10 dicas para aumentar a duração da bateria de seu iPad ou iPhone no iOS 7

Sistema vai, sistema vem e muitos usuários acreditam que a bateria de seus dispositivos começa a durar menos, essa afirmação é uma meia verdade, pois na teoria o sistema deveria melhorar, não piorar a duração da bateria de nossos aparelhos.

Preocupado com a quantidade imensa de seguidores do iPadDicas que nos reclamaram sobre a duração da bateria em seus iPads e iPhones, preparei uma lista com novos e velhos conselhos úteis para aumentar a bateria em dispositivos Apple, atualizados para o iOS 7.

Quer aumentar a duração da bateria de seu aparelho? Siga as dicas abaixo!

Embora as dicas abaixo ainda sejam relevantes e atuais, publicamos um novo artigo ensinando novos truques para melhorar a bateria de seu iPad e iPhone (leia).

1) Desative o efeito Parallax

Desativar efeito Parallax no iOS 7 duração da bateria
Embora o novo efeito de paralaxe deixe a tela inicial de nossos iPads e iPhones muito mais bonita, com uma impressão de profundidade e movimento, é bem certo que o efeito é totalmente desnecessário, não oferece nenhum benefício para o usuário e tão somente faz com que os dispositivos consumam mais energia, já que o sensor de movimento fica trabalhando o tempo todo juntamente do processador para aplicar na tela inicial este movimento.

Com o efeito Parallax ativo seu iPad e iPhone ficará mais lento e consumirá mais energia, natural pelo consumo de recursos necessários para o funcionamento do efeito.

Para desativar o efeito você deverá:

  • Abrir os Ajustes;
  • Geral;
  • Ir em Acessibilidade;
  • Tocar em Reduzir Movimento;
  • Ativar (chave na posição ligado);

Ao “ativar” você está desativando, ou seja, embora confuso o que você vai ativar é o bloqueio da função.

2) Desative as atualizações automáticas de aplicativos

Atualizações automáticas consomem bateria no iOS 7
Embora seja uma das funções estrela deste novo iOS 7, é certo que o recurso pode consumir bateria justamente nos momentos mais inoportunos, veja bem, você tem pouca bateria, está segurando a carga para poder chegar ao final do dia e justamente nesse momento o sistema inventa de atualizar aplicativos, consumindo bateria com a transferência de dados, seja 3G ou Wi-Fi.

Vamos desativar as atualizações automáticas, e você deverá atualizar os aplicativos manualmente, exatamente como fazia no iOS 6 ou inferior:

  • Abra os Ajustes;
  • Vá em iTunes e App Store;
  • Toque em Transferências Automáticas;
  • Desative Atualizações;

Com isso você não será surpreendido pelo sistema atualizando aplicativos quando a carga da bateria pode ser fundamental para chegar ao final do dia, se você não tiver um carregador ou tomada por perto.

3) Desative o serviço de localização em aplicativos

Desativar a localização de aplicativos ajuda a economizar bateria
Agora começa uma série de dicas antigas que ainda funcionarão muito bem no iOS 7, uma delas é o caso do serviço de localização em aplicativos. Desativando a localização de aplicativos você conseguirá aumentar a duração da bateria, já que ao informar a posição em que você se encontra você estará consumindo recursos, de GPS ou triangulação para oferecer sua localização no mapa.

  • Abra os Ajustes;
  • Privacidade;
  • Vá em Serviços de Localização;
  • Desligue a função nos aplicativos que não deseja usá-lo;

Dessa forma, você irá bloquear a localização para aplicativos que muitas vezes não tem nem sentido em pedir a informação, como alguns jogos ou aplicativos específicos.

A maioria destes aplicativos solicita sua localização somente para rastrear de onde vem sua base de usuários, sem oferecer nenhuma vantagem ao saber onde é que você está posicionado no planeta Terra.

Um cuidado especial, é de não desativar completamente o serviço de localização, já que ele é fundamental para encontrar seu iPad em caso de perda ou roubo.

4) Ajuste o Brilho da Tela

Ajuste o brilho para economizar bateria iOS
Outra das dicas que perduram entre as várias versões do iOS, em qualquer versão do sistema você poderá melhorar a duração da bateria com baixar o nível de intensidade do brilho. É bem simples entender o motivo, ao ter um brilho mais elevado o sistema utiliza maior quantidade de energia, dessa forma diminui a duração.

No iOS 7 você consegue diminuir o brilho na Central de Controle, o novo recurso do sistema é acessível ao deslizar de baixo para cima na tela.

  • Deslize de baixo para cima;
  • Na Central de Controle ajuste a quantidade de brilho;

É simples, é prático e funcional, baixe a quantidade do brilho para a menor quantidade aceitável tendo em vista o ambiente em que você usa o iPad ou iPhone, se você está num ambiente externo certamente precisará de mais brilho para poder visualizar os elementos da tela, mas em ambientes fechados muito provavelmente você pode usar o dispositivo com o brilho bem baixo.

5) Desligue o Wi-Fi quando não está usando a internet

Desligue o Wi-Fi do iPad no iOS 7
Dica bem repetida desde as primeiras versões do iOS, mas que continua funcionando para melhorar a duração da bateria no iOS 7. Vou exemplificar uma situação para que você entenda o porquê disso funcionar:

Ao sair de casa, com seu iPad na mochila ou o iPhone no bolso, o dispositivo estará procurando por redes Wi-Fi automaticamente para se conectar e continuar a sincronização com a internet nesse tipo de rede. Mas imagine-se, passeando pela cidade, a quantidade de redes que ele encontrará e lhe irá sugerir para conectar-se.

Se você manter o Wi-Fi desligado o iPad irá economizar toda a carga que seria utilizada para procurar redes, simples e funcional, desativar o Wi-Fi no iOS 7 é mais fácil do que nunca, pela Central de Controle:

  • Deslize de baixo para cima na tela;
  • Na Central de Controle toque no ícone de Wi-Fi;

Com isso você garante que o iPad não irá desperdiçar bateria com a busca de novas redes.

6) Coloque o iPad 3G no modo avião

Coloque o iPad no modo avião no iOS 7
Essa é muito útil para quem tem iPad modelo 3G, sabemos que no Brasil a qualidade do sinal das operadoras não é aquela beleza, inclusive algumas companhias telefônicas já pagaram grandes multas em razão do péssimo serviço.

O usuário por sua parte é o grande lesado, veja bem, você possui um iPad 3G com chip e plano de dados, ao circular pela cidade o dispositivo estará trocando entre as redes 3G e EDGE o tempo todo, essa busca pelo melhor sinal compromete fortemente a duração da bateria do aparelho.

A recomendação é desligar a busca por redes celulares quando não estiver utilizando, você economiza dados e claro, bateria. A forma mais rápida de desativar a busca por redes é ativar o modo avião, presente na nova Central de Controle:

  • Abra a Central de Controle;
  • Toque no ícone do avião;

Dessa forma você irá setar o modo avião como ativo e irá economizar muita bateria bloqueando a busca por sinal de internet e também em evitar a sincronização do aparelho pela internet.

7) Diminua o tempo de bloqueio automático

Bloqueio Automatico em tempo reduzido para durar a bateria
Outra das dicas clássicas que seguem funcionando muito bem na nova versão do sistema iOS, se você observar, ao parar de usar o iPad a tela continuará ativa por um determinado tempo, essa quantidade de tempo é totalmente configurável, alguns deixam a tela ativa sempre, piorando muito a duração de carga da bateria.

As opções são: 2, 5, 10 e 15 minutos, além da opção “nunca”, que deixa a tela sempre ativa.

Para diminuir o tempo de espera para o bloqueio de tela do iPad no iOS 7 você precisa:

  • Abrir os Ajustes;
  • Ir em Geral;
  • Tocar em Bloqueio Automático;
  • Configurar o tempo para 2 minutos;

Tudo bem, 2 minutos ainda é um desperdiço de bateria, mas não esqueça que você pode bloquear o iPad manualmente sempre que desejar apertando uma vez no botão de Power, que está localizado no topo do iPad.

8) Desligue as notificações Push de e-mail

Desligue o Push para e-mails no iOS 7
O iOS possui um grande vilão no consumo da bateria, ele é chamado de Push Notification e é intensamente utilizado nas notificações de correios. Se você usa e-mail em seu dispositivo verá que sempre que um correio chega o sistema o avisa imediatamente.

É nesta sincronização que o aparelho gasta muita bateria, para manter o dispositivo sempre atualizado, você pode desativar a obtenção de novos dados e configurá-lo para que seja manual.

  • Abra os Ajustes;
  • Vá em Mail, Contatos, Calendários;
  • Toque em Obter Novos Dados;
  • Deslize a chave Push;
  • Ajuste a frequência para Manualmente;

Agora, evidentemente, você precisará abrir o Mail e checar novos correios sempre manualmente, mas isso ajudará a otimizar a duração da bateria pois somente irá receber novos correios quando realmente importa, no momento em que está trabalhando, sem que o sistema fique sincronizando o tempo todo.

9) Feche aplicativos que não está usando

Fechar aplicativos no iOS 7
Há tempos que essa técnica é discutível, porém, se observarmos os recursos do sistema que estão sendo utilizados veremos que ela tem certo sentido. O iOS permite que os aplicativos realizem tarefas em background por um limite de tempo de 10 minutos após você sair dele, agora, com o multi-tarefas melhorado é ainda possível que o aplicativo esteja sendo atualizado de tempos em tempos para oferecer-lhe uma interface sempre atualizada.

O sistema reconhece quais são os aplicativos que você mais utiliza e permite que ele se atualize em plano de fundo, com certeza essa nova função do iOS 7 fará com que o aparelho consuma mais recursos de bateria, portanto você pode fechar os aplicativos e evitar que ele colabore com o consumo da bateria.

Para finalizar um aplicativo você deverá apertar 2 vezes no botão Home e deslizar a miniatura do aplicativo de baixo para cima, arrastando-o para fora da tela. Você pode fechar vários aplicativos de uma só vez deslizando as miniaturas com vários dedos.

10) Atualize sempre seus aplicativos

Mantenha aplicativos atualizados iOS 7
Essa é uma das dicas também recorrentes, mas muito certas e extremamente importantes nessa nova versão do sistema iOS. Como o sistema mudou bastante, sobretudo desde a parte interna do desenvolvimento, muitos desenvolvedores estão atualizando seus aplicativos para que eles fiquem com a aparência do iOS 7, mas também, para aproveitar melhor os recursos apresentados pelo sistema.

Sendo assim, a importância de manter seus aplicativos sempre atualizados é ainda maior, para que os aplicativos que você esteja utilizando sejam já otimizados para o novo sistema.

Como a dica número 3 dizia para bloquear as atualizações automáticas, teremos de realizar essa tarefa manualmente, é muito simples, seguem os passos:

  • Abra a App Store;
  • Toque na aba Atualizações;
  • Toque no botão Atualizar Tudo;

Pronto, realize essa importante tarefa sempre que estiver em um lugar onde tenha acesso a uma tomada e mantenha seu iPad na carga para que ele não perca a duração da bateria durante o processo de atualização dos aplicativos.

Considerações Finais

Amigos, estas recomendações são fundamentais para que seu aparelho possa aproveitar melhor a duração da carga da bateria, ao ajustar estes pontos você evidentemente perderá algumas funcionalidades, porém, algumas delas são totalmente desnecessárias como o efeito Parallax e o uso do Wi-Fi e 3G enquanto está em trânsito.

Acredito que após configurar estes pontos vocês ficarão bastante satisfeitos com o resultado.

Debate:

  • Você tem alguma recomendação para melhorar a duração da bateria no iOS 7? Compartilhe conosco!

Por agora é só, até já.

Leia também:

Comentários: