Como calcular os ciclos de carga da bateria do iPad e iPhone

Todos sabemos que a bateria do iPad, iPhone e iPod touch não é infinita, ela possui uma quantidade X de ciclos de carga que aguenta até precisar ser trocada.

Você já parou para pensar quantas vezes recarrega seu iPad ou iPhone por mês? Ou por ano? Se precisássemos contar certamente nos perderíamos a conta, mas não se preocupe pois o dispositivo realiza essa contagem, hoje vamos lhe mostrar como encontrar esse número.

Ciclos de carga

O que conhecemos por ciclo de carga ou ciclo de bateria é a quantidade de vezes que a bateria do aparelho foi carregada totalmente e gastada até o final.

Todos sabemos que estas baterias não são imortais e uma hora deixarão de funcionar, irão “morrendo” com o tempo, cada vez durando menos.

É por esta razão que muitos usuários de dispositivos mais antigos, como um iPhone 4S por exemplo, acham que uma nova atualização do iOS “faz a bateria durar menos”, quando na verdade eles ficaram mais curiosos com as novidades do sistema, e claro, a bateria de um aparelho com 3 anos já está com seus dias contados.

Quantos ciclos meu dispositivo deveria aguentar?

  • iPad: 1000;
  • iPhone: 500;

A Apple explica…

Na seção Baterias de íon de lítio a maçã nos explica como são fabricadas estas baterias, nos informa alguns cuidados básicos e inclusive nos conta o que é um ciclo de carga.

Em seu site oficial a Apple indica que os usuários do Brasil deverão ligar para 0800 772 3126 quando a bateria de seus dispositivos precisarem de troca, pois ela é a única que se encarrega da reciclagem e a correta forma de descartar estas baterias para evitar a contaminação do meio ambiente.

O ciclo de carga inclui “utilizar toda a capacidade da bateria”, isso não quer dizer que tenha de ser feito em somente uma carga, você pode carregar por partes sem problema algum:

Por exemplo, você pode ouvir o seu iPod por algumas horas um dia, usando metade da sua carga, e então recarregá-lo totalmente. Se você fizer a mesma coisa no dia seguinte, isto contaria como um ciclo de carga, em vez de dois, deste modo você pode demorar vários dias para completar um ciclo. Cada vez que você completa um ciclo de carga, isto diminui ligeiramente a capacidade da bateria, mas você pode passar através de vários ciclos de carga da bateria do seu notebook, iPod, iPhone e iPad antes que retenham apenas 80% da sua capacidade original. – Site oficial Apple

Podemos compreender assim que com o passar do tempo as baterias irão reter cada vez menos carga, ou seja, é natural com com dois ou três anos a bateria de seu iPhone ou iPad dure cada vez menos.

Como saber os ciclos de carga?

Para encontrar qual é o estado atual da bateria de nossos iPads e iPhones temos várias opções, a maioria delas é feita com dispositivos com Jailbreak, mas como nossos visitantes sabem não apoiamos o desbloqueio do aparelho.

Por esta razão, quero recomendar um programa de computador chamado iBackupBot que funciona tanto em PC quanto em Macs. Ele tem muitas funcionalidades, porém vamos nos centrar somente na identificação da quantidade de ciclos de carga que a bateria do dispositivo já completou.

Para isso, vamos baixar o instalador do site oficial e logo conectar o dispositivo via cabo USB em nosso computador, segue o passo-a-passo:

  • Acesse e baixe o instalador correspondente a seu sistema operacional;
  • Após abrir o programa iBackupBot em seu PC ou Mac clique no nome de seu dispositivo na lista do lado esquerdo;
  • Toque agora no lado direito na opção “More Information” (mais informação);

botao-mais-informacao

  • Uma janela será aberta e encontraremos a informação que buscamos.

É isso pessoal, a Apple informa em seu site oficial que um iPad aguenta até 1000 ciclos de carga, após isso a bateria já não irá reter nem mesmo 80% de sua capacidade. Já a bateria do iPhone aguenta somente 500 ciclos de carga.

A troca da bateria será uma opção do usuário, conforme explica a empresa, de acordo com sua exigência.

O que fazer se a bateria não dura mais?>

Ao notar que a bateria de seu dispositivo já não retém carga, eu indicaria a compra de um novo aparelho.

Meu iPhone por exemplo, tem 935 ciclos de carga no momento desta publicação, ele é um iPhone 4S e será trocado agora em agosto, aproveitarei uma viagem ao exterior para economizar na compra do novo celular.

Já tenho quase o dobro da quantidade de ciclos que a Apple indica como “80%” da capacidade de retenção de carga, a verdade é que nessa altura do campeonato dificilmente a bateria do guerreiro 4S chega com vida as 2 horas da tarde. Ele praticamente vive conectado num carregador e só sai da carga quando estou “na rua”.

Foram 3 anos em que ele me atendeu em todos os sentidos, já está velhinho e é hora de atualizar por um modelo mais rápido. Já se pagou, já tirei o máximo proveito dele.

Debate:

  • E você? Quantos ciclos já fez em seu dispositivo? Qual o modelo?

Grande abraço, até já.

By |2016-12-01T16:09:49+00:0019/07/2014|Dicas|50 Comentários

Sobre o Autor:

Possuo Mestrado em Jornalismo e Comunicação Digital pela EAE Business School de Madrid, como também Mestrado em Imagem, Publicidade e Identidade Corporativa pela Universidad Camilo José Cela de Madrid. Sou fã de tecnologia e amante de viagens, fundador do iPadDicas e Roteiros e Mais. Quer conhecer mais? Segue aí.

50 Comments

  1. Ádac Barbosa 11 de agosto de 2018 em 4:30 - Responder

    Olha, eu adoro o iPhone, mas acho mesmo um Moto G velhíssimo (que eu estou usando no momento) consegue durar mais bateria do que o iPhone. Lógico que os app não rodam tão bem quanto o Iphone, então tem seus prós e seus contras. Mas sendo o iPhone um celular tão caro, acho que eles poderiam colocar maior investimento nessa questão da bateria, que é o que de fato me irrita muito no iPhone.

  2. Lucemir 23 de julho de 2016 em 2:36 - Responder

    Ciclo do meu 5s está em 846, já perdi 10% da vitalidade da bateria. Uma dica Usem baterry doc, é mais simples que instalar esse programa no pc.

  3. Victor 11 de julho de 2016 em 13:57 - Responder

    O meu é um iPhone 5s, comprei ele na “estreia”, em setembro, vai fazer 3 anos em setembro, e está com 885 ciclos, n sei se é muito ou normal, mas por enquanto a bateria tá aguentando. N sei até quando, mas… Devo trocar ? Ou espero até o iPhone 7 ?

  4. Leonardo 9 de maio de 2016 em 13:22 - Responder

    Meu iPhone 6 tá com 600 ciclos e ele sempre tá dando aquele aviso de bateria fraca. Ai vc pluga o carregador e ele pula de 19 pra 90%

    • Lucas 31 de agosto de 2016 em 23:21 - Responder

      Cara , Não tenho certeza porém seu problema pode ser que a bateria do seu smartphone está descalibrada ! Obg

  5. Mirian 19 de março de 2016 em 19:37 - Responder

    Oi boa noite o meu Iphone 4s com ta 642 ciclos. Será que ja devo trocar a bateria????

    • André Darugna 21 de março de 2016 em 7:33 - Responder

      Isso depende de você, eu consideraria trocar o aparelho por um novo. No caso de não possuir orçamento para um iPhone, existem excelentes opções com Android no mercado.
      Um abraço.

  6. Claudia 29 de dezembro de 2015 em 11:05 - Responder

    Troquei a bateria do meu 4S em abril, mas de 01 mês para cá, quando ela chega abaixo de 20%, ele desliga sozinho e qdo tento ligar, dá bateria descarregada, sem estar completamente …
    Além disso quando coloco em seguida para carregar, ele liga na hora e mostra o status que tinha antes de desligar sozinho, seja 17,12,7%, não importa. E mesmo carregando abaixo de 5,6%, ele não carrega mais ciclo completo ou seja, tem um mês mais ou menos que não consigo dar uma carga de ciclo completa nele…
    Alguém sabe me ajudar por favor?

  7. Susana Benatti Lourenço 13 de dezembro de 2015 em 16:18 - Responder

    Boa Tarde Andre
    Tenho uma duas dúvidas. A primeira é que gostaria de saber quanto tempo dura a bateria de um iPad mini 2 sem ele estar sendo usado, ou seja, em modo de repouso.
    A segunda é que recentemente meu filho perdeu o iPad dele e eu ativei o Find My iPhone para encontra-lo. Ocorre que o quando dei o sinal de alarme eu estava com uma instabilidade na minha internet entao o app me informou a ultima posiçao do iPad e ele estava cinza. No outro dia pela manha recebi li o email que um som tinha sido reproduzido no Ipad praticamente no horario que eu emiti o alarme. Entao eu emiti o alarme novamente mas estava off line o dia todo e nao recebi mais emails. No terceiro dia pela manha recebi a mensagem no meu iPhone dizendo que o iPad teria se conectado a internet novamente e entao emitindo o som do alarme acabamos encontrando na casa de um amigo, como aparecia no mapa como ultima posicao. Ocorre que no local onde estava ele teve acesso a internet o tempo todo. E so depois de 3 dias eu consegui recuperar. E o pior, pela sacola que estava a indicaçao é que ele estaria la a onze dias e a bateria ainda tinha 30%. Sera possivel isso? A ideia que eu fiz foi que quando tocou a primeira vez o alarme e eu nao ouvi, e nesse momento eram 6 dias que estava perdido, ele estava com uma pessoa mas acabou a bateria. Depois ele foi recarregado e reconectado a internet para que eu o encontrasse. Acha isso possível?

  8. carina lazaro 7 de dezembro de 2015 em 13:32 - Responder

    IPHONE 6 – TEM 1 ANO E NÃO ESTÁ CARREGANDO, FICA PARADO NA TELA DA MAÇÃ. TEM SOLUÇÃO ? ALGUMA DICA ?

  9. Giselle 1 de dezembro de 2015 em 6:06 - Responder

    André se eu trocar minha bateria no paralelo perco as informações salvas no celular ou não ?! Obrigada

  10. M 25 de setembro de 2015 em 17:57 - Responder

    Vocês deveriam ler bem a matéria antes de comentar. O artigo não falou nada disso. Até aonde vai a ignorância do ser humano, hein?

  11. Celso 6 de setembro de 2015 em 17:06 - Responder

    Jason, trocou a bateria do seu iphone 5? Ficou bom? Onde vc trocou ? Passa o telefone para nós!

  12. Richard 14 de agosto de 2015 em 8:57 - Responder

    Bom amigo, na Verdade quem disse para comprar outro aparelho foi o dono do post e nao a Apple, ele informou que a Apple sugere fazer a troca com ela pois ela sabe onde colocar a bateria, mas simples somente levarmos nos bancos , que hoje em dia existe postos de coleta. Logico que nao vou jogar meu iPhone 6 de 64 gb fora, rsrs somente trocar a bateria quando precisar, e Alias eu tenho uma assistencia técnica em BH. E sei do que estou falando. Grande abraço.

  13. Jason 6 de maio de 2015 em 10:16 - Responder

    Minha bateria do iphone 5 está com 776 ciclos e já esta na hora de trocar pois acontece os mesmos problemas relatado acima, ja troquei a bateria do iphone 4 e paguei 80,00 ficou bom agora vou trocar do iphone 5 por 90,00

    • Aretuza costa 12 de junho de 2015 em 1:17 - Responder

      Vc trocou a bateria do seu iPhone 5 e melhorou? Ficou como se fosse novo o celular?
      Quero trocar a minhas mas estou em
      Dúvida se
      Realmente melhora.

  14. Enzo Túlio 19 de abril de 2015 em 21:30 - Responder

    MEU IPOD TOUCH 5G MOSTRA QUE TEM 0 CICLOS DE BATERIA.TAMBÉM TENHO UM TWEAK NO CYDIA QUE MEDE A QUANTIDADE DE CICLOS,MAS LÁ TAMBÉM FALA QUE É 0 CICLOS! MEU IOS É O 8.2 COM JAILBREAK. ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

    • Diego Ribeiro 6 de junho de 2015 em 14:10 - Responder

      Bom meu amigo, tenho o mesmo problema que o seu, veja o que aparece para mim :

      Battery

      CycleCount: 0
      DesignCapacity: 1080
      FullChargeCapacity: 1100
      Status: Success
      BatteryCurrentCapacity: 100
      BatteryIsCharging: false
      ExternalChargeCapable: true
      ExternalConnected: true
      FullyCharged: true
      GasGaugeCapability: false

      o seu a capacidade máxima é qual ?

  15. Carolina 26 de fevereiro de 2015 em 0:39 - Responder

    Hey, eu não consigo ver o ciclo do meu iPhone. Ele diz que eu preciso ter a versão 8.0 do iTunes. Eu n sei como ver que versão e a minha. Como faço? Quero saber qts ciclos tem meu cel.

  16. Carlos Paiva 27 de julho de 2014 em 18:14 - Responder

    Com nós somos otários, quer dizer X ciclos e jogasse um bem durável fora. Que bom que a Apple não fábrica carros PQB senão a bateria arriava e tínhamos que jogar o carro fora, se a geladeira vaza o gás, joga fora. Será que isso é correto? A bem da verdade tenho Iphone e Ipad e estou satisfeito com a tecnologia, só não concordo em ter jogar fora um bem que tinha que ser durável, isso sem falar no tamanho enorme do cabo, é ridículo. Quem tem tomada no rodapé e está carregando, para falar só ajoelhando.

    • Gustavo Lima 2 de agosto de 2014 em 11:08 - Responder

      Super concordo contigo!
      Será que teríamos que jogar nossos carros e geladeiras fora devido a isso? Muitos dizem “A Apple pensou em tudo, exceto em bateria” – depois deste tópico que acabei de ler, pode-se dizer que eles realmente sabem de tudo que estão fazendo! Depois de saber isto, um ponto negativo pra apple, sem falar do carregador que é mais um ponto negativo.

  17. Shizue 27 de julho de 2014 em 17:26 - Responder

    tenho um iPad 2 wi-fi desde 2010 e estou com 661 ciclos completos, a bateria não segura com o mesmo gás, mas acompanho seu blog desde enato, me salvando de poucas e boas! Grata!!!

  18. Nelson 22 de julho de 2014 em 9:19 - Responder

    Olá André.
    Uma pergunta, eu utilizo todos os dias meu Ipad e coloco-o para carregar todas as noite geralmente ele ainda tem em torno de 50 a 60% da bateria ainda.
    Só retiro ele do carregador quando vou usa-lo novamente.
    Minha duvida é: o que é melhor para a bateria, fazer isso que eu faço, ou seja, dar carga sem a bateria se esgotar ou esgota-la quase por completo antes de fazer nova carga?
    Deixar o Ipad conectado no carregador afeta a vida útil da bateria?
    Fico no aguardo de uma ajuda nessa dúvida.
    Abraços

  19. Amorth Dibuk 21 de julho de 2014 em 23:17 - Responder

    André,
    Boa noite.
    Baixei o programa e verifiquei que o meu iPad 2 (comprado em dezembro de 2011) já atingiu 293 ciclos completos de carga. A interface do programa está bem semelhante a que você postou. Ele demorou um pouco para carregar as informações, mas correu tudo bem.
    Agradeço muito por essa sua dica e pela resposta que você me deu em outro post (sobre a instalação do Ios 7 no iPad. Instalei e fiquei bastante satisfeito).
    Um abraço,
    Amorth Dibuk

  20. VALÉRIA SIMAO 21 de julho de 2014 em 19:33 - Responder

    DESCULPE , ESQUECI DE INFORMAR.
    BAIXEI NO MAC OSX 10.9.4 E MEU IPHONE É O 4S IOS 7.1.1

  21. VALÉRIA SIMAO 21 de julho de 2014 em 19:21 - Responder

    ANDRÉ MEU IPHONE NÃO ESTAÁ SEGURANDO A CARGA DIREITO.
    BAIXEI ESTE PROGRAMA MAS O LAYOUT APARECE DIFERENTE E NÃO APARECE A OPÇAO MORE INFORMATION , PORTANTO NÃO CONSIGO ACESSAR A BATERIA . O U QUE EU FAÇO ?
    UM ABRAÇO
    VALÉRIA

    • Eduardo 22 de julho de 2014 em 23:24 - Responder

      feche o iTunes, desconecte e conecte novamente o iPhone com a tela desbloqueada. tem que aparecer em device e não no backup.

  22. Eduardo 21 de julho de 2014 em 15:43 - Responder

    Caramba!!!
    Tenho iphone 5s 2 meses. e já está com 98 ciclos.
    caramba se continuar neste ritmo daqui a 8 meses já deu os 500 ciclos.

    • Mateus 17 de abril de 2015 em 16:31 - Responder

      caramba, cê manja de matemática, em? tô impressionado

    • Marcos 18 de junho de 2015 em 12:30 - Responder

      Hehehehehehe

  23. Elisabete Alexiades 21 de julho de 2014 em 13:18 - Responder

    André
    Meu marido comprou um Nokia Asha 306. Por acaso sabe de algum blog com instruções pois as da Nokia não são muito explicitas?
    No seu blog, que é fantástico e muito me ajudou quando comprei meu Tablet da Apple não fala de telemóveis?
    Muito obrigada

  24. Fabio Enrique 21 de julho de 2014 em 13:00 - Responder

    Pessoal uma dica que ajuda e muito para economizar é deixar o GPS desativo sempre. e não na opção apenas para alguns aplicativos.

    Quando você precisar fazer um check in ou usar o Mapas entre manualmente e ative. pois deixar na opção apenas para alguns aplicativos também gasta, façam o teste.

  25. Mauricio 21 de julho de 2014 em 10:43 - Responder

    André. Prá mim não funcionou. O layout do sw está bem diferente do que postou aqui. Será porque instalei num Windows 8 ( urght ) ??? Mesmo assim não consegui descobrir os ciclos de carga do meu iPhone e iPad.

  26. Luiz Mauricio 20 de julho de 2014 em 19:08 - Responder

    Infelizmente o programa travou varias vezes. Instalei em dois computadores diferentes e o programa continua. Não vale a pena.

  27. Marco 20 de julho de 2014 em 18:06 - Responder

    André,a Apple,se não me engano,recomenda que se esvazie a bateria totalmente uma vez por mês.Eu deixo a carga baixar para aproximadamente cinco(5) por cento.Após isso,recarregar totalmente.Esta medida é para maior durabilidade.

    Um abraço.

  28. Rodrigo 20 de julho de 2014 em 13:22 - Responder

    André, o que é aconselhado então ? Sempre quando puder deixa a carga zera ?

  29. Marcio 20 de julho de 2014 em 11:18 - Responder

    O meu ipad está com 14 e o meu iphone 5s está com 43. André gostei da dica.

  30. Flávio 19 de julho de 2014 em 23:44 - Responder

    Meu IPhone 5 está com 489 ciclos… mas a bateria ou ele está com problema. Ele quase sempre desliga entre 30 e 20%, depois de uns minutos se tentar ligá-lo ele volta a funcionar sem ter carregado. O que observei agora é o “design capacity 1430” e “full charge capacity 849”. o que vcs acham? Alguém já viu este problema? André, alguma ideia?

    • Ricardo 20 de julho de 2014 em 9:46 - Responder

      Flávio,

      O meu iPhone 5 também está assim. Mesmo contendo 20 a 40% de bateria, AS VEZES ele desliga como se a bateria tivesse sido esgotada. E depois de alguns minutos ele volta a liga mostrando a mesma quantidade de bateria que tinha antes.

      Alguém sabe o que pode ser? Estou pensando em formatar o aparelho.

      • Flávio 20 de julho de 2014 em 10:07 - Responder

        Ricardo,
        Já formatei e o problema continua. Fiz de tudo: formatei, calibrei a bateria e nada.

      • Yeda 20 de julho de 2014 em 23:10 - Responder

        Meu iPhone 4S tb faz isto de desligar com 30% de bateria e depois liga e mostra esta mesma quantia de bateria. E isto ja há muito tempo. Só resolvo comprando um novo?

    • Matheus 21 de julho de 2014 em 9:23 - Responder

      Olá Flavio tudo beleza ?
      Tenho um 4s e esta assim tbm, chegava 15%,20%, ele desligava sozinho, depois de algumas pesquisas, eu dei uma carga completa nele, e esperei desligar sozinho novamente, e liguei de novo até que esgotasse toda a bateria ( 0% ), e ai então dei uma carga de 12 horas, depois disso a bateria ficou normal, desligava somente quando acabava toda a bateria.
      tenta fazer isso 🙂
      Espero ter ajudado.

  31. Nilva 19 de julho de 2014 em 23:05 - Responder

    Tenho um iphone 4 há 3 anos e a bateria resiste bravamente! kkk não vou baixar o programa pq não poderei comprar um modelo mais novo agora! kkkk Vamos ter até quando ele aguenta! kkk

  32. Carlos Roberto 19 de julho de 2014 em 18:20 - Responder

    Iphone 5 – 435 ciclos ta tranquilo ainda 😉

  33. Sidnei 19 de julho de 2014 em 17:26 - Responder

    Estranho, baixei aqui para Windows, mas não aparece essa opção de ver status da bateria, e outra coisa: o programa mostra versão 7.1.1 ainda. Tenho um iPad Mini Wifi.

    • Sidnei 19 de julho de 2014 em 17:54 - Responder

      Descobri o erro, é que eu havia feito um backup quando ainda estava na versão anterior. Apaguei o backup e agora consegui ver, estou com 86 ciclos, muita lenha para queimar ainda!!!

  34. Priscila 19 de julho de 2014 em 14:40 - Responder

    iPhone 5 com 325 ciclos…tá ótimo, aguenta muito ainda!

    • geisson 19 de julho de 2014 em 17:44 - Responder

      Vi no meu iPhone 5C de 4 meses, 180 ciclos… dei um pulo… rsrs

  35. Vitor 19 de julho de 2014 em 14:31 - Responder

    Eu realmente não sei quanto é, e pra falar a verdade nem quero saber que deixá-lo quietinho no canto dele, do vou trocar ele quando para de receber atualização ou se surgir um oportunidade como uma viajem ao exterior e esteja barato e eu tiver condições.
    O meu é o iPhone 5 me atende em tudo que quero fazer e a bateria ainda está boa tenho ele a 1 ano e meio e até agora ta ótimo.

Deixar Um Comentário