7 comandos desconhecidos da Siri, que utilizo diariamente

A Siri não é mais uma novidade, muito pelo contrário, hoje em dia ela é uma realidade e muitos usuários tem tirado proveito da assistente pessoal para realizar tarefas em seu iPad ou iPhone.

Contei para vocês há um tempo atrás meus 7 comandos preferidos que uso diariamente, neste artigo, estou trazendo uma lista com mais 7 truques da Siri, a assistente virtual do iOS que pode realizar muitas tarefas somente escutando seus comandos de voz.

Comandos em vídeo

Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique) para não perder nossos tutoriais, resenhas e gameplays em primeira mão.

1. Me lembre disto

Que a Siri pode adicionar itens em uma lista do aplicativo Lembretes não é nenhuma novidade, a novidade fica realmente em que você pode adicionar um lembrete a partir de outro aplicativo, como é o caso do Safari.

Ao estar navegando em um site do qual você deseja ser avisado mais tarde, accione a Siri (pressione e mantenha pressionado o botão HOME) e diga “Me lembre disto”.

siri-me-lembre

Um novo item será criado no aplicativo contendo a informação básica sobre o site e um URL (link) para acessá-lo rapidamente mais tarde.

Precisa de ajudar para lembrar-se das coisas? A Siri te ajuda!

2. Adicione “algo” na lista “nome da lista”

Falando em listas de afazeres, coisas que eu uso diariamente e adoro, o aplicativo Lembretes é uma mão na roda e você pode adicionar elementos às listas abrindo o mesmo e escrevendo letra por letra a informação.

Mas, em tempos de Siri, pra que esse trabalhão todo?

Peça a Siri “adicione ‘tal coisa’ à lista ‘nome da lista’” e vai dar tudo certo. Veja meu exemplo, quando pedi a Siri que adicionasse “Beira-mar” na lista de coisas para fazer em “Barcelona”.

siri-adicione-na-lista

Muito fácil e útil não é mesmo?!

3. Me mostre fotos de…

A gente vai tirando fotos, a coisa vai tomando uma proporção gigante, fica até difícil de se achar dentro do Rolo da Câmera, do aplicativo Fotos.

Para encontrar algo rapidamente num momento específico, peça ajuda a quem? A ela, a Siri!

siri-fotos

“Me mostre fotos de ‘tal lugar’ de ‘tal data’” e seja feliz meu amigo, minha amiga. A Siri é inteligente e irá abrir o aplicativo fotos com uma seleção específica de imagens correspondentes a sua procura.

4. Me chame de “apelido”

Se você quer que a Siri te chame por um apelido ao invés de seu nome real, você pode solicitar isso a ela, basta dizer:

siri-apelido

“Me chame de ‘apelido’” e ela irá atender seu pedido.

5. Não perturbe

A função Não Perturbe é uma das mais úteis do iOS, tenho que confessar que tenho ela programada para todos os dias a partir das 9 da noite, sendo desligada somente as 9 da manhã do dia seguinte.

É triste mas real, as pessoas perderam a noção do respeito com a chegada da internet, outras por seu lado, ligam até tarde da noite para falar qualquer estupidez.

Assim, uma das formas de evitar esses contatos inesperados em horas inconvenientes é ligar o modo Não Perturbe, que desativa toda e qualquer notificação do iPad e iPhone, tornando-as silenciosas.

Se alguém ligar para você, precisará fazer duas vezes, para que a Siri entenda que é uma urgência, tem quem não goste, por isso saiba que dá para adicionar pessoas específicas a uma lista, estas não caem no “Não Perturbe”.

siri-perturbe

Depois de explicar rapidamente o que é essa função, quero contar que é possível solicitar o funcionamento manual com o comando de voz “Não Perturbe”. A Siri irá atender seu pedido e a paz reinará em seu lar, para o descanso merecido após o trabalho.

E aí, vai deixar os outros te perturbarem com convites de joguinhos de madrugada?

6. Quando é o aniversário?

Acontece com todos, é normal esquecer a data de aniversário de alguém, mas, nos tempos atuais não precisamos de tanta memória assim, quando contamos com a preciosa ajuda de uma assistente tão inteligente quanto a Siri.

Basta pedir à ela, “Quando é o aniversário ‘do fulano’”, veja meu exemplo com a data de aniversário de meu pai:

siri-aniversario

Inteligente a garota não?! Pois bem, isso funciona somente para os contatos que possuem um cadastro completo, a melhor forma de conseguir estes cadastros completos é ativando a sincronização de informações de contatos do Facebook, dentro dos Ajustes do iOS.

7. O que tenho na agenda?

Por último, mas não menos importante, quero dar a dica de perguntar a Siri quais são os compromissos da agenda para um dia específico. Essa é uma forma de saber antecipadamente se seu dia estará cheio ou terá um tempinho para si.

siri-calendario

Claro, funciona quando você usa a agenda do iOS para adicionar seus compromissos, coisa que também pode ser feita utilizando a Siri. Se você não sabe usar, recomendo ler minha lista anterior com 7 comandos essenciais da Siri que uso diariamente.

Considerações Finais

O sistema iOS é muito completo, nossos iPads e iPhones podem fazer tantas coisas que muitas vezes nem utilizamos, por isso, é importante ficar ligado nestas dicas e colocar tudo em prática.

Veja o exemplo de minha mãe e seu iPhone 6 Plus, dias atrás ela me perguntou “O que é a Siri”, quando comentei de algumas tarefas. Pois bem, eu sei que isso acontece com muita gente, por essa razão, espero ter ajudado neste processo e torço para você utilizar a partir de hoje o que lhe ensinei.

Qual seu comando favorito da Siri?

Um abraço, até já.

Leia também:

Comentários: