[profissões] Como um Professor pode utilizar melhor seu iPad? Dicas e Aplicativos!

Um tipo de profissional que certamente foi imensamente beneficiado com o lançamento do iPad são os professores, existem inúmeros aplicativos lançados para a educação na App Store, uma rápida busca nos resulta em centenas de resultados interessantes, é por isso, que vou lhes mostrar somente os aplicativos que são utilizados no exercício da profissão, organização, planejamento, didática e apresentação de aulas.

Cada professor em sua área de atuação deverá procurar os aplicativos que melhor lhes sirvam para as aulas que estão lecionando, com estes aplicativos que lhes apresentarei abaixo vocês poderão ser produtivos e produzir aulas impactantes para atrair a atenção dos alunos que hoje em dia estão tão dispersos em meio de tanta tecnologia e entretenimento.

Aplicativos para Professores:

TeacherKit

TeacherKit (AppStore Link)
Desenvolvedor: ITWorx Egypt SAE
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Educação › Produtividade
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

TeacherKit é um organizador pessoal para o professor. Ele permite que o professor organize as aulas e os alunos. Sua interface simples e intuitiva permite aos professores monitorar o atendimento, as notas e comportamento de alunos. Para mim um dos mais úteis para os professores.

* Descrição da App Store

ShowMe Interactive Whiteboard

ShowMe Interactive Whiteboard (AppStore Link)
Desenvolvedor: Learnbat, Inc.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: EducaçãoProdutividade
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Este aplicativo é muito interessante pois transformará seu iPad num quadro branco interativo. Basta conectar seu iPad ao projetor e começar a lecionar. Imperdível.

Skitch: Tirar foto, Marcação, Enviar

Skitch: Tirar foto, Marcação, Enviar (AppStore Link)
Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Foto e vídeo
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Expresse-se com menos palavras, emails e reuniões… com o Skitch!

Use formas, setas, esboços e anotações em texto para transmitir a sua opinião rapidamente. Marque fotos, capturas de tela, mapas e páginas da Web. Em seguida, compartilhe-os com qualquer um que desejar.

O Skitch permite que você:

  • Anotar: adicione setas, formas e texto a imagens existentes
  • Criar: desenhe algo novo
  • Editar: reposicione, pinte novamente e remova suas anotações conforme desejar
  • Compartilhar: envie seus esboços e anotações pelo Twitter e email
  • Presente: Mostre o seu trabalho em tempo real através do AirPlay na Apple TV
  • Lembrar: salve tudo no Evernote para uso posterior

* Descrição da App Store

Evernote - permaneça organizado

Evernote - permaneça organizado (AppStore Link)
Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

O Evernote é um aplicativo de anotações, praticamente um Moleskine digital, com ele é possível inserir texto, foto e gravações de voz. Vale a pena pois sincroniza via internet e pode ser acessado de qualquer computador.

GradeBook Pro - Grade, Attendance, and Behavior Tracking

GradeBook Pro - Grade, Attendance, and Behavior Tracking (AppStore Link)
Desenvolvedor: Eric Lombardo
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: EducaçãoProdutividade
Preço: USD 19.99
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

GradeBook Pro é uma ferramenta poderosa e fácil de utilizar para a gestão de notas e freqüência em sala de aula, especialmente desenhado para os educadores. Uma alternativa ao TeacherKit.

Things for iPad

Things for iPad (AppStore Link)
Desenvolvedor: Cultured Code GmbH & Co. KG
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 19.99
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Um professor possui muitos compromissos, classes e tarefas para realizar, é por isto, que recomendo o melhor organizador pessoal já inventado para o iPad. Um belo investimento para seu desenvolvimento profissional.

Pages

Pages (AppStore Link)
Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

O Pages é o substituto do Microsoft Word no iPad, ele serve para a mesma finalidade, um excelente aplicativo que lhe ajudará a redigir provas, trabalhos e exercícios sem problema algum.

Juntamente do Pages é muito interessante que o professor compre um Teclado Externo para lhe dar maior liberdade na hora de redigir seus exercícios, textos ou provas.

Keynote

Keynote (AppStore Link)
Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

O Keynote é o substituto do Microsoft Power Point no iPad, ele vai lhe ajudar a preparar aulas interativas nas quais os alunos realmente vão gostar de aprender. Faça seus alunos não perderem o foco com a ajuda de seu iPad.

Juntamente do Keynote é muito interessante que o professor compre um Adaptador VGA, Adaptador HDMI ou até mesmo uma Apple TV para poder transmitir as aulas no projetor.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store


O iBooks é bastante bom, mas peca num sentido, ele não permite realizar anotações nos documentos PDF, já o Good Reader supre totalmente essa necessidade, você pode destacar, pintar, contornar, ou até mesmo escrever textos em sticky notes. Ideal para sua leitura de livros em PDF.

Como um professor pode aproveitar melhor seu iPad?

Os professores que trabalham com o iPad possuem uma ferramenta poderosíssima para planejar suas classes, controlar a frequencia de seus alunos, fazer um esboço da sala de aula e também criar apresentações para os conteúdos que realmente atraem a atenção dos alunos.

Minha sugestão para um professor é que além de se organizar com o Things (ou o Lembretes), fazer seu plano de aula com possibilidade de armazenar notas e frequência dos alunos com o TeacherPal (ou GradeBook Pro), enviar e-mails aos pais e alunos com avisos ou conteúdos, é de utilizar o iPad como ferramenta de apresentação de aula.

O Keynote é um aplicativo fabuloso que possui recursos gráficos realmente atraentes, seus alunos ficarão fascinados com as aulas que você poderá preparar em seu iPad. O Keynote possui muitos templates para que você possa adaptar seus conteúdos, como também permite iniciar uma aula do zero. Se você ainda não entendeu para que serve o Keynote, eu costumo chamar ele de Power Point TURBINADO!

Em conjunto com um projetor (muitas escolas possuem) e um adaptador ou Apple TV você poderá projetar suas aulas com muita “classe”, fazendo com que seus alunos desfrutem e aprendam muito em cada minuto que estão em sala.

Além de todos os supramencionados os professores podem utilizar também aplicativos gratuitos e nativos, como o App Contatos para gerenciar os e-mails e telefones de seus alunos, o Agenda para não perder nenhuma reunião de conselho e também agendar as aulas e em que sala deve se dirigir todos os dias da semana, Mail para estar em contato com colegas e alunos, Safari para consultar a web e buscar imagens impactantes que utilizará em suas aulas, etc.

Não deixe de adquirir o Keynote, ele vai lhe ajudar a criar apresentações que realmente impactam no iPad, com ele você poderá elaborar suas aulas e seus alunos vão adorar o conteúdo interativo. Uma boa imagem vale mais do que mil palavras, faça eles adorarem você!
Para transmitir as classes criadas no iPad no projetor você terá três opções: compre uma Apple TV (que funciona via Wi-Fi), um Adaptador VGA ou um Adaptador HDMI.

* Você precisa de somente um dos três acessórios supramencionados, a Apple TV exige conexão Wi-Fi para funcionar, o adaptador VGA somente transmite vídeo, já o adaptador HDMI som e imagem. ** Certifique-se que seu projetor ou o projetor da escola suporta o cabo HDMI, a maioria é VGA.

Não deixe de ler o artigo especial para professores que publicamos em nosso blog:

Bom amigos, estas foram minhas dicas para os professores, porém, ninguém melhor que eles para contribuir um pouco mais e enriquecer esse artigo de informações. Se você se sente cômodo para colaborar, por favor, utilize o espaço de comentário para contar sua experiência em sala de aula com o iPad.

Um abraço, até já.

Leia também:

Comentários: