Aproveite ao máximo seu iPad na hora de ler (Parte 1)

Olá leitores do iPadDicas, hoje nós vamos falar um pouco sobre uma das utilidades mais importantes de nossos iPads: a capacidade de armazenar e exibir livros digitais, os famosos e-books. Este post será dividido em duas partes.

A primeira parte falará principalmente sobre o iBooks e sua aplicação, a segunda parte falará sobre os livros em PDF e outros leitores para iPad.

Quando decidi adquirir meu primeiro tablet, até então o iPad 1, um dos principais motivos para a aquisição, além de toda a gama de aplicativos compatíveis e capacidade multimídia, foi o seu grande potencial para ler e-books.

De repente eu me deparei com todos os meus problemas resolvidos. Parei de me preocupar com a devolução de livros em bibliotecas – acreditem, já tive inúmeros prejuízos por conta disso -, falta de espaço e peso excessivo na mochila, e, como não poderia faltar, uma grande economia com as famosas xérox da faculdade, pois meus professores também disponibilizam o arquivo dos livros que usamos em PDF no nosso sistema acadêmico.

Sem mais delongas, vamos dar início ao nosso guia.

Ah! Já ia me esquecendo. Sei que para algumas pessoas alguns procedimentos deste “guia” podem parecer meio óbvios. Mas escrevi com base nas dúvidas que eu observo por aí. Portanto, boa leitura!

iBooks. Seu grande aliado!

É certo que não existe apenas um aplicativo para exibir e catalogar e-livros na AppStore. Se fizermos uma busca, retornaremos inúmeros resultados.

Dentre eles: o kindle, leitor da Amazon, Google Books, da Google, e etc.

A razão pela qual eu escolhi o iBooks como meu leitor principal foi a conveniência, afinal de contas ele foi desenvolvido pela Apple, pensado e projetado para os iGadgets, é free, possui integração com a loja de livros da AppStore, é compatível com os formatos de livros digitais mais usados, tem dicionário embutido (apenas para língua inglesa), interface bonita e simples, sem muitas firulas, e usabilidade impecável.

As principais funcionalidades estão apenas a um toque.

Entendendo a interface principal

Como eu mencionei acima, a interface do iBooks é bastante usual, autoexplicativa. Vamos ao básico:

  1. Nome da Estante – Título da sua “estante de livros”;
  2. iBookStore – Loja de e-books oficial da AppStore. Nela você poderá comprar e baixar seus livros conforme desejar. O processo de compra é idêntico ao de aplicativos. Apenas com uma ressalva, é possível fazer o download de uma prévia do e-book antes de realizar a compra, um “sample”. Ideal para saber se realmente é aquilo que você procura;
  3. Coleções – Como o próprio nome sugere, aqui você pode conferir suas coleções, bem como adicionar novas. O iBooks é instalado com duas coleções padrões: Livros e PDFs. No decorrer do post entenderemos melhor está função;
  4. Modo de visualização “Estante de livros” – Ativa o modo de visualização “Estante de livros”, idêntico a imagem acima;
  5. Modo de visualização “Lista” – Ativa o modo de visualização em forma de lista. O diferencial deste modo visualização é que quando ativo, ele dá acesso a alguns filtros de listagens, muito importante para quem possuí muitos títulos armazenados. Os filtros são: Títulos, onde ele organiza por ordem alfabética com base nos nomes dos livros, autores, organiza com base nos autores, e categorias, onde ele cataloga com base no estilo do livro. Exemplo: aventura, ficção, manuais e etc.;
  6. Editar – Habilita as funções de mover, ordenar e apagar seus livros;
  7. Buscar – Um simples campo de busca onde você pode buscar pelo nome do autor, título, editora, categoria e etc;
  8. Estante – Local onde seus livros ficam dispostos.

Funcionalidades Básicas

Agora vamos conferir as principais funções do aplicativo e aprender como utilizá-las.

Dicionário
Com certeza um dos principais recursos desse maravilhoso aplicativo. Vale lembrar que por enquanto ele funciona apenas com a língua Inglesa. Quem sabe nas próximas versões a Apple inclua suporte ao Português…

Usar o dicionário do iBooks é muito simples. Basta tocar e manter o dedo no termo em que você deseja pesquisar por alguns segundos, no menu que aparecerá, basta selecionar a opção “dicionário”.

Veja o exemplo:

Como você pode ver, ao selecionar “dicionário”, abre-se uma janelinha suspensa com a definição da palavra em questão. Mão na roda, hein…

Destacar texto e adicionar notas

Quando estamos estudando, seja para exames, seminários ou coisa do tipo, ou simplesmente queremos destacar determinada parte do texto, é comum que façamos marcações para saber que aquele trecho é relevante para nós, bem como o hábito de escrever notas para especificar algo que você observou naquela passagem. E é essa a função desses recursos.
O primeiro, como o próprio nome sugere, destaca uma parte do texto selecionada por você, enquanto o segundo adiciona notas personalizadas que ficam armazenadas no canto direito da sua tela.

  • O procedimento para destacar o trecho de um texto é muito simples. Primeiramente toque e mantenha seu dedo por alguns segundos na palavra a qual você deseja começar a marcação. Note que nas extremidades da palavra que você escolheu, surgirão dois “selecionadores”, toque e arraste até o ponto de sua preferência. Por fim, no menu suspenso, selecione a opção destacar.

Confira logo abaixo:

Perceba que após destacado, basta que se dê dois toques em qualquer uma das partes destacadas para que se possa selecionar ou copiar aquele trecho. Para remover a marcação é necessário tocar uma única vez em qualquer parte marcada e selecionar a opção “Remover destaque”.

  • O processo de adicionar notas é quase idêntico ao de destacar o texto. Toque e aguarde até que os “selecionadores” apareçam. Especifique a área a qual você deseja associar uma nota, e por fim, no menu suspenso, selecione a opção “Nota”.

Exemplo:

Note que após a inserção de uma nota, a mesma ficará sendo exibida na margem direita do aplicativo, e o trecho que você selecionou também ficará destacado. Caso você deseje excluir a nota, basta selecioná-la e apagar todo o seu conteúdo.

Obs: Após a exclusão de uma nota, o trecho selecionado continuará destacado. Para remover, basta seguir os procedimentos do item anterior.

Sépia e marcadores

Por padrão, o iBooks vem configurado para exibir as páginas de seus livros com fundo branco e letras pretas. Mais uma vez, aqui vale o gosto do usuário.

Eu, particularmente, tenho uma melhor leitura com as páginas em tom de sépia. Além de achar mais divertido (rsrsrsr), minha visão não cansa tão rapidamente. Se você não sabe o que é sépia, entenda a diferença a seguir:

Para ativar esse modo de visualização, basta selecionar o ícone no canto superior direito da tela referente à fonte: “AA”, procurar a opção “sépia” e mover o botão para o modo ativado. Vale lembrar que esta função só será exibida quando algum livro estiver sendo lido.

OBS: Caso o arquivo em questão seja em formato PDF, esta opção não estará disponível.

O marcador do iBooks é mais um recurso indispensável em sua leitura. Pode até parecer brincadeira, mas muita gente não sabe qual a sua função. Ou melhor, muita gente não sabe se quer que ele exista!

Para os desavisados de plantão, segue a dica:
O marcador serve simplesmente para marcar o progresso da sua leitura. Outra função bem legal do marcador do iBooks, é que se você, além do iPad, lê seus livros em outros dispositivos como o iPod touch ou iPhone, ao sincroniza-los com o iTunes, o marcador também será atualizado. Assim você sempre irá continuar exatamente de onde parou independente do dispositivo usado para a leitura.

Marcar uma página é muito simples. Na página que deseja salvar seu progresso, toque no último botão do canto superior direito. Após tocá-lo repare que ele ficará vermelho, indicando que aquela página foi marcada.

Agora toda vez que você abrir aquele livro, ele automaticamente vai exibir a última página que você marcou. Simples, hein…

Considerações Finais

Então hoje ficamos por aqui. Espero que as dicas tenham sido úteis e que a partir de agora vocês possam tirar o máximo de seus iPads na hora ler.

Em breve publicaremos a segunda parte com muito mais informação para que você possa ser um expert em leitura digital.

Até a próxima e um grande abraço!

Debate:

  • Você usa o iPad como leitor digital?
  • Qual o recurso você gostaria de ver nos aplicativos de leitura de livros digitais?
  • Qual o aplicativo você utiliza para este fim?
By |2012-05-05T03:07:48+00:0005/09/2011|Dicas|77 Comentários

Sobre o Autor:

Artigo publicado pela equipe editorial do blog.

77 Comments

  1. Aline 15 de maio de 2016 em 22:46 - Responder

    Oi, funções do iBook funcionam corretamente nos livros, mas nos arquivos pdf que eu abro no iBook não… Exemplo: quero destacar algo, mas não aparece a função “destacar”..
    Obrigada pela atenção!!

  2. Geiza 2 de agosto de 2015 em 11:41 - Responder

    Adorei as dicas. Não sabia dessas marcações!

  3. Rafael David 2 de julho de 2015 em 3:52 - Responder

    Nada disso funciona no iPad Air 1 não a como destacar o texto nem mudar para espia nem adicionar notas, acho que deve ter algum problema ao mesmo no meu.

  4. Alanna 7 de julho de 2012 em 21:08 - Responder

    André, tem algum leito de pdf que possibilite escrever com a Stylus no próprio Pdf?

  5. Antonio Carlos 9 de janeiro de 2012 em 12:06 - Responder

    Tenho o aplicativo. Tentei executar todas essas dicas, mas não meu não funcionou, o que será?

  6. Angelica 6 de janeiro de 2012 em 15:17 - Responder

    Como ler um livro comprado na saraiva no ibooks! Vi que o André indica um post em algum lugar que explica, mas eu não consigo achar mais! Só hj consegui baixar o ibooks e tenho um livro que comprei há tempos na Saraiva e preciso ler!
    Aproveito pra dizer que o ipaddicas está me ajudando muito!
    Obrigada

  7. Dalila 3 de janeiro de 2012 em 18:41 - Responder

    Agora como faço para comprar os jogos que eu comprava ,na Argentina .serão os mesmo jogos como eu faço para comprar.Eles aqui.

  8. Christina 24 de dezembro de 2011 em 19:16 - Responder

    Olá Gustavo, Feliz Natal! Rsssss
    Em primeiro lugar, obrigada pelas muitas dicas aqui no site – show de bola!
    Estou com uma dúvida no meu IPad, no que diz respeito ao diionário… quando clico em uma palavra selecionada, não tenho a opção ‘diconário’. É preciso instalar um? Em caso positivpo, qual você recomenda?
    abraços,
    Christina

    • André Darugna 9 de janeiro de 2012 em 13:12 - Responder

      Olá Christina, não está disponível em português o dicionário.
      Abraço.

  9. Amorth Dibuk 22 de dezembro de 2011 em 23:12 - Responder

    Muito bom o tutorial.
    Uma observação: Existe um programa gratuito na Intrnet, o Calibre que converte várias formas de arquivo de texto. É bem simples. Se voc~e tiver um texto em PDF ou txt pode converter para o formato ePub e abri-lo no iBooks como um livro digital, com muitas das as opções oferecidas e descritas no tutorial. Vale apena experimentar esse programa.

  10. Gastão 13 de dezembro de 2011 em 23:49 - Responder

    Estou com um problema,

    Não sei o que fiz, mas agora não estou mais conseguindo sincronizar os livros. Quando conecto o iPad, se eu marco a caixinha “sincronizar livros” o iTunes me pergunta o seguinte:
    “Tem certeza de que deseja sincronizar os livros? Todas músicas, filmes e programas de TV existente no iPad “xxx” serão removidos.”

    O que faço?

    • André Darugna 14 de dezembro de 2011 em 10:46 - Responder

      Você trocou de computador, está sincronizando com outro iTunes, certo?
      O iPad não pode ser sincronizado com 2 iTunes a não ser para músicas:
      http://abcdoiphone.com/tutoriais/aprenda-a-sincronizar-seu-ipad-em-mais-de-um-itunes-para-copiar-musicas-e-videos-sem-perder-tudo/

      • Gastão 14 de dezembro de 2011 em 14:35 - Responder

        André, obrigado pela sugestão. No espaço de tempo entre a pergunta e a resposta, acidentalmente, descobri o que pode ser o problema: eu coloquei para sincronizar as músicas manualmente.

        Agora eu mandei “transferir compras” e ele transportou os livros que eu tinha no iPad para o iTunes. Já o contrário (do iTunes para iPad) eu fiz arrastando os livros para o iPad.

        Antes ele funcionava automático, mas depois que escolhi fazer manualmente (acho melhor) acho que terei de gerenciar eu mesmo os livros também.

        PS: realmente eu formatei meu computador e esqueci de desautoriza-lo antes; contudo o computador novo não teve nenhum problema e ainda se mantém dizendo que há só um computador autorizado!

  11. Alberto Guedes 9 de dezembro de 2011 em 20:37 - Responder

    Gustavo acredito que antes eu dava o zoon no ibook, agora depois da atualização não consigo mais dar o zoon na pagina do livro, alguma dica.

  12. Mariana Souza 23 de setembro de 2011 em 14:11 - Responder

    Também tenho o mesmo problema da Luna: “quando entro na “Loja” ele só me mostra os títulos gratuitos. Como faço para ter acesso a iBookstore completa?”

    Help! E parabéns pelo blog! =)

  13. Luna 14 de setembro de 2011 em 17:07 - Responder

    Preciso de ajuda!
    Baixei o iBook, mas quando entro na “Loja” ele só me mostra os títulos gratuitos. Como faço para ter acesso a iBookstore completa?
    Obrigada!

  14. Luiza 13 de setembro de 2011 em 21:04 - Responder

    Tenho mais uma duvida
    Como separar, digo organizar por pastas pessoais as fotos no ipad

    Digo….quamdo vou em fotos….tem o rolo da camera que mostra tudopequeno, quando coloco em albuns, aparece todas aglomeradinhas…eu queria eh separar por datas especificas…ou criasnovos albuns

    Sera que da?

    Obrigada

  15. Sandrinha 12 de setembro de 2011 em 20:05 - Responder

    Parabéns pelo blog, estou conseguindo resolver várias dúvidas.
    Um forte abraço.

  16. Rodrigo 12 de setembro de 2011 em 17:47 - Responder

    Eu baixei alguns livros, transferi alguns pdfs pro iPad, mas nao consigo ler um único livro. E o problema é o iPad. Tem tantas coisas legais pra fazer com ele, que ler acaba sendo a última opção. 🙂

  17. Francine 11 de setembro de 2011 em 22:12 - Responder

    Olá!
    Eu baixei o ibooks e após baixei Dom Casmurro, porém o livro ficou como um aplicativo na tela do ipad. Por que ele não foi para a minha biblioteca?

    Grata!

  18. Floren 10 de setembro de 2011 em 19:32 - Responder

    Respondendo ao Raphael:Eu tenho mais ou menos 500 livros .Como consegui ?participando d grupos de compartilhamento de arquivos .Existem sites tbm q disponibilizam gratuitamente .
    Alguns vieram p mim em outros formatos q nao sao suportados pelo Ipad.Mas isso se resolve c programinhas (alguns on line -vc nao precisa baixar no seu note)que convertem os livros d varios formatos p PDF.Aí é so transferir p o itunes .

  19. Mércia 10 de setembro de 2011 em 10:48 - Responder

    Aprendi muito com esse post. Não sabia um monte de coisas :)) Obrigada. Vou ler o outro post!

  20. raphael 10 de setembro de 2011 em 2:29 - Responder

    Eae Gustavo, queria saber como fez para ter esses livros na sua biblioteca? ja fui na loja mas nao tem, na verdade, os livros brasileiros la sao arcaicos. Alguma dica?

    Abraço

  21. Aline 6 de setembro de 2011 em 11:04 - Responder

    Não entrei no mundo dos ebooks pq n sei exatamente onde comprar livros nacionais… Os da Saraiva só pegam no leitor da Saraiva, na AppStore vende livros em português?

  22. Thiago Emerich 5 de setembro de 2011 em 23:13 - Responder

    Gustavo

    Estou adorando esta dica.

    Mas não estou encontrando muitos e-livros em portugues na AppStore. Alguém poderia me indicar onde acho mas títulos em portugues.

    Eu utilizo o iBooks.

    Grato

  23. Robson Lima 5 de setembro de 2011 em 23:12 - Responder

    Caro Gusavo,
    Eventualmente tenho usado iBooks, mas sempre acabo voltando pro Stanza. Apesar de alguns bugs chatinhos (principalmente relacionado às notas e pesquisas) ele é muito mais rápido que o iBooks.
    E sobre os arquivos em pdf eu uso sempre o GoodReader. Ate agora foi o melhor app que encontrei.
    Um grande abraço.
    Robson Lima.

  24. Renato Janeri 5 de setembro de 2011 em 21:38 - Responder

    Seria interessante que fossem postadas dicas de sites onde se encontram livros para baixar e comprar, além dos tradicionais, como Saraiva, Cultura e Amazon, por exemplo

  25. Miki 5 de setembro de 2011 em 21:33 - Responder

    Adorei as dicas. Estou aguardando a parte 2.

  26. Gerson 5 de setembro de 2011 em 17:31 - Responder

    Eu tinha dúvida sobre a compatibilidade dos livors ePub com o ibooks.. não arrisquei comprar nenhum. Posso baixar livros com essa extensão então para ler no iBooks?
    Gerson

    • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 18:56 - Responder

      Olá Gerson. Pode comprar sem medo os formatos em ePub. Na segunda parte deste post explicarei melhor sobre os formatos de livros digitais e suas particularidades.
      Obrigado elo comentário.

      Abs.

  27. Lucas Neuhaus 5 de setembro de 2011 em 16:52 - Responder

    Eae Gustavo, queria te perguntar se vc conhece o Kobo, exelênte leitor de livros e pdf, e com um site mt bom para comprar livros, o contra claro é que sao apenas livros em ingles, mas para quem sabe eu recomendo muito.

  28. Eduardo 5 de setembro de 2011 em 15:33 - Responder

    Oi André e todos! O App que mais gosto e utilizo para leitura de livros/pdf é o PDF-NOTES (a versão gratuita é praticamente a mesma da paga). Nele vc pode acrescentar notas, escrever sobre o texto com diferentes cores de canetas, iluminar/destacar o texto. Ainda é integrado com o Dropbox. Para mim que uso em sala de aula, é simplesmente o melhor. Já experimentei vários. Nenhum se compara a ele. Experimente e indique “aqui” para todos. Tenho certeza que irão gostar. Abraço e parabéns pelo blog. Consulto sempre!

  29. André Darugna 5 de setembro de 2011 em 14:06 - Responder

    Gustavo, interrompo minha lua-de-mel para lhe dar os parabéns pelo excelente post. (rsrs)
    Um grande abraço!

    • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 16:40 - Responder

      rsrsrsr Felicidades pra você, André. Que bom que gostou. Agora vá curtir sua lua de mel. UASHuAHSuAS

      Abração

  30. Eduardo Ibañez 5 de setembro de 2011 em 13:05 - Responder

    Muito bom o post! Bonito e bem explicado.
    Uso muito o iBooks para ler livros da escola (geralmente lemos 4-6 livros por trimestre) e ele já me ajudou a economizar um bom dinheiro.
    Abraço.

  31. Lucas Fachin 5 de setembro de 2011 em 12:57 - Responder

    Ótimo! Não sabia muita coisa que explicou, muito claro e objetivo o post! Já estou esperando pela parte 2! Abç

  32. Andrea Faggion 5 de setembro de 2011 em 12:40 - Responder

    Eu tb vou aguardar a segunda parte, pq me interessam os arquivos em .pdf. No caso, eu comprei o iAnnotate, mas seria ótimo se eu pudesse fazer no iBooks o que faço com o iAnnotate, pq ele não é muito bonito e divertido como o iBooks rsrs Eu gostaria de pedir que, se possível, vc comentasse também sobre a integração entre o iBooks e o Preview do Mac. Não sei se vc teria alguma dica sobre isso, mas uma das razões pelas quais eu comprei o iAnnotate foi o fato do iBooks não conservar as marcações e notas adicionadas no Preview. Inclusive, eu fui à loja da Apple perguntar sobre isso e a própria vendedora me indicou o iAnnotate para integração com o Preview. Talvez, vc tenha alguma outra dica extra-oficial. Eu acho estranho que dois softwares da Apple, q possuem basicamente a mesma finalidade, não “conversem”. Obrigada e parabéns pela boa matéria!

    • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 16:44 - Responder

      Oi Andrea. Que bom que gostou. Vou dar uma pesquisada sobre isso que você comentou. Se achar, publico aqui mesmo nos coments.

      Grande abraço.

  33. Vanessa Straioto 5 de setembro de 2011 em 12:15 - Responder

    Otimo post…essa é uma das melhores funçoes do ipad…tenho mais de 500 livros no ibooks, tanto em pdf e epub…
    Amo ler..
    Espero pela continuaçao do post..
    Valeu…
    Bjks

    • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 12:44 - Responder

      Oi Vanessa! Obrigado pelo comentário. Que bom gostou de nosso conteúdo. Não esqueça de voltar para ler a segunda parte do post. 😉

      Grande abraço.

  34. André 5 de setembro de 2011 em 11:42 - Responder

    Ola, parabens pelo post, adorei ele, apenas tenho uma duvida, nao sei se vai estar na segunda parte, mais como se organiza em estantes?? estante da faculdade, ficçao, auto ajuda entre outros…. poderia explicar? abaços e ate mais

    • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 12:27 - Responder

      Olá André. Para organizar em estantes é preciso adicionar coleções. Cada coleção corresponderá a uma estante. Note que assim que você abre o aplicativo do iBooks, no menu superior você verá o botão “Coleções”, ao tocá-lo, selecione a opção “Nova”. Pronto! Agora basta adicionar as estantes que você quer e posteriormente organizar da forma como desejar.
      Não sei se fui muito claro. ^^ Qualquer dúvida, volte a postar.

      Obrigado pelo feedback.
      Grande abraço.

      • André Sousa 6 de setembro de 2011 em 0:12 - Responder

        Foi claro sim!! e já consegui… vlw!

  35. Henrique 5 de setembro de 2011 em 11:05 - Responder

    Lindo post!

    Excelente naqueles assuntos que você (eu, no caso) não entende NADA e niniguém quer explicar desde o começo. Eu sinto essa dificuldade no meu blog, que estou no começo dele, mas graças aos céus eu conheço o André, que entende a minha posição de leigo total e me ajuda desde o mais básico.

    Um abraço Gustavo.

    • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 12:40 - Responder

      Que bom que gostou, Henrique!
      Realmente é sempre bom ter um amigo que nos preste “aquele suporte” e tenha paciência pra ensinar. 😀

      Abração.

  36. Glaucio Grottoli 5 de setembro de 2011 em 10:42 - Responder

    Uma dica legal e que me causou muita dor de cabeça.

    pode parecer simples, mas é importante.

    A interface principal do iTunes, caso vc não tenha nenhum livro no iBooks não mostra a opção livros. Ou seja, se vc tem algum livro em PDF ou ePub no computador e quiser transferir pro iPad não dá pra simplesmente arrastar o livro do Windows Explorer pra aba livros pois ela não aparece.

    Como resolver:

    Entre na loja de livros do aplicativo e baixe um dos livros grátis de lá, eu baixei o Winnie the Poo pois é bem levinho. Depois disso sincronize o iPad na iTunes e vc verá que a aba de livros vai aparecer no iTunes pois ele sincronizou o iPad e transferiu o livro.

    Agora arraste o livro que vc tem no PC pra lá e apague o anterior. Sincronize de novo e pronto.

    Abraços

    • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 12:16 - Responder

      Olá Gláucio. Aqui nunca aconteceu esse erro. Sempre arrastei pro iTunes e ele sincronizou sem problemas. De qualquer forma, ótima contribuição.
      Grande abraço.

  37. Anderson Ribeiro 5 de setembro de 2011 em 10:38 - Responder

    Nossa!!! Muito boa a matéria, eu tb nem sabia que tinha tantas coisas… Mas aproveitando o post… Gustavo, eu estou precisando baixar vários livros de História para a faculdade, quais os sites que vc me indica? Obrigado…

    • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 12:22 - Responder

      Oi Anderson. Que bom que gostou! Existem alguns repositórios gratuitos de livros de domínio público, algumas editoras também já vendem exemplares no formato digital. Você pode conferir no site do Domínio Público Brasileiro, lá existe um grande acervo de livros de história e vários clássicos de nossa literatura. No mais, um breve busca pelo termo “eBook ou ePub, seguido do nome do livro, irá retornar algo interessante.

      Fique atento a segunda parte desse post. Darei algumas dicas bem bancanas.
      Abs

  38. Matheus 5 de setembro de 2011 em 9:55 - Responder

    Como faço para botar livros em português no ibooks?
    Sempre quis, mas ate hoje não consegui fazer isso.

    • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 12:18 - Responder

      Olá Matheus, obrigado por comentar. Uma simples busca no google pelo termo “ePub” irá te retornar alguns resultados. Fique atento a segunda parte desse post. Darei algumas dicas bem legais.

      Abraços

  39. Ricardo 5 de setembro de 2011 em 9:46 - Responder

    Muito bom o post.
    Uma pena que não de para colocar no ibook os aplicativos de livros e revistas como VOCÊ S/A, INFO e o livro OUR CHOICE.

  40. Luis Felipe 5 de setembro de 2011 em 9:40 - Responder

    Ótimo post Gustavo….
    O problema é que livro em pdf com muitas páginas na abre com o ibooks…
    Tem alguma sugestão?

    • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 9:48 - Responder

      Oi Luís. Na segunda parte do post ensinarei como contornar esse problema.
      Abs

      • Luis Felipe 5 de setembro de 2011 em 16:44 - Responder

        Obrigado…aguardarei…

  41. Lucas 5 de setembro de 2011 em 9:16 - Responder

    Bom dia.

    Cara, eu vou na loja do ibooks e nao consigo encontrar nenhum livro que eu quero. Livros brasileiros, ou em portugues. Tem alguma coisa especial que tenho que fazer para abrí-los e compra-los?

    • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 9:45 - Responder

      Olá Lucas. De fato, o acervo de títulos na iBookStore brasileira não é lá dos melhores. Mas é claro que existem soluções.Existe o GoogleBooks, onde você pode encontrar livros de ótima qualidade e alguns até free, outro site bem bacana é o site do domínio público brasileiro, onde títulos muito bons podem ser encontrados de forma legal e gratuita. No mais, fique atento a segunda parte do post, darei algumas dicas bem legais.

      Obrigado pelo comentário e um grande abraço.

  42. Cristian 5 de setembro de 2011 em 7:59 - Responder

    Belo post Gustavo, tudo nos mínimos detalhes.

    Parabéns.

  43. Helano 5 de setembro de 2011 em 7:56 - Responder

    Uso o ibooks diariamente e nao sabia de todas essas “funcoes” dele! Valeu!

  44. Filipe 5 de setembro de 2011 em 7:18 - Responder

    Ótimo post ! Organizado e bem colorido.
    O ibooks sem dúvidas é o melhor leitor…

    • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 7:34 - Responder

      Obrigado pelo comentário, Felipe. Que bom que gostou! Considere ler também os artigos sugeridos no final do post.

      Abraços

  45. Fernando 5 de setembro de 2011 em 2:13 - Responder

    Oi, Gustavo.
    Não sei se você vai comentar nas próximas partes deste assunto. Se for, desculpe eu estar atropelando e escrevendo isto aqui. Fique à vontade para apagar.
    Estou escrevendo para comentar que estes comandos que você citou não funcionam (na verdade, nem aparecem) para muitos arquivos pdf. Estes recursos funcionam para e-books, mas em grande parte dos pdfs que de livros e apostilas que encontramos por aí só é possível usar o iBooks para ler. Não dá pra usar nenhum recurso.
    Para fazer anotações e emular uma caneta marca-texto nos pdfs que eu tenho, por exemplo, eu tive que instalar o DocASLite (que na versão gratuita resolve o meu problema).

    • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 9:35 - Responder

      Olá Fernando. Na segunda parte do post ensinarei como contornar esse problema. Fique atento!
      Obrigado pelo comentário e um grande abraço.

      • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 20:54 - Responder

        No caso, pra eu colocar os arquivos que coloquei no ibooks no Docas, eu tenho q passar de novo do pc Ne?..não da pra passar direto do ibooks pro Docas no iPad não?
        Abraço

  46. Marcelo 5 de setembro de 2011 em 0:25 - Responder

    Faço de td com meu iPad e aproveitando este post queria colocar aqui uma pergunjta pra ver se alguem sabe resolver…
    To com um problemao e quero saber se alguem consegue resolver…
    Quando coloco PDF no iTunes para passar pro iBooks no iPad alguns ficam com “miniatura” e outros não… (Antes ficavam todos com minuaturas nos livros… Troquei de notebook e agora alguns não ficam mais…) To usando iTunes no Windows 7 x64…
    No iBooks fica normal… Eh no iTunes que algumas miniaturas somem… Ja fiz de td com os PDF e nada…
    Alguem sabe resolver ae? Abraços…

    Obs… IBooks arrebenta… A alma do iPad eh ele… Qnd tio Jobs pensou no iPad com certeza ele imaginou um livro digital antes de mais nda…

    O blog eh otimo… Adoro… Acesso td dia…

    • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 9:18 - Responder

      Olá Marcelo,obrigado pelo feedback. Que bom que você gosta do conteúdo do blog! 😀
      Você poderia explicar melhor sua dúvida? Não entendi muito bem. ^^

      • Marcelo 5 de setembro de 2011 em 12:54 - Responder

        To mandanu uma foto pra ilustrar minha pergunta anterior… o problema é no iTunes, antes ficavam todos com miniatura, agora fica assim (alguns com e outros sem)… ocorreu dps que troquei de notebook (antes todos tinham miniatura)…

        http://imageshack.us/photo/my-images/705/capturaruv.jpg/

        Se alguem puder responder agradeço…

        Abraços…
        To aguradando a segunda parte do tutorial… Hehe…

        • Gustavo 5 de setembro de 2011 em 16:50 - Responder

          Então Marcelo. Agora sim entendi sua dúvida. Nunca aconteceu comigo pois não uso o iBooks para ler de PDFs. De qualquer forma, vou googlear e ver se acho uma solução pra você.

          abs

Deixar Um Comentário