Sabemos que espaço de armazenamento de um iPad é um ponto fundamental na decisão de compra de um novo aparelho. Isso porque, a variedade de novos aplicativos e funcionalidades disponíveis para download é cada vez maior.

Os novos modelos de iPad, iPad Air 2 e iPad mini 3 oferecem versões em 16GB, 64GB e 128GB respectivamente. Assim, o espaço escolhido deve corresponder ao seu estilo de uso, para que não ocorra falta de espaço interno no futuro.

Neste artigo trataremos de lhe ajudar na escolha do espaço de memória de seu futuro iPad, comentando a relação custo benefício e abordando temas como a revenda.

Leia também:

Relação preço vs uso

Os iPads oferecem três opções de espaço de armazenamento, o preço do produto varia de acordo com a quantidade armazenamento, muitas vezes as pessoas optam pensando no bolso e não na forma que irão utilizar o produto no dia-a-dia.

Quando analisamos os aparelhos percebemos que o iPad com capacidade de 16GB tem um custo por GB nos Estados Unidos de 31,19 dólares, sendo assim o mais caro em relação aos outros modelos disponíveis.

ipads-air

Além de que, muitos usuários sentem que 16GB termina sendo pouco espaço considerando a quantidade de aplicativos, músicas e mídias que ele pode inserir em seu iPad, gerando queixas após a compra.

Conhecer o custo por gigabyte dos iPads pode influenciar e ajudar na compra, para dessa forma podermos analisar a melhor opção.

Preços do iPad Air 2

  • 16GB – $499, sendo $31,19 por GB.
  • 64GB – $599, sendo $9,36 por GB.
  • 128GB – $699, sendo $5,46 por GB.

Preços do iPad mini 3

  • 16GB – $399, sendo $24,94 por GB.
  • 64GB – $499, sendo $7,80 por GB.
  • 128GB – $599, sendo $4,68 por GB.

Mesmo que o valor por gigabyte deixe o aparelho mais acessível, pensar na revenda futura é um ponto importante que pode influenciar sua escolha.

Os iPads de 128GB oferecem bastante espaço, isso significa uma experiência completa, sem preocupação com falta de espaço de armazenamento, porém, o alto investimento acaba deixando a troca de aparelho mais difícil.

Muitos usuários que vendem um iPad com 128GB terminam perdendo dinheiro, pela dificuldade em repassar o usado a um terceiro.

O mais indicado seria um meio termo quanto ao total de armazenamento, como por exemplo o de 64GB, assim, além de ter um bom espaço em disco, seu iPad não será o mais caro, tornando a melhor opção na relação custo benefício, sendo mais fácil na hora da revenda.

64GB seria o mais recomendável?

Poder armazenar milhares de músicas, aplicativos, fotos e vídeos, e ainda possuir memória disponível para documentos dentro do aparelho, tornam o iPad de 64GB a melhor opção do momento.

Poder utilizá-lo como seu principal meio de consumo de mídia, companheiro de viagens e armazenador de fotos e vídeo importantes, faz do modelo com 64GB seu fiel escudeiro. Ele vai atender suas necessidades por um longo espaço de tempo, sem preocupações quanto falta de memória.

Lidar com a falta de espaço na memória é chato porém não tão difícil, acreditamos que um iPad de 64GB lhe ajudará neste aspecto, não sendo necessário cuidar do espaço livre tão frequentemente quanto o faria com um iPad de 16GB.

Alternativas à falta de espaço

overview_hero-ipad-mini
Uma das melhores formas de gerenciar falta de espaço é o uso da “nuvem”, um bom exemplo é o clássico Dropbox, que permite que qualquer usuário armazene lá seus documentos sem custo algum até um determinado espaço.

Agora, com o iOS 8, a vida do usuário da Apple ficou ainda mais fácil, já que temos uma espécie de Dropbox integrado no iCloud. A maçã chamou este recurso de iCloud Drive, onde poderemos armazenar, abrir e editar todos os documentos, sem a necessidade de tê-los em nossos aparelhos.

São 5GB gratuitos de armazenamento, porém, você pode comprar mais espaço por uma pequena quantia mensal:

  • 5GB – grátis
  • 20GB – $0,99 / mês
  • 200GB – $3,99 / mês
  • 500GB – $9,99 / mês
  • 1TB – $19,99 / mês

O iCloud Drive se integra perfeitamente no iOS e OS X Yosemite, liberar espaço de armazenamento no seu iPad com a utilização do iCloud torna-se uma opção a se considerar.

Na verdade não é necessária a compra de mais gigabytes, você pode gerenciar e liberar espaço dentro dos aparelhos seguindo algumas de nossas dicas. Como opções, também já publicamos alguns truques de otimização para o armazenamento, assim podendo equilibrar os 5GB grátis disponibilizados pela maçã.

Considerações Finais

A quantidade de espaço de armazenamento disponível torna a escolha de um iPad uma tarefa difícil, por essa razão, queremos fazer a melhor recomendação possível, aquela que pode ser a melhor para todos os públicos.

Assim, nossa opinião é de que um iPad com 64GB pode ser a melhor escolha para todos, ele oferecerá espaço suficiente para utilização de aplicativos, documentos e mídias, sem encarecer tanto o produto e dificultar uma futura revenda.

A Apple oferece vários modelos para você consumidor ficar tranquilo na sua escolha e encontrar a melhor opção para o seu cotidiano. Então, ler sobre os produtos antes da compra ajuda na sua escolha pessoal e mostra outros pontos de vista não analisados anteriormente.

Mas se você ainda não tem certeza sobre qual modelo escolher saiba que estamos sempre aqui disponíveis para responder qualquer dúvida.

Use o formulário abaixo e lhe responderemos em breve.

14 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite André! Gostei da matéria, André, na minha opinião, 128gb é a melhor escolha, claro que comigo é diferente pois vou usar na escola, que pediu no mínimo 32gb! Bem, posso baixar tudo quanto eu quero sem me preocupar com armazenamentos na nuvem e outras coisas, baixo vários aplicativos, faço sincronização de arquivos, crio vários filmes no iMovie, passo minhas fotos para cá, edito, crio e estou muito feliz, afinal faço tudo isso sem usar meus 32gb reservados para a escola! Falou!

  2. Oi André

    Antes de mais nada parabenizo o seu blog, que acompanho desde 2011, quando comprei meu ipad 2. Bem, claro, tá na hora de trocar mas enquanto esse momento não chega vou mantendo o meu velhinho 64Gb. Porém…. Desde a atualização para o ios 7 eu comecei a ter problemas sérios de congelamento e reboot com uma certa frequencia… E ai, faço o update para o ios 8? Existe algum app que faça algum tipo de acompanhamento, um log ou algo assim para que eu saiba aonde está o problema??

    Agradeço

    Mario

      • Oi Andre bom dia

        Meu caro, desculpe, erro meu, o meu ipad é o 3… Mas a questão nem é essa realmente, a questao é que com frequencia meu iPad trava e reinicia, mesmo se eu tiver tudo fechado, só um aplicativo rodando (como agora com o Safari). Existe algum app que possa fazer um diagnóstico para mim? Obrigado

        Abs

  3. Sou da opinião de que espaço nunca sobra. Comprei ano passado o iPad Air de 128 GB e não me arrependo nem um pouco de ter dado €100 a mais pelos 64 GB extras. Permitem-me baixar jogos como Horn, Republique ou Bioshock sem preocupações, ter temporadas inteiras de séries em HD, ter filmes como Pacific Rim ou o Blade Runner em Full HD, ter centenas de quadrinhos e livros armazenados para ler até o resto da minha vida e ter toda a minha biblioteca musical disponível mesmo quando o iTunes Match está indisponível, entre outras vantagens. No iPhone 64 Gb são suficientes para mim, mas no iPad recomendo 128 Gb fortemente. Ah! E na versão Cellular.

    • Gaios Baltar, adorei seu post.

      Comigo 16GB nunca foi suficiente para nada!
      Estou a pouco tempo no “lado branco” rs… Na plataforma iOS, comecei com meu iPad Mini 16GB 3G e a uma semana iPhone 5S.
      Adoraria comprar o mini 128 GB e o iPhone… 32GB… Ou… É… 64gb é mais que suficiente.

      Espero que tenha no BR iPad 128GB, estou querendo fazer o upgrade e deixar esse para minha filha(é uma briga para quem pega primeiro) kkkk

      Gostei do tamanho dele, mas confesso que não vi (com olhos e mãos ) o iPad Air !! Adorei a configuração, mas creio que ficarei no mini… Super fofo! ❤️

  4. Tenho um iPad 2 de 32GB em quase três anos de uso nunca me deixou na mão em requesito memória, ao contrario do meu iphone de 16GB, já me deu muita dor de cabeça, principalmente nos momentos de atualizar novas versões.
    Estou interessado no novo ipad air 2, porém me decepcionei ao ver que não existe mais a versão de 32 GB. Minha dúvida é, o preço do antigo de 32GB vai manter no de 64 GB, e o preço do 64GB vai manter no de 128GB!? Ou irá ter reajuste de preço?

    • Vinicius, no Brasil ainda não se sabe os preços dos novos iPads, porém nos EUA o valor ficou o mesmo, ou seja, o de 64GB custa o valor que custava o de 32GB e o mesmo acontece com o de 128GB.

  5. Boa noite Andre, bacana a sua abordagem quanto ao “uso racional” de espaço interno do ipad dai, neste seguimento, vem a questão : como apagar apps que não são de meu interesse mais mas que sempre “voltam” pela nuvem, como apaga-los para que não voltem mais? (Deletar em definitivo para que nenhum gadget , pela nuvem , “puxem” estes aplicativos??? Obrigado pela atenção e forte abraço

  6. André, gostaria de sua opinião
    Meu iphone 4s de 16gb ñ tem mais espaço pra nada. Acabou meu armazenamento no telefone(os 16gb se foram) e meus 5gb na núvem tb acabaram
    O q eu faço??

    • Sugiro usar o programa phoneclean, da imobie, via desktop. Da pra apagar muito lixo que não é possível apagar manualmente, nem com o iTunes.

Comments are closed.