Como testar a velocidade da internet no iPad e iPhone (Speedtest)

Uma das maiores preocupações dos usuários de internet é ter certeza de que estão recebendo aquilo que estão pagando, isto é, que a velocidade entregada pelo provedor de acesso a internet seja realmente aquela contratada.

Sabemos evidentemente, que muitas vezes isto não ocorre, para piorar, a legislação brasileira somente obriga os provedores a entregarem 20% daquilo que prometem, dando espaço a um abuso por parte destas empresas, que se aproveitam da lei para oferecer um serviço de baixa qualidade.

Já pensou em testar a conexão de seu iPad, seja ela Wi-Fi ou 3G para saber se realmente estão lhe entregando o serviço oferecido? É aí que entra o Speedtest.net, um aplicativo para iPhone, que roda em nossos iPads no modo 2x sem problema algum um aplicativo universal nos mostra exatamente a velocidade da internet que o dispositivo está processando.

Exija a velocidade prometida: de acordo com a regra vigente da Anatel, você não pode receber menos de 20% da velocidade contratada em 95% dos testes que realizar.

Como testar a conexão:

Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique aqui) para não perder nossos tutoriais, resenhas e gameplays em primeira mão.

Speedtest.net Speed Test

Speedtest.net Speed Test (AppStore Link)
Desenvolvedor: Ookla
Compatibilidade: [iPhone] [iPad em modo 2x]
Categoria: Utilidades › Referência
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

O Speedtest.net é um aplicativo gratuito que foi desenvolvido para iPad, iPhone e iPod touch, este aplicativo é indicado pelo iPad dicas pela fidelidade nos resultados, poderíamos recomendar outros aplicativos, porém, nossa intenção é a de recomendar um aplicativo de alta qualidade, neste quesito o Speedtest.net ganha disparado.

Tutorial passo a passo

Ao abrir o aplicativo você verá um botão amarelo em destaque, com a frase “Iniciar o teste”, ele é o ponto de partida para realizar o teste de velocidade de sua conexão. Toque nele para iniciar.

iniciar-teste-velocidade-ipad Toque neste botão para iniciar o teste de velocidade no iPad.

Instantaneamente será iniciado um teste de conexão, com um velocímetro que marcará a velocidade de download de um pacote de testes, primeiramente é medido o ping (tempo de resposta), um ping alto não é bom, o ideal é que ele se mantenha abaixo dos 100ms, em segundo lugar a velocidade de download será colocada à prova, por último, o aplicativo testará a velocidade de upload.

Download = Velocidade para baixar um arquivo da internet;
Upload = Velocidade para enviar um arquivo para a internet;
Ping = Tempo que um pacote de informações leva para chegar até o destino e voltar;

teste-de-velocidade-ipad Tela durante o teste de velocidade da internet no iPad

Agora que você já testou sua conexão é hora de conhecer os itens do menu do aplicativo, em Resultados você encontrará um histórico dos testes já realizados em seu dispositivo, lá dentro existe a possibilidade de organizar os resultados por: tipo, horário, download, upload e ping.

historico-testes-de-velocidade-ipad Lista com os últimos testes de velocidade realizados neste iPad

Outro item do menu é o de Configurações, nele você poderá escolher como deseja visualizar a velocidade, em Mbps (como o provedor vende) ou kB/s, que é a velocidade normalmente utilizada para medir os downloads.

Também neste item serão exibidos seus IPS, que é o identificador de sua conexão na internet. O IP interno é o de sua rede local, já o externo é o da conexão de sua casa ou escritório.

Você ainda poderá escolher se deseja que o servidor de testes da velocidade será escolhido automaticamente, em razão do melhor ping, ou se você deseja escolher um outro servidor disponível.

Configurações possíveis no aplicativo Speedtest.net do iPad Configurações possíveis no aplicativo Speedtest.net do iPad

Easter Egg (surpresa)

Além de ser super útil este aplicativo pode lhe causar boas risadas com seu “easter egg”, uma brincadeira escondida no velocímetro do teste de velocidade. Após o término do teste, deslize o velocímetro para baixo, até ele desaparecer da tela, você terá uma agradável surpresa.

easter-egg-speedtest Detalhe de um Easter Egg que existe no Speedtest.net

Faça o procedimento de arrastar o velocímetro várias vezes, existem dezenas de mensagens ocultas.

Considerações Finais

O Speedtest.net é um aplicativo totalmente grátis, porém, se você não gosta de publicidades poderá pagar para removê-las através de uma compra In-App (dentro do aplicativo).

No mais, o Speedtest.net no iPad é uma excelente forma de você controlar se sua conexão condiz com o valor que você está pagando, afinal, ninguém gosta de comprar gato por lebre, não é mesmo?

Baixe o Speedtest.net hoje mesmo em seu iPad e teste sua conexão, se possível, compartilhe o resultado conosco. Após o teste de velocidade, aparecerá em sua tela um botão “Share” (laranja), toque nele e escolha Copiar Link, depois cole o link aqui nos comentários.

By |2016-11-18T20:06:21+00:0029/04/2016|Apps|20 Comentários

Sobre o Autor:

Possuo Mestrado em Jornalismo e Comunicação Digital pela EAE Business School de Madrid, como também Mestrado em Imagem, Publicidade e Identidade Corporativa pela Universidad Camilo José Cela de Madrid. Sou fã de tecnologia e amante de viagens, fundador do iPadDicas e Roteiros e Mais. Quer conhecer mais? Segue aí.

20 Comments

  1. Leandro 1 de maio de 2016 em 22:03 - Responder

    Boa, André. Adorei o artigo, muito útil. Mas é bom lembrar que, afim de aferir a velocidade que o provedor entrega no modem, não se deve fazer essa medição através de uma conexão Wi-fi, já que o Wi-Fi causa perda de velocidade. Então, é imprescindível que se conecte o cabo de rede ao computador e aí sim meça a velocidade, após desligar Wi-Fi, para impedir que algum equipamento que possa estar conectado interfira no teste. Na verdade, deve-se fazer estes testes é para ver a velocidade que se tem no disposivo.

    • André Darugna 2 de maio de 2016 em 15:48 - Responder

      Olá Leandro, como vai?
      Pois bem, realmente o Wi-Fi perde velocidade, aqui temos um computador no cabo de rede, que usamos para jogar na Steam e nele a velocidade é sempre 300/300 megas. Mas, como você viu no teste com o iPad e iPhone (que não tem conexão por cabo de rede) minha velocidade prometida é muito próxima da entregue.

      Um abraço, até já.

  2. Rose 14 de março de 2014 em 23:11 - Responder
  3. Andrea Gregorio 13 de março de 2014 em 22:22 - Responder
  4. Adán de Moraes 13 de março de 2014 em 20:27 - Responder

    Pois aqui no Uruguay temos uma conexão 4g LTE privilegiada. Olhem só o resultado do teste que fiz um dia antes do André postar este artigo. Abraço amigos
    http://www.speedtest.net/my-result/i/790824813

  5. Clério Lauschner 13 de março de 2014 em 9:25 - Responder
  6. Leogvale 30 de julho de 2013 em 17:43 - Responder

    O App é ótimo! Uso ele a um bom tempo e ajuda a medir a qualidade da internet. Recomendo!

  7. Márcio 30 de julho de 2013 em 15:25 - Responder

    Lembrando que existe o aplicativo do SIMET que faz a medição do link também e é compativel tanto com IPAD como IPHONE

    • André Darugna 30 de julho de 2013 em 16:35 - Responder

      Pois é amigo devo testá-lo. Já testei muitos outros, mas o Speedtest é realmente um dos melhores sistemas, já seja no iPad, iPhone, Android, web, etc.

  8. Amanda R 30 de julho de 2013 em 13:59 - Responder

    Ótima dica! Vou testar!

  9. rodrigo baquit 30 de julho de 2013 em 10:47 - Responder
    • André Darugna 30 de julho de 2013 em 16:34 - Responder

      Seu download é excelente, mas upload é limitado a 1mb.
      Triste isso.

      Meu download é 6MB, mas o upload é 3MB, isso é genial. Prefiro assim pois ao subir meus vídeos ao YouTube a velocidade de subida é imprescindível.

      Abraço.

  10. Lucas Pedrosa 30 de julho de 2013 em 9:53 - Responder

    André eu uso o aplicativo da SIMET, tu sabe dizer se ele é confiável? Pois ele tem um interface adaptada para iPad e sempre funcionou comigo!

    • André Darugna 30 de julho de 2013 em 16:33 - Responder

      Olá Lucas, tudo bem?
      Não testei amigo, mas vou procurá-lo.
      Abraço.

  11. Maurício 30 de julho de 2013 em 9:25 - Responder

    O App é excelente e só vem provar o quanto pagamos caro numa conexão 3G que não funciona direito. E o órgão regulador ainda joga contra o consumidor.

    • André Darugna 30 de julho de 2013 em 16:33 - Responder

      É verdade. Minha internet eu tenho controlado constantemente, se não é a que eu pago eu ligo para reclamar. Só reclamando é que podemos mais tarde abandonar um plano de fidelidade, ou qualquer coisa, se você não se manifesta o serviço “é excelente”, se você liga e deixa lá registrado que não está de acordo é outra história.

  12. Henrique GD 30 de julho de 2013 em 8:15 - Responder

    Olá André!!
    Eu já uso o aplicativo e acho muito bom!
    Agora, é uma vergonha a legislação brasileira somente obrigar os provedores a entregarem 20% daquilo que prometem!!
    Abraço!

    • Amanda R 30 de julho de 2013 em 14:00 - Responder

      É verdade! A legislação deveria incluir que se o serviço oferecido é de 20% do requisitado, então temos por direito pagar 20% do valor.

    • André Darugna 30 de julho de 2013 em 16:32 - Responder

      É verdade, uma vergonha mesmo.
      Henrique, recebi seu e-mail e vou respondê-lo em breve.
      Abraço.

Deixar Um Comentário