Saiba tudo sobre o Notas do iPad e do iPhone, um excelente aplicativo nativo e gratuito!

Para que irmos longe não é mesmo? Temos excelentes aplicativos nativos desenvolvidos pela Apple que são de extrema utilidade, um deles é o Notas. Um App super simples que nos dá a possibilidade de termos gratuitamente nossas notas sincronizadas entre todos os nossos dispositivos da Apple.

Eu como grande admirador dos produtos da Apple utilizo muito o Notas, pois me deixa escrever notas no Mac e posteriormente lê-las no iPad e no iPhone sincronizadas via iCloud.

Agora, devo ser franco, ele oferece pouquíssimas ferramentas e a única forma de estilizar o texto e diferenciar nossas notas é mudando a tipografia oficial que vem pré-configurada no sistema. Essa alteração serve para todas as notas, não podendo ser configurada somente para uma ou outra.

Por esta razão no final do post indicarei os principais concorrentes do Notas do iPad, grátis e pagos, para que você possa fazer sua escolha!

Como utilizar o Notas do iOS?

É muito simples seu funcionamento, mas antes de iniciar minha recomendação é a configuração das notas no iCloud, dessa forma nossas notas serão copiadas na nuvem como forma de backup.

Para adicionar o Notas no iCloud bastará acessar:

  • Ajustes;
  • iCloud;
  • Ligar as notas deslizando a chave para a posição azul;
  • Realizar a mesma tarefa no iPhone e no Mac.

Não há lixeira no iPad, muito menos nas Notas, portanto, é melhor garantir com uma cópia do que possuir somente uma cópia local que pode ser perdida em casos extremos, como formatação ou atualização do sistema.

Também possuir as notas no iCloud nos dará a possibilidade de geri-las em nossos outros dispositivos da maçã, como um iPhone, iPod touch ou até mesmo um Mac.
Atenção: As notas também podem ser acessadas em um PC com Windows por meio do site do iCloud (link).

É muito simples criar uma nota, basta tocar no botão [+] localizado no canto superior direito de seu iPad ou iPhone. Ao tocar neste botão será iniciada uma nova nota sem conteúdo algum. Você deverá redigir uma nota e posteriormente terá algumas opções.

Compartilhar: toque no botão de compartilhar que é uma caixa com uma flecha saindo de dentro dela para enviar sua nota por e-mail, iMessage, imprimir ou até copiar para a área de transferência (e poder colar em outros aplicativos).

Apagar: toque na lata de lixo para apagar definitivamente uma nota, tome cuidado pois ela também será apagada do iCloud, sem possibilidade de recuperação.

Passar para a próxima nota ou nota anterior: super simples, uma flecha para a direita ou para a esquerda possibilita que você navegue facilmente entre as notas criadas.

Muito simples não? O Notas do iPad ou do iPhone não possui a possibilidade de adicionar letras em negrita, sublinhadas, itálicas, nem mesmo cores para distinção de conteúdo, é pura tipografia para anotar rapidamente suas coisas mais importantes.

O mais bacana é que as Notas funcionam com a Siri, infelizmente ainda não disponível em português, mas em breve poderemos criar notas com voz somente dizendo: “crie uma nota: gastei 50 reais no supermercado”, por exemplo.

Aprenda a trocar a tipografia das Notas do iOS

Caso você também goste do aplicativo Notas, oficial e super simples para criar e editar notas no iPad, iPhone, iPod touch e também no Mac, mas gostaria de dar uma variada mudando a tipografia.

Notes App
Configuração de tipografia do aplicativo Notas nos Ajustes do iPad.

Segue o passo-a-passo:

  • Abra os Ajustes diretamente da tela inicial de seu iPad ou iPhone;
  • Deslize até encontrar Notas, toque ali;
  • Agora, poderá trocar a fonte por três opções;
  • Entre as opções estão: Noteworthy (a padrão), Helvetica e Marker Felt;
  • Selecione a sua preferida e depois saia dos Ajustes;

Entre as opções oferecidas pela Apple, muito poucas por sinal, minha preferida é a Helvetica, porém, você pode escolher a que mais lhe agradar. A padrão Noteworthy e a Marker Felt são tipografias que simulam a escrita a mão, dificultando um pouco a leitura, já a Helvetica é super simples, uma das fontes mais utilizadas no mundo e de fácil leitura.

Cada um tem seu gosto e sua preferência, esta é somente uma dica básica que pode agradar muitos usuários.

Alternativas ao Notas do iPad

Sabendo que muitos usuários consideram o Notas super básico deixarei uma lista com algumas alternativas de qualidade, se você usa outro aplicativo para anotar coisas no iPad e no iPhone deixe sua sugestão nos comentários.

Evernote - permaneça organizado

Evernote - permaneça organizado (AppStore Link)
Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Um dos mais famosos e consagrados aplicativos para tomar notas no iOS, o Evernote é multi-plataformas e ainda funciona em computadores, apesar de ter sido vítima de um ataque de hackers recentemente, os desenvolvedores garantem que o problema foi solucionado.

Penultimate

Penultimate (AppStore Link)
Desenvolvedor: Cocoa Box Design LLC
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

O Penultimate é um produto excelente, recentemente foi comprado pelo Evernote, passando a fazer parte da família de produtos. O Penultimate era pago, mas agora, pode ser instalado sem custo algum. Bela novidade não?

iA Writer Classic (Legacy Support Edition)

iA Writer Classic (Legacy Support Edition) (AppStore Link)
Desenvolvedor: Information Architects Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: USD 4.99
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Um aplicativo também muito simples, mas que dá foco na produtividade. Se você trabalha com a redação de notas, aulas, palestras, documentos, etc. em seu iPad, deixe a distração de lado com o iA Writer. Recomendo muito este aplicativo que custa muito pouco mas possui muitas funções bacanas, como por exemplo um teclado melhorado para a redação, com flechas direcionais para acertar melhor na correção de textos e mais.

Notability

Notability (AppStore Link)
Desenvolvedor: Ginger Labs, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Educação
Preço: USD 9.99
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Muito belo por sinal, lhe oferece suporte a notas escritas no teclado ou escritas à mão, ainda oferece gravação de voz, anotações em PDF e uma interface fácil para administrar suas notas.

UPAD 3

UPAD 3 (AppStore Link)
Desenvolvedor: kim genie
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade ›
Preço: USD 5.99
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Um dos aplicativos estrela neste segmento, muito interessante e que funciona como um três em um: notas, anotações em PDFs e também editor fotográfico. O mais completo, vale a pena investir seu dinheiro num App assim.

Considerações Finais

Redigir notas no iPad é uma tarefa muito prática, interessante inclusive, se você somar a praticidade da portabilidade do tablet com um teclado externo, como o original da Apple, você certamente terá em mãos uma verdadeira máquina de produtividade.

Debate:

Por hoje é só, até já.

Leia também:

Comentários: