Pois é, demorou mais chegou! O Instagram finalmente liberou nessa terça (17) o recurso de transmissões ao vivo para os usuários brasileiros. Localizado na mesma seção do Instagram Stories, a funcionalidade foi anunciada em novembro do ano passado e vinha sendo testada e liberada aos poucos, para alguns usuários, estando agora disponível para todos. Gostou ? Então confira o post de hoje e saiba como criar a sua primeira transmissão ao vivo (live) no app de conteúdo visual mais popular do mundo.

Transmissão ao vivo no Instagram
De cara, uma grande diferença
Diferentemente da característica dos conteúdos “Stories”, as lives não ficarão disponíveis 24 horas depois de concluídas. Ao finalizar sua transmissão, ela simplesmente vai desaparecer e não será possível assistir novamente (como existe no Facebook, por exemplo). Segundo os desenvolvedores do próprio Instagram, isso dará maior liberdade e empolgação aos usuários criarem lives. Para acessar é bem fácil, basta ir no mesmo menu Stories de postagem, com a permissão de acesso à câmera do smartphone, e escolher a opção “Ao vivo”.

Ao clicar em “Iniciar vídeo ao vivo” e começar uma transmissão, alguns de seus seguidores irão receber uma notificação informando que o seu perfil está em uma live.

Os comentários de seguidores e usuários são permitidos durante a transmissão e é também possível que o dono do conteúdo fixe um comentário em destaque, útil para informar algo que todas as pessoas ao entrarem na live vejam ou saibam.

A depender da sua interação com determinado perfil, o ícone da transmissão também pode aparecer no menu Explorar desse usuário, ao vivo. Além disso, os usuários do Instagram poderão descobrir os vídeos ao vivo mais populares do momento, no Top Live, também utilizando a aba Explorar. Essa é certamente mais uma funcionalidade que o Insta pretende se diferenciar em relação aos seus concorrentes – Snapchat (não há transmissão ao vivo) e Periscope (live fica salva durante 24h no perfil).

Instagram passa a fazer transmissões ao vivo em vídeo (Foto: Divulgação/Instagram)

Segundo o Instagram, as lives chegaram em todo o Brasil e em breve serão disponibilizadas em outros países, chegando em breve a todo o resto do mundo. A novidade está disponível para iOS e Android, ambos nas versões mais atualizadas do aplicativo.

Instagram

Instagram (AppStore Link)
Desenvolvedor: Instagram, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad em modo 2x]
Categoria: Foto e vídeo › Redes sociais
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Comente o que você achou da funcionalidade! Abraço e até a próxima.