O Instagram é a rede social de fotografias mais popular da internet, embora não exista um aplicativo oficial para o iPad, podemos usar no tablet a versão para iPhone. É assim que muitos usuários do iPad estão interagindo com seus amigos no Instagram.

Há pouco tempo o Instagram adicionou a função de publicar vídeos, sucesso total, mas nem todos estão utilizando pela dificuldade que há em produzir um vídeo que fique legal em 15 segundos.

Hoje vou indicar um aplicativo que lhe ajudará a publicar excelentes vídeos com suas fotos preferidas e trilha sonora no Instagram, ele se chama Flipagram e é gratuito!

Flipagram

Flipagram (AppStore Link)
Desenvolvedor: Flipagram, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Redes sociais
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

O Flipagram é um aplicativo super fácil de utilizar, ele permite que você importe fotos e vídeos de várias fontes, como Facebook, Instagram e Rolo da Câmera.

O que o Flipagram faz?

Basicamente você irá criar slideshow de suas fotos preferidas, organizá-las da forma que desejar com comandos touch (tocar e arrastar) e adicionar uma trilha sonora de seu agrado, importando a música diretamente da biblioteca do iPad.

Depois, o aplicativo irá guardar seu vídeo no Rolo da Câmera para poder ser importado lá no Instagram e publicado na rede. Infelizmente por limitações impostas pelo Instagram, somente o aplicativo oficial pode publicar na rede social.

Um bom exemplo de montagem que o Flipagram permite criar é este vídeo abaixo, que criei com minhas fotos preferidas e chamei de “Best moments 2013”, veja:

Gostou?

Como usar o Flipagram passo-a-passo

Pois bem, agora chegou a hora de explicar como utilizar o aplicativo passo-a-passo, para que você não tenha nenhuma dificuldade na hora de criar sua montagem de fotos.

Passo 1:
Toque em Começar na tela inicial, depois permita o acesso às suas fotos (OK).

flipagram-ipad-aceitar-fotos

Passo 2:
Conecte as redes sociais, para importar fotos delas.

  • a) Toque em Instagram e autorize a conexão com o aplicativo;
  • b) Toque em Facebook e autorize a conexão com o aplicativo;

Passo 3:
Escolha as fotos desejadas, toque em cada uma delas. Lembre-se que os vídeos do Instagram são de somente 15 segundos, cuidado para não selecionar muitas fotos pois seu vídeo não será apreciado.

flipagram-ipad-selecionar-fotos

Passo 4:
Faça os ajustes que considerar conveniente, você pode utilizar os gestos para aproximar, recortar, ajustar, duplicar ou editar as fotos. Pode também tocar e arrastar para inserir a imagem em outro posicionamento. Além disso, tocando no ícone flecha para cima terá à disposição alguns tipos de ordem como: primeiro as mais recentes, primeiro as mais antigas ou aleatório.

Passo 5:
Com a montagem praticamente terminada é hora de selecionar sua trilha sonora, toque em Add Music or Record Narration. Você pode selecionar músicas de sua biblioteca, buscar músicas na internet (não funcionou aqui) ou gravar uma narração com sua própria voz.

Depois de inserir a música deslize as ondas para encaixar o ponto da canção que você mais gosta.

flipagram-ipad-inserir-musica

Passo 6:
Dê um título para seu vídeo, este título aparecerá no início da apresentação. Você poderá escolher a fonte e cor desse texto.

Passo 7:
Chegou a hora de exportar seu vídeo para o Rolo da Câmera, para isso você terá que tocar no √ que se encontra no topo da janela.

Passo 8:
Agora você poderá publicar nas redes sociais, como o Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, Tumblr e YouTube, como também enviar o vídeo por e-mail ou iMessage.

Se você deseja publicar no Instagram pelo iPad, lembre-se de que o iPad não tem um aplicativo oficial do Instagram e iremos utilizar o App do iPhone, segue o link de download abaixo.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

Ao tocar no botão do Instagram você verá uma janela com uma breve descrição de seu vídeo, o aplicativo automaticamente já cita com @usuario as pessoas que aparecem em suas fotos, esta informação ele puxa das fotos antigas do Instagram.

flipagram-ipad-copiar-texto

Toque e segure o dedo sobre o texto, solte e selecione a opção Copiar, isso é fundamental pois você precisará colar ela mais tarde no Instagram.

Passo 9:
O Instagram abrirá automaticamente e você precisará importar o vídeo que foi criado, para isso, toque na miniatura de fotos ao lado do botão de disparo. Abrirá a janela de importação de fotos e vídeos, selecione o vídeo do Flipagram.

Avance até a legenda, sem mudar nada, não precisamos de filtros, não precisamos de cortes e a capa pode ser a primeira imagem que tem o título sobre ela.

flipagram-ipad-colar-instagram

Na legenda, vamos tocar e segurar o dedo no espaço em branco, soltaremos o dedo e escolheremos Colar, depois é só dar OK, selecionar se deseja compartilhar também no Facebook e Twitter e por último Compartilhar!

Passo 10:
Aguarde a publicação e depois desfrute dos likes. Um vídeo como este criado no Flipagram pode ser um grande sucesso entre seus amigos. Brinque, crie e divirta-se compartilhando suas melhores fotos em formato de slideshow.

Considerações Finais

O Flipagram certamente não é o único aplicativo a fazer essa tarefa de criar vídeos a partir de suas fotos, mas sem dúvida caiu no gosto do público, hoje são milhares de pessoas utilizando o Flipagram todos os dias e você não vai querer ficar de fora.

Testado e aprovado. Indico a todos vocês, é divertido e gratuito, vale a pena!