Aprenda compartilhar a internet do seu celular com seu iPad.

O assunto que vou tratar hoje é importantíssimo para todos os que optaram por comprar iPads de modelos somente WiFi, ficando assim limitados à cobertura de rede sem fios local, mas que possuem um Smartphone, independente da marca ou sistema operacional.

Vou abordar o tema compartilhamento da internet 3G/4G destes aparelhos via WiFi com seus iPads, possibilitando assim acessar à internet em seu iDevice mesmo longe de casa, escritório ou hotspots espalhados pelo mundo, sempre que se tenha acesso a rede de telefonia móvel 3G.

Quero deixar claro que minha especialidade é o iOS, sou usuário de iPhone e iPad, porém, me esforcei ao máximo para levantar a informação adequada sobre o uso da técnica em outros sistemas, como o Android, Blackberry e Symbian.

Muita atenção, sem atenção nada vai funcionar!
Bom, é importante já abrir o paraquedas para que muitas pessoas não se iludam por falta de conhecimento.
O caso é que somente alguns telefones conseguem compartilhar sua Internet com o iPad via Bluetooth, na maioria dos casos você somente poderá compartilhar via WiFi.

Os dispositivos englobados neste artigo são:

  • iPhone com iOS 8 ou superior
  • Nokia / Symbian
  • Android
  • Blackberry
  • Windows Phone
  • Sony Ericsson
  • Modems 3G (internet móvel)

Siga a leitura e saiba como fazer para compartilhar o sinal de Internet 3G de seu celular com o melhor e mais popular tablet do mercado!

Compartilhando a Internet de um iPhone

É a forma mais fácil de compartilhar sua internet de um celular ao iPad pois é nativa, seu iPhone oferece essa funcionalidade, basta você seguir os passos a seguir:

  • Abra o Ajustes
  • Toque em Acesso Pessoal e ative-o
  • Você pode configurar a senha do WiFi se desejar

configuracao-iphone-compartilhar-internet

Com a rede criada, abra os Ajustes em seu iPad > Wi-Fi > Conecte na rede criada.

No iPhone é muito simples, mesmo sistema, mesmo mundo!

Compartilhando a Internet de um celular Android

Embora eu seja usuário de iPhone gosto muito dos Androids, acredito que os usuários que decidiram pela compra de um fizeram uma excelente compra.

É claro que é possível compartilhar a internet de um celular com Android via WiFi, mas existem alguns poréns:
Seu celular precisará ter a tecnologia PA (Access Point) para que o procedimento funcione.

configuracao-android-compartilhar-internet

Android 5.0 (Lollipop) ou superior:

  • Abra o aplicativo Configurar;
  • Toque no botão Mais…;
  • Toque em Tethering e acesso portátil;
  • Ative o Ponto de acesso Wi-Fi portátil;

No iPad deverá abrir os Ajustes, ir em Wi-Fi e encontrar o ponto de acesso AndroidAP.

Android 2.1 ou inferior:
* Exige acesso Root!

  • Baixe o aplicativo chamado Wireless Tether for Root Users
  • Instale o App e vá em Menu / Setup
  • Desligue a opção Bluetooth e habilite “WiFi Encryption”
  • Escolha a senha que deseja utilizar
  • Volte à tela inicial do aplicativo e toque no botão Verde
  • Você estará compartilhando o sinal via WiFi

Android 2.2 (Froyo) ou superior:
No Froyo tudo ficou mais fácil, você poderá compartilhar a internet diretamente do sistema, basta você seguir os passos a seguir:

  • Vá em Menu / Configurações
  • Escolha Conexões sem fio e rede
  • Vá em Configurações Wi-Fi
  • Marque a caixa que diz: Roteador Wi-Fi
  • Confirme que deseja desconectar a conexão atual Wi-Fi para utilizar como Roteador
  • Pronto você está compartilhando a Internet 3G via Wi-Fi
  • Poderá trocar a senha indo em Configurações de Roteador Wi-Fi

Fiz este resumo das configurações mas nada melhor que deixar que os mestres falem sobre o assunto, não acham?
Não entendeu? Acesse o site Mestre Android para ajuda sobre o assunto:

Uma pena que eu não tenha um Android para testar, se depois de testar conseguir por favor deixe seu depoimento nos comentários!

Compartilhando a Internet de um celular Nokia (Symbian)

Você usuário do bom e velho Nokia não ficou na mão, muito pelo contrário, tive a oportunidade de testar e utilizar durante um verão inteiro e posso lhes garantir, funciona muito bem e além de tudo é grátis!

O Aplicativo que vocês terão que baixar se chama JoikuSpot, ele tem versão grátis com algumas limitações (como por exemplo: não permite configurar senha, deixando a conexão aberta para todos) e também versão paga, muito mais completa.

Procure por JoikuSpot na loja de aplicativos da Nokia.

Compartilhando a Internet de um celular Blackberry

Posso lhes afirmar que revirei a Internet em 3 idiomas, português, espanhol e inglês procurando a solução para os donos de Blackberry.

Quem diz que o iOS é fechado não conhece o Blackberry, Deus do céu… é simplesmente impossível compartilhar a Internet 3G do BB para o iPad pois ele não compartilha internet via WiFi, somente via Bluetooth.

Troque de celular, iPhone ou Android, tanto faz… mas o Blackberry é um celular do passado que só sobrevive graças ao BBPin! O que sai mais caro? Plano empresarial Blackberry somente pelo BBPin ou pagar mensagens SMS?! Creia: SMS sai mais barato!

* Se eu estiver enganado e existir uma possibilidade de compartilhar a internet de um Blackberry via WiFi, não me crucifique, procurei muito até dar-me por vencido e aceitar que não há como fazê-lo, envie sua dica, ajude o blog informando como fazer. Daremos os devidos créditos!

Atualização: Novos Blackberry como o Z10, que rodam o Blackberry OS v10 já permitem o compartilhamento da internet 3G, de forma muito similar ao Android.

Compartilhando a Internet de um celular Windows Phone

Da mesma forma que nos Symbians o JoikuSpot brinda o compartilhamento da Internet 3G via WiFi, o WMWiFiRouter oferece esse serviço aos donos de celulares com Windows Phone.

As empresas são parceiras e colaboram entre si para oferecer às duas plataformas o melhor serviço de compartilhamento de conexão WiFi.

Se você é usuário de Windows Phone, baixe a versão de testes diretamente do site do desenvolvedor:

Uma pena que eu não tenha um Windows Phone para testar, se depois de testar conseguir por favor deixe seu depoimento nos comentários!

Compartilhando a Internet de um celular Sony Ericsson

Os Sony Ericsson não ficaram fora dessa possibilidade, e o mais interessante, eles compartilham a Internet via Bluetooth, algo que quase nenhum modelo consegue fazer, compartilhar via Bluetooth com os iPads.

Siga a recomendação abaixo e compartilhe seu 3G com o iPad agora mesmo:

  • Ative o Bluetooth do celular
  • Ative o Bluetooth do iPad
  • Vá em Ajustes / Geral / Bluetooth
  • Selecione o celular na lista de dispositivos
  • Digite o código no celular caso seja solicitado
  • No iPad autorize o uso do celular
  • E no celular autorize o compartilhamento do sinal
  • Voilà!

* Esta dica foi adicionada graças aos comentários dos seguidores Silvio França e Cristian Neitzke, que informaram como compartilhar o sinal de seus Sony Ericsson com o iPad via Bluetooth.

Compartilhando a Internet de um Modem 3G

Agora vem a parte mais legal, porque sei que muitos já fizeram planos mirabolantes para conseguir conectar seus Modems Pen Drive 3G no iPad.

Já recebi centenas de emails perguntando se podem fazer via Jailbreak, que um amigo contou que dessa forma reconhece Pen Drive, e que gostariam de saber se vai reconhecer, etc, etc.

Esqueça: Conectar seu Pen Drive Modem 3G no iPad não resultará em nada!

Existe uma forma efetiva de compartilhar seu sinal de Modem 3G, e essa forma é muito simples, comprar um modem novo!

Se você quer compartilhar e considera que lhe trará benefício, não deixe de conhecer as ofertas que existem no mercado de Roteadores 3G/WiFi, também conhecidos como MiFi.

Um deles é o Huawei E5 ou também o ZTE MF30, encontrados no Mercado Livre por valores aproximados a R$200.

Estes modems são realmente fantásticos e vão possibilitar compartilhar a Internet via WiFi para até 5 dispositivos, independente de marca e modelo, basta que o dispositivo permita acessar a Internet via WiFi.

* Vale a pena esclarecer, estes vendedores de Modems 3G do Mercado Livre não patrocinaram este post, não estamos cobrando nem um centavo para indicar seus produtos e quero ressaltar que não nos responsabilizamos caso a venda não se concretize, eles foram escolhidos ao azar, fazendo uma busca pelo produto no site mencionado.

Outros posts sobre conexão no iPad e iPhone:

Considerações Finais

Amigos, espero ter esclarecido sobre o assunto e que esse post possa ajudar todos os usuários de iPads WiFi que possuem em seu poder também um Smartphone e até hoje não conseguem compartilhar o sinal de internet com seus iDevices.

Gostaria de deixar claro que as configurações marcadas em amarelo não foram testadas pelo simples fato de não termos um aparelho deste tipo para testar, mas que são funcionais.

Somente o Blackberry não permite compartilhar internet via WiFi, uma pena realmente pois estes aparelhos foram muito populares no Brasil em razão dos planos corporativos / empresariais.

Gostaria de agradecer a iniciativa de nosso seguidor Rafael Diogo Amancio que nos enviou um texto que explicava como compartilhar a conexão dos smartphones Nokia via WiFi, o texto dele me motivou à buscar informação sobre como compartilhar o sinal de Internet dos telefones celulares mais populares do mercado e publicar hoje aqui no blog.

Se você tem um assunto que considera interessante não deixe de nos enviar um email, seu texto poderá ser publicado ou servirá de base para um artigo novo!

Gostaria de pedir também o apoio dos usuários destes celulares que mencionamos acima, que testem as alternativas e nos enviem feedback para que novos usuários confirmem que as configurações funcionam e se sintam mais a vontade em seguir os passos indicados.

Comente:

  • Funcionou para você?
  • Qual é seu Smartphone e como você compartilha o sinal de Internet com seu iPad?
  • Conhece uma forma de compartilhar o sinal dos Blackberrys, por favor, colabore!

Grande abraço!

* Artigo original publicado em 09/11/11, atualizado com novas informações em 30/03/2015

Leia também:

Comentários: