Thread, o aplicativo de contatos ‘minimalista’.

Há poucos meses a Apple anunciou uma importante mudança em seu quadro de funcionários, eis que Scott Forstall, apontado como ‘futuro CEO’ inclusive antes da morte de Jobs.

Scott Forstall era vice-presidente responsável pelo iOS, e era o cabeça por trás de todo o design da interface do sistema que conhecemos hoje, esse estilo chamado de skeumorfismo se baseia em ‘clonar’ objetos da vida real no ambiente digital.

Vale lembrar que Scott era o queridinho de Jobs, mas, depois que o fundador da Apple ‘passou dessa para uma melhor’ a moral dele pouco ou nada serviu para que Tim Cook dê um fim em sua história na maçã.

Mas o que tem Scott a ver com este aplicativo?

Logo depois de sua saída, quando assumiu aquela função Jonathan Ive, muito se falou sobre uma mudança radical na interface do iOS, muitos especularam (e especulam) sobre um iOS 7 totalmente novo, tendo deixado de lado o estilo de Forstall, e assumindo um estilo minimalista.

Seguindo essa linha podemos ver que de pouco a pouco estão sendo publicados na App Store aplicativos com este estilo, um bom exemplo foi o redesenhado Gmail do Google.

Agora que você já entendeu o contexto em que o aplicativo foi desenvolvido lhe convido a conhecer o projeto, que é bastante interessante e traz uma interface muito bela em substituição do aplicativo Contatos nativo.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

Thread é um App de Contatos, como uma agenda eletrônica com um visual muito ‘clean’, valorizando os espaços em branco e a informação a ser mostrada, tudo muito simples e com acesso fácil às funções.

interface

O bacana do App é que ele junta as funções do App Contatos, com os contatos do Facebook e Twitter.

Se destacam no App as seguintes características:

  • Integração com Facebook e Twitter;
  • Facilidade de criação de grupos personalizados;
  • Filtros de contato, por exemplo, ‘do Facebook’, ‘da empresa X’, etc;
  • Adição de Favoritos;

A interface é bastante intuitiva e utiliza gestos ‘swype’ para passar as páginas de contatos, na parte de baixo você encontra uma linha com ícones que dá acesso rápido aos grupos de contatos, favoritos, etc.

interface2

O aplicativo possui custo, claro, é um projeto bacana, ele basicamente faz tudo o que o Contatos nativo faz, mas com um grande diferencial que é a parte gráfica. Interessante que ele é universal e você poderá usá-lo também no iPhone sem custo adicional.

No iPhone inclusive o aplicativo permite realizar chamadas com um Dialer bem lindo e minimalista.

dialer

Recomendo para quem gosta de dar uma turbinada no iPad, não tem nada de revolucionário mas é muito belo e funcional, quem já cansou do visual do App nativo pode baixar e mudar um pouco!

Gostou? Comente o que achou e se conhece outros aplicativos que estão adotando o estilo minimalista de design.

Leia também:

Comentários: