Gmail recebe uma importante atualização com boas novidades.

O Google, empresa criadora do Gmail, um dos serviços mais populares de troca de correios eletrônicos, acabou de atualizar seu aplicativo para o iPad, o Gmail para iOS.

Agora, o aplicativo da gigante das buscas permitirá a abertura direta dos links nos aplicativos YouTube, Google Maps e Chrome, formando pouco a pouco seu próprio ecossistema dentro do iOS. Há pouco tempo o mesmo Gmail recebeu uma atualização, funcionando com Push Notification, logo depois o Google cancelou as notificações instantâneas para usuários do Mail, praticamente obrigando os usuários que usam este serviço de baixar a versão oficial do Gmail na App Store.

Aparentemente, o interesse do Google pelo sistema móvel da Apple, o maior concorrente de seu próprio sistema (Android), não decai nem por instante, prova disso são os constantes lançamentos de aplicativos para o iOS, trazendo importantes serviços como o Google Now para o mundo Apple.

Gmail: e-mail do Google

Gmail: e-mail do Google (AppStore Link)
Desenvolvedor: Google, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Redes sociais
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Agora, o Google liberou no Gmail, que já era bastante completo, a possibilidade de abrir links do Google Maps, YouTube e Chrome, diretamente do aplicativo, sem a necessidade de passar antes pelo navegador Safari (essa funcionalidade pode ser desativada dentro das preferências do aplicativo), essa possibilidade será bastante interessante pois assim deixaremos de utilizar muitos dos aplicativos nativos que antes tínhamos como imposição.

Mas será que isto é realmente importante?
Sim, pois demonstra que pouco a pouco o Google e outras empresas (como Tweetbot) estão lançando aplicativos que permitem o uso de outros Apps para interagir entre si. Ou seja, graças ao trabalho árduo de desenvolvedores, poderemos de certa forma utilizar melhores aplicativos como se eles fossem nativos, possibilidade “bloqueada” pela Apple.

Não é possível por exemplo escolher o Google Chrome como navegador padrão no iOS, porém, se você abrir um link no Gmail ele abre diretamente o Chrome ao invés do Safari, ter esta escolha é uma vantagem.

É cada vez mais comum vermos usuários que trocaram definitivamente os aplicativos nativos da Apple, como o Safari, os Mapas e o Mail, por outros de melhor qualidade, graças ao trabalho de desenvolvedores, como o Google e tantos outros.

Basta comparar a qualidade dos aplicativos nativos do iOS com outros, como o Google Maps, nos daremos conta de que os aplicativos nativos vão ficando de lado por falta de inovação ou até mesmo por falhas da Apple no lançamento (exemplo: Mapas).

Se a moda de poder escolher em qual aplicativo um link ou conteúdo será aberto pegar, logo a Apple irá perder terreno em seu próprio sistema operacional, seu próprio ecossistema perfeito*.

* Perfeito no conceito da Apple.

Com isso, uma empresa como o Google também pode despertar a curiosidade dos usuários do iOS, é lógico que a empresa usa o sistema do iPad e do iPhone como uma grande propaganda de seu ecossistema, que vem melhorando muito com o tempo.

Não só de Android vive o Google, mas é nele que a empresa concentra seus melhores esforços, usar o iOS como publicidade do próprio sistema é uma excelente estratégia, no iPad utilizamos excelentes serviços Google diariamente sem mesmo perceber, como o YouTube, o Gmail, os Mapas, muitas vezes o Google Drive, também Picasa, sem falar da busca, etc. etc. etc.

Considerações Finais

Em aproximadamente um mês conheceremos o novíssimo iOS 7, uma atualização que está gerando muita expectativa entre todo o mercado, pois espera-se uma verdadeira revolução gráfica e funcional do mesmo.

A Apple deve focar em evoluir o iOS, que até os dias de hoje depois de 5 anos do lançamento, ainda mantém a mesma estrutura, limitada, quadrada e burocrática. Acredito que em partes ela está certa, ser um sistema fechado faz do iOS o mais seguro, porém, os usuários no dia de hoje já estão ‘esperando’ algo a mais.

Isto é o que penso, o Google está acertando e muito em focar no iOS, melhorando seus Apps e oferecendo serviços de qualidade, como empresa a estratégia tem dado certo, e nós como usuários somos os grandes beneficiados com tudo isso.

  • Você, o que acha da criação de um ecossistema Google dentro do iOS?
  • Quais são suas expectativas em relação ao iOS 7?

Leia também:

Comentários: