Dicas para iniciantes, ou não: 8 formas de utilizar melhor o teclado do iPad!

Olá amigos do abcdoiphone.com, confiram estas excelentes dicas de como utilizar melhor o teclado do iPad, venho notando que muitos usuários solicitam constantemente auxílio para acentuar palavras, inserir caracteres especiais, copiar, colar ou até mesmo desfazer um erro de escrita.

Para alguns usuários adaptar-se ao teclado virtual do iPad pode ser uma dor de cabeça, eu mesmo que já utilizava o iPhone chego a ter certa dificuldade as vezes. Pensando nestes usuários preparei uma lista de 8 dicas que vão lhe ajudar a digitar mais fácil e também efetuar alguns comandos diretamente do teclado.

Outros posts sobre o teclado do iPad e iPhone:

1. Control Z, CMD Z ou melhor, desfazer

Algumas vezes queremos voltar atras em ações que tomamos, como por exemplo, apagar um texto ou substituir uma palavra. Desfazer alguma ação é possível no iPad, mas esta tão escondido que quase ninguém encontra.

Para desfazer uma ação você deve chacoalhar o iPad para cima e para baixo, saltará na tela uma mensagem Desfazer ou Cancelar.
Outra forma é pressionando .?123 e indo na opção Desfazer.

2. Caps Lock ou texto em caixa alta

Existem estes momentos em que um texto deve ser bem destacado, nada melhor que letras GARRAFAIS não? Bom muitas pessoas se utilizam deste artificio, eu particularmente não gosto muito mas fica a dica para quem gosta.

Para utilizar você deve ativar uma configuração no painel de Ajustes, vá para Home, Ajustes, Geral, Teclado e marque a opção Ativar Fixar Maiúscula.

Pronto agora basta apertar duas vezes na tecla Shift (fixa), o botão ficará azul.

3. Números e Caracteres especiais

Há uma forma simplificada de utilizar números e pontuação, utilizando esta forma você otimiza tempo.

Funciona da seguinte forma, aperte o botão .?123 e sem solta-ló deslize seu dedo até a tecla que deseja, o teclado voltará para o modo letras novamente sozinho.

4. Acentos, ç e outros caracteres

Está difícil de escrever português corretamente? Bom certamente porque ainda não estas a utilizar corretamente o teclado, para encontrar um acento você deve manter pressionada a tecla e logo selecionar a opção desejada.

Exemplo, para escrever “à” você deve manter pressionada a tecla “a” e um menu com opções se abrirá.

5. Correção e substituição de palavras

Para utilizar o dicionário e corretor de palavras você deve tocar duas vezes sobre a palavra a corrigir, logo toque em Mais… E então em substituir.

O mesmo serve para encontrar a definição de uma palavra, ao invés de substituir escolha a opção definição.

6. Finalizando uma frase com ponto final

Esta função do teclado do iPad é muito interessante, para finalizar uma frase com ponto final e adicionar um espaço para seguir escrevendo você pode simplesmente apertar duas vezes na barra de espaço. Será acrescentado o ponto final e também um espaço.

7. Escrevendo em inglês ou outro idioma

Há determinados momentos em que a língua portuguesa fica curta para nossa navegação, desejamos procurar algo em inglês no Google, ou escrever o nome de uma canção.

Com o autocorretor do teclado português ativado isso se torna uma dor de cabeça. Você pode adicionar idiomas ao teclado indo nas configurações, vá para Home, Ajustes, Geral, Teclado, Teclados Internacionais e Adicionar Novo Teclado.

Agora escolha os que você mais usa, meus teclados são português, inglês e espanhol.

8. Tab

Muitos ainda não sabem, mas para trocar de campo em um formulário no iPad não é necessário tocar exatamente sobre ele na tela, basta você tocar nos botões “Seguinte” ou “Anterior” que estão localizados logo acima das letras QW no teclado.

Ao tocar em seguinte você será levado ao próximo campo do formulário, já tocando no Anterior você volta ao campo que o antecede.

Considerações Finais

Espero que com estas dicas você possa utilizar ainda melhor seu gadget, todas estas dicas estão baseadas na minha experiência de uso, você tem algo a adicionar? Compartilhe sua experiência com a gente.

Envie um comentário e ajude outros companheiros seguidores do nosso blog.

Amanhã estarei retornando das férias, renovado e com muita vontade de trazer mais conteúdos de qualidade para vocês.

Um abraço, até já!

Leia também:

Comentários: