Como evitar que crianças realizem compras In-App involuntariamente, proteja seu bolso e cartão!

Olá amigos do abcdoiphone.com, o iPad é uma ferramenta fantástica que nós adultos adoramos, mas não há coisa mais linda que ver uma criança hipnotizada pelas cores e pela interatividade que o iPad oferece. Existem centenas de aplicativos desenvolvidos especialmente para os pequenos, muitos deles grátis, mas tome cuidado o barato pode sair muito caro. Siga minhas dicas para evitar dores de cabeça e contas astronômicas na App Store.

Você sempre confiou seu iPad para seu pequeno, mas talvez nunca tenha se dado conta que muitos botões que estão presentes nos aplicativos são “pegadinhas”. É um tanto quanto anti-ética essa postura dos desenvolvedores pois eles se aproveitam de um “furo” do sistema de compras da Apple para faturar vendendo funções extras.

Acontece que as compras In-App (compras realizadas dentro do aplicativo) não exigem senha: as crianças só tocam, pois não sabem ler e não tem noção do que estão fazendo.

Confira como se proteger e ficar tranquilo enquanto seu filhote brinca no iPad!

Ativando a Restrição de compras In-App

Para evitar estas dores de cabeça você deverá seguir este passo-a-passo, básico e funcional:
[style_list style=”bullet_list”]

  • Abra os Ajustes
  • Vá em Geral
  • Selecione a opção Restrições
  • Caso não tenha nenhuma restrição ativada, crie sua senha
  • Encontre Compras em Aplic. e deixe o seletor em branco (conforme imagem)
  • Pronto, você está protegido!
  • [/style_list]

    Comprovando a configuração

    Agora se você desejar testar a funcionalidade recomendo que abra algum dos aplicativos que possui para crianças e encontre algum item que possa ser comprado internamente, para este exemplo usei o Talk Pierre, um destes aplicativo que repetem tudo o que seu filho fala e ele se diverte de monte.

    Este papagaio é muito esperto e divertido, mas cuidado: ele e tantos outros aplicativos podem cometer assalto a mão desarmada!

    Agora você já não perderá dinheiro!

    Considerações Finais

    Amigos, uma dica básica e útil para todas aquelas pessoas que possuem crianças em casa, mas não são somente as crianças que compram involuntariamente, até mesmo os mais grandinhos por simplesmente não ler ou não entender o que está escrito (inglês) acabam caindo nas garras destes desenvolvedores engraçadinhos.

    Os aplicativos podem ser maravilhosos, mas temos que tomar cuidado para não acabar comprando algo que não decidimos fazê-lo. Caso você em algum momento encontre algo que realmente quer comprar basta desativar temporariamente a Restrição que você configurou.

    Debate:
    [style_list style=”bullet_list”]

  • Você lhe dá acesso livre ao iPad à seu filho?
  • Já passou algum mal momento por culpa das compras In-App?
  • Qual é o aplicativo que seu filho mais gosta de usar?
  • [/style_list]

    Um abraço, até mais!

    Leia também:

    Comentários: