPhone selecione o iPad, e no iPad selecione o iPhone (eles aparecerão na lista de dispositivos Bluetooth que irá achar);

      4º Assim que os gadgets “se acharem”, é só “Emparelhar”, que a conexão deverá ser conectada automaticamente, mudando a cor da barra lá em cima, no relógio.

      Abraço

      • Gustavo 9 de novembro de 2011 em 19:18 - Responder

        Cristian Vlw mesmo…vo agora fazer o teste hehehe…
        Pq to andando apertado ccom essa net dividida aqui na republica…asim fico tranquilo…vlw meso
        Abraco

        • Cristian 9 de novembro de 2011 em 19:46 - Responder

          De nada Gustavo…espero que consiga fazer o compartilhamento!

          Abraço

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 11:10 - Responder

      Olá Gustavo, bom, não me contento com uma resposta não, portanto atualizei o post e sim é possível compartilhar a internet do iPhone 3G nativamente, mas ele deverá estar com o sistema 4.3.

      Meu iPhone não está nesta versão por razão de desempenho, não atualizei para que não fique lento, e o seu está?

      Enfim, veja o vídeo que publiquei o link e saberá como fazer.
      Abraço e perdão pela anterior dica mal passada.

      • Gustavo 9 de novembro de 2011 em 19:10 - Responder

        Andre,Q isso.. Nao tem q se desculpar de nada…vcs fazem um otimo trabalho aqui no site… Nos q so temos a agradecer a vcs !!, vlw mesmo…. Tava quase endividando para comorar o iphone 4 hahahahaha abracao e vlw meso…
        E criatian, vlw tbm…( sobre o sistema, estou com o 4.2… Meu iphone tem JB, comprei ele assim.. Cara, agora pergunto,.. Como q tiro esse JB… Pq tenho o ipad, e ja comprei varios aplicativos, fazendo assim q o JB nao uso para nada… Vc sabe como q disfaco o jb ? ) ahhhh ancioso pelo iphonedicas.com !!!!

        • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 19:16 - Responder

          Olá Gustavo, desfazer o Jailbreak deveria ser somente conectar no iTunes e restaurar mas pelo que andei lendo dá alguns erros, não saberei lhe ajudar nesse sentido, não tenho JB em meus iDevices.
          Abraço.

  142. Claudia 9 de novembro de 2011 em 0:39 - Responder

    Oi Andre, estava aguardando um post desses. 🙂 Segui suas instruções para o iphone4 e ativei o 3G para fazer a simulação. No ipad entrei Ajustes > WiFi > redes > redes WiFi e na lista não apareceu “iphone de claudia”. Estou no lugar errado? Obrigada.

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 1:01 - Responder

      No iPhone tem que ficar a barrinha do relógio azul, se não ficar azul não estás compartilhando o sinal da internet, está azul?

      Abraço

      • Gabriela Didier 12 de dezembro de 2011 em 22:49 - Responder

        André, estou tentando compartilhar meu 3G da claro que está conectado ao macbook pro, funcionando perfeitamente e não estou conseguindo.
        O que eu já fiz: compartilhei no macbook a internet – no ipad fui em AJUSTES – WI-FI- já localizei a minha rede – digitei a senha – aparece o sinal, mas…..acusa junto do sinal as palavras SEM SERVIÇO. Aparece que está com o sinal mas não conecta a internet. Me ajuda ai, amigo. Abraço

        • André Darugna 13 de dezembro de 2011 em 12:28 - Responder

          Olá Gabriela, não damos suporte a Macs, somente iPads.
          Um abraço!

  143. Jarrinho 9 de novembro de 2011 em 0:21 - Responder

    André, tenho o defy com android 2.2 e faço isso com meu ipad direto. (apesar do meu ser3G).
    Na minha casa de praia deixo o celular na piscina (pega melhor) e fico no quarto no 2º andar navegando.

    No meu caso apesar de ter esta opção nativa no aparelho a claro bloqueou, assim tive que fazer root.

    Dei essa mesma dica pra galera, comprem Ipad só com Wi-fi, pois todo mundo anda com celular.

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 0:37 - Responder

      É verdade, iPad 3G além de mais caro significa plano de dados em dobro no final do mês.

      • Bruno 5 de janeiro de 2012 em 10:40 - Responder

        Na verdade iPad 3G não significa necessariamente plano de dados em dobro no final do mês. Eu, por exemplo, uso o pacote p/smartphones da Claro ( que custa apenas R$ 11,90) quando estou fora da casa ou de algum lugar com wifi emparelhando via Bluetooth. Penso que é uma solução interessante. Detalhe: uso um chip pré-pago.

  144. Guilherme 9 de novembro de 2011 em 0:13 - Responder

    Eu tenho um celular com Android Froyo (2.2) e funciona perfeitamente! Já utilizei quando fui viajar e ainda não tinha iPad (para conectar o notebook). Mas, o meu sistema é diferente a forma de conectar (tenho um Galaxy Fit):
    Menu -> “Ajustar”
    “Conexões sem fio e rede”
    “Ancoragem e Roteador Wi-Fi”
    Marcar a opção “Roteador Wi-Fi”

    Para colocar a senha, entre na opção “Configurações do Roteador Wi-Fi” (dentro de “Ancoragem e Roteador Wi-Fi”)
    SSID de rede = O nome que você quer atribuir a sua rede.
    Segurança = Aberta: Qualquer pessoa pode acessar sem senha ou WPA2 PSK: Insira uma senha para sua rede.

    Abraços!

    • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 0:18 - Responder

      Que legal Guilherme, obrigado por compartilhar.
      Então, o Android tem essa particularidade, cada sistema é personalizado pela empresa que o desenhou.

      No seu parece que o único que muda é que chamam de Ancoragem ao invés de somente Roteador.

      O importante é que dá certo!
      Grande abraço, obrigado de verdade por contar que funciona!

      • Marcio Farias 18 de dezembro de 2011 em 22:23 - Responder

        Prezados, tenho uma duvida….
        Uso meu iPad 2 3G com chip da Claro, vocês sabem se e possível utilizar o iPad como modem? Gostaria de rotear a internet do IPad com o meu Laptop…. Aguardo Retorno…. Abs

    • Marcelo 9 de novembro de 2011 em 0:56 - Responder

      Meu tá no 2.3 do android e é assim tmb. Obs, come mta bateria do cel. Usar e desligar.. hehehehe….

      • André Darugna 9 de novembro de 2011 em 1:05 - Responder

        Claro, consome muito sim… Mas é uma mão na roda não é mesmo?
        Normalmente quem usa o compartilhamento sempre tem o carregador do carro em mãos e vai carregando sempre no caminho, pra ir recuperando o que gasta com o compartilhamento.

        Abraço

Deixar Um Comentário