Conheça os melhores Widgets do iOS 8 para iPad e iPhone

Você já sabia que agora com o iOS 8 podemos instalar widgets no iPad e iPhone correto?

Os widgets fazem parte do recurso de extensão do iOS, que permite que um aplicativo execute ações dentro de outro. Isto representa uma enorme melhora no sistema, com esta funcionalidade eles podem ser instalados na central de notificações do aparelho, permitindo ainda mais interação no tablet ou smartphone.

Com essa nova função do iOS 8 por exemplo, o teclado padrão pode ser substituído por um de terceiros, como também melhoras na utilização do aplicativo “fotos”, como filtros fotográficos personalizados, entre outros.

Como a atualização do iOS 8 ainda é muito recente, aplicativos com widgets estão aparecendo aos poucos, porém um grande número deles já foram atualizados para oferecer este recurso.

Como instalar um Widget no iPad?

É bastante simples, mas completamente diferente da instalação padrão que tínhamos antes com os aplicativos. Para a instalação do widget na Central de Notificações do iPad, primeiramente acesse ela, deslizando na tela de cima para baixo.

Em seguida, deslize até encontrar o botão “editar”, que fica localizado no final da tela, toque neste botão.

como-instalar-notificacoes

Agora, você visualizará todos os Widgets disponíveis dos aplicativos que você já tem instalado, vale lembrar que os Widgets fazem parte dos aplicativos e não são baixados separadamente.

Você baixa um aplicativo com Widget, logo irá na Central de Notificações ativá-lo.

Lá na parte de editar você verá uma distribuição similar a esta:

  • Instalar – toque no botão verde com o sinal de mais ao lado.
  • Remover – o botão vermelho, com o sinal de menos, deve estar selecionado, e em seguida, tocar em Remover.

Existem também os Widgets do Safari, que deverão ser instalados acessando o aplicativo (Safari), tocando no botão de compartilhar (quadrado com flecha para cima), deslizando os ícones coloridos ou cinzas para a esquerda, tocando no botão Mais.

como-instalar-safari

Um botão de ligar e desligar estará ao lado do nome dos aplicativos que oferecem Widgets, para ativar basta deslizar a chave para a direita.

Ali, você poderá também organizar, arrastando para cima ou para baixo, de forma a escolher a ordem em que aparecerão os Widgets.

Widgets mais interessantes

Para personalizar a experiência no iPad, trouxemos alguns dos aplicativos que já foram atualizados e agora contam com Widgets.

Swype

Swype (AppStore Link)
Desenvolvedor: Nuance Communications
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Utilidades › Produtividade
Preço: R$ 3,50
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Popular teclado de terceiros, o Swype permite que você digite desenhando, sem ser necessário clicar na tela, letra por letra.

O seu formato acaba deixando a forma de digitação muito mais rápida, pois os movimentos simples exigidos, tornam a capacidade de escrita agradável e prática.

Além de tudo o widget fornece um bônus, pois quando uma palavra for desenhada por mais de uma vez ele a memoriza, deixando ainda mais ágil o desempenho da escrita.

Yahoo Tempo

Yahoo Tempo (AppStore Link)
Desenvolvedor: Yahoo! Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Previsão do tempo › Foto e vídeo
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

A nova Central de Notificações do iPad atualizada no iOS 8, já mostra o clima, porém com esse widget algumas melhoras serão vistas.

Depois de feitos os procedimentos de instalação mencionados acima, você poderá acomodar este widget para perto do topo, deixando mais prática a visualização das informações do tempo.

Pinterest

Pinterest (AppStore Link)
Desenvolvedor: Pinterest, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Redes sociais › Foto e vídeo
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

O widget deste aplicativo permite que os usuários fixem (“pinem”) itens dos mais variados tipos e interesses, diretamente no navegador Safari.

Sendo assim, você encontrará o Widget do Pinterest diretamente dentro do botão compartilhar do navegador.

O Pinterest permite o aproveitamento máximo da navegação na web, sem a necessidade de salvar fotos ou arquivos para compartilhar uma página web aos seus amigos.

1Password - Password Manager

1Password - Password Manager (AppStore Link)
Desenvolvedor: AgileBits Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

1Password é bastante conhecido, já mencionamos ele diversas vezes aqui no iPadDicas. Mas, com a introdução de widgets no iOS 8 do iPad ele se reformulou e voltou com diversas funções interessantes.

Agora permite que todas as senhas do usuário sejam desbloqueadas com uma senha única no aparelho, significando que as suas senhas complicadas sejam apenas utilizadas em locais públicos que não passem confiança.

Diferente da versão anterior, desta vez ele funciona integrado ao Safari.

Vale ressaltar que ele necessita ser instalado no Safari após feito seu download na App Store.

Litely

Litely (AppStore Link)
Desenvolvedor: LITELY LLC
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Utilidades
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Litely é uma ferramenta de edição de fotos que permite aplicar filtros interessantes em suas fotos tiradas com o iPad ou iPhone.

O novo iOS 8 estende esse recurso para o aplicativo “Fotos”, que disponibiliza um local central para editar fotos, incluindo o uso de filtros a partir de aplicativos de terceiros.

Ele vem com uma série de filtros gratuitos, que podem ser usados para melhorar as fotos tiradas com o iPad.

Por causa da tela maior do tablet, e combinando com os recursos de compartilhamento de fotos, também pode ser usado para editar facilmente fotos que tiradas com seu iPhone.

O destaque fica então com a não duplicação das fotos editadas em aplicativos de terceiros, você poderá editá-los diretamente pelo App Fotos, e ela será guardada automaticamente dentro do aplicativo oficial, sem gerar dois arquivos.

Evernote

Evernote (AppStore Link)
Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Um dos melhores aplicativos de produtividade disponível no iPad, sua principal função é a conectividade com a nuvem, onde torna o compartilhamento de notas e documentos compatível com qualquer dispositivo, incluindo Windows e Macbook.

O Widget disponibilizado pelo Evernote poderá ser instalado na Central de Notificações, que não só lhe dá acesso rápido às suas notas, mas também uma maneira rápida de adicionar novas notas.

Você também pode instalá-lo no botão Compartilhar do Safari, que permite salvar páginas da web, muito útil.

Instapaper

Instapaper (AppStore Link)
Desenvolvedor: Instapaper Holdings, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Notícias › Produtividade
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Instapaper é simplesmente a melhor maneira de salvar um site para ler mais tarde quando você não tem tempo de ler um artigo naquele momento.

Instapaper não só armazena para leitura offline, de modo que você não precisa se ​​preocupar em ter uma conexão à internet para lê-lo mais tarde, o aplicativo também apaga imagens e texto desnecessários, incluindo propagandas, das matérias selecionadas. Genial, instale-o dentro do Safari.

Post-it® Plus

Post-it® Plus (AppStore Link)
Desenvolvedor: 3M Company
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Este aplicativo permite que suas anotações, estejam elas penduradas na geladeira de sua casa ou bloco de notas, sejam levadas com você sem ser necessário digitá-las manualmente em seu iPad.

O App permite que uma foto da anotação seja tirada e enquadrada, para assim ser mantida em uma lousa digital pronta para ser visualizada a qualquer momento.

O Widget do Post-it + permite que você escolha uma nota favorita para ser colocada na Central de Notificações, que ficará disponível para visualização com apenas um toque, sem ser necessário acessar o aplicativo.

Considerações Finais

Os Widgets que antes eram disponíveis somente nos celulares e tablets Android agora podem ser encontrados em várias versões de aplicativos distribuídos na App Store, mas devemos lembrar que eles somente rodam no novo iOS 8, portanto, se você ainda não atualizou seu aparelho deixe o medo de lado e faça-o agora mesmo.

Um widget torna a utilização de aplicativos mais rápida com o apoio da Central de Notificações ou barra de compartilhamento no Safari. Agora que você já sabe como realizar a instalação correta deles, é hora de colocar em prática o uso e aproveitar ainda mais seu iPad graças ao novo recurso.

  • Quais destes widgets você pretende instalar em seu iPad?
  • Dentre todos os widgets sugeridos, qual possui o melhor benefício para você?

Qualquer duvida escreva nos comentários, estamos aqui para lhe ajudar.

By |2014-10-07T12:37:46+00:0007/10/2014|Apps|9 Comentários

Sobre o Autor:

Artigo publicado pela equipe editorial do blog.

9 Comments

  1. Gilvam 14 de outubro de 2014 em 10:14 - Responder

    Olá André, você tem como fazer um tutorial explicando o funcionamento do calendário do IOS8 no widgest? é que não consigo fazer funcionar os eventos do dia. Abraços.

  2. Walter 10 de outubro de 2014 em 12:50 - Responder

    Amigos antes de baixarem o app Post-it vejam os ckmentarios feitos na App Store…..o aplicativo é péssimo……

  3. Elton 8 de outubro de 2014 em 1:06 - Responder

    Muito bom!!

  4. André 7 de outubro de 2014 em 23:10 - Responder

    ué agora o IOS tem widgets?
    Acho que ja vi isso em algum lugar rsrsrsrs

    • André Darugna 8 de outubro de 2014 em 9:29 - Responder

      Olá André, como vai?
      Não foram somente os Widgets, são mais de 15 funções que o iOS 8 copiou do Android, segue a lista:
      http://abcdoiphone.com/noticias/funcoes-ios8-existiam-no-android/

      Enfim, um dia é do cão, outro da caça.

      • André 8 de outubro de 2014 em 12:50 - Responder

        Por isso que estou sempre nesse blog, aqui é dito a verdade, gostei do reconhecimento. Parabéns isso mostra que um blog pode sim ser justo e não só um blog fã, pq tem blogs sobre apple por ai que só falta dizer que a APPLE inventou a roda.

  5. Fabio enrique 7 de outubro de 2014 em 16:44 - Responder

    Ótima matéria André, ainda não sabia como usar os widgets!

    Valeu pela Dica!

  6. Lívia 7 de outubro de 2014 em 16:00 - Responder

    Tenho o Ipad 4, e a sessão para adicionar email, em ajustes, mail contatos, adicionar contar, especificamente, neste adicionar conta, no meu ipad está desabilitado, não consigo mexer nem no icloud, nem no hotmail, nem para adicionar um novo email.

    • Ana 9 de outubro de 2014 em 4:06 - Responder

      Olá Livia. Também tive esse problema depois de atualizar o iOS. Tentei de tudo, só faltou fazer o pino! Até que acabei por experimentar repor as definições e isso resolveu o problema. Vá às definições (penso que no Brasil é ajustes) e selecione geral e repor. Aqui selecione repor definições. Aparecerá um aviso dizendo que os conteúdos e dados não serão apagados. Avance só se aparecer este aviso. O único inconveniente é ter de personalizar novamente (papel de parede, notificações, sons, etc), mas pelo menos resolveu o problema. Espero ter ajudado.

Deixar Um Comentário